No caminho de volta de uma viagem ao redor do mundo com um grupo de discípulos, Confúcio descansou em uma pequena colina deserta nos subúrbios. Confúcio disse: "Praticamos juntos há quatorze anos. Vocês ampliaram seus horizontes e estão cheios de conhecimento. De agora em diante, você terá que se defender sozinho e seguir seu próprio caminho. Aqui discutimos a última questão!"
Os discípulos sentaram-se em frente ao professor com grande interesse e ouviram. Confúcio ergueu os olhos, olhou em volta e perguntou: “Onde estamos agora?” Todos responderam: “Agora estamos sentados em uma colina árida”.
"O que está crescendo na colina árida?" Confúcio perguntou mais.
Os discípulos olharam em volta e olharam em volta. Todos estenderam a mão para colher uma erva fresca da colina árida, colocaram-na debaixo do nariz, cheiraram-na e responderam em uníssono: "A colina árida está coberta de oxenia (uma erva daninha venenosa)."
"Então, quem pode me dizer como me livrar dessas ervas daninhas venenosas?"
Assim que a pergunta de Confúcio foi feita, os discípulos ficaram surpresos. Eles não poderiam esperar que o sábio que se dedicou ao estudo da Doutrina da Média, ao Confucionismo, e à exploração dos mistérios da vida por muitos anos, fizesse a última pergunta aos seus discípulos, e seria tão simples!
Então, “Zi Lu” respondeu sem pensar: “Professor, essa pergunta não poderia ser mais fácil. Use uma enxada para tirar todo o amarelo venenoso do boi e pronto?” Confúcio sorriu e voltou os olhos para os outros discípulos.
"Zeng Xi" falou: "Na verdade, queimar exige mais mão-de-obra do que enxadas e pás. Na minha opinião, queimar fogo é um bom caminho." Depois de ouvir isso, Confúcio sinalizou calmamente para a próxima pessoa.
"Ran You" viu os olhos do professor pousados sobre ele e disse em voz alta: "Pulverize o herbicida e todos os cowherbicidas da colina serão mortos. Isso é mais fácil do que uma pá e mais seguro do que queimar!"
"Gong Xihua" respondeu apressadamente às palavras: "Acho que a melhor maneira é arar um metro de profundidade com um arado, trazer todas as raízes da erva-vaqueira para o chão e cortar as ervas daninhas. Livre-se das raízes!" Num piscar de olhos, um ano depois, não faltaram à consulta. Os professores e alunos estavam sentados juntos na pequena colina árida onde se conheceram no ano passado. Porém, não conseguiram encontrar uma única árvore frutífera pequena com galhos e folhas verdes!
Um conto sobre o sábio Confúcio
Respostas (3)
A pequena árvore frutífera de Manqiu foi plantada por Confúcio durante um ano, esse é o ponto principal!
~ ~ ~ ~\ ~▲~ ~▲~\ ~ O(б _ б)O ~ \Evasão~ —— ~Irmã Romã vem apoiar\◢▅▅ Θ Θ ▅▅◣ \ ~ 丨 · 丨\ ~ ( Y ) \ ~ (())\ ▄█ █▄ \
~ ~ ~ ~\ ~▲~ ~▲~\ ~ O(б _ б)O ~ \ ~ —— ~\◢▅▅ Θ Θ ▅▅◣ \ ~ 丨 · 丨\ ~ ( Y ) \ ~ (())\ ▄█ █▄ \
— Todas as respostas carregadas —