(8)Não vou mais brincar com os líderes Pouco tempo depois, Han Sui novamente uniu forças com Ma Teng, voltou a atacar, ainda sob o alto nome de “limpar a corte”. Mas Dong Zhuo era extremamente formidável, e mais uma vez derrotou os dois. As boas notícias chegaram à corte, e então a corte realizou uma reunião de celebração e homenagem. Na reunião, líderes de vários níveis discursaram, dizendo: “A rebelião nas fronteiras já começa a mostrar sinais, seja Han Sui ou Ma Teng, ambos não passam de grãos de arroz, sem brilho a exibir. Mas o problema é que este Dong Zhuo é completamente inaceitável. Hoje vence uma batalha, amanhã conquista um feito militar, e a corte deve, pelo menos, demonstrar algum reconhecimento, certo? Mas este cara não para de acumular méritos militares, nos obrigando a recompensá-lo continuamente, toda a prata vai toda para ele, então, o que vamos comer nós? Não podemos mais deixar Dong Zhuo agir assim; se continuar, o país ficará em perigo! Todos clamaram em voz alta. Mas o que fazer para acabar com as travessuras de Dong Zhuo? Todos pensaram em conjunto, davam ideias e tentativas, e finalmente decidiram usar o método que funcionou com Cao Cao, promovendo-o formalmente, mas diminuindo-o secretamente, retirando-lhe o controle militar. Sem o comando militar, não acredito que Dong Zhuo ainda teria coragem de conquistar feitos militares. Os registros históricos dizem que a influência de Dong Zhuo crescia a cada dia e que ele já não obedecia mais ao controle da corte. Para lidar com ele, a corte transferiu-o para o cargo de Shaofu, tentando assim retirar seu poder militar. Então, o que exatamente era o cargo de Shaofu? Shaofu começou no período dos Estados Combatentes, continuou durante Qin e Han, sendo um dos Nove Ministros. Responsável pelos impostos das montanhas, mares e terras pantanosas, assim como pela manufatura das oficinas reais, sendo o tesouro privado do imperador… Este cargo era semelhante ao atual Diretor Geral da Administração Tributária e Industrial do país. O emissário imperial entregou o decreto e partiu, e veio a resposta de Dong Zhuo. Na carta, Dong Zhuo disse: “Estimados líderes de todos os níveis, ao receber a nova nomeação, sinto-me cheio de energia, enrolo o colchonete e me preparo para partir. Decidi em meu coração que não desapontarei a confiança dos líderes e vou me esforçar no novo cargo, conquistando novamente grandes feitos. Mas quando estava prestes a sair, os soldados se colocaram diante de mim, cada um chorando como uma criança, dizendo: o governo atrasou os salários dos soldados, ainda não pagos, e os mantimentos, por causa de rotas interrompidas, nunca chegaram. Agora os soldados e suas famílias estão tão famintos que o coração deles parece grudar nas costas, a ponto de ficarem desmaiando de fome. Enquanto lamentavam, agarravam a barra do meu casaco, impedindo-me de assumir o cargo.”Estimados líderes de todos os níveis, eu, Dong Zhuo, sempre executarei qualquer ordem que receba sem nenhum desconto. Antes de cumprir as ordens, vou primeiro confortar esses soldados que estão prestes a morrer de fome; depois de acalmá-los, certamente irei, não faltem..."
Todos leram a resposta de Dong Zhuo repetidas vezes: o que significa? O que Dong Zhuo quis dizer com isso?
O que mais poderia significar? Dong Zhuo não quer mais brincar com os líderes de todos os níveis! Mas por quê?
Ele não é mais aquele jovem impulsivo, de cabeça simples, que matava o boi de arado para receber convidados; ele também não é mais aquele militar apaixonado que distribuía integralmente as recompensas do império aos soldados sem pegar um centavo para si. Naquela época, Dong Zhuo era extraordinariamente simples. E a razão de sua simplicidade era que ele era jovem, ele podia se dar ao luxo de perder!
Quando ele matou o único boi de arado de casa, não imaginava que os corajosos guerreiros Qiang fossem imediatamente retribuir com milhares de animais. Quando ele distribuiu toda a seda concedida pelo império aos soldados, também não necessariamente esperava retorno imediato. Naquela época, ele era jovem e possuía grandes habilidades marciais, tinha juventude suficiente para gastar. Por isso ele era franco e altruísta.
Agora, porém, o custo de sua vida já foi quase totalmente pago, e o envelhecimento inevitável o alcançou. A diminuição da força física fez suas habilidades ágeis se tornarem cada vez mais limitadas. Agora, seu único capital é o poder que tem nas mãos, ou seja, o exército de ferro e sangue que está disposto a obedecer suas ordens.
Se ele entregasse o comando militar que possui, então o que Dong Zhuo ainda restaria?
Nada!
Os jovens não podem perder porque não conhecem sua própria juventude. Mas os velhos não podem perder porque conhecem seu próprio envelhecimento.
Dong Zhuo não é mais o Dong Zhuo de antes, enquanto o império ainda é o império de antes.
Esse contraste de percepção fará a história trilhar um caminho inevitável.
Desobedecer!
Mudando-se para Hedong, Dong Zhuo observa calmamente as mudanças políticas e aguarda seu próprio domínio!
【Repostagem】A Biografia de Dong Zhuo dos Três Reinos (Capítulo Oito)
Respostas (1)
Eliminar respostas zero………
— Todas as respostas carregadas —