Essência 《O mar é o céu invertido》 / Xia Qixi

O pôster original: Xiao Heipi@Chocolate Doudou Visualizações: 208 Respostas: 2 Publicado em: 2012-12-20 07:43:14
Este artigo é do livro 《Eu e seu livro esquecido do riso》.

Muito tempo depois, quando cheguei a Dalian, finalmente vi aquele mar azul profundo.

O mar azul refletia o céu, e o céu refletia o mar; o Palácio Vermelho e as árvores verdes se apoiavam mutuamente. No horizonte, grupos de gaivotas voavam em círculos e chamavam baixo; na praia dourada, as pessoas vinham e iam, muito animado. Ninguém notaria uma garota com grandes óculos de sol cor de chá parada à beira-mar, então ninguém percebeu os meus olhos cheios de lágrimas atrás dos óculos.

Eu pensei que se Su Nianle visse tudo isso, ele provavelmente riria de mim, dizendo: "Ruan Tianlan, se você é feia, não chore, fica ainda mais assustador." Mas agora, com tanta pureza ao redor, nada podia superar aquele sorriso claro. Mas, mas, querido Su Nianle, cheguei à cidade onde você está, mas não vejo sua silhueta. Querido, querido, onde você está?

(1) O galo altivo e o macaquinho inteligente

Em 1999, eu ainda estudava em uma pequena cidade, onde não havia mar, nem prédios altos; ao levantar a cabeça, podia-se ver o céu sem fim.

Se agora eu ainda pudesse ver um céu tão azul, certamente olharia para cima frequentemente, para as nuvens, os pássaros que voam e a saudade infinita.

Mas naquela época eu ainda não entendia a palavra tristeza, então não tinha oportunidade de levantar a cabeça para chorar até o rosto molhado.

Todos os dias, apenas fugíamos da aula com Su Nianle para ir à sala de jogos. Hábil em jogar as moedas nos fliperamas, depois segurava o joystick com uma mão e apertava os botões do bonequinho do jogo com a outra, lutando ferozmente contra o bonequinho de Su Nianle. No final, sempre acabava com a minha vitória, e no caminho de volta para casa, Su Nianle gritava de forma exagerada: "Ruan Tianlan, você ainda é mulher?"

Eu olhava de esguelha: "Seu homem grosseiro, pare de ficar me chamando de mulher, minha aparência pode não ser perfeita por causa da idade, mas sou uma garota, uma garota!"

Su Nianle fez um som de desdém: "Garota? Essa palavra não combina com você." Olhando para o lado para aquele Su Nianle, pervertido e provocador, de repente me lembrei de nosso encontro alguns anos antes.

Naquela época, eu tinha cerca de quatro ou cinco anos, ainda era uma garotinha de vestido rosa e boca gulosa, corpo frágil, pele cor de trigo, frequentemente limpava o nariz com o próprio vestido rosa. Gostava de seguir um grupo de meninos nos becos e aprontar travessuras, fazendo a confusão nas casas dos vizinhos.Naquele dia, um tio da cidade me trouxe uma caixa de gotas de chocolate — uma caixa transparente, feijão de chocolate colorido que me deslumbrou. Eu a abracei animada e não queria comer. À noite, abracei a caixa e adormeci, como se estivesse dormindo em um arco-íris. No dia seguinte, onde quer que eu fosse, sempre carregava a caixa comigo, o que atraía muitos olhares curiosos. Eu a exibi com ousadia e fechei a caixa pouco antes das crianças estenderem as mãos. Então, depois da escola, fui parado por um grupo de colegas e me pediram para dividir algumas gotas de chocolate. Naquela época, eu não entendia o princípio de 'os muitos intimidam os poucos'. Pensei, já que normalmente faço todo tipo de travessura, por que eu teria medo deles? Então olhei para eles com orgulho e desprezo, recusando-me a compartilhar os grãos de chocolate. Talvez meu orgulho tenha irritado eles, e eles correram para pegá-la. Agarrei firme à caixa, mas em menor número, alguém a abriu, e os grãos de chocolate coloridos saltaram e se espalharam pelo chão. As outras crianças correram, pegaram alguns e depois se dispersaram, me deixando parado ali como um bobo. Vendo alguns grãos de chocolate sujos no chão, caminhei devagar e os peguei, jogando-os na boca. Naquele momento, Su Nianle apareceu. Ele usava uma camisa branca e uma gravata pequena, e seus sapatos de couro estavam engraxados até a borda. Ele olhou para mim de cima e disse com voz abafada: "Você não sabe que não come comida que vem com ele?" Naquela época, eu nem conseguia recitar 'ganso, ganso, ganso', então as palavras profundas de Su Nianle foram como falar além de um pato. Eu olhei para ele com um olhar que dizia: 'Você é um idiota', então peguei o balão e coloquei na boca para mastigar. Ele ficou ansioso e correu até mim, afastou minha mão, dizendo que já estava suja. Olhei furiosamente para um garoto que apareceu do nada, esfregando minhas mãos para lutar até a morte, mas o próximo movimento dele me fez desligar. Ele remexeu no bolso, depois estendeu a mão e encontrou dois doces lindamente embalados na palma da mão—um com um galinho arrogante, e o outro um macaco esperto. Sem hesitar, estendi a mão, abri a embalagem e coloquei o doce na boca. Ele inclinou a cabeça e olhou para mim, dizendo: "Irmãozinho, não use mais saias rosas. Essas são para meninas."Originalmente, eu estava comendo animadamente, mas ao ouvir isso, raivosa estendi a mão e o empurrei, depois dei um chute nele e virei para correr.
Maldito, embora eu sempre tenha sido cabeça-dura, pelo menos com essa aparência delicada, qualquer um veria que eu sou uma garota!||(2) Será que o professor errou seu gênero?
Todos dizem que as memórias da infância são as mais vagas. Mas claramente essa frase não se aplica a Su Nianle. Na segunda vez que o encontrei, estava no primeiro ano do ensino médio, e minha mãe havia mudado de emprego, então me transferiu para um colégio próximo ao local de trabalho dela, para facilitar me buscar após as aulas.
Mas eu nunca soube que esse dia seria o início do meu infortúnio. No primeiro dia de aula, fiquei quietinha ao pé da lousa me apresentando, e então me curvar. O professor, apontando aleatoriamente, disse: ‘Sente-se ao lado de Nianle, ele é o monitor, pode te ajudar bastante.'
Peguei minha pequena mochila e fui até a cadeira indicada. Assim que me sentei, vi o garoto ao lado virar a cabeça, mostrar um sorriso com dentes brancos e dizer de maneira sinistra: ‘Irmãozinho, tudo bem?'
Fiquei boquiaberta olhando para ele, e por fim arregalei os olhos lentamente. Minha mão tremeu, e o frasco de tinta que eu segurava caiu com um 'toum', espalhando tinta azul pela calça das pessoas ao redor. Porém, ao redor só havia eu e esse tal Su Nianle. Eu vestia shorts até o joelho, ele calça branca e sapatos pretos. Eu só precisei lavar um pouco a perna, então, claramente, ele foi o único prejudicado. A calça branca ficou toda manchada e confusa.
Depois, Su Nianle olhou para mim com desdém, com uma expressão de ‘não deveria me compensar pela calça?'
Eu apenas pisquei inocentemente e olhei para o céu. Estou de boba? Compensar ele por uma calça daria para eu comer centenas de espetinhos. E quem mandou ele me assustar de forma tão persistente?
Ele viu que eu não tinha nenhum remorso, fingiu suspirar: ‘Ah, deixa pra lá, pelo visto você ainda é o irmãozinho, te perdoo.'
Cinco anos depois, ao ouvir essa frase novamente, minha raiva não diminuiu e gritei alto: ‘Quem é o irmãozinho? Eu sou uma mulher!'
Su Nianle deve ter ficado assombrado com a minha força, então ficou parado me olhando por um tempo, depois começou a sorrir, rir alto, e por fim, riu a ponto de se entregar ao riso, apontando para mim: ‘Haha, diga… diga, de que jeito você parece uma mulher?'…… Gritei, fiquei frustrado, furioso. Mesmo que quatro anos depois eu ainda fosse baixo e teimoso, com minha beleza deslumbrante, como eu poderia me chamar de cara? Rapidamente tirei minha carteira de estudante da minha bolsa e a joguei na frente dele, olhando de lado para ele. Hmph, olhe bem. Su Nianle ficou olhando para minha carteira de estudante por um longo tempo, depois a guardou cuidadosamente e a devolveu para mim. Ele me olhou de cima a baixo por um tempo, mas eu olhei arrogante para o céu, ignorando-o. Finalmente, ele disse cautelosamente: 'O professor digitou errado seu gênero?' …… Senti que isso foi um grande golpe para mim, então a partir daí comecei a deixar meu cabelo crescer. Durante todo o verão, meu cabelo cresceu como grama selvagem, e finalmente usei saias longas e fiz laços como garotas da minha idade. Ainda me lembro do dia em que fiquei na frente de Su Nianle, e ele me olhou chocado e disse: "Eu estava errado, realmente errado. Admito que você é mulher." Hmph, eu sabia que minha beleza podia intimidá-lo. Mas naquela época, Su Nianle e eu já éramos muito próximos. Por sermos colegas de mesa, costumávamos jogar gomoku ou cartas juntos na aula, e depois da escola íamos juntos ao fliperama. Toda vez, minha pequena figura esmagava a figura dele em pedaços, e depois de matá-lo, eu pisava nele mais algumas vezes. Su Nianle me olhou de lado, "Nunca vi uma mulher como você, chicoteando o cadáver de um morto—sem piedade alguma." Retrucei com dente por dente e disse: "Se eu for gentil com você, ainda tenho uma saída?" Embora Su Nianle sempre tenha sido derrotada por mim nos jogos, essa gênio de cinco anos que conseguia dizer "Não como o que vem comigo" ainda tinha um nome tão alto quanto um tablet e estava em primeiro lugar no quadro vermelho. Enquanto minhas habilidades nos jogos eram perfeitas, minhas notas nas provas eram exatamente o oposto, caindo como uma queda livre. Quando minha mãe viu meu boletim, seu rosto escureceu dia após dia. Finalmente, um dia ela não conseguiu evitar pegar uma vassoura e gritar: "Ruan Tianlan...... Assim que vi minha mãe com uma cara feroz, puxei imediatamente Su Nianle, que me tinha levado para casa, para se esconder atrás dele. Su Nian me lançou um olhar de desprezo, como quem diz: 'Você normalmente não é bem bom para chicotear cadáveres? Para onde foi essa coragem?'Eu revirei os olhos e não dei atenção a ele. Ele virou-se e olhou para minha mãe com um sorriso nos olhos, entregando o boletim em mãos e disse: Tia, eu sou colega da Tianlan, posso ajudá-la com os estudos no futuro.

Quando minha mãe viu a nota máxima no boletim de Su Nianle, imediatamente ficou radiante de felicidade e o deixou entrar em casa, muito carinhosamente.

Desde que minha mãe viu o desempenho impressionante e o comportamento obediente de Su Nianle, por mais que eu reclamasse, minha mãe não me dava atenção, dizendo que queria que Nianle me ajudasse, mas na verdade, era para ele me vigiar.

Nos dias seguintes, Su Nianle e eu íamos menos à sala de jogos, porque ele aceitou a grande responsabilidade que minha mãe lhe deu. Todos os dias após a aula, ele vinha à minha casa para me dar aulas de reforço, porque dizia que tinha medo de eu não passar para o segundo ano, e depois ninguém ia mais jogar com ele. Eu sempre olhava para ele com ressentimento e dizia: com a minha inteligência, como eu não conseguiria passar nos exames?

Então por que você sempre não passa nos exames?

…|| (Três) O mar é um céu invertido

Após dias de dificuldades, finalmente consegui, não desapontando ninguém, passar no limite de aprovação para o segundo ano. Embora o nome de Su Nianle ainda estivesse em primeiro lugar na lista, e o meu no último lugar, isso não impediu minha empolgação, provando que eu podia novamente curtir e me divertir com Su Nianle à vontade.

Acredito que as maiores coisas do segundo ano foram duas: primeiro, Su Nianle se apaixonou secretamente por uma garota, e essa garota era tão bonita que até eu, que me considerava uma beleza de arrancar suspiros, me sentia inferior na frente dela. A segunda coisa foi que, naquele ano, tivemos contato com computadores. Su Nianle usava para jogar, mas eu usei para ter um romance virtual épico e legítimo.

Todos os dias, após a aula, Su Nianle me arrastava silenciosamente para seguir aquela garota, até que a víssemos entrar em casa. Por causa disso, olhei para ele muitas vezes com desprezo, mas ele completamente me ignorava, e eu só podia fazer nada.

Porque depois eu precisava pedir algo a ele: que mentisse para minha mãe sobre me ajudar com o estudo, para depois irmos juntos à lan house.

Su Nianle também desprezava meu comportamento, mas não era tão reservado quanto eu; ele era muito sarcástico. Ele disse: Não imaginei que você, Ruan Tianlan, gostasse de homens mais velhos, que absurdo, você não tem medo de ser enganada.

Eu, enquanto digitava rapidamente no teclado, lancei-lhe um olhar diagonal e disse: Isso é da sua conta?

Acho que Su Nianle só dizia que a uva estava azeda porque não podia alcançá-la; ele não teve coragem de se declarar e ficava com inveja de me ver feliz.Song Lanhai não é uma pessoa má; ele é gentil e atencioso, amável e calmo. Além disso, ele estuda na Universidade Marítima, numa cidade bonita chamada Qingdao. Ele disse que essa cidade tem lindas luzes de neon, um sol brilhante, e, o mais importante, um mar puro. Por fim, ele sempre dizia: Tianlan, quando você crescer, precisa me visitar, eu vou te levar para ver o mar.

Naquela época, eu só conhecia o mar pela TV e pela internet, então tinha muito desejo de conhecê-lo. Eu sempre perguntava a Song Lanhai: Lanhai, Lanhai, o mar é realmente tão magnífico?

Ele dizia: Tianlan, o mar... é como o céu invertido.

Desde então, quando não tinha nada para fazer, eu sempre olhava para o céu infinito imaginando como seria o mar, imaginando a aparência de Song Lanhai. Ele deve ter um rosto límpido, olhos profundos como o mar, e ele ficaria melhor do que qualquer outra pessoa vestindo o uniforme azul da marinha.

Eu teimosamente acreditava que nosso encontro foi um destino do céu, porque o meu nome tem um 'Tian' e o dele tem um 'Hai'. O mar é o céu invertido, isso realmente é a frase mais maravilhosa do mundo.

Su Nianle só percebeu de verdade que eu estava realmente em um romance virtual no nono ano. No dia do meu aniversário, recebi um pacote de Qingdao, com mais de um metro de altura. Quem na escola secundária vai receber um presente tão grande? Então, quando recebi o pacote, até o professor ficou surpreso. Os colegas de classe cercaram-me com curiosidade, tagarelando.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Teto.
principal. .
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta