\Este artigo foi adaptado de 《Eu e seu livro do riso esquecido》\.\(Quatro) Então, aquelas injustiças, acumuladas no coração por tanto tempo, por tanto tempo. No último ano do ensino fundamental, eu já raramente ia ao fliperama com Su Nianle. Além de ocasionalmente acessar a internet para conversar com Song Lanhai, passava a maior parte do tempo lendo, escrevendo cartas, e às vezes ainda puxava Su Nianle para me dar aulas particulares. Ele me olhava como se eu fosse um alienígena. Eu lhe disse que eu, Ruan Tianlan, era uma garota ambiciosa, e que com certeza iria passar em um bom colégio, e depois num bom universidade em Qingdao, assim estaria mais perto de Song Lanhai. Su Nianle me olhou, já passando da dor intensa inicial para a insensibilidade agora, e lançou duas palavras sem expressão: imaturo. Mas ele ainda me ajudava nas aulas particulares, porque quando dava aulas para Du Mingwei, eu me intrometia teimosamente para assistir. Du Mingwei era a linda garota que Su Nianle e eu seguimos juntos depois da escola. Eu disse: Su Nianle, você é esperto, hein, quando foi que você, sem eu perceber, começou a se aproximar dela. Su Nianle apenas olhou para mim e respondeu na mesma moeda. No entanto, o exame de admissão me deixou sem tempo para provocar Su Nianle. Quando os resultados saíram, para o espanto de todos, entrei na lista dos dez melhores da minha turma. Embora Su Nianle ainda fosse imutavelmente o primeiro. Eu realmente desconfiava que a cabeça dele fosse um computador. Mas junto com isso, também veio Du Mingwei. Depois de entrar no ensino médio, Du Mingwei ficou ainda mais bonita. Ter um garoto ao lado dela era uma felicidade; estar ao lado dela para uma garota exigia coragem extraordinária. Havia uma penca de garotos atrás dela, mas Du Mingwei era muito fiel, e todos os dias após a escola só andava comigo e com Su Nianle. Não sei quando, Su Nianle cresceu de repente, e, desde pequeno, sempre foi bonito e se vestia de forma limpa. Agora, vestindo uma simples camisa branca, parecia um príncipe. Comparada a ele, sentia-me como uma marmota toda desleixada. Então, nos dias seguintes, passei a voltar para casa menos com eles, sempre arrumando desculpas. Era visível que Du Mingwei estava feliz com isso. Eu sabia que ela já estava cansada de eu ser uma ponte entre ela e Su Nianle. Por causa da boa educação que ela recebeu, mesmo estando zangada, nunca falou sobre o assunto. Mas o olhar que ela me lançava sempre carregava tristeza. Afinal, ela era uma garota bonita, ainda mais bonita do que eu; mas aquele olhar cheio de tristeza, mesmo que parecesse melancólico, ainda fazia meu coração doer.Não sei se Su Nianle sentia algum carinho, de qualquer forma, todas as vezes ele apenas me dizia casualmente “não volte muito tarde para casa” e então se virava e ia embora com Du Mingwei. Na verdade, eu preciso admitir que, ao ver os dois juntos, sentia uma estranha sensação de perda.
No Q, reclamei para Song Lanhai, dizendo que pelo menos, para continuar indo à sala de jogos com aquele garoto, eu havia estudado noite e dia durante o exame de admissão ao ensino médio. Agora ele estava bem à vontade, esquecendo a amizade por causa de uma garota, traindo a confiança.
Depois de reclamar, de repente me senti assustada. E agora, agora, eu reclamei demais para Song Lanhai, ele com certeza vai me achar uma pequena ranzinza. Do outro lado da tela, Song Lanhai parecia entender exatamente o que eu pensava e me acalmou: "Ouvindo você falar sobre as coisas ao seu redor, eu cada vez mais ache você adorável."
Então, na janela de chat, apareceu outra mensagem: "Tianlan, realmente quero te ver."
Nesse instante, meu coração disparou, e tomei uma decisão que me assustou: decidi ir ver Song Lanhai.
Quando contei isso a Su Nianle, ele gritou comigo como um pequeno leão, em uma sequência de palavras rápidas: "Ruan Tianlan, você está louca? Um namoro pela internet já seria suficiente, e agora ainda vai correndo para vê-lo! Ele está na universidade, e você ainda no ensino médio, o que você pensa que está fazendo?"
Não esperava que Su Nianle reagisse tão fortemente, e respondi de volta sem me intimidar: "O que você tem a ver? Fazer o que eu quiser é problema meu, apenas não se meta na frente da minha mãe!"
"Impossível. Eu certamente vou contar à tia." Su Nianle me olhou zangado e então puxou Du Mingwei para ir embora.
Eu fiquei parada frustrada, de repente me senti injustiçada. Su Nianle é realmente irritante, ele sempre tem companhia e nunca se importa com meus sentimentos. Ele e Du Mingwei vivem como deuses, enquanto eu estou sempre sozinha. Eu queria ir ver quem eu gostava, mas fui repreendida, e quanto mais eu pensava, mais injustiçada me sentia, então acabei ficando ali, em pé, chorando alto.
|| (Cinco) Crescer é uma dor do coração ingênuo
Xu Jinnian disse: "Ruan Tianlan, nunca vi uma garota chorar tão intensamente na rua como você."
Como éramos da mesma classe, eu conhecia Xu Jinnian. Ele era um aluno que repetia de ano, sem interesse nos estudos, passava o dia bebendo, brigando, fumando e paquerando garotas. Mas, por ser bonito, não faltavam meninas que se encantavam por ele.Aquele dia ele passou por mim com um grupo de irmãos mais novos e disse isso. Virei a cabeça, com os olhos marejados de lágrimas, olhando para ele, e abri a boca chorando ainda mais alto.
Ele me olhou sem saber o que fazer e disse: "Bem, hoje você me dá azar, pare de chorar, está só envergonhando os colegas de classe. Vamos, eu pago para você comer algo."
Pare imediatamente de chorar, virei para ele e sorri de forma conciliadora, dizendo: "Sério? Então vamos para aquele restaurante ocidental de Misha fora da escola."
Xu Jinnian levantou as sobrancelhas e olhou para mim, dizendo: "Realmente, as mulheres mudam de humor mais rápido do que viram páginas de livro."
Mas ele, indiferente, deu de ombros e disse: "Vamos." Só mais tarde eu percebi que, embora aquele restaurante fosse caro aos olhos de nós estudantes, para Xu Jinnian, que tinha crescido com a colher de ouro na boca, não era nada.
Também foi depois daquela vez que comemos juntos que comecei a ficar mais próxima de Xu Jinnian. Na verdade, ele não era tão assustador quanto diziam; era bastante fácil de se conviver, seu comportamento e fala eram muito adequados, não é à toa que aquelas meninas suspiravam por ele.
Mas desde que tive um desentendimento com Su Nianle, parei de falar com ele. Ele e Du Mingwei continuavam de mãos dadas indo e voltando da escola, sem que eu estivesse por perto; o casal parecia ainda mais harmonioso. Embora eu me sentisse irritada e desprezasse silenciosamente, pelo menos guardava isso só para mim.
No entanto, mesmo assim, não conseguia ficar em paz.
Depois da escola, enrolava até que todos fossem embora e só então, carregando a mochila, ia embora desanimada. Assim que saí do portão da escola, vi Du Mingwei parada ali, altiva, sem Su Nianle ao lado. Abri a boca para perguntar para onde ele tinha ido, mas lembrando do que aconteceu antes, fechei a boca. Acenei para ela e estava prestes a passar, mas ela agarrou meu colarinho, rindo friamente: "Ruan Tianlan, você realmente tem coragem, internauta, rebelde, com fome e sem escolher?"
Olhando para a Du Mingwei diferente de sempre, percebi sua maldade gratuita e disse indiferente: "O que é meu não é da sua conta, solte-me."
Ela não soltou, e me olhou provocativa. Só de pensar na felicidade deles, já me deixava irritada. Por que ainda provocariam eu? Uma onda de raiva subiu à minha cabeça, puxei o colarinho com força e empurrei Du Mingwei, então ela caiu no chão mole como uma boneca de pano.Naquele momento, de repente ouvi uma voz familiar atrás de mim gritando "Mingwei" enquanto se aproximava correndo. Eu me virei e vi os olhos de Su Nianle me encarando com raiva. Ele disse: "Ruan Tianlan, você achou necessário fazer isso? Mingwei se preocupa tanto com você e você ainda a trata assim. Como você pôde se tornar tão odiável seguindo pequenos delinquentes?"
Fiquei parado, ouvindo Su Nianle me culpar frase por frase, sentindo uma dor que me atravessava o coração. As lágrimas subiram instantaneamente aos meus olhos, e eu levantei a cabeça tentando não deixá-las cair. Nesse momento, senti um abraço acolhedor por trás que me virou, aproximando meu rosto do peito dele, e sussurrei baixinho enquanto as lágrimas caíam.
Naquele instante, encostada naquele peito desconhecido, senti uma tranquilidade tão grande, e as lágrimas caíam com as palavras dele.
Xu Jinnian apenas me abraçou, nem humilde nem arrogante, como uma promessa e também como demonstração, dizendo: "Vou cuidar bem de Tianlan". Em seguida, me envolveu em seus braços e partiu. Eu abaixei a cabeça, sem olhar para Su Nianle, sem saber se ele estaria muito desapontado comigo.
Crescer é realmente uma dor da inocência. Pode fazer duas pessoas tão próximas seguirem caminhos totalmente opostos.
(Seis) Fui de avião para o litoral procurá-lo, sem chorar mais, lolita
Foi depois do exame final do segundo ano do ensino médio que eu disse a Xu Jinnian que precisava ir ver Song Lanhai.
Xu Jinnian olhou para mim, com um olhar calmo, mas firme, e disse: "Tudo bem, Tianlan, vou organizar tudo para você."
Foi Xu Jinnian quem comprou meu bilhete de avião, quem organizou as meninas para convencer minha mãe dizendo apenas que íamos nos divertir, e também quem me acompanhou até o avião.
Tudo parecia estar indo bem, mas quando o avião estava a trinta mil pés no ar, de repente eu quis chorar, porque percebi que sentia falta de Su Nianle, sentia falta dele que sempre esteve ao meu lado todos esses anos, sentia falta de seu sorriso e suas broncas, da sua gentileza e cuidado, do carinho e da dor que ele me deu.
Qingdao é uma cidade muito bonita. Assim que saí do aeroporto, vi um garoto de camisa azul segurando uma placa com meu nome, Tianlan. Ele era tão simpático quanto eu imaginava, com o rosto claro e expressão animada.
Mas, naquele instante, toda a excitação de antes de vê-lo desapareceu de repente, como se eu estivesse encontrando um amigo comum. E de repente, percebi, que Song Lanhai sempre foi uma espécie de refúgio para mim, onde eu descarregava minhas frustrações da vida real e depositava minhas expectativas positivas nele.Mas quando finalmente vi tudo claramente, não estava infeliz; pelo menos, finalmente entendi meu próprio coração.
Corri até ele e sorri, ele segurou minha mão e disse: Tianlan, você é tão adorável quanto eu imaginava. Então estendeu a mão e bagunçou meu cabelo.
Ele me levou para comer, bebendo mingau doce, ele disse: Eu reservei um hotel, depois de comer você descansa primeiro, e amanhã eu te levo para ver o mar.
Olhei para os olhos calorosos dele, mordi o lábio e disse hesitante: Lan Hai-ge, eu quero... eu quero voltar para casa, ainda tenho algumas coisas para resolver.
Song Lanhai me olhou sem entender, e disse: Então vamos voltar amanhã.
Respondi suavemente, mas com teimosia: Não, você vai comigo comprar as passagens depois de comer. Desculpe, Lan Hai-ge, quando tiver tempo eu vou te visitar de novo.
Song Lanhai olhou para mim sem jeito, suspirou e disse: Está bem. Então olhou maliciosamente para mim e disse: É por causa daquele garoto chamado Su Nianle?
Meu rosto ficou vermelho de repente. Song Lanhai bateu no meu ombro brincando: Finalmente esperei você vir, quem diria que você foi para Qingdao e ainda só tem olhos para ele. Hahaha.
Foi naquela noite que reservei passagens de volta. No aeroporto, Song Lanhai me abraçou e disse: Talvez nunca nos vejamos de novo, mas eu vou me lembrar de você, Tianlan.
No fim da noite, voltei para a pequena cidade, liguei animadamente para Su Nianle, mas o telefone dele estava sempre fora de área. Insisti em ligar várias vezes e fiquei frustrada cada vez. No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa.
Até que na noite seguinte, ele apareceu na minha frente com Du Mingwei, gritando para mim: Ruan Tianlan, você está louca? Você foi sozinha para Qingdao, sua cabeça bateu na porta? E se acontecesse alguma coisa, o que você faria?
Vendo o rosto preocupado dele, sorri de forma fria e disse: Quando eu fui, você não se importou, e só agora, depois de dois dias, vem fingindo preocupação para se mostrar? Poupe-me.
Depois de falar isso, vi o rosto de Su Nianle ficar vermelho e branco alternadamente. Ele parecia controlar uma grande raiva, depois olhou para mim friamente, pegou Du Mingwei e se afastou.
Agachei-me, com lágrimas caindo entre meus dedos. Su Nianle, já perdi a conta de quantas vezes você e Du Mingwei se afastaram de mim juntos, até de costas parecendo um casal perfeito. Que desamparo, que tristeza.Sinto que, todos esses anos, fui como um vaga-lume que não sabe falar, incapaz de se comunicar e de chamar sua atenção, então me esforço, me esforço até me consumir, para me tornar transparente e brilhante, e então usar aquele pequeno brilho para atrair sua atenção.
Mas, querido Su Nianle, por que você nunca consegue me ver?||(Sete) Mesmo que seja ilusão própria, ainda é o futuro
Quando Xu Jinnian soube que eu havia voltado, levou algumas pessoas para me levar a comer, dizendo que era para me comemorar. Eu disse: “Para comemorar o quê, sem começo nem fim?”
Ele disse: “Eu pensei que você tinha ido ver seu namorado com sucesso.”
Eu disse: “Ah, chega, isso é meu irmão, entende? Meu irmão! Minha irmã ainda está solteira.”
Xu Jinnian segurou minha mão e disse: “Ótimo, então, quer considerar ser minha namorada?”
Eu disse: “Ah, para, que piada internacional é essa?”
Ele de repente olhou para mim seriamente e disse: “Estou falando sério, pelo menos, eu vou te proteger para que não se machuque.”
Eu olhei para ele, mordi os lábios e disse: “Deixe-me pensar um pouco.”
No dia seguinte, aceitei Xu Jinnian. Porque eu não queria mais ver Su Nianle feliz com outra pessoa, enquanto eu permanecia sozinha.
Queria ficar com Xu Jinnian, pelo menos para que minha vida com ele parecesse perfeita para os outros. Mesmo que seja ilusão própria, ainda é o futuro.
O último ano do ensino médio é muito ocupado, mas também muito gratificante, pelo menos não me deixará pensar demais sobre essas coisas pequenas. Xu Jinnian também foi muito bom comigo, os pais dele queriam que ele fosse direto para o exterior. Ele disse: