1. A roupa estreita-se gradualmente sem arrependimento, por ela faço-me desgastar. - Liu Yong, "Feng Qi Wu"
2. Vida e morte, contratos e despedidas, farei promessas contigo. Segurarei tua mão e envelhecerei contigo. - Autor desconhecido, "Shijing · Beifeng · Ji Gu"
3. Se o amor entre dois é duradouro, afinal, não está apenas nos dias e noites juntos. - Qin Guan, "Queqiao Xian"
4. Quando nos encontraremos novamente? Nesta hora e noite, é difícil expressar sentimentos. - Li Bai, "Sanwu Qiyan"
5. Há uma bela mulher, que ao ver não se esquece; um dia sem vê-la, sinto saudade como louco. - Autor desconhecido, "Feng Qiu Huang · Qin Ge"
6. Desta vez que te deixo, é vento, é chuva, é noite; você sorriu, eu acenei, e um caminho solitário se abriu para ambos os lados. - Zheng Chouyu, "Fu Bie"
7. Entre no portão do meu amor, saiba do meu sofrimento, o amor longo se recorda longo, o amor curto é infinito. - Li Bai, "Sanwu Qiyan"
8. Já tendo visto o vasto mar, é difícil contentar-se com outras águas; exceto pelas Montanhas Wu, nada mais são nuvens. - Yuan Zhen, "Li Si, Quarta Cantiga"
9. Se você é pó na estrada, eu sou lama turva, flutuando cada qual de seu jeito, quando nos reuniremos? - Cao Zhi, "Mingyue Shang Gaolou"
10. Após a triste despedida, ambos sentimos o mesmo; suportar a clara solidão é pior à luz da lua. - Nalan Xingde, "Yu Meiren"
11. Devolvo-te a pérola, lágrimas caem em dobro, que lamentável não nos encontrarmos antes do casamento. - Zhang Ji, "Jiefu Yin"
12. Como fazer você me encontrar no meu momento mais belo? Para isso, roguei diante de Buda por quinhentos anos, pedindo que temos um laço terreno. - Xi Murong, "Uma Árvore em Flor"
13. Lamento estar sozinho, preso ao mundo, como viver juntos e morrer separados? - Chen Hengke, "Considerações sobre Chunqi"
14. Sob a árvore do amor, falo do que sinto, penso no amado com raiva, ele não sabe. - Liang Qichao, "Canções de Bambu de Taiwan"
15. Desde que você partiu, espelhos não refletem bem nem mal. Penso em você como água corrente, quando terá fim? - Xu Gan, "Pensamentos no Quarto"
16. Encontrar-se muitas vezes é pior que não se ver; ter sentimentos é como não ter. - Sima Guang, "Xijiang Yue"
17. Pétalas caídas não são sem sentido, transformam-se em adubo de primavera para proteger flores. - Gong Zizhen, "Poema Variado de Jihai"
18. O céu não envelhece, o amor não termina. O coração é como uma rede de fios, cheia de mil nós. - Zhang Xian, "Qianqiu Sui"
19. Essas estrelas não são de ontem à noite, por quem permanecem no vento e orvalho até a meia-noite? - Huang Jingren, "Poemas de Contemplação, Primeiro"
20. Caminhar no amor não leva a nada, mas a melancolia é um prazer insensato. - Li Shangyin, "Sem Título, Terceiro"
21. Bem sei que o corpo está presente, o amor continua, olhando ansioso para a água do rio. - Li Shangyin, "Passeio Solo no Outono Tardio no Rio Qu"
22. Quanto mais alguém sente, mais o amor enfraquece; agora, realmente, não sou muito apaixonado. - Nalan Xingde, "Tan Po Huanxi Sha"
23. Esse amor poderia ser lembrança, mas na época já estava perdido.-Li Shangyin, "Jinse"
24. Quanto amor se pode ter em uma noite, mesmo nos cantos mais distantes do mundo, não dura para sempre.-Zhang Zhongsu, "Yanzi Lou"
25. Pergunto ao mundo, o que é o amor, que nos faz prometer a vida e a morte.-Yuan Haowen, "Mo Yu'er, Dois Poemas, Primeiro"
