Capítulo 16 Rompendo o Casulo
“Agora a corte está aberta!” Um som solene de trombeta ressoou.
Na frente da grande mesa central, alguém estava sentado em postura ereta. Ele disse: “Solicito que o advogado do Ministério Público faça sua declaração.”
O advogado do Ministério Público levantou-se e disse: “Os documentos da acusação já foram enviados ao Oficial **. Agora, solicito que nossa testemunha compareça ao tribunal.”
“Permitido.”
“Por favor, o senhor nesta cadeira de testemunhas, identifique-se.”
“Yang Qinyao, policial do Departamento de Polícia de Hong Kong, China, com o posto de Comissário de Polícia.”
“Você pode apresentar os resultados da investigação policial ao tribunal?”
O policial disse: “Posso. No dia 25 de maio deste ano, recebemos um relatório de ocorrência: um homem de nacionalidade chinesa, Xu Guang, foi encontrado morto em sua residência. De acordo com a perícia forense, a morte ocorreu entre três e cinco dias atrás. Como o falecido morava no apartamento Dongfang Jinlou, cujas entradas e saídas eram todas gravadas, reunimos rapidamente todas as gravações desse período, com especial atenção às gravações antes e depois da morte. Investigamos 130 pessoas, das quais 120 eram moradores do apartamento, 8 eram parentes dos moradores e 2 — que são os suspeitos do crime que estamos processando, Kuang Tianya e Jin Shiyu. Eles não tinham nenhuma relação com os moradores do apartamento. De acordo com a investigação, os suspeitos Kuang Tianya e Jin Shiyu visitaram a vítima, e eles admitiram isso. Declarações encerradas, Meritíssimo Juiz.”
“Não tenho questões.”
O juiz disse: “Solicito que o advogado de defesa faça perguntas.”
Martin aproximou-se e perguntou: “Pergunto a você: você confirma que os réus, Kuang Tianya e Jin Shiyu, são assassinos?”
O advogado do Ministério Público disse: “Protesto! O advogado de defesa está fazendo perguntas sugestivas!”
O juiz disse: “Protesto aceito. Advogado de defesa, preste atenção à forma das perguntas.”
“Sim, Meritíssimo Juiz. Pergunto a você: havia evidências de que todos os moradores estavam ausentes na época?”
“Houve duas pessoas até o momento que não podemos provar que estavam ausentes na hora do incidente, ou seja, os suspeitos.”
“Você pode garantir que todas as entradas e saídas do apartamento foram gravadas?”
“Posso garantir.”
“Você está mentindo!”
“Não tente me culpar, eu tenho testemunhas que provam isso.”
“Quem?”
“O zelador do prédio.”
“Advogado de defesa, ainda há perguntas a fazer?”
“Não há.”
O advogado do Ministério Público disse: “Solicito que o zelador compareça ao tribunal.”
O juiz disse: “Permitido.”“Por favor, pessoas na testemunha, identifiquem-se.”
“Meu nome é Li Xin, sou o gerente do prédio 21 do Apartamento Oriental Jin.”
“Vou te fazer uma pergunta: quando os monitores do prédio 21 foram instalados?”
“Em maio deste ano, todos foram substituídos por novos.”
“Havia algum problema de qualidade?”
“Não.”
“Você conhece essa pessoa?” Ele mostrou várias fotos.
“Conheço. Ele se chama Xu Guang, é um jornalista.”
“Você conhece as duas pessoas do caso *?” O advogado de acusação apontou para Kuang Tianya e Jin Shiyu.
“Conheço.”
“Como você os conhece?”
“Na noite de 23 de maio, por volta das sete horas, lembro que eles foram ao apartamento. Na hora, a mulher perguntou ao homem ‘Qual andar?' e ele respondeu ‘Quarto andar'. Depois Xu Guang voltou. Não muito tempo depois, eles saíram. Naquele momento, parecia que a mulher estava muito irritada, e o homem também estava bravo. Lembro que a mulher disse ‘Maldito jornalista!', e o homem disse ‘Quem ousa provocar o chefe está morto!'. Depois, eles se afastaram, e não consegui mais ouvir o que diziam. Esse é todo o processo de como eu os conheci.”
“Por favor, repita o que eles disseram ao sair.”
“A mulher disse ‘Maldito jornalista!', e o homem disse ‘Quem ousa provocar o chefe está morto!'”
“Não tenho mais perguntas.”
O juiz disse: “Por favor, advogado de defesa, faça suas perguntas.”
“Quantos anos você tem este ano?”
“Tenho 30 anos.”
“Você é casado?”
“Sim.”
“Você ama muito sua esposa?”
“Sim.”
“Você conhece bem sua esposa?”
“Sim.”
“Vou fazer uma pergunta pessoal: a partir de hoje, quantos dias faltam para o período menstrual da sua esposa?”
O advogado de acusação disse: “Protesto. Esta pergunta não tem relação com o caso!”
Antes do juiz responder, Martin interrompeu: “Tem total relação. Vou explicar imediatamente.”
O juiz fez uma pausa e disse: “Protesto inválido.”
“Entendeu?”
“Não entendi.”
“Na hora do crime, você estava de serviço, certo?”
“Sim!”
“Antes de entrar no trabalho você bebeu muito álcool, certo? Pense bem antes de responder, tenho testemunhas.”
O advogado de acusação disse: “Protesto...”
Martin interrompeu: “Protesto inválido!”Depois de falar, virou-se para o juiz: “Desculpe, Meritíssimo, eu fiquei tão ansioso que interrompi o seu tópico!”
Boom, risadas ecoaram na sala.
O juiz bateu o martelo e disse: “Silêncio, silêncio! A testemunha, por favor, continue respondendo às perguntas.”
“Existe?”
“Existe.”
“Pode contar com mais detalhes?”
“Porque meu fígado não está muito bom, minha esposa não me deixa beber, mas eu gosto de beber, de vez em quando eu bebo escondido. Naquele dia, antes do plantão, aproveitei que minha esposa não estava, e bebi um pouco de álcool, mas não esperava que minha esposa voltasse e acabamos brigando. Na hora, vizinhos e moradores da rua vieram tentar nos separar.”
“Bebeu quanto?”
“Um pouco.”
“Um pouco?”
“Hum... uma garrafa.”
“Meritíssimo, suspeito que a testemunha já estivesse um pouco confusa quando meu cliente deixou o apartamento. As palavras supostamente ditas por meu cliente podem não estar corretas. Até que haja mais evidências mostrando que meu cliente disse aquilo, peço ao Meritíssimo que anule o depoimento desta pessoa.”
O advogado de acusação disse: “Meritíssimo, a testemunha pode ter bebido um pouco, mas sua mente nem sempre está clara. Conforme a investigação, essa pessoa normalmente consegue beber três garrafas.”
Martin disse: “Meritíssimo, estudos científicos mostram que o consumo de álcool está ligado à condição física e psicológica da pessoa. Pessoas com o mesmo estado de saúde, se emocionalmente estáveis, podem beber mais do que o normal; já pessoas com instabilidade emocional não atingem seu nível normal. Esta testemunha brigou com sua esposa antes do plantão, somado a problemas de saúde, eu tenho total motivo para duvidar da precisão de suas palavras. Peço ao Meritíssimo que anule seu depoimento.”
“Peço aos jurados que delibere.”
Os jurados começaram a discutir com a cabeça abaixada. Após algum tempo, um bilhete foi entregue ao juiz: “Após deliberação dos jurados, o depoimento da testemunha será temporariamente anulado.”
O advogado de acusação disse: “Meritíssimo…”
O juiz o interrompeu: “Esta é a decisão do tribunal, não há objeções.”
“Sim, Meritíssimo.”
Martin mostrou um sorriso aliviado e disse: “Meritíssimo, desejo fazer algumas perguntas ao meu cliente.”
“Permitido.”
Martin perguntou a Kuang Tianya: “Qual a sua profissão?”
Kuang Tianya respondeu: “Pesquisador de fenômenos estranhos do corpo humano, como alma, meridianos, etc.”” “Pode-se dizer que é como uma bruxa pulando corda?” O tribunal riu novamente. O juiz bateu o martelo mais uma vez. “Você…”, olhando para Martin apontando para o juiz, conteve-se, “não, nós realmente estamos pesquisando.” “Então por que o falecido Xu Guang te procurou?” “Ele disse que seu estado mental estava ruim recentemente, sempre tinha sonhos eróticos e queria que víssemos a feng shui, para saber se um fantasma feminino possuía ele.” “Você não disse que vocês não são mestres de feng shui?” “Nós realmente não somos mestres de feng shui, nós demos a ele uma explicação científica.” “Qual explicação?” “Pode ser devido ao campo magnético da Terra e à estrutura da casa, causando um campo magnético especial no quarto, que afeta o campo magnético do corpo, especificamente se manifestando em emoções mais excitadas e consciência sexual mais forte.” “Ele acreditou?” “Meio acreditou, meio duvidou, pediu para que fôssemos até a casa dele ver.” “E qual foi o resultado?” “Como eu suspeitava.” Martin disse: “Terminei de questionar. Solicito que o médico legista vá ao tribunal.” O juiz disse: “A acusação tem alguma questão?” O advogado de acusação disse: “Sim. O falecido marcou hora com vocês?” “Sim.” “Então como poderiam ter chegado antes? Está claro que vocês tinham intenção.” Martin disse: “Protesto!” O juiz disse: “Protesto válido. A testemunha não precisa responder a essa pergunta.” “Eu gostaria de responder. Senhor advogado, você nunca esperou por alguém? Eu acho que, para encontrar sua esposa ou amante, você estaria disposto a esperar duas ou três horas, certo?” Com um estrondo, o tribunal novamente ficou em alvoroço. O advogado da acusação, com cara vermelha, olhou fixamente para Kuang Tianya. Kuang Tianya disse: “Para que essa cara? Eu não estou falando a verdade?” O juiz bateu o martelo: “Silêncio. Advogado da acusação, preste atenção ao seu comportamento.” “Não tenho mais perguntas.” O juiz disse: “Chame o médico legista ao tribunal.” …… “Senhor médico legista, há quanto tempo exerce essa profissão?” “Há vinte anos.” “Por favor, descreva os sintomas do falecido até a morte.” “O falecido morreu de maneira estranha: externamente não havia nenhum ferimento pelo corpo. Após a autópsia, descobriu-se que o coração tinha fissuras e o tecido muscular estava danificado. Pode ter sido devido ao excesso de atividade cardíaca que levou à morte súbita do falecido.” “Por que diz 'pode ter sido'?”"Trauma externo é impossível; a pele superficial do coração deve ter marcas; Qualquer outra coisa, a menos que algo tenha entrado no coração do falecido e o tenha danificado." "Você encontrou algo no falecido que chama assim?" "Não, nada, nem mesmo nenhum medicamento estimulante que possa causar ruptura cardíaca." Resumindo, a causa da morte era muito peculiar. Talvez um imortal pudesse fazer isso. "Por favor, repita a última frase." "Talvez um imortal pudesse fazer isso." "Meritíssimo, estou enfatizando: meu cliente é apenas um mortal! Não tenho problema agora. O juiz perguntou: "Há algum problema com o advogado da acusação?" O advogado respondeu: "Sem problema." ” …… Martin perguntou a um policial: "Oficial Zhang, você viu que meu cliente estava matando Jiang Yong, ou a vítima estava no chão, ou já estava no chão?" "O falecido Jiang Yong já estava deitado no chão, e eles estavam ao lado dele." "Então, você não viu a cena em que meu cliente matou a vítima, certo?" "Sim." …… Martin perguntou: "Oficial Li, essas duas facas foram encontradas no meu cliente?" "Sim." "Há outras armas?" "Não." "Outras armas foram encontradas na cena?" "Não." "Você se lembra claramente que havia manchas de sangue na faca?" "Não." "Tem uma?" "Não." …… Martin disse: "Médico forense, nos encontramos novamente. Eu te pergunto, por que o falecido Jiang Yong morreu?" "Morreu por uma arma afiada que cortou sua garganta e artéria sanguínea." "Você pode ter certeza de que foi causado pela faca à sua frente?" "Só posso concluir que foi causada por uma arma afiada semelhante." "Você já examinou essa faca?" "Sim, examinei. Não há manchas de sangue do falecido nela." "Tem certeza de que não há nenhuma?" "Não." "Médico forense, quão profunda e larga era a ferida da vítima?" "Um milímetro de largura, dez milímetros de profundidade." "Tem certeza?" "O laudo da autópsia registra isso." "Meritíssimo, encontrei duas facas idênticas às armas do crime. Por favor, permita-me verificá-las imediatamente.Ele trouxe um objeto e cortou duas vezes, dizendo: “Meritíssimo juiz, se usarmos esta faca para cortar um ferimento da mesma profundidade, a largura será de três a quatro milímetros; se usarmos esta faca para cortar um ferimento de um milímetro, a profundidade nem chega a dez milímetros. Portanto, a faca do meu cliente não é de forma alguma uma arma letal. Peço ao juiz que envie alguém para verificar.” Os jurados novamente entregaram um bilhete. “O tribunal decide que a verificação realizada pelo advogado de defesa é válida.” “Meritíssimo juiz, senhores jurados, embora meu cliente tenha tido algum contato com o falecido Xu Guang, isso foi, na melhor das hipóteses, contato comercial, sem conflito de interesses, além disso, a causa da morte do falecido é estranha, e meu cliente não poderia ter feito isso. Quanto ao falecido Jiang Yong, meu cliente afirma que ao chegar ao local do crime, ele já estava morto, e a polícia também reconhece que não viu meu cliente cometer qualquer ato de matar. A arma listada pela polícia também não é a arma usada para matar Jiang Yong. Solicito ao tribunal que declare meu cliente inocente e o libere.” O advogado de acusação disse: “Meritíssimo juiz, ainda não chegou à polícia uma testemunha importante. Essa pessoa pode provar que o suspeito absolutamente tinha motivos para matar o repórter Xu Guang e o detetive Jiang Yong. Além disso,
O Retorno do Rei Zumbi 《Dezesseis》
Respostas (2)
principal. .
Essa divisão parece realmente irritante
— Todas as respostas carregadas —