Já se passaram mais de dois anos desde a última vez que vi meu pai, e a última coisa que não consigo esquecer são suas costas.
Naquele inverno, minha avó morreu e a missão de meu pai foi entregue. Foi um dia em que o infortúnio nunca vem sozinho. Fui de Pequim para Xuzhou e planejei ir para casa com meu pai para o funeral. Quando fui a Xuzhou para ver meu pai, vi a bagunça no pátio e pensei novamente em minha avó e não pude deixar de chorar. Meu pai disse: "Foi o que aconteceu, então não há necessidade de ficar triste. Felizmente, sempre há uma saída!" Ele foi para casa e vendeu a hipoteca, e seu pai reembolsou o prejuízo; ele também pediu dinheiro emprestado para pagar o funeral. Hoje em dia, a situação familiar é muito sombria, metade por causa do funeral e metade por causa do desemprego do pai. Depois do funeral, meu pai iria para Nanjing em busca de emprego e eu voltaria para Pequim para estudar, então fomos juntos.
Quando cheguei em Nanjing, um amigo me convidou para passear e fiquei um dia. Na manhã do segundo dia, tive que atravessar o rio até Pukou e pegar o trem à tarde para ir para o norte. Como meu pai estava ocupado com o trabalho, ele decidiu não se despedir de mim e pediu a um garçom conhecido do hotel que me acompanhasse. Ele pediu repetidamente ao garçom que tivesse muito cuidado. Mas ele finalmente se sentiu desconfortável, temendo que o garçom pudesse ser inadequado; ele hesitou por um tempo. Na verdade, eu já tinha vinte anos naquela época e já tinha estado em Pequim duas ou três vezes, então isso não era mais tão importante. Ele hesitou um pouco e finalmente decidiu me mandar pessoalmente para lá. Tentei várias vezes convencê-lo a não ir, mas ele apenas disse: “Não importa, não é bom que eles vão!” Atravessamos o rio e entramos na estação. Comprei a passagem e ele estava ocupado cuidando da bagagem. Havia muita bagagem, então tive que dar gorjeta ao porteiro para passar. Ele estava ocupado negociando o preço com eles novamente. Eu era muito inteligente naquela época e sempre achei que o que ele dizia não era muito legal e tive que me interromper. Mas ele finalmente concordou com o preço e me mandou para o carro. Ele escolheu uma cadeira para mim perto da porta do carro; Estendi no banco o casaco de pele roxo que ele fez para mim. Ele me disse para ter cuidado na estrada e ficar alerta à noite para não pegar um resfriado. Também pedi ao garçom que cuidasse bem de mim. Eu secretamente ri de seu pedantismo; eles só reconheciam dinheiro, e confiar neles era apenas dinheiro de graça! E para alguém da minha idade, ainda não consigo cuidar de mim mesmo? Bem, agora que penso nisso, eu era tão inteligente naquela época!
Eu disse: "Pai, vamos embora." Ele olhou para fora do carro e disse: "Vou comprar algumas laranjas. Você fica aqui e não se mexa". Vi alguns vendedores esperando por clientes do lado de fora da cerca, na plataforma ali. Quando você chegar à plataforma ali, terá que atravessar a ferrovia, pular e subir novamente. Meu pai é um homem gordo, então seria mais difícil caminhar até lá. Eu ia ir, mas ele recusou, então tive que deixá-lo ir. Eu o vi usando um boné de pano preto, uma grande jaqueta mandarim de pano preto e um roupão de algodão azul escuro. Ele cambaleou para o lado da ferrovia e se inclinou lentamente. Não foi um desastre. Mas não foi fácil para ele atravessar a ferrovia e subir até a plataforma ali. Ele agarrou-se a ela com as duas mãos e retraiu os pés; seu corpo gordo inclinava-se ligeiramente para a esquerda, demonstrando esforço. Nesse momento eu vi suas costas e minhas lágrimas escorreram rapidamente. Eu rapidamente enxuguei minhas lágrimas. Com medo de que ele visse e também com medo de que outros vissem. Quando olhei para fora novamente, ele já havia abraçado a laranja escarlate e voltado. Ao cruzar a ferrovia, ele primeiro espalhou as laranjas no chão, desceu devagar, depois pegou as laranjas e foi embora. Quando cheguei aqui, fui rapidamente ajudá-lo. Ele caminhou comigo até o carro e colocou laranjas em cima do meu casaco de pele. Então soprei a sujeira das minhas roupas, sentindo-me muito relaxado. Depois de um tempo ele disse: "Estou indo embora. Vou escrever uma carta para você aí!" Eu o observei sair. Ele deu alguns passos, virou-se, me viu e disse: “Entre, não tem ninguém lá dentro”. Quando suas costas se misturaram com as pessoas que iam e vinham, e ele não pôde mais ser encontrado, entrei e sentei-me, e minhas lágrimas voltaram.
Nos últimos anos, meu pai e eu temos viajado para cá e para lá, e a situação em casa tem piorado a cada dia. Ele saiu para ganhar a vida quando jovem, sustentou-se sozinho e fez muitas coisas importantes. Quem diria que Laojing era tão decadente! Ele estava tão triste que não conseguiu se conter. Quando ele está deprimido em seu coração, ele naturalmente expressará isso externamente; assuntos triviais em sua família muitas vezes o deixarão irritado. Ele gradualmente me tratou de maneira diferente de antes. Mas depois de não nos vermos nos últimos dois anos, ele finalmente se esqueceu dos meus defeitos e só pensou em mim e no meu filho.Depois que vim para o norte, ele escreveu uma carta para mim. Ele disse na carta: “Estou com boa saúde, mas meu braço dói muito e tenho muitos inconvenientes para levantar pauzinhos e canetas. Acho que minha morte não está longe”. Quando li isso, em meio às lágrimas brilhantes, vi novamente as costas do homem gordo com o manto de algodão verde e o mandarim de pano preto. bem! Não sei quando o verei novamente!
“Zhu Ziqing: Voltar”
Respostas (3)
Droga, no livro de língua... Parece que o autor ficou cheio de sentimentos! Ele está relutante em se separar deste texto!
Postar literatura ortodoxa em um fórum de entretenimento, eu melhor passo apenas como espectador.
Top!!
— Todas as respostas carregadas —