Essência Vila deserta

O pôster original: Vento maligno e lua fria Visualizações: 571 Respostas: 2 Publicado em: 2012-09-19 22:55:05
Algumas semanas atrás, fiz uma breve viagem à costa de Zhejiang e vivenciei algo extremamente estranho. Os leitores curiosos sempre me perguntam: onde você foi? Agora, eu vou contar — foi para um lugar chamado Vila Abandonada.\Tudo começou com meu livro mais recente, "Pousada Fantasma". Como o nome sugere, esta história de terror se passa em um lugar chamado Pousada Fantasma, que fica na Vila Abandonada — uma pequena aldeia montanhosa em Zhejiang, situada entre o mar e um cemitério. Por estar voltada para uma costa desolada, chamam-na de Vila Abandonada. Na verdade, eu nunca tinha ido a Vila Abandonada, porque este lugar é puramente fictício — criado para dar ao romance um ambiente único. Eu pensei que, se não fosse por aquela sessão de autógrafos, a Vila Abandonada sempre existiria apenas na minha imaginação.\A sessão de autógrafos de "Pousada Fantasma" foi realizada em uma livraria dentro do metrô. Por algum motivo, eles agendaram o horário para depois das sete da noite. Naquela noite, eu me sentei atrás de uma mesa perto da entrada da livraria e a sessão durou cerca de duas horas, com bons resultados. Às nove horas, a livraria fechou, e o hall do metrô ficou cada vez mais vazio. Eu estava sozinho atrás da mesa de autógrafos, abaixando a cabeça para organizar minhas coisas e me preparar para ir para casa.\De repente, ouvi passinhos leves ao meu lado, levantei a cabeça imediatamente e vi uma jovem garota diante de mim — ela vestia um suéter largo e totalmente fora de tamanho, a barra quase chegando aos joelhos, carregava uma bolsa barata de couro sintético nas costas, tinha longos cabelos negros presos em um rabo de cavalo e parecia ser universitária.\Ela abaixou os olhos, segurava meu livro "Pousada Fantasma" com as duas mãos, e, sem dizer uma palavra, colocou o livro sobre a mesa de autógrafos. Naquele momento, fiquei um pouco atônito. O inverno de Xangai era rigoroso, o ar-condicionado da livraria estava quebrado, e eu estava tremendo de frio. Ela foi a última pessoa daquela noite a pedir meu autógrafo, mas permaneceu com o rosto impassível, sem dizer uma palavra, como se tivesse simplesmente jogado o livro para o caixa. Fiz uma pequena pausa, levantei a cabeça e a observei detalhadamente. Ela tinha um rosto delicado e agradável, que até despertava certa compaixão. Abri a página de rosto do livro, olhei em seus olhos e perguntei: "Qual é o seu nome?"\Ela ficou surpresa por um instante, abaixou as pálpebras e respondeu em um tom baixo: "Xiaozhi."\"Xiaozhi?""É muito estranho, imediatamente pensei no nome de uma flauta, ‘é o ‘Xiao' de pequeno, e o ‘Zhi' de galho?'\Ela não falou nada, apenas acenou com a cabeça.\Franzi a testa, escrevi na página de rosto do livro 'Xiao Zhi, guarde com carinho', e depois assinei. Entreguei o livro de volta em suas mãos e disse: 'Obrigado por vir comprar meu livro tão tarde.'\Finalmente, ela abriu bem os olhos e me olhou, parecia querer dizer algo, mas seus lábios se mexeram e não saiu som algum. Levantei as sobrancelhas para dar-lhe um sinal para se acalmar. Finalmente, ela respirou fundo e disse: 'Eu venho de uma aldeia desolada.'\No começo, eu não entendi, mas ela continuou me olhando fixamente até que minha expressão mudou — uma aldeia desolada? Na minha mente, finalmente me lembrei desse nome de lugar nos meus próprios romances. Olhei com estranheza para a garota chamada Xiao Zhi à minha frente — ela teria saído do meu livro? Diante do meu olhar penetrante, ela baixou a cabeça novamente, murmurando algumas palavras de forma indistinta, parecia dizer 'desculpe'. Ela segurou o livro e saiu rapidamente da livraria. Aldeia desolada? Meu coração pareceu ser agarrado por algo, e imediatamente corri para fora da livraria. No instante antes de entrar na roleta do metrô, finalmente a chamei. Ela se assustou um pouco, virou-se de maneira constrangida: 'Desculpe, aconteceu alguma coisa?' Na verdade, eu estava ainda mais constrangido, esfregando nervosamente as mãos, disse: 'Posso — posso convidá-la para tomar um chá?' Ela hesitou por um momento: 'Está bem, só te dou dez minutos.' Três minutos depois, levei-a a uma casa de chá acima do metrô. Ela sentou em frente a mim, ainda sem dizer uma palavra, apenas abaixou a cabeça e tomou o chá. Olhei o relógio, o tempo que ela me deu estava quase acabando. Eu tossi e disse: 'Desculpe, você disse — você vem de uma aldeia desolada?' Xiao Zhi finalmente levantou a cabeça, olhando nos meus olhos, e assentiu levemente com o queixo. 'Onde fica a aldeia desolada?' 'Fica na cidade K, província de Zhejiang, na vila de Xiling. Como você disse em seu romance: a aldeia desolada está situada entre o mar e o cemitério.' Olhando para aqueles olhos negros como jade, acreditei que ela não estava mentindo: 'Você quer dizer que a aldeia desolada realmente existe?' 'Claro, a aldeia desolada existe há centenas de anos. Nasci na aldeia desolada, cresci na aldeia desolada, sou uma pessoa da aldeia desolada.' Ela desviou o olhar e disse calmamente, 'Acho que você nunca foi à vila de Xiling, muito menos à aldeia desolada.'De repente fiquei um pouco envergonhado: “Sim, eu só vi a cidade de Xileng no mapa; quanto à Vila Deserta, isso é totalmente fruto da minha imaginação. Achei que esse nome combinava com a atmosfera que eu precisava para o romance. Não esperava que a Vila Deserta realmente existisse, e ainda teria uma pessoa da Vila Deserta me pedindo autógrafo. Obrigado por me contar isso.”

“Na verdade, hoje à noite eu só passei por aqui por acaso, me preparando para pegar o metrô de volta para a escola, e vi o anúncio na frente da livraria. Alguns dias atrás, eu já tinha visto seu livro e fiquei muito impressionado com ele, então entrei e comprei outro exemplar para você autografar.”

“Então foi apenas uma coincidência — eu escrevi sobre a Vila Deserta em meu romance por acaso, e você, como alguém da Vila Deserta, me encontrou por acaso na livraria do metrô.”

Xiaozhi assentiu levemente.

Continuei perguntando: “Você disse que queria pegar o metrô de volta para a escola? Você está estudando em uma universidade em Xangai, certo?”

“Sim, estou no segundo ano este ano.”

De repente, olhei para meu pulso para ver as horas e disse: “O tempo que você me deu acabou.”

“Desculpe, amanhã tenho outro exame, preciso voltar cedo para a escola.”

Ela se levantou rapidamente, ainda com a cabeça baixa, indo para fora. Nesse momento, tomei uma decisão importante e corri imediatamente para segurá-la: “Xiaozhi, depois que seu exame terminar, a escola terá férias de inverno, certo?”

“Sim. Quando tiver férias de inverno, vou voltar para casa.”

“Voltar para a Vila Deserta?”

Xiaozhi parecia um pouco assustada: “Claro.”

“Eu também quero ir para a Vila Deserta.”

“O quê?” Ela claramente não estava preparada mentalmente e balançou a cabeça confusa: “Impossível... isso é impossível... por favor, não faça uma piada dessas.”

“Não estou brincando, já decidi. Só quero ver o lugar que apareceu no meu romance, deve ser muito interessante — você disse que a Vila Deserta é exatamente como escrevi no livro: entre o mar e o cemitério. Já que é uma coincidência tão grande, deve ser destino que eu tenha uma ligação com a Vila Deserta. Xiaozhi, você só precisa me guiar.”

Ela olhou nos meus olhos, franziu a testa e recuou bastante, e senti uma leve sensação de medo emanando dela. Sua respiração ficou acelerada: “Não, eu não sei...”

Sorri constrangido e disse: “Claro, nós apenas nos encontramos por acaso, você certamente pode me dizer não. Que tal assim, eu te dou meu cartão de visitas, se você quiser me levar à Vila Deserta, é só me ligar.”Depois de falar, coloquei meu cartão de visita na mão de Xiao Zhi sem me preocupar com mais nada. Ela parecia um pouco perdida, como um pequeno animal fugindo do caçador, virou o rosto e saiu apressadamente da casa de chá. Eu a segui lentamente, observando enquanto ela desaparecia nas ruas frias de Xangai. Ela vinha de uma aldeia remota. Dois semanas se passaram e Xiao Zhi não entrou em contato comigo. Pensei que talvez ela já tivesse voltado para a aldeia remota, ou talvez a aldeia nem existisse, talvez fosse apenas uma brincadeira dela? Quase tinha esquecido esse assunto, junto com a garota chamada Xiao Zhi.

Mas, numa manhã, o telefone tocou de repente. Ainda sonolento, atendi e ouvi uma voz feminina fraca... Após alguns segundos de desorientação, abri os olhos com surpresa — era ela? Era ela. Naquela manhã, Xiao Zhi me ligou de repente, mantendo o mesmo tom de voz e jeito: ela aceitou meu pedido e poderia me levar à aldeia remota. Combinei de nos encontrar amanhã de manhã na rodoviária.

Na manhã seguinte, cheguei pontualmente à rodoviária. Estava no auge da temporada de viagens de primavera e levei um bom tempo entre a multidão até encontrar Xiao Zhi. Acenei para ela; sua expressão mostrava surpresa, e ela assentiu com dificuldade.

Meia hora depois, Xiao Zhi e eu embarcamos em um ônibus de longa distância, cujo destino final era a cidade Xiling, na província de Zhejiang. Ela sentou-se na poltrona junto à janela, vestindo um sobretudo grosso, com um cachecol em volta do pescoço cobrindo o queixo e as bochechas. O ônibus saiu da cidade, e os campos ao longo da rodovia Shanghai-Hangzhou estavam amarelados e áridos; a paisagem começou a se tornar monótona. Uma viagem tão tediosa ainda duraria sete horas. Eu me senti cada vez mais constrangido; desde que subimos no ônibus, Xiao Zhi não disse uma palavra, parecendo ignorar minha presença. Era como se ao redor dela houvesse uma barreira de ar, prendendo-a firmemente, como se qualquer passo fora dela fosse um abismo sem fundo.

Depois que o ônibus entrou no trecho da província de Zhejiang, finalmente não pude conter e perguntei: “Por que não fala nada?”

Xiao Zhi finalmente virou-se um pouco: “O que você quer que eu diga?”

“Diga qualquer coisa. Está com medo de me levar à aldeia remota? Arrependeu-se de repente?” Olhei diretamente em seus olhos e disse baixinho: “Se você disser que se arrependeu, eu volto para Xangai na próxima parada.”

Ela puxou o cachecol um pouco para baixo e disse suavemente: “Não, não me arrependi, só não sei o que dizer.”

“Então fale sobre a aldeia remota.”

“É apenas uma vila pequena, comum, de um lado o mar e do outro o cemitério.”

“E além disso?”"Eu olhei fixamente nos olhos de Xiaozhi e perguntei. Mas ela sempre desviava o olhar, e eu podia perceber algo assustador escondido em seus olhos, esforçando-se ao máximo para que eu não descobrisse. E minha tarefa era extrair essas coisas de seu olhar, como uma atividade arqueológica misteriosa. 'Você disse que a vila abandonada já existia há alguns séculos?' 'Segundo meu pai, os ancestrais das pessoas da vila abandonada vieram da China Central. Após o incidente Jingkang durante a dinastia Song, eles seguiram o imperador Song Gaozong Zhao Gou até Zhejiang. Como eram refugiados de terras distantes, só puderam se estabelecer em uma costa desolada.' 'Então isso faz mais de oitocentos anos.' Nesse momento, Xiaozhi discretamente virou a cabeça, a luz do sol de inverno atravessava a janela do carro e iluminava seu rosto, como se uma camada de metal branco tivesse sido aplicada. Em contraste com a paisagem monótona lá fora, o rosto de Xiaozhi parecia ganhar vida... Às três da tarde, chegamos à cidade de Xiling. A cidade é cercada por montanhas verdes contínuas e, como muitas pequenas cidades costeiras de Zhejiang, está cheia de pessoas envolvidas em pequenos negócios. Xiaozhi parecia não gostar de Xiling, seu cachecol quase cobria metade do rosto. Passamos pela estação de trem e pegamos um ônibus velho, que nos levaria à vila abandonada. O ônibus entrou em uma estrada rural, com campos e florestas de inverno de ambos os lados, transmitindo uma atmosfera sombria. Conforme subíamos uma estrada íngreme na montanha, a paisagem ao redor ficava cada vez mais desolada, com exceção de algumas pedras expostas e arbustos baixos, tremendo constantemente no vento frio. Eu olhava fixamente pela janela; em comparação com a prosperidade de Xiling, este lugar parecia outro mundo. Quando o ônibus subia com dificuldade uma colina alta, de repente eu gritei baixinho: 'O mar!' Vi o mar ao longe — um mar negro. Eu já tinha visto o mar inúmeras vezes, mas nesse lugar desolado, a sensação que ele transmitia era completamente diferente. Difícil de descrever em palavras; sob as nuvens escuras do anoitecer, a linha do horizonte distante estava borrada, parecendo uma pintura a óleo sombria. 'Xiaozhi, você já viu "Pousada na Jamaica"? É muito estranho, atravessamos apenas uma montanha, e parece que saímos de Zhejiang, na China, e chegamos à costa sudoeste desolada da Inglaterra.' 'Eu vi no ensino médio, é por isso que gosto dos livros que você escreve.' Depois de ouvir isso, não pude deixar de me sentir secretamente satisfeito."Após dezenas de minutos de solavancos, de repente tudo se abriu diante dos meus olhos, e um enorme arco de pedra apareceu — chegamos à aldeia deserta. Ajudando Xiaozhi a carregar a bagagem, desci do carro e olhei para aquele arco de pedra imponente e intimidador. O arco tinha pelo menos dezenas de metros de altura, esculpido com muitos detalhes complexos, e no centro do arco havia quatro grandes caracteres em estilo kaishu — "Zhen Lie Yin Yang". Não sabia o que esses quatro caracteres significavam, mas colocados nesse grande arco faziam as pessoas sentirem um arrepio. Já estava um pouco escuro, e a sombra do arco projetava-se sobre mim, me deixando profundamente intimidado. Xiaozhi estendeu a mão e me cutucou: “O que houve com você?” “Inacreditável, eu realmente posso ver um arco tão grande numa aldeia deserta!” “Este é um arco de virtude concedido pelo imperador. Durante a dinastia Ming, no período de Jiajing, há algumas centenas de anos, um erudito da aldeia deserta tornou-se um alto oficial no governo. O imperador concedeu este arco em homenagem à sua mãe.” Um vento frio vindo do mar soprou, e Xiaozhi apertou bem o cachecol. “Pare de olhar, vamos entrar na aldeia rapidamente.” Primeiro identifiquei a direção: a leste havia uma grande área de pedras e penhascos, de onde se podia ver o mar negro e turbulento; no horizonte se formava uma espessa camada de nuvens negras. Nas outras direções, havia montanhas contínuas, desoladas. Atrás desse arco da virtude, estava a aldeia deserta que eu procurava em meus sonhos. Através do alto arco, só se podia ver o antigo telhado <
× Visualização
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
000000
Acabou, além disso, todos que quebram ovos são pessoas más.
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta