Antes de Da Zui começar a trabalhar na funerária, meu conhecimento sobre fantasmas vinha todo de boatos e histórias alheias. Eu nunca tinha tido um encontro com essas coisas, e admitir a existência real de fantasmas era totalmente impossível para mim. Mas essa visão foi completamente derrubada depois que meu amigo Da Zui começou a trabalhar na funerária e eu e outros amigos vivenciamos algumas coisas misteriosas e estranhas. Comecei a acreditar que realmente existem no mundo algumas entidades difíceis de explicar, que aparecem em certos momentos e lugares especiais, causando uma sensação inexplicável e arrepiante. Meu amigo Da Zui, formado em um curso técnico, teve sorte no último momento e foi um dos últimos a conseguir uma colocação após a formatura. Lembro que no ano em que ele se formou, estava todo cheio de energia, esperando a distribuição do trabalho em casa, vivendo dias despreocupados, e sem fazer nada, ficava contando vantagem para nós, falando que ele tinha gente influente que, se quisesse, poderia colocá-lo na delegacia de polícia em pouco tempo. Entre gestos exagerados, ainda batia em nossos ombros dizendo: “Se algum dia vocês precisarem de algo, irmão ainda pode, sabe como é, né?” Essas palavras nos tocaram bastante, mesmo sendo nós cidadãos que sempre cumpriam a lei. Esperamos alguns meses, e o resultado da interferência foi: Da Zui não foi para a delegacia de polícia, mas acabou indo para o departamento de assuntos civis. Até aí tudo bem, mas o problema é que ele foi especificamente para a unidade subordinada do departamento de assuntos civis — a funerária. Por isso, Da Zui ficou muito chateado, dizendo que porra de interferência era aquela, que se fosse para interferir, interferisse onde fosse, mas acabou me mandando para a funerária, e que melhor seria nem ter interferido! A diferença entre a funerária e a delegacia de polícia era enorme demais. Achei que ele estava certo, mas como amigo, tentei consolá-lo, falando algumas besteiras: à primeira vista, a funerária realmente é diferente da delegacia, mas, na prática, são mais ou menos parecidas — a pior semelhança é que ambos lidam com mortos; a diferença é que eles esperam que haja o mínimo possível de mortos, enquanto vocês preferem mais mortos, claro que esse desejo é meio maldoso, mas se não falar, ninguém vai te amaldiçoar. Felizmente, Da Zui é naturalmente otimista, e uma grande virtude dele é se adaptar às circunstâncias. Após um tempo de aborrecimento, ele passou a encarar as coisas de forma leve, e ficava nos detalhando os vários benefícios de trabalhar na funerária: como a tranquilidade, os pequenos agrados das famílias dos falecidos, a localização da funerária em um lugar remoto e bonito, ótimo para cultivar a mente, e assim por diante.Falando animadamente, ele ainda bateu em nossos ombros e disse: “Daqui pra frente, se vocês precisarem de alguma coisa, o irmão ainda pode tal e tal…” Antes que ele terminasse a frase, fomos todos quase ao mesmo tempo e o espancamos, como diria o macaco: “Vamos primeiro ficar com o seu cadáver e depois a gente vê!” A pequena cidade em que estávamos fica na divisa entre Hunan e Jiangxi, é uma pequena bacia cercada por montanhas. A cidade é bem pequena, com pouca população; contando os locais e os comerciantes de fora, não chega a vinte mil pessoas. Por causa da baixa população, os serviços da funerária também são relativamente tranquilos. A funerária tem apenas cinco pessoas de cima a baixo, sentadas em fileiras, que são: o diretor, o vice-diretor, a Boca Grande, mais dois trabalhadores temporários contratados externamente. O principal trabalho da Boca Grande na funerária é dirigir, além de cuidar de pequenas tarefas como montar o salão fúnebre. Por ser poucos negócios, a funerária não possui equipamento de cremação, então, toda vez que recebemos um corpo, a Boca Grande precisa levar o falecido até a cidade de J, a mais de oitenta quilômetros de distância, para cremar, e depois trazê-lo de volta para o enterro. Às vezes, quando recebemos pessoas falecidas de outras cidades, conforme pedido da família, precisamos levá-las de volta à terra