10 pequenos contos clássicos de inspiração que você deve ler

O pôster original: Personalizar Visualizações: 147 Respostas: 2 Publicado em: 2012-10-07 12:05:37
Introdução: Todos têm preguiça; não importa qual trabalho estamos fazendo, um dia podemos perder a confiança por estarmos ocupados e nos esforçando, mas sem alcançar nada! Portanto, no ambiente de trabalho, precisamos constantemente nos incentivar e nos motivar. Aqui estão 10 pequenas histórias clássicas de inspiração que todos no trabalho devem ler, dedicadas a você no trabalho, para que você possa aprender e refletir com elas, esperando que sejam úteis para você!

【1. Mestre e aprendiz ladrão】

Certa vez, um velho ladrão levou seu aprendiz para assaltar um banco e foram perseguidos pela polícia. Eles correram desesperadamente, quase perdendo as calças. Depois de finalmente despistar a polícia, ambos estavam sem fôlego e caíram no chão.

Depois de algum tempo, recuperando o choque, o aprendiz disse: “Mestre, mestre, como seria maravilhoso se o mundo não tivesse polícia!” O mestre respondeu com raiva: “Besteira! Se não houvesse polícia, ainda teríamos comida para comer?!” O aprendiz ficou confuso. O mestre disse, com tom sério: “Você só vê uma parte sem entender toda a situação! Pense bem, se não houvesse polícia, não seria todo mundo livre para roubar e saquear? É justamente por causa desses policiais que alguns são impedidos, e só assim temos espaço para sobreviver! Comparados a eles, o que somos? Que habilidade temos? Não é apenas pela coragem de ladrão que ousamos fazer o que eles não ousam que conseguimos sobreviver? Com a polícia, há espaço para nós existirmos! Sem a polícia, onde estaríamos vivendo bem?”

Você vê como os bem-sucedidos parecem grandiosos, mas só olha para um lado e não para o outro; você “só vê o ladrão comendo carne e não vê o ladrão apanhando”, não percebeu o suor, as lágrimas, até o sangue derramado por eles para ter sucesso! Mesmo que você tenha visto “o ladrão apanhando”, você ainda quer ser “o ladrão que só come carne e não apanha”. Onde no mundo há algo assim de fácil? A experiência do velho ladrão acima é algo de que podemos nos inspirar. Com um pouco de coragem e confiança, é suficiente para superar as barreiras físicas e psicológicas.

【2. Canibais】

Dois canibais foram trabalhar em uma empresa, e o chefe disse: “Se vocês comerem alguém na empresa, serão imediatamente demitidos!” Três meses se passaram sem problemas, até que um dia o chefe chamou os dois ao escritório e os repreendeu severamente: “Puta merda, disse para vocês não comerem ninguém e ainda assim comeram, amanhã não venham trabalhar!”Dois membros da tribo de comedor de carne arrumaram suas coisas e partiram, e um não pôde deixar de xingar o outro ao sair: “Quantas vezes eu te disse para não comer quem trabalha? Nos últimos três meses, comemos um gerente de departamento por dia e nada aconteceu; ontem você comeu um faxineiro, e hoje eles descobriram!”

【3. O cachorro leal】

O cachorrinho Tom procurava trabalho em todos os lugares, trabalhou muito durante vários dias, mas não conseguiu nada. Ele se sentiu desanimado e reclamou para a mãe: “Sou um inútil sem valor, nenhuma empresa quer me contratar.”

A mãe perguntou com estranheza: “E quanto às abelhas, aranhas, pintassilgos e gatos?”

Tom respondeu: “A abelha se tornou aeromoça, a aranha trabalha com internet, o pintassilgo se formou na faculdade de música, então virou cantor, o gato se formou na academia de polícia, então virou segurança. Diferente deles, eu não tenho experiência com ensino superior nem diploma.”

A mãe continuou: “E quanto ao cavalo, ovelha, vaca e galinha?”

Tom disse: “O cavalo pode puxar carroça, a lã da ovelha é material para confecção de roupas, a vaca pode produzir leite, a galinha põe ovos. Diferente deles, eu não tenho nenhuma habilidade.”

