Enigma de raciocínio: 'Hospedagem'
Três pessoas foram se hospedar, e a diária era de 30 yuans. Cada uma deu 10 yuans, totalizando 30 yuan, e pagaram ao dono da pousada. Depois, o dono disse que hoje havia um desconto e que bastava 25 yuans, pegou 5 yuans e pediu ao garçom para devolver a eles. O garçom escondeu secretamente 2 yuans e dividiu os 3 yuans restantes entre as três pessoas, dando 1 yuan para cada um. Assim, no começo cada um deu 10 yuans, e agora recebeu 1 yuan de volta, ou seja, 10-1=9, cada um gastou apenas 9 yuans. Os três, cada um gastando 9 yuans, 3*9=27 yuans + os 2 yuans escondidos pelo garçom = 29 yuans. Para onde foi o 1 yuan que falta?
Respostas (8)
Responder às 6 da noite
Esse problema em si não é difícil; é a confusão do pensamento que causa o resultado estranho. Cada pessoa pagou efetivamente 9 yuan (primeiro pagou 10 yuan, depois recebeu 1 yuan de volta), então, os três juntos pagaram efetivamente 27 yuan. Isso não está errado. A questão crucial é: atenção, os 2 yuan que o garçom escondeu já estão incluídos nesses 27 yuan. Ou seja, desses 27 yuan, 25 foram pagos pela estadia, e 2 foram escondidos pelo garçom. Portanto, somar 27 yuan com 2 yuan é uma operação sem sentido, não faz sentido, é apenas um tipo de engano que causa confusão no pensamento. Então, se quisermos falar da relação entre 27 yuan e 2 yuan, é que os 2 yuan estão incluídos nos 27 yuan. Pode-se dizer que 27 yuan menos 2 yuan é o valor da estadia, mas de forma alguma se pode dizer 27 yuan mais 2 yuan. Os 2 yuan já estão incluídos nos 27 yuan, então por que somar novamente? Se quisermos calcular os 30 yuan originais, deve-se somar 27 yuan (o que os três pagaram efetivamente) com 3 yuan (o que os três receberam de volta), que é o valor original pago de 30 yuan. Onde estaria o problema de faltar 1 yuan?
Que pergunta velha. É que calculou errado.
Eu já postei esta questão
Dei uma olhada, resumindo é que eles deram 25 de taxa de hospedagem, agora devolveram 3, 2 foram desviados, 25 mais 2 mais 3 é igual a 30
Parece que eu já vi esta questão muitas vezes.
Eu já resolvi esta questão N vezes. A primeira vez que vi esta questão provavelmente foi na quarta série do ensino fundamental.
Já discutimos isso na aula, bati no colega de mesa idiota. A taxa do quarto era 25, e o garçom dividiu 5 com eles. Se tivessem explicado assim na época...
— Todas as respostas carregadas —