24.08.2012 Hoje ainda caem algumas gotas de chuva, mas parecem bem mais suaves, como se um amante estivesse sussurrando algo no seu ouvido. “Lao Wang, vai ver sua esposa agora?” Um agricultor carregando uma enxada passou pela porta de casa de Lao Wang e, ao vê-lo agachado em frente à porta com o olhar distante, perguntou. Lao Wang não respondeu, continuando a fazer do seu jeito. O nome completo de Lao Wang é Wang Datong, tem 54 anos, a cabeça cheia de cabelos brancos, com apenas alguns fios negros dispersos, e um rosto cheio de sulcos, como se tivesse sido esculpido por lâminas, o que dificulta acreditar que ele tenha apenas 54 anos! Nos seus olhos, também se lêem muitas histórias. \ Passou-se meia hora inteira antes de Lao Wang se levantar, com certo esforço, e caminhar pelo caminho com passos profundos e rasos alternados. Lao Wang é manca, há quase trinta anos, e algumas crianças do vilarejo o chamavam de Wang Manco, mas ele nunca se irritou por causa disso. Após caminhar cerca de quarenta minutos, Lao Wang viu a lápide de sua esposa, e parecia ter ganhado ânimo, andando consideravelmente mais rápido, quase sem perceber. Suas mãos calejadas tocaram delicadamente a lápide da esposa, como se estivesse acariciando a própria mulher; aquele olhar cheio de dor seria suficiente para fazer qualquer observador chorar. \ Ao ver isso, todos provavelmente querem conhecer a história de amor de Lao Wang, não é? Então veja… 32 anos atrás, Lao Wang ainda era um jovem bonito de 22 anos, saudável, e toda a história começou com a compra de esculturas de madeira. Lao Wang perdeu os pais quando ainda era pequeno, e o carpinteiro da vila, vendo a situação do menino, o acolheu. Lao Wang começou a trabalhar com o carpinteiro aos 5 anos, aprendendo muito bem o ofício de carpinteiro. O carpinteiro era solteiro, apesar de ter economizado algum dinheiro com o trabalho, seu temperamento estranho impedia que alguém apresentasse mulheres a ele. Com o tempo, as garotas interessadas desistiram. Naquele dia, “Datong, seu garoto teimoso, pegue suas coisas, vamos para a cidade vender alguns trabalhos manuais, rápido!” O carpinteiro, com uma expressão ansiosa, o apressou. Lao Wang, imediatamente, começou a arrumar as coisas às pressas, porque o carpinteiro nem havia mencionado a ida à cidade no dia anterior. Arrumando um fardo, seguiu firme atrás do carpinteiro até a cidade. Embora não fosse a primeira vez na cidade, cada visita parecia novidade para Lao Wang. Os dois encontraram uma rua movimentada e montaram uma barraca; em pouco tempo, algumas pessoas se aglomeraram ao redor, apontando e falando, comentando algo. “Quanto custa esse pássaro de madeira?”“Uma garotinha delicada perguntou timidamente. O carpinteiro Fang olhou de relance para a garotinha e disse: 'Um yuan e cinco centavos'. 'Pode ser um pouco mais barato?' a garotinha perguntou com coragem. 'O mais barato é um yuan e dois centavos,' Fang pensou um pouco e disse. 'Mas eu só trouxe oito centavos,' a garotinha disse um pouco insatisfeita. 'Quer ir comigo até em casa pegar o dinheiro?' 'Tudo bem, Datong, você pega esse pássaro e vai com ela.' Fang respondeu prontamente. 'Ah, entendi,' disse Lao Wang, parecendo um pouco relutante. Ele pegou o pássaro de madeira e disse à garotinha: 'Onde fica sua casa? Eu vou com você.' 'Não é longe, já vamos chegar!' A garotinha olhou para o pássaro de madeira nas mãos de Lao Wang com alegria.\ Não demorou muito, seguindo a garotinha, ela com medo de que Lao Wang se apressasse disse: 'Irmãozinho, minha casa já está quase chegando! Veja, aquela é nossa casa.' Seguindo o delicado e suave dedo da garotinha, viu-se uma linda casa de estilo ocidental à frente, não muito distante. Talvez pela ansiedade, a garotinha não prestou atenção na rua, pisou em falso e caiu na vala à beira do caminho. Lao Wang, vendo que algo estava errado, rapidamente largou o pássaro de madeira e abraçou a garotinha, tentando cair com ela na rua. A garotinha ficou assustada, o rosto pálido, e ao se recuperar percebeu que já estava nos braços de Lao Wang, extremamente envergonhada, rapidamente empurrou Lao Wang e se levantou. 'Ai, para onde caiu o pássaro de madeira?' Lao Wang se levantou procurando o pássaro, mas descobriu que não sabia onde tinha largado. Vendo a expressão ansiosa de Lao Wang, a garotinha, sentindo pena, disse rapidamente: 'Pode considerar que fui eu que perdi o pássaro, você vai comigo pegar o dinheiro?' 'Isso pode?' Lao Wang, embora se sentisse mal, tinha medo de voltar de mãos vazias e ser repreendido por Fang. 'Não faz mal,' a garotinha disse sorrindo. 'Qual é o seu nome?' 'Meu nome é Wang Datong!' Lao Wang coçou a parte de trás da cabeça e disse. 'Irmão Datong, eu posso te chamar assim?' a garotinha perguntou docemente. 'Pode chamar,' Lao Wang respondeu de forma simples. Chegando na porta da casa da garotinha, Lao Wang não entrou, sempre sentindo que esta casa tinha uma certa sensação opressiva. 'Irmão Datong, aqui está o dinheiro.' A garotinha saiu e entregou o dinheiro a Lao Wang. Lao Wang segurou o dinheiro, pensou um pouco e disse: 'Esse pássaro eu esculpi, quer que eu faça outro para você? Da próxima vez te dou, sem cobrar.' 'De verdade? Irmão Datong, você é muito talentoso, quando você vai vir da próxima vez?' a garotinha perguntou rapidamente. 'Talvez no próximo mês,' disse Lao Wang, olhando para o belo rosto da garotinha.A garotinha disse com um leve arrependimento: “Vai demorar tanto assim?” O clima imediatamente ficou silencioso, e os dois jovens que haviam se conhecido há pouco pareciam relutantes em se separar. Depois de um tempo, a garotinha olhou para o velho Wang com um sorriso e disse: “Da próxima vez que você vier, Da Tong, venha me procurar em casa, ok? Não se esqueça do caminho, hein? Haha.” Depois de falar, a garotinha correu apressadamente para casa. O velho Wang não sabia que a garotinha não estava pedindo para ele se lembrar do caminho, mas sim para não se esquecer dela. Naquele momento, Wang claramente era um rapaz ingênuo e, sem saber, respondeu de forma vaga antes de se virar e ir embora. Eles não sabiam que essa cena estava sendo observada por uma mulher no andar de cima… (continua) Depois de voltar para casa, Wang se sentiu cheio de novidades e inquietação, incapaz de dormir à noite, e a imagem da garotinha sempre aparecia em sua mente. Talvez isso seja o que chamam de afinidade à primeira vista! Wang levou apenas dois dias para esculpir o pássaro de madeira, e ficou ainda mais vívido, esperando ansiosamente vendê-lo o quanto antes. Em pouco tempo, passou-se meio mês; Wang só conseguia dormir cinco horas por noite, e em seus sonhos aparecia repetidamente o sorriso da garotinha! Assim, mais uma semana se passou, e o carpinteiro Fang ficou doente, com febre alta que não baixava. Fang pediu a Wang para ir à cidade comprar um remédio para febre. Então, Wang, ansioso e excitado, seguiu para a cidade.
Quando chegou à cidade, ele encontrou a farmácia e primeiro comprou um remédio para febre. Em seguida, correu apressadamente até a casa da garotinha e, depois de hesitar por um longo tempo, finalmente decidiu bater na porta. “Toc, toc.” Com um rangido, a porta se abriu, e um velho de cabelos brancos saiu. “Rapaz, quem você procura?” perguntou o velho. “Estou procurando uma garotinha da sua casa. Da última vez ela comprou meu pássaro de madeira e eu o terminei para ela,” disse Wang desajeitadamente. “Você quer dizer a senhorita, né? (Não pense besteira),” disse o velho para si mesmo. “Aguarde um momento.” “Pá,” o velho fechou a porta novamente.