A mãe pensou um pouco e disse: “Você realmente não é um cavalo puxando uma carruagem em alta velocidade, nem uma galinha que põe ovos, mas você não é um inútil, você é um cachorro leal. Embora você não tenha educação superior e suas habilidades não sejam grandes, um coração sincero é suficiente para compensar todas as suas falhas. Lembre-se das minhas palavras, filho, não importa quantas dificuldades enfrente, valorize seu coração de ouro e deixe-o brilhar.”

Tom ouviu as palavras da mãe e balançou a cabeça vigorosamente.

Após enfrentar muitas dificuldades, Tom não apenas encontrou um emprego, como se tornou gerente do departamento administrativo. O papagaio, insatisfeito, foi reclamar ao chefe: “Tom não se formou em uma universidade famosa, não fala idiomas estrangeiros, por que ele merece um cargo tão alto?”

O chefe respondeu calmamente: “É simples, porque ele é um cachorro leal.”

【4. Buda Maitreya】

Quem já visitou um templo sabe que, ao entrar, o primeiro a ser visto é o Buda Maitreya, com um rosto sorridente recebendo os visitantes, enquanto atrás dele está Wei Tuo com uma expressão severa. Mas, segundo a tradição, em tempos muito antigos, eles não estavam no mesmo templo, mas sim governavam templos diferentes.Buda Maitreya é caloroso e alegre, por isso muitas pessoas vão até ele, mas ele não se importa com nada, é descuidado e não administra bem as contas, então continua gastando mais do que recebe. Embora Wei Tuo seja um excelente contador, ele está sempre com o rosto sério, rígido demais, o que faz com que cada vez menos pessoas apareçam, até que o templo acabou ficando sem fiéis.

Quando o Buda percebeu esse problema ao verificar o templo, ele colocou os dois no mesmo templo: Buda Maitreya ficou responsável pelas relações públicas, recebendo os visitantes com um sorriso, e assim o templo prosperou. Wei Tuo, justo e rigoroso, ficou responsável pelas finanças, controlando estritamente. Com a cooperação e divisão de trabalho dos dois, o templo parecia um lugar muito próspero.

Na verdade, segundo a visão de um mestre de talentos, não existem pessoas inúteis. Assim como um mestre de artes marciais pode ferir alguém sem precisar de uma espada rara, apenas usando flores e folhas de forma adequada, o importante é saber como utilizar os recursos disponíveis.

【5. Ouvir mais, falar menos】

Certa vez, um pequeno país veio à China e presenteou o imperador com três estátuas de ouro idênticas, deixando o imperador muito feliz. No entanto, esse pequeno país não era honesto e apresentou um desafio: qual das três estátuas de ouro era a mais valiosa?

O imperador tentou várias maneiras de descobrir, chamando joalheiros para inspecionarem, pesando, examinando os detalhes — todas eram idênticas. O que fazer? Os emissários aguardavam para voltar e dar seu relatório. Um grande país como aquele não poderia ignorar até mesmo um pequeno problema assim, certo?

Por fim, um antigo ministro aposentado disse que tinha uma solução.

O imperador convidou o emissário ao grande salão, e o ministro segurava confiantemente três palhas de arroz, inserindo uma na orelha da primeira estátua, e ela saiu pela outra orelha. Na segunda estátua, a palha saiu imediatamente pela boca, e na terceira, a palha entrou e parou na barriga, sem nenhum som. O ministro disse: "A terceira estátua de ouro é a mais valiosa!" O emissário ficou em silêncio, a resposta estava correta.

Essa história nos mostra que a pessoa mais valiosa nem sempre é a que fala mais. Deus nos deu dois ouvidos e uma boca justamente para ouvirmos mais e falarmos menos. Saber ouvir é a qualidade básica de uma pessoa madura.

【6. Hábitos】

Pai e filho moravam na montanha e todos os dias precisavam levar a carroça de bois para descer a montanha e vender lenha. O pai, mais experiente, conduzia a carroça, enfrentando a estrada íngreme e cheia de curvas, enquanto o filho, com boa visão, sempre lembrava: "Pai, olha a curva!"