26. Meu corpo não tem asas duplas como o Feng colorido, mas nossos corações se compreendem.-Li Shangyin, "Sem Título"
27. No incensário a fumaça se afunda na água, nas lagoas verdes flores caem, e tudo isso escreve a história da saudade.-Zhang Kejiu, "Saihongqiu"
28. Em toda a vida eu não sabia o que era amor, mas quando aprendi, fui consumido por ele.-Xu Zaisi, "Zheguiling"
29. Um palmo de amor carrega milhões de pensamentos, mas não há quem organize isso neste mundo.-Li Guan, "Die Lian Hua"
30. Dez anos de vida e morte se passaram, sem pensar, ainda é difícil esquecer; uma sepultura solitária a mil milhas de distância, não há onde expressar a tristeza.-Su Shi, "Jiang Cheng Zi"
31. Que noite é esta, para ver um bom homem.-Autor Anônimo, "Shijing, Tang Feng, Chou Miu"
32. O céu e a terra podem ter um fim, mas esta mágoa é infinita.-Bai Juyi, "Changhenge"
33. No céu, desejo ser um pássaro com asas unidas; na terra, um galho entrelaçado.-Bai Juyi, "Changhenge"
34. Lágrimas repetidas bloqueiam as palavras bordadas, na vida apenas o amor é difícil de morrer.-Wen Tingshi, "Die Lian Hua"
35. Um é uma flor celestial do paraíso, o outro uma bela jade sem falhas. Se disser que não havia destino, neste vida ainda nos encontramos; se disser que havia destino, por que meus sentimentos ainda acabam em palavras vãs?-Cao Xueqin, "Wang Ningmei"
36. O bicho-da-seda vive até a morte, produzendo fio; a vela queima até virar cinza, suas lágrimas secam apenas então.-Li Shangyin, "Sem Título"
37. Que em outra vida eu não seja insensível pelo amor, neste mundo não há espaço para a saudade.-Kuang Zhouyi, "Jianzi Huanxiasha"
38. À frente do cálice, desejo falar da data de retorno, porém antes de falar, o rosto da primavera já engole a tristeza.-Ouyang Xiu, "Yulou Chun"
39. Guan Guan Jiujiu, entre os ilhéus do rio. Uma donzela bela e recatada, um cavalheiro deseja ser seu par.-Autor Anônimo, "Shijing, Zhounan, Guan Ju"
40. A vida é naturalmente cheia de amor, esta mágoa não depende do vento ou da lua.-Ouyang Xiu, "Yulou Chun"
41. Depois de tantos anos, provavelmente bons momentos e belas paisagens são vazios. Mesmo que existam milhares de encantos, a quem mais contá-los?-Liu Yong, "Yulianling"
42. Só desejo que seu coração seja como o meu, então nunca desapontará esta saudade.-Li Zhiyi, "Basuanci"
43. Flores caídas, sozinho de pé; suave chuva e andorinhas voam aos pares.-Yan Jidao, "Linjiangxian, Dois Poemas, Segundo"
44. Que pena os ossos sem enterro junto ao Rio Wuding, ainda são sonhos de quem está no quarto de primavera.-Chen Tao, "Longxi Xing"
45. Mesmo que eu compre com mil moedas o poema de Xiangru, quem pode expressar suavemente este amor?-Xin Qiji, "Mo Yu'er"
46. Árvore de wutong, chuva à meia-noite, o sofrimento da separação não é dito. Uma folha cai, um som cai, escadas vazias pingam até amanhecer.-Wen Tingyun, "Genglouzi, Três Poemas, Terceiro"
47. Casados desde a juventude, amor e afeição sem desconfiança.-Su Wu 《Amarrar o cabelo para se tornar marido e esposa》
Ocioso até doer os testículos, vou postar alguns versos de poesia antiga
Respostas (1)
Ha ha, o que você copiou, poster? Trabalhou duro... mas só de ver poesia antiga já dá dor de cabeça!
— Todas as respostas carregadas —