natal, permitindo que o falecido retorne às raízes. Em geral, a cremação ocorre durante o dia, com a família acompanhando, mas em situações especiais, a Boca Grande precisa sozinho fazer o trajeto longo. Embora ele seja corajoso, nesse momento ele também sente medo. Sempre que algum de nossos amigos tem tempo, a Boca Grande pede para alguém acompanhá-lo, pagando a comida e bebida durante a viagem, oferecendo também cigarros e um envelope vermelho, e o que fazemos é apenas sentar no banco do passageiro e papear à vontade no trajeto de ida e volta. Por isso, todos nós gostamos de acompanhá-lo, como se fosse um passeio de carro gratuito. Às vezes, quando a Boca Grande não sai há algum tempo, ligamos para ele e perguntamos: Boca Grande, quando vai ter algum serviço para fazer viagem? A primeira coisa incrível que experimentei aconteceu justamente durante uma dessas viagens de transporte de cadáver. Naquele dia, por volta das cinco da tarde, a Boca Grande me ligou, dizendo que havia um serviço a ser feito para o Condado de Y (não dizemos “transportar corpo”, dizemos “fazer serviço”), perguntando se eu podia acompanhá-lo. Sem pensar duas vezes, aceitei. O Condado de Y não é muito longe da nossa cidade, cerca de setenta quilômetros, mas as estradas não são boas, quase dois terços são caminhos montanhosos esburacados, o carro não pode andar rápido; em dia bom, a viagem de ida e volta leva cerca de duas horas e meia.O carro funerário do necrotério era uma van Jinbei de 11 lugares adaptada, dividida em duas partes, frente e traseira. Na frente, mantinham-se duas filas de assentos, enquanto na traseira o espaço foi retirado para colocar os corpos, separado da frente por uma chapa de ferro. Às vezes, quando a família do falecido era grande e não cabia na parte da frente, colocavam-se dois bancos compridos na parte de trás, um de cada lado, apenas para a família sentar; nós nunca nos aventurávamos naquele lugar, afinal, era onde os mortos estavam deitados. Naquele tempo, era dezembro, chovia uma garoa fina, o ano escurecia cedo nas montanhas, e as estradas eram difíceis de percorrer. Dazui dirigia o carro devagar; quando entregamos o corpo, já passava das oito da noite. Jantamos em Y County e, depois, voltamos para casa. O carro entrou na estrada montanhosa, tremendo demais. Dazui estava ansioso para chegar em casa e dirigia um pouco mais rápido. Eu, que havia saído muito satisfeito do jantar, sentia-me desconfortável com os solavancos, e disse: “Vai mais devagar, cara, estou ficando mal com isso.”
Dazui olhou para mim e perguntou: “Você não está com enjoo, né?”
Respondi: “Não, só comi demais no jantar, mas se ficar nesse balanço, vou acabar vomitando.”
Dazui me jogou um cigarro e disse: “Não se preocupe, vem, acenda um cigarro para ajudar na digestão.”
Dito isso, ele acendeu outro, semicerrando os olhos, e disse: “Sabe, o Mestre Wang me disse que a estrada para Y County não é muito limpa.”
Eu xinguei: “Caramba, no meio do nada, garoto, não precisa ficar usando o Mestre Wang para me assustar.”
O Mestre Wang era um dos empregados terceirizados do necrotério, especializado em consertos de túmulos; ele trabalhava lá há quase dez anos. Por sua própria conta, ele já tinha passado por muitos eventos estranhos e tinha total crença em fantasmas e espíritos, além de conhecer bastante certos tabus populares. Sempre que eu ia ao necrotério conversar com Dazui e via o Mestre Wang livre, eu o interceptava para ouvir suas histórias de fantasmas.
Testemunhando histórias estranhas e curiosas do necrotério (1)
Respostas (12)
Tenho muito medo.
Não é assustador
Marca do celular do autor — NOKIA
Você terminou de ver o 1º e o 2º andar?
Por que eu já vi?
Eu não sou a NOKIA, eu sou da BBK.
Estou cego ou ele não terminou de digitar?
Isqueiro BuBuGao... não acende onde não consegue acender...
...
Por que eu me esforcei tanto para repostar, e ainda assim as respostas somaram apenas uma dúzia de comentários... Será que sou feio demais...
O autor do post, preste atenção à divisão em parágrafos, assim, ler um bloco inteiro como este é muito irritante.
Passando...
— Todas as respostas carregadas —