Este texto é retirado de "O Livro do Esquecimento das Nossas Risadas".
(8) Querido Senhor Baleia, você está bem?
Acho que talvez nos últimos anos eu tenha me esforçado demais para amar e odiar, a ponto de me tornar algo indiferente nos anos seguintes. Eu e Xu Jinnian, como todos os casais, nos dávamos as mãos, nos abraçávamos e nos beijávamos, como todos os casais, também conhecemos nossas famílias no segundo ano da faculdade. Os pais dele ficaram razoavelmente satisfeitos comigo, até desejaram que nos comprometêssemos primeiro. Eu também não tinha objeções, achava que esse tipo de vida, embora simples, me dava tranquilidade. Não haveria mais grandes decepções ou sofrimentos. E nos anos em que passamos juntos, Xu Jinnian realmente, como ele disse, não me causou nenhum dano. Eu sinto que com Xu Jinnian o que tenho é aquele tipo de sentimento que surge antes do amor, mas tudo isso é tão perfeito, não é?
Se, se não houvesse notícias de Su Nianle.
Foi no verão do meu terceiro ano, quando voltei de Nanjing para casa. Encontrei Du Mingwei na rua, ela vestia um vestido branco, com a pele clara e delicada, magra e frágil. Mais bonita do que alguns anos atrás. Ela me olhou, atônita; eu acenei levemente com a cabeça para ela, querendo passar tranquilamente, mas de repente ela me segurou e disse: "Tianlan, Nianle faleceu."
Naquele instante, o mundo mudou, o céu caiu, eu disse com os lábios roxos: "O que você está dizendo?"
Ela baixou os olhos calmamente e disse: "No início do ano, ele saiu para o mar e encontrou um tsunami, faleceu."
Eu fiquei atônito no lugar, e quando consegui reagir, desabei no chão, chorando desesperadamente.
Su Nianle, nunca imaginei que você fosse tão importante para mim. Eu pensei que, com os anos, sua imagem tivesse sido apagada da minha mente. Mas quando ouvi que nunca mais poderia vê-lo, senti um ódio repentino, odiando os momentos que passei brincando com você, por que, na juventude, fui imprudente e não soube valorizar, escolhendo de forma teimosa perder e ferir.
Du Mingwei me ajudou a levantar, com calma disse: "Nianle sabe que você está feliz agora, ele está satisfeito. Ruan Tianlan, você sempre foi tão feliz."
Dito isso, ela se virou e foi embora. Caminhou alguns passos, então se virou de novo, querendo falar, mas parou, e disse: "Ruan Tianlan, você sabe, sempre tive ciúmes de você. Mais tarde, li o diário de Su Nianle de muito tempo atrás; ele só disse que gostava de mim por birra, depois de ver seu namoro virtual. Antes, embora eu não sentisse o coração de Nianle, sempre me senti feliz com a teimosia de vocês dois, porque era a única prova de que poderia atrapalhar vocês."Naquele ano, eu na porta da escola fingia ser fraca e você me empurrava, tudo para que Nian Le visse. Eu admito, eu gostava dele, então fazia qualquer coisa para conseguir. Mas por que você não precisava fazer nada, e mesmo assim ele dava tudo por você?
No verão do segundo ano do ensino médio, você foi para Qingdao. Nian Le descobriu que foi Xu Jinnian que ajudou você a arrumar tudo, e então brigou com ele, depois correu à noite para Dalian para te procurar, passou a noite inteira procurando, mas depois Song Lanhai disse a ele que você tinha voltado. Ele não voltou correndo, mas quando te viu, você o cobriu de sarcasmo.
No terceiro ano, durante o vestibular, Nian Le ainda tinha ressentimentos, mas mesmo assim se inscreveu na Universidade Marítima. Porque ele disse que você havia lhe dito uma frase muito bonita: "O mar é o céu invertido". Ele desistiu de anos de sonho por causa dessa frase, e foi para a Universidade Marítima sem olhar para trás.
Ruan Tianlan, eu pensei que destruiria vocês, que se eu estivesse ao lado dele, ele sempre me notaria. Mas minha beleza, minha inteligência, aos olhos dele, não eram comparáveis às suas brincadeiras e cólera. No diário que ele escreveu antes de partir, ele ainda escreveu: "Só quero que você seja feliz."
...
Eu já não conseguia ouvir nenhuma palavra dita por Du Mingwei, eu apenas sentia uma onda enorme de mar me cobrindo, afogando minha boca e meu nariz, sufocando minha respiração, até que eu estivesse completamente, completamente incapaz de respirar.
Eu sinto falta do meu querido Su Nianle, eu sinto tanta, tanta falta do meu querido Su Nianle.
Su Nianle, eu sempre pensei que eu fosse aquele vaga-lume que se queimava sozinho, mas não imaginava que você também era assim. Lembro que naquela época, ao ver meu nome de usuário, você ainda sorrindo disse que era o Sr. Baleia. Mas naquela idade, por que eu era tão imprudente a ponto de ignorar uma frase tão importante? "O mar é o céu invertido."
Querido Su Nianle, querido Sr. Baleia, você está bem? Por que aquela sua barriga vazia está cheia de solidão?
Você sabe? Eu sinto muito a sua falta.
《O mar é o céu invertido》 / Xia Qixi
Respostas (1)
Mantenha o ímpeto... descanse, descanse, descanse um pouco!
— Todas as respostas carregadas —