Uma história inspiradora de estudo
Mesmo sendo o último, não desista do exame vestibular; depois de três anos de estudo, finalmente entrei na Universidade de Pequim. A experiência prática de Yù Mǐnhóng no exame vestibular incentiva os estudantes do terceiro ano do ensino médio: com o grande exame se aproximando, é necessário aprender a se encorajar. Yù Mǐnhóng admite que, do ensino fundamental à universidade, nunca ficou entre os 20 melhores da turma, mas graças ao 'autoencorajamento', conseguiu entrar na Universidade de Pequim. De 33 a 90 pontos, o autoencorajamento o levou a entrar na Universidade de Pequim. Muitos sabem que, como fundador da New Oriental, Yù Mǐnhóng participou de três vestibulares, mas surpreendentemente, aquilo que já foi um ponto fraco acabou se tornando sua força atual — inglês. Yù Mǐnhóng disse que na primeira vez que participou do vestibular, tirou apenas 33 pontos em inglês. No ano repetente, sua base em inglês era fraca e nunca recebeu incentivo dos professores, mas, com uma poderosa 'função de autoencorajamento', perseverou até o final. No segundo exame vestibular, tirou 55 pontos em inglês; embora tenha melhorado em relação à primeira vez, a pontuação total ainda não era alta, e ele não passou. Diante de tantas dúvidas, Yù Mǐnhóng insistiu em repetir mais um ano do terceiro ano do ensino médio. Nas férias de verão daquele ano, Yù Mǐnhóng se inscreveu em um curso de reforço de inglês. Com a experiência dos dois anos anteriores e o esforço intensivo do último ano, o 'aluno do quinto ano' Yù Mǐnhóng conseguiu 90 pontos em inglês e finalmente foi admitido na Universidade de Pequim. Para os estudantes que estão prestes a fazer o vestibular, Yù Mǐnhóng diz: desde que você não desista de si mesmo, ninguém pode te derrotar. 'Se ninguém te encorajar, encoraje-se por conta própria.' Quando entrou na universidade, cinquenta alunos talentosos de todo o país formaram uma turma, e Yù Mǐnhóng foi um deles. 'Durante a universidade, nunca fiquei entre os 40 melhores da turma. Mas não desisti de mim mesmo. Se eu não conseguia memorizar um texto em um dia, eu gastava uma semana inteira estudando todos os dias, até finalmente consegui recitá-lo de cor,' disse Yù Mǐnhóng. Em uma situação de inteligência equivalente aos colegas, o único que poderia superar os outros era o esforço extraordinário e a perseverança. Ele deixa uma mensagem aos estudantes que podem ficar para trás no vestibular: mesmo sendo o último, mantenha um coração ambicioso. Cinco minutos diários para memorizar palavras e estudar inglês exigem perseverança. 'Há muitas pessoas talentosas na New Oriental, muitas delas são retornados do exterior. Em termos de conversação, não sou tão bom quanto Wang Qiang e Zhou Chenggang (outros dois fundadores da New Oriental); meu inglês tem um sotaque perceptível. Mas meu vocabulário em inglês é maior que o deles,' disse Yù Mǐnhóng, acrescentando que, não importa o quão ocupado esteja, ele sempre dedica cinco minutos por dia para consolidar o vocabulário. 'Tenho instalado em meu celular um software de dicionário Inglês-Português.'Yu Minhong disse francamente que ele não é um gênio; o estoque de mais de 30 mil palavras em sua mente não foi acumulado em um único dia ou em alguns meses, mas é o resultado de anos de consolidação diária. Sobre o problema do vocabulário, que é difícil para muitas pessoas, Yu Minhong afirmou que não há nenhum atalho possível. Só é possível lutar contra a regra do esquecimento, dedicando todos os dias certo tempo para consolidar a memória das palavras, permitindo que o vocabulário se enraíze na mente ao longo do tempo. Yu Minhong comentou que muitos pais, na aprendizagem de inglês dos filhos, dão muita atenção aos resultados e negligenciam o processo. Ele acredita que o aprendizado de inglês deve ter o espírito do camelo, e não do cavalo veloz. ‘Mesmo um cavalo de raça superior, correndo sem parar, um dia terá que parar; mas o camelo, na longa estrada do deserto, precisa de força e persistência por muito tempo, acreditando que à frente certamente aparecerá um oásis.'