Histórias que beneficiarão você por toda a vida

O pôster original: Personalizar Visualizações: 140 Respostas: 1 Publicado em: 2012-10-03 13:57:54
Fábula do crescimento: seja uma macieira em constante crescimento

Uma macieira finalmente deu frutos. No primeiro ano, produziu 10 maçãs, 9 foram levadas, e ela ficou com 1. A macieira ficou revoltada e, então, cortou seus próprios canais vitais, recusando-se a crescer. No segundo ano, produziu 5 maçãs, 4 foram levadas, e ela ficou com 1. “Haha, no ano passado eu recebi 10%, este ano 20%! Dobrei minha parte.” Assim, a macieira se sentiu psicologicamente equilibrada.

No primeiro ano, produziu 10 maçãs, 9 foram levadas, e ela ficou com 1. A macieira ficou revoltada e, então, cortou seus próprios canais vitais, recusando-se a crescer. No segundo ano, produziu 5 maçãs, 4 foram levadas, e ela ficou com 1. “Haha, no ano passado eu recebi 10%, este ano 20%! Dobrei minha parte.” Assim, a macieira se sentiu psicologicamente equilibrada.

Mas ela ainda pode fazer assim: continuar crescendo. Por exemplo, no segundo ano, produziu 100 frutos, 90 foram levados, e ela ficou com 10. É possível que 99 sejam levados e ela fique com 1. Mas não importa, ela ainda pode continuar crescendo, e no terceiro ano produzir 1000 frutos... Na verdade, quanto fruto se recebe não é o mais importante. O mais importante é que a macieira está crescendo! Quando a macieira se tornar uma árvore alta e majestosa, aquelas forças que antes impediam seu crescimento serão tão fracas que poderão ser ignoradas. Realmente, não se preocupe demais com os frutos, o crescimento é o mais importante.

【Comentário psicológico】
Você é um trabalhador que já cortou seus próprios canais vitais? Quando começou a trabalhar, você era talentoso, cheio de energia, e acreditava que “meu talento não é inútil”. Mas a realidade rapidamente lhe trouxe um golpe duro; talvez, você tenha feito grandes contribuições para a empresa mas ninguém valorizou; talvez, tenha recebido apenas reconhecimento verbal, sem qualquer benefício real; ou talvez... Enfim, você sente como aquela macieira, os frutos que colhe são muito poucos comparados às suas expectativas. Então, você fica com raiva, frustrado, cheio de queixas... No final, decide não se esforçar tanto, deixando que seu trabalho corresponda ao que recebe. Alguns anos depois, ao refletir, percebe que não tem mais o talento de quando começou a trabalhar. “Velho, maduro.” Nos acostumamos a nos autodepreciar dessa forma. Mas na realidade, você simplesmente parou de crescer. Histórias assim estão ao nosso redor o tempo todo. Uma parte muito pequena, muito distante das suas expectativas.Então, você fica com raiva, fica frustrado, cheio de reclamações... No final, você decide não se esforçar tanto, fazendo com que o que você faz corresponda ao que você recebe. O motivo pelo qual cometemos esse erro é porque esquecemos que a vida é um processo, um todo; pensamos que já crescemos e que agora é hora de colher os resultados. Estamos muito preocupados com ganâncias e perdas momentâneas, esquecendo que o crescimento é o mais importante. Felizmente, isso não é como nos romances de Jin Yong, onde alguém se corta os próprios meridianos. Podemos desistir disso a qualquer momento e continuar no caminho do crescimento. Lembre-se: se você é um trabalhador assalariado e se depara com chefes ou uma cultura empresarial que não entendem de gestão, fazem uma gestão bruta ou incorreta, lembre-se de não se cortar os meridianos por raiva ou frustração. Não importa o que aconteça, seja uma macieira que está sempre crescendo, porque seu crescimento é sempre mais importante do que o quanto você ganha a cada mês.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
图片
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta