O Lenhador e a Cobra

O pôster original: Mestre bandido@Verão Visualizações: 240 Respostas: 4 Publicado em: 2012-05-15 12:05:30
O lenhador subia a montanha todos os dias antes do amanhecer para cortar lenha. Quando o sol nascia, duas grandes cargas de lenha já estavam encostadas às grandes árvores da floresta. Nesse momento, ele escolhia uma pedra limpa para se sentar, fumava um cachimbo de tabaco seco com prazer e apreciava a beleza do céu oriental! Depois de fumar e observar o nascer do sol, ele descia a montanha para o mercado e vendia as duas cargas de lenha cuidadosamente selecionadas por um bom preço, depois comprava alguns itens domésticos necessários ou roupas para sua esposa e filho. Assim passava o dia.\ Na montanha vivia uma enorme serpente, provavelmente com mil anos de idade, que já havia testemunhado grandes mudanças no mundo. Não era surpresa que tivesse um pouco de inteligência; o surpreendente foi que, desta vez, depois que o lenhador terminou de amarrar uma carga de lenha, a enorme serpente se transformou em forma humana e se aproximou do lenhador para conversar.\ "Tenho observado você por muito tempo, lenhador honesto!" A serpente apareceu de repente diante do lenhador.\ "Não conheço você e nunca o vi, jovem! Você veio à montanha especialmente para ver o nascer do sol? Que nascer do sol lindo! Venha, vamos nos sentar na pedra e apreciar a dádiva do céu juntos, e depois seguiremos nossos caminhos, não é? Temos nossos próprios assuntos a resolver," disse o lenhador enquanto dava uma tragada no tabaco.\ "Sim, todos os dias eu venho ver o nascer do sol e também vejo você, velho lenhador. Já vi muitos heróis e guerreiros subir a montanha, contemplar o nascer do sol e depois proferir suas palavras grandiosas. Que mundo fascinante! Todas as pessoas têm o direito de subir ao topo desta montanha para assistir ao banho de sol e à delicadeza pura da vida!"\ "Jovem, pelo que você diz, parece um viajante que já experimentou muito da vida. Venha, fume um cachimbo, vamos conversar, e me ajude também a resolver as dúvidas dentro do meu coração."\ A serpente pegou o cachimbo sem cerimônia e deu grandes tragadas. Quando terminou, devolveu o cachimbo ao lenhador e disse: "Você me ofereceu um tabaco que você mesmo preparou. Para mim, é uma grande honra; prometo ajudá-lo a resolver as dúvidas que se acumularam durante anos!"\ O lenhador disse: "Corto lenha nesta montanha há mais de cinquenta anos. Meu avô e meu pai também viviam da lenha. Quero saber se meus descendentes também dependerão da lenha para viver. O destino parece sempre favorecer os ricos!" O lenhador dizia isso com grande desânimo, lágrimas brilhando em seus olhos.\ "Vou contar uma história para você," disse a serpente, "Uma vez, havia um velho pescador, que teve um filho na velhice e vivia da pesca!"Ele orava dia e noite para o Buda, pedindo que seus descendentes não mais viessem a viver da pesca, pois realmente era uma profissão perigosa. Então o pescador colocou seus filhos em uma escola privada, e assim a vida da família do pescador tornou-se ainda mais apertada.

Um dia, o pescador foi ao mar pescar como de costume. Dessa vez, sua sorte estava extremamente ruim, e ele não conseguiu pegar nenhum peixe, voltando para casa cabisbaixo. Seus movimentos para pescar estavam cada vez mais fracos, não tendo outra opção, o pescador precisou mandar seu filho trancar a escola e voltar para ajudá-lo; os livros poderiam ficar um dia sem serem lidos, mas a comida não podia faltar nem um dia. Assim, o filho do pescador também se tornou um pescador. O pescador, que já tinha estudado em escola privada, continuava a sair para o mar pescar diariamente; porém, toda vez que terminava de pescar, sentava-se no barco para assistir ao nascer do sol sobre o mar. 'Que nascer do sol magnífico, só pertencente a essas criaturas que vivem no mar', dizia o jovem pescador. Nesse momento, uma brisa soprava do mar e batia em seu rosto, trazendo-o de volta à realidade.

Depois de pescar, o pescador gostava de remar seu barco para regiões marinhas afastadas, onde observava as gaivotas e soltava alguns peixes raros do seu depósito de pesca de volta ao mar, antes de levar todo o peixe ao mercado para vender com alegria. Quando na baixa temporada pegava poucos peixes no mar, os preços no mercado dobravam, e o pescador então levava o barco para a região marinha isolada que costumava visitar. Essa região era um mar raso, onde ele armava redes para guardar os peixes capturados no dia a dia. Assim, o pescador que vivia da pesca ganhou uma quantia considerável de dinheiro e, a partir de então, deixou a vida no mar, levando o dinheiro para investir em outros negócios lucrativos.

O lenhador pensativo disse: 'Entendi, para enriquecer, preciso trabalhar melhor que meus colegas!' Depois de falar, o lenhador fez três reverências para a grande serpente e então se afastou dela! Quando o lenhador desceu a montanha, a grande serpente desapareceu em nuvens rumo ao céu. Parece que dessa vez também completou sua boa ação.

O pescador continuou a colher lenha diariamente, mas abandonou o hábito de ver o nascer do sol todos os dias. Ele usou esse tempo para colher algumas ervas medicinais, secá-las e levá-las às farmácias, o que era muito mais lucrativo do que vender lenha. Ele sabia precisamente onde crescia cada árvore e cada planta. Muitas ervas raras e valiosas, ele ajudou os médicos da farmácia a encontrar completamente.

Em pouco tempo, o lenhador se livrou da pobreza e penúria, e seus filhos e netos também não mais se tornaram lenhadores.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
sofá→_→
Eu pensei que fosse o fazendeiro e a cobra
Muito inspirador!
Nada mal...
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta