Dois piadas sobre Zu Chongzhi e o número pi
Todos sabem que Zu Chongzhi (429–500 d.C.) era uma pessoa da província de Hebei, da cidade de Laiyuan, durante o período das Dinastias do Norte e do Sul da China. Ele estudou o valor de pi e descobriu que seu valor ficava entre 3,1415926 e 3,1415927, preciso até a sétima casa decimal, criando o nível mais alto do mundo na época. Hoje vou contar duas piadas sobre pi. 1) Antigamente, havia uma pequena aldeia montanhosa, onde vivia um mestre que ensinava um grupo de crianças. O mestre era preguiçoso por natureza e adorava beber; sempre que ensinava matemática, fazia os alunos decorarem o valor de pi e exigia que memorizassem até 30 casas decimais. Quando os alunos se coçavam de frustração, o mestre fugia da sala e ia beber no templo de uma montanha próxima. Um dia, um aluno inteligente inventou um ditado fácil de lembrar, e rapidamente memorizou o valor de pi na cabeça: 'No topo da montanha um templo, um pote de vinho, você se diverte até enlouquecer, beba o vinho, o vinho te mata, se não te mata, te persegue até morrer, abanando, abanando, bebe o vinho.' Isso correspondia exatamente aos números 3,141592653589793238462643383279... exatas 30 casas decimais. 2) Na hora do almoço, no restaurante onde almoçava, estava passando na CCTV-3 um programa parecido com a mesma música. Quando Liu Huan apareceu, o apresentador perguntou a ele quantas casas decimais de pi ele conseguia memorizar. Liu Huan sorriu e disse: '7 casas, acho que lembro que pi é entre 3,1415927 e 3,1415928.' Ele disse isso com muita confiança, e eu fiquei muito constrangido na hora.
Respostas (1)
Que incrível o professor Liu Huan…………
— Todas as respostas carregadas —