Em frente ao necrotério Um dia, mais de dez amigos e amigas fomos ao KTV cantar, naturalmente tinha mulheres, mas havia uma garota um pouco diferente. Chegando lá, não falava, não cantava, não bebia, e eu nem sabia de quem era amiga daquela forma tão entediante, por que veio se não ia participar? Então eu a observei de vez em quando (uma observação bem pura). Vi que, além de conversar com um dos meus amigos, ela ignorava todos os outros, mas não me importei — afinal, estávamos saindo para nos divertir, se ela não quisesse brincar, tinha gente suficiente. Quando já tínhamos nos divertido bastante e estávamos saindo para nos despedir, olhei para ela de relance novamente. Uau! Isso é uma pessoa? Todo o rosto sem sinais de vitalidade, sem expressão, dava medo. Se não fosse de dia, eu juro que teria pensado que era um fantasma. Eu já tinha ido a um necrotério antes e vi o gerente de lá, que por lidar com mortos com frequência, tinha o rosto pálido, sem expressão, e na hora de falar só mexia a boca, como um morto. Então eu conclui que essa garota deve estar frequentemente envolvida com coisas sujas. Para confirmar melhor minha ideia, decidi me aproximar dela. Como eu também era próximo de um de seus amigos, aproveitei a oportunidade de chamá-lo e pedi que me apresentasse à garota. Ele disse com desdém: “Garoto, você não tem chance, ela já tem namorado!” Fiquei sem palavras, disse para parar de falar besteira e me apresentar a ela de uma vez, eu tinha assuntos sérios! Pouco depois ele trouxe a garota. Com muito cavalheirismo, estendi a mão direita e disse: “Olá, meu nome é Wang Jun, prazer em conhecê-la.” Ela educadamente apertou minha mão e disse: “Zhang Ran.” No instante em que nossas mãos se tocaram, já soube que eu estava certo, porque sua mão era fria, quase sem sentir calor algum. Para confirmar minha impressão, ousadamente perguntei: “Por que sua mão está tão fria? Você está doente?” Ela respondeu que não, que desde pequena tinha um corpo frágil, frio, e frequentemente recebia soro. Achei que estava imaginando demais, então conversamos um pouco, trocamos números de telefone e nos separamos. Até que um dia, foi aniversário de Zhang Ran e ela nos convidou para comemorar em sua casa. Eu achava que teria muita gente, mas para minha surpresa, contando com ela, éramos apenas três.A casa dela é no primeiro andar, com três quartos e duas salas, a decoração é boa, mas o ambiente ao redor não é muito bom, o prédio fica ao lado de um hospital, e há um terreno vazio, há muito tempo sem cuidados, a grama já está mais alta que uma pessoa. Como chegamos à tarde, planejamos jantar antes de voltar, e como ela é mais caseira, passamos toda a tarde conversando. Zhang Ran me contou que comprou essa casa por um preço bem barato, porque não é muito limpa; a janela do quarto dela dá diretamente para a janela da sala de espera de cadáveres do hospital, e ao lado da sala de espera há um terreno vazio, sem nada além de grama. Talvez por causa da sala de espera, a casa dela nunca fica em paz à noite. No começo, quando ela acabou de se mudar, na primeira noite, ouviu alguém chamando seu nome, repetidamente, e apenas levantava um pé, ela não teve coragem de responder. Também ouviu panelas e pratos caírem no chão com barulho, e a luz do banheiro acendendo e apagando sozinha, assim passou a noite toda sem dormir, até que ao amanhecer, os estranhos sons desapareceram e ela cochilou um pouco. Pela manhã, olhou na cozinha e no banheiro, nada aconteceu, e quando perguntou à família, todos disseram que não havia nada, então ela fingiu que nada tinha acontecido. Até agora, já se passaram vários meses, quase todas as noites acontece algo estranho, e ela já se acostumou; agora, se não há eletricidade à noite, ela não consegue dormir.

Assim, ficamos ouvindo Zhang Ran contar histórias, e sem perceber já passou a hora do jantar, e nós também estávamos preguiçosos para sair, queríamos ver se havia algo pronto para comprar e comer por perto. Zhang Ran disse que na rua perto do hospital havia uma barraca de churrasco com bastante variedade, e o sabor era bom, poderíamos comprar para comer. Olhando no relógio, já passava das 10 da noite, poderíamos sair pelo portão dos fundos do condomínio, o que seria mais próximo. Ao lado do hospital há um caminho pequeno que leva ao portão dos fundos, mas para isso teria que passar pela sala de espera de cadáveres, então as duas garotas me olharam com expectativa, eu sabia o que estavam pensando. Tossindo de maneira constrangida, disse: "Não espere que eu vá sozinho, se formos, vamos juntos." E assim fomos. Quando saímos, corremos rapidamente pelo caminho pequeno; ao passar pela sala de espera, ainda dei uma olhada de propósito, não havia nenhum movimento, meu ânimo aumentou bastante.

Ao chegarmos na barraca de churrasco, pedimos algumas coisas rapidamente, apressando o dono para assar logo, porque o portão dos fundos fecha às 11 horas, e se não chegássemos a tempo, teríamos que dar uma volta muito maior. Depois de esperar bastante tempo, finalmente nossos pedidos estavam prontos.Apressei-me em pagar e pegar as coisas, voltando rapidamente. Estava prestes a dar 11 horas, faltavam apenas 3 minutos; se não nos apressássemos, teríamos que sair pelo portão da frente. Nesse momento, vimos à frente uma menina vestida com um vestido branco, parecia que ela também se preparava para voltar pelo portão dos fundos do condomínio. Peguei as duas pela mão e disse: “Viram aquela garota à frente? Ela com certeza vai pelo portão pequeno. Não precisamos nos apressar; se ela conseguir passar, nós também conseguiremos. Se ela não conseguir, significa que o portão já está trancado, então de nada adianta correr.” Elas concordaram repetidamente e ainda zombaram de mim, dizendo que uma garotinha sozinha tinha coragem de andar pelo caminho pequeno, enquanto eu, um homem adulto, não tinha. Na hora, fiquei com o rosto vermelho, sem palavras e atônito. Enquanto elas riam de mim, vimos a garota passar pelo portão pequeno. “Haha, que sorte, o portão ainda não está trancado. Vamos voltar rápido, senão o churrasco vai esfriar e não vai ficar bom para comer.” Quando chegamos ao portão pequeno, nós três ficamos sem palavras, porque o portão estava trancado! Olhamos para todos os lados e não havia sinal da menina; suor frio escorria pelo corpo. Do ponto do churrasco até o portão pequeno, não havia desvios, e do portão até o cruzamento à frente há pelo menos dezenas de metros – ela simplesmente não poderia ter ido tão rápido. Além disso, ela sempre esteve na nossa frente, e um engano de uma pessoa é possível, mas três? Impossível! Nesse momento, só queríamos comer e voltar para casa logo em seguida. Quando passamos pelo hospital, vimos algumas pessoas brincando na frente; após algumas perguntas, soubemos que, menos de uma hora antes, uma menina tinha morrido devido a um ataque cardíaco súbito e não resistiu. Ao ouvir a notícia, nós três imediatamente soubemos o que havia acontecido; ninguém disse uma palavra, não comemos mais nada. Peguei um táxi direto para casa, enquanto Zhang Ran foi ficar na casa de outro amigo. Desde então, nunca mais falamos sobre isso; se contássemos, ninguém acreditaria. Agora o hospital foi demolido, no terreno vazio construíram prédios, e a família dela não teve qualquer ocorrência estranha. Que aquela garotinha possa reencarnar em breve!