“Senhor, há um rapaz do lado de fora procurando a senhorita. Ele disse que a senhorita comprou seu pássaro de madeira e quer entregá-lo,” disse o velho respeitosamente a um jovem que não parecia muito mais velho que Wang. “Ah, mande-o à sala da senhorita,” disse o jovem franzindo a testa. “Mas senhor, a senhorita está doente, temo que…” O velho começou a falar, mas foi interrompido. “Se eu disse para ir, então vá, mordomo Ding!” disse o jovem com raiva no rosto. “Sim, entendi,” respondeu o mordomo Ding, saindo da sala temeroso e respeitoso. “Jovem, por favor, siga-me,” disse o mordomo Ding para Wang de forma respeitosa. Wang parecia perdido e respondeu apressadamente: “Tudo bem, tudo bem.”Depois de dizer isso, ele seguiu o mordomo Ding até o quarto da jovem. O quarto era simples, mas muito grandioso. Olhando para a garotinha em quem pensava dia e noite, o Velho Wang não pôde deixar de sorrir de alegria. "Irmão Datong, você está aqui?" O rosto da menina, que estava um pouco pálido, de repente mostrou um toque de cor, deixando-a instantaneamente muito mais atraente. O mordomo Ding ficou impressionado com o que viu. Mordomo Ding saiu silenciosamente do quarto. "Olha, este é o pássaro de madeira que eu esculpi para você." O velho Wang disse animado, olhando para a menininha. "Hmm, é realmente lindo. Irmão Datong, suas mãos são muito habilidosas." A garotinha disse feliz. "Não é nada, desde que você goste, haha..." O Velho Wang coçou a cabeça e disse de forma tola. Irmão Datong, você nem sabe meu nome. Meu nome é Yang Xiuzhi. Hehe~ Na porta do quarto, o jovem mestre de antes olhava fixamente para as duas pessoas lá dentro que riam sem parar. "Irmã, faz muito tempo que você não está tão feliz." O nome desse jovem era Yang Zhanfan. Desde que o pai faleceu, a mãe assumiu o negócio da família. Embora não tenha crescido o negócio, ela o gerenciou de forma constante e vigorosa. Como a mãe estava ocupada com os negócios, a família raramente cuidava dela. Tudo o que ela podia dar à criança era uma gaiola enorme, então eles tinham que manter comida e roupas em falta. Yang Zhanfan era um garoto que herdaria o negócio da família, então inevitavelmente teria que sair para entreter a mãe. Mas Yang Xiuzhi era diferente. Garotas de famílias ricas só podiam ficar sozinhas em seus aposentos e tinham poucos amigos enquanto crescia, o que a fazia parecer muito mais retraída. Por isso ela gostava especialmente de pássaros-da-floresta—nenhum deles tinha vida completa própria. "Xiuzhi, estou voltando. Meu mestre ainda está esperando meu remédio para febre!" Depois de muito tempo, o Velho Wang lembrou que Carpinteiro Fang ainda estava com febre. "Vai embora tão cedo?" "Seu mestre está doente?" "Então você deveria voltar. Lembre-se de me visitar daqui pra frente." Depois de dizer isso, ela pareceu perceber que algo estava errado e imediatamente corou. "Se eu puder ir, vou te ver. Xiuzhi, estou indo." Os olhos do Velho Wang estavam cheios de relutância. Xiuzhi olhou para o Velho Wang com profundo carinho, e o Velho Wang retribuiu o olhar. Parecia que o mundo estava só com os dois. "Ahem... Eu não atrapalhei vocês dois, não é?" Yang Zhanfan, parado do lado de fora da porta, percebeu que algo estava errado e interrompeu os dois profundamente carinhosos no momento errado. Irmão, por que você está aqui? "Xiuzhi reclamou." Ah, você nem é casado ainda, e seus cotovelos já estão virando para fora? "Yang Zhanfan brincou." Irmão, por que você está assim? "Xiuzhi se virou envergonhado." "Datong, né? Quero falar com você!"Yang Zhanfan disse com um semblante calmo.\ “Você é apenas um carpinteiro, consegue cuidar bem da minha irmã?” Depois de perguntar rapidamente sobre a situação de Lao Wang, Yang Zhanfan perguntou. Lao Wang ficou sem palavras diante da pergunta. “Se não puder, por favor, fique longe dela! Isso é o que digo a você como irmão dela!” “Posso, eu não vou deixá-la sofrer.” Sendo instigado por Yang Zhanfan, Lao Wang ganhou coragem e disse. “Quando você pensar melhor, volte e me diga, por enquanto vá para casa.” Yang Zhanfan disse calmamente. “Ah é, meu mestre ainda está com febre! Vou embora, me ajude a dizer a Xiu Zhi que vou visitá-la em alguns dias.” Lao Wang saiu apressadamente gritando. Yang Zhanfan balançou levemente a cabeça. “Irmão, o que você disse a Da Tong?” Xiu Zhi entrou devagar e perguntou. “Nada demais, por que você não descansa direito?” Yang Zhanfan perguntou com preocupação. “Irmão, você pode me contar?” Xiu Zhi insistiu. “O que você acha dessa pessoa Da Tong?” “Irmão, por que você pergunta isso? Da Tong é muito bondoso, íntegro, responsável, é um homem de responsabilidade, embora às vezes meio bobo, mas ainda é muito adorável.” “É assim que você sente? Irmã, isso não é bom!” “O que aconteceu? Algum problema com Da Tong?” Xiu Zhi parecia bastante ansiosa. “Quero dizer que você gosta daquele rapaz bobo!” Yang Zhanfan disse com um leve tom de lamento. Xiu Zhi ficou surpresa e então ficou com o rosto todo vermelho, apressando-se em dizer: “Irmão, não fale besteira, ele nem gosta de mim!” De repente, Yang Zhanfan disse com um semblante sério: “Irmã, se algum dia você tiver que sair desta gaiola, não hesite, e também não se prenda a mim, você conhece o temperamento da mãe.” “Irmão, eu…” Xiu Zhi parecia querer falar, mas não sabia como dizer. Os dois ficaram parados por muito tempo, “Irmã, vá descansar!” “Ah, então vou voltar para o meu quarto.” Xiu Zhi parecia muito pesada. “Espero que não seja tão ruim, mãe, não decepcione mais seus filhos.”
“Mestre, voltei!” Lao Wang entrou em casa completamente suado. “Por que demorou tanto?” perguntou o carpinteiro Fang, fraco. “Havia muitas pessoas comprando remédio, esperei bastante tempo.” Lao Wang respondeu hesitante. Depois de ajudar o mestre a tomar o remédio, Lao Wang ficou sentado no pátio, absorto, realmente o amor é estranho, pode causar dor, mas também pode trazer felicidade. A doença do carpinteiro Fang melhorou devagar. Todos os dias, além de trabalhar, Lao Wang apenas sentava no pátio, perdido em pensamentos.Nesse dia, “Datong, vamos à cidade, vou visitar um velho amigo!” O carpinteiro Fang gritou para o velho Wang, que estava distraído. Ao ouvir isso, o velho Wang ficou tão animado que parecia ter tomado um estimulante e pulou bem alto: “Sério, mestre? Vamos à cidade? Que ótimo, vou arrumar minhas coisas.” O carpinteiro Fang olhou para o velho Wang com um pouco de estranheza: “Normalmente não te vejo tão animado assim. Da próxima vez que for à cidade, apenas me avise.” O velho Wang ficou tão feliz com isso que mal conseguia andar.
“Mestre, vou dar uma volta e volto daqui a pouco.” O velho Wang acompanhou o carpinteiro Fang até a casa de seu amigo velho Xing e então saiu. “Chefe Ding, Xiuzhi está em casa?” O velho Wang perguntou com um sorriso ao Chefe Ding à sua frente. “Está, jovem senhor. O senhor ordenou que se o jovem vier, você poderia ir direto encontrar a senhorita.” O Chefe Ding continuava com seu jeito educado habitual. “Xiuzhi, vim te ver, hehe.” Não se sabe por que, sempre que via Xiuzhi, o velho Wang não conseguia evitar sorrir bobamente. “Irmão Datong, você chegou. Você emagreceu, deve estar cansado do trabalho diário, não é?” Xiuzhi perguntou com preocupação. “Não estou cansado. Eu emagreci? Não sinto isso. Hehe. Você está cada vez mais bonita.” O velho Wang coçou a cabeça e disse.
Essência Corrente Subterrânea 2 (Série original em andamento)
Respostas (4)
Destaque. Continue se esforçando.
A garotinha olhava com expressão alegre para o pássaro de madeira nas mãos do velho Wang
2º andar, olá imundo…
Esforce-se para receber destaque (com febre alta...)
— Todas as respostas carregadas —