Uma vez, o pai não pôde descer a montanha devido a doença, e o filho teve que conduzir a carroça sozinho.Chegando na curva, o boi de jeito nenhum queria virar. O filho tentou de todas as maneiras, desceu do carro, empurrou e puxou, tentou atraí-lo com grama, mas o boi não se mexia.

O que estava acontecendo, afinal? O filho não conseguia entender de jeito nenhum. No final, só havia uma solução: ele olhou para os lados e, vendo que não havia ninguém, aproximou-se da orelha do boi e gritou: “Pai, vire!”

O boi reagiu imediatamente.

O boi vive por reflexo condicionado, enquanto os humanos vivem por hábitos. Uma pessoa bem-sucedida sabe como cultivar bons hábitos para substituir os maus. Quando bons hábitos se acumulam, naturalmente terá uma boa vida.

【7. O Coelho e o Corvo】

Um corvo estava sentado na árvore, sem fazer nada o dia inteiro. Um coelhinho viu o corvo e perguntou: “Posso, como você, passar o dia inteiro sentado aqui sem fazer nada?” O corvo respondeu: “Claro, por que não?” Então, o coelho sentou-se sob a árvore e começou a descansar. De repente, apareceu uma raposa. A raposa pulou sobre o coelho... e o comeu.

A moral desta história é... Para sentar-se sem fazer nada, você deve sentar-se (fazer) muito, muito alto.

【8. O Pássaro e o Estrume de Vaca】

Um passarinho estava voando para o sul para passar o inverno. O tempo estava muito frio, o passarinho congelou e caiu do céu, aterrissando em um grande campo. Enquanto estava deitado no campo, uma vaca se aproximou e fez cocô nele. O passarinho congelado deitou-se na pilha de estrume e descobriu que o estrume era muito quente. O estrume o fez recuperar suas forças lentamente! Ele ficou deitado ali, aquecido e feliz, e logo começou a cantar alegremente. Um gato que passava ouviu o canto do pássaro, se aproximou para investigar. Seguindo o som, o gato encontrou o pássaro escondido no estrume, rapidamente o desenterrou e o comeu!

A moral desta história é:
1. Nem todo aquele que caga em você é seu inimigo.
2. Nem todo aquele que te tira da pilha de estrume é seu amigo.
3. Além disso, quando você estiver profundamente enterrado na merda (em apuros), fique quieto!

【9. A História da Distribuição da Mingau】

Sete pessoas moravam juntas e dividiam todos os dias um grande balde de mingau. O problema era que o mingau nunca era suficiente.

No começo, eles decidiram quem iria distribuir o mingau todos os dias por sorteio, rodando em turnos.Assim, ao longo de cada semana, eles só tinham um dia em que estavam cheios, que era o dia em que distribuíam a papa para si mesmos. Mais tarde, eles começaram a eleger uma pessoa moralmente íntegra para distribuir a papa. O poder gera corrupção, e todos começaram a se esforçar para agradá-la, suborná-la, deixando todo o pequeno grupo em confusão e sombrio, até mesmo a pessoa íntegra se corrompeu. Depois, todos começaram a formar um comitê de três pessoas para distribuir a papa e um comitê de quatro pessoas para avaliação, mas eles frequentemente atacavam uns aos outros, e com tantas discussões, a papa acabava esfriando antes de ser comida. Por fim, encontraram um método: alternar a distribuição da papa, mas quem distribuísse só poderia pegar a última tigela restante depois que todos os outros escolhessem. Para não ficar com a menor parte, cada um tentava distribuir de maneira justa, e mesmo que não ficasse totalmente igual, só restava aceitar. Todos viviam felizes e harmoniosos, e a vida melhorava cada vez mais. Com as mesmas sete pessoas, diferentes sistemas de distribuição geram diferentes atmosferas. Portanto, se uma unidade apresenta maus hábitos de trabalho, certamente é um problema de sistema, certamente é por não haver plena justiça, equidade e transparência, e por não aplicar de forma rigorosa recompensas e punições para diligência e preguiça. Como criar tal sistema é algo que cada líder precisa considerar. 【10. Insignificância】 Durante o período dos Estados Combatentes, o rei Hui de Wei, por causa de violação do tratado por parte do rei Wei de Qi, queria enviar tropas para atacar Qi. Hui Shi, chanceler do reino, para persuadir o rei de Wei a cancelar a ofensiva, trouxe um sábio chamado Dai Jinren da capital. Dai Jinren, ao ver o rei de Wei, perguntou: “O senhor conhece o caracol?” O rei de Wei respondeu: “Conheço.” Dai Jinren disse: “O caracol tem dois tentáculos. No tentáculo da esquerda há um país chamado Chu Shi; no tentáculo da direita há um país chamado Man Shi. Para disputar territórios, os dois países entraram em guerra, e dezenas de milhares morreram; o vencedor perseguiu o outro por quinze dias antes de se retirar para seu acampamento.” O rei de Wei riu, sem levar a sério, dizendo: “Isso não passa de uma história falsa, não?” Dai Jinren respondeu: “Não é falsa, se não acredita, eu posso demonstrar: aos olhos de Vossa Majestade, há limites nos quatro cantos do mundo ou no alto e baixo?” O rei de Wei disse: “Não há limites.” Dai Jinren então perguntou: “Depois que o coração humano viaja pelo universo infinito, ao retornar ao mundo humano, pode-se dizer que o mundo humano se torna tão pequeno que quase não existe?” O rei de Wei respondeu: “Sim.”戴晋人 perguntou em seguida: “Se a vida humana é tão pequena que pode ser considerada insignificante, e o Estado de Wei é apenas um lugar muito pequeno no mundo, a capital é uma parte ainda menor de Wei, e o rei é uma forma ainda menor dentro da capital, então, em comparação com o universo infinito, qual seria a diferença entre ele e o rei do Estado de Man no chifre direito de um caracol?” O rei de Wei respondeu: “Não há diferença alguma.” 戴晋人 se retirou. O rei de Wei parecia ter sido conduzido para o vasto espaço vazio, sem poder ver o mundo humano, muito menos o Estado de Wei, compreendeu a pequenez da vida e do território, sentiu o tédio das guerras e da expansão, percebeu que lutar por vitória e conquista não trazia mais que um pequeno pedaço de terra, e que realmente não tinha grande significado. Então ele elogiou 戴晋人 como um “grande homem”, considerando que ele tinha tal visão, muito além da de um santo. Nota do editor: Histórias motivacionais no trabalho nos ensinam que todos os ganhos e perdas no ambiente profissional são insignificantes; ninguém, ao morrer, se arrepende de não ter passado mais tempo no escritório. Buscar prazer, paz e felicidade é, de fato, o mais importante na vida de uma pessoa.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Olhando para a esposa do dono do prédio nos meus braços, que estava adormecendo profundamente, eu suavemente levantei o lençol, vesti minhas roupas, e o rosto da esposa do dono do prédio ainda mostrava um sorriso de felicidade e satisfação. Eu soltei um leve suspiro e me preparei para sair. “Valente, qual é o seu nome?” Uma voz feminina perguntou atrás de mim. Suspiro, ainda a acordei. Vi a bela jovem com o corpo levemente virado de lado, o braço branco apoiando-se fraco, os olhos cheios de lágrimas cristalinas, me olhando com súplica. Ajustei o lenço vermelho no corpo, lembrando-me dos ensinamentos do Presidente Mao: levar felicidade ao povo, não se preocupar com ganhos pessoais, e sempre colocar os interesses do povo em primeiro lugar! Eu estremeçi de coragem e disse: “Lei Feng!”. A esposa do dono do prédio saltou de uma vez só, ignorando completamente seu corpo frágil e tímido, e correu loucamente em minha direção, abraçando minhas pernas, olhando para mim com expectativa: “Quando poderemos nos ver de novo?” Suspirei profundamente, olhei para o céu com compaixão em 45 graus, e meu coração se entristeceu, dizendo: “Quando o dono do prédio postar outro desses tópicos idiotas!”
O autor do post copiou muito bem.
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta