【Compartilhado pelo Deus do Fogo】 Tempo: 2013-02-01 19:56 Fonte: "Histórias" Edição 3 de 2013 Autor: Guan Zhong Leng Wa Clique: 5598 vezes 1. Macaco de Rosto Branco No início da Dinastia Qing, havia um velho artista de rua conhecido como Hou Laosan, que constantemente viajava pelo país com um macaco de rosto branco, ganhando a vida apresentando macacos. Naquela primavera, Hou Laosan chegou à cidade de Xiamei na região do chá de Wuyi. Não se sabe se foi devido ao cansaço da viagem ou outra razão, mas ele desmaiou à beira do cais. Ao vê-lo cair, o macaco ficou extremamente preocupado. Viu-se os olhos do macaco girarem rapidamente, e ele discretamente correu até uma casa de chá próxima, pegou uma cesta de chá e correu de volta para junto de seu dono. Os movimentos do macaco foram observados por um homem chamado Geng Youde, o dono da casa de chá Yingchun, que ao ver o macaco roubando o chá, imediatamente gritou para que seus ajudantes o perseguissem. O macaco de rosto branco chegou ao lado do dono e começou a sacudi-lo vigorosamente com as patas para acordá-lo. Hou Laosan acordou, e ao ver que o macaco lhe entregava uma cesta de chá e que alguém vinha em sua direção, sentiu que a situação não era boa. Alguns ajudantes chegaram até Hou Laosan tentando pegar o macaco. O macaco, astuto, ao ver que alguém tentava agarrá-lo, lançou a cesta de bambu ao chão e rapidamente pulou para uma árvore próxima. Hou Laosan se ajoelhou apressadamente e implorou: "Senhores, por favor, poupem-no! Ele é um animal, não entende nada!" "Não entende nada, mas então como sabia roubar meu chá?" perguntou o irritado dono Geng, e continuou: "Aquele animal subiu na árvore, eu não consigo alcançá-lo, então vou ensinar uma lição a você, seu velho imortal." Dito isso, começou a golpear Hou Laosan com socos e chutes. "Parem!" Ao ouvir o grito, Geng ficou surpreso e parou, virando-se para ver que quem chegara era Zou Manchun, dono da casa de chá Manchuntang. A família Zou era uma das maiores de Xiamei, administrando a maior casa de chá da cidade. Nas competições anuais de chá de Xiamei, a família Zou havia conquistado repetidamente o título de Rei do Chá. No jardim de chá da família Zou, havia um grupo de árvores de chá chamadas "Tie Luohan", que, segundo se dizia, eram remanescentes do jardim imperial de chá, e a família Zou conquistava o título de Rei do Chá repetidamente graças a essas árvores. O senhor Zou olhou com preocupação para Hou Laosan caído no chão e perguntou seriamente: "Irmão Geng, o que exatamente aconteceu aqui?"O patrão Geng apontou para o chá no chão e disse com raiva: “Esse velho imortal, como ousa mandar seu macaco roubar chá na minha loja!”
“É injustiça! Isso é uma grande injustiça!” O velho Hou San choramingou, explicando toda a situação. Acontece que o velho Hou San costuma ser apaixonado pelo chá, e quando não tem chá para beber, ele fica sem energia e frequentemente cai em sono profundo. Hoje ele desmaiou aqui, e o macaco pode ter pensado que seu problema antigo havia se repetido; coincidiu que o chá ao seu lado havia acabado e o macaco não encontrou, então arriscou-se a pegar uma cesta de chá para trazer de volta ao dono.
O patrão Zou ficou comovido pela lealdade do macaco de pelo branco, e apressadamente, com um sorriso, disse ao patrão Geng: “É raro um macaco ser tão leal ao dono. Este chá será meu, eu arcarei com tudo. O que você acha?”
Ao ver Zou entrar com essa proposta, Geng não ficou nada satisfeito. Intencionalmente respondeu de forma complicada: “Irmão Zou, não é uma questão de dinheiro. Você não sabe, esta cesta de chá foi colhida e cuidadosamente preparada por mim, especificamente para participar do concurso de chá deste ano. E agora, todo o bom chá foi destruído por esse maldito animal. Por acaso eu ficaria tão bravo senão fosse por isso?”
O patrão Zou percebeu o significado por trás das palavras; claramente havia uma tentativa de extorsão. Com uma expressão de desagrado, disse: “Você quer dizer, será que tem que eu compensar com um rei do chá para você nos deixar ir?”
Geng vendo que Zou estava de mau humor, percebeu que ele estava determinado a não deixá-lo passar hoje. De repente riu, dizendo: “Olha o que você está dizendo! Eu não tenho essa intenção. Hoje, se você me pedir para deixá-los ir, vou atender. A aparência do seu rei do chá ainda tenho que manter!” Depois disso, chamou os ajudantes para partir.
O patrão Zou correu para ajudar o velho Hou San, tirou um lingote de prata e forçou a entrega ao velho: “Velho senhor, pegue esse dinheiro para comprar remédios e melhorar da doença. No futuro, se tiver alguma dificuldade, pode vir à loja de chá Manchuntang me procurar.”
O velho Hou San, cheio de gratidão, aceitou o dinheiro, agradecendo repetidamente, e partiu com o macaco.
Nesse momento, um estudioso saiu da multidão de espectadores, e com respeito, disse ao patrão Zou: “Já ouvi falar da família Zou de Xiamei na estrada, de virtude e grande lealdade. Hoje que a conheço pessoalmente, realmente não era exagero!”
O patrão Zou respondeu humildemente: “Foi pouca coisa, nada de que se orgulhar. Posso perguntar como devo chamá-lo, irmão?”“Meu jovem irmão Li Guangdi, natural de Anxi, é um estudante que subiu ao norte para a capital a fim de fazer o exame imperial.” O estudante sorriu e fez uma reverência com os punhos fechados.
O patrão Zou, ao ouvir, ficou extremamente surpreso: “Então você é o talentoso Li Guangdi de Anxi, famoso em toda a região de Minnan! Tenho grande respeito por você! Tenho grande respeito!”
O patrão Zou era alguém que apreciava a poesia e os livros, e imediatamente convidou Li Guangdi para sua casa, tratando-o como hóspede de honra. Os dois apreciaram chá e discutiram filosofia, conversando alegremente por vários dias consecutivos.
2. Contendendo pelo Grande Poço
Naquele dia, quando o patrão Zou estava prestes a preparar um banquete de despedida para Li Guangdi, os funcionários da casa de chá apareceram correndo e disseram: “Chefe, algo de ruim aconteceu! Hoje o patrão Geng mandou cercar o grande poço, alegando que ele pertence à sua família, e daqui em diante ninguém mais poderá tirar água dele.”
Falando desse grande poço, ele estava relacionado à disputa de chá. A água do grande poço era límpida e doce, de excelente qualidade. Durante a competição anual de chá, todos na cidade disputavam a água do grande poço para preparar o chá.
Originalmente, o grande poço pertencia à família Zou, mas quando a família Geng queria abrir uma casa de chá, a família Zou vendeu o terreno onde o poço estava localizado para eles, com a condição de que o poço pudesse ser usado por todos na cidade. Desta vez, o patrão Geng rompeu o acordo para se apoderar do poço, querendo monopolizar sua água e, assim, ter uma vantagem na competição de chá.
O patrão Zou foi até o grande poço discutir com o patrão Geng. Mas o patrão Geng, segurando a escritura do terreno, argumentava de forma injusta: “Está escrito claramente em preto e branco: este lugar pertence à minha família, o grande poço está neste terreno, então também pertence à minha família.”
Quando os dois estavam em uma discussão acalorada, um velho erudito da cidade tentou apaziguar a situação, dizendo: “Irmãos, a harmonia é o mais importante! Ao brigar assim, nenhum de vocês sai ganhando. Tenho uma boa ideia, mas não sei se vocês concordam.”
“Que ideia? Conte-nos!”
O velho erudito apontou para o grande poço e disse: “O nome ‘Grande Poço' é muito comum. Hoje, todos estão presentes. Se algum de vocês conseguir dar um bom nome para este poço, ele pertencerá a quem deu o nome. Claro, o nome não pode ser escolhido de qualquer forma, deve manter as duas palavras ‘Grande Poço', e o número de traços não pode ser alterado em mais de dois. O tempo para decidir será uma brasa de incenso. O que vocês acham?”
Ao ouvir essa ideia, todos aplaudiram. Mas ninguém sabia que essa encenação havia sido planejada inteiramente pelo patrão Geng, e que o velho erudito já havia sido comprado pelo patrão Geng.O velho erudito mandou trazer duas mesas, providenciou tinta, pincel, papel e pedra de tinta, e colocou sobre cada mesa um papel branco com os caracteres “大井” escritos, acendeu um incenso e anunciou solenemente o início da competição.
Logo depois de acender o incenso, o chefe Geng aproximou-se da mesa, pegou o pincel e, de forma torta e irregular, escreveu os três caracteres “太乙井”, dizendo animadamente: “Nossa Montanha Wuyi é um local sagrado do taoismo, e os taoistas respeitam acima de tudo o Mestre Taiyi, então vou nomear este poço como Poço Taiyi!”
Todos ficaram surpresos e não puderam deixar de suar frio pelo chefe Zou.
O chefe Zou pensou intensamente por um longo tempo, mas ainda não tinha a mínima ideia. Vendo que o incenso estava quase acabando, seu coração estava inquieto e confuso. Nesse momento, ele viu Li Guangdi no meio da multidão. Nossos olhares se encontraram, e Li Guangdi de repente levantou a cabeça para o céu, e em seguida fez um traço horizontal sobre o peito com a mão.
O chefe Zou teve uma súbita inspiração, segurou firmemente o pincel, mergulhou-o abundantemente na tinta e acrescentou dois traços no papel. Todos exclamaram: “Poço Tianyi, elegante mas não vulgar!”
Ao colocar o pincel, o chefe Zou explicou: “Nossa loja de chá evita a todo custo incêndios. Escolhi o nome 'Poço Tianyi' porque corresponde à ideia do I Ching: ‘Céu gera água, e a Terra a completa', portanto o ‘Poço Tianyi' significa ‘a água domina o fogo'. Além disso, o Poço Tianyi tem outro significado: a união de toda a humanidade. Também desejo que este poço seja compartilhado por todos.”
Essa explicação fez todos aplaudirem, e o velho erudito só pôde anunciar a vitória do chefe Zou. Depois, o chefe Zou agradeceu a discrição ajuda de Li Guangdi, mas Li Guangdi recusou veementemente, dizendo: “Irmão Zou é de mente ágil e possui um coração que deseja beneficiar todo o mundo, por isso conseguiu criar um nome tão bom!” Naquela tarde, Li Guangdi despediu-se do chefe Zou e partiu para o norte para fazer os exames.
3. Ferro Arhat
Num piscar de olhos, chegou a primavera do ano seguinte. Naquele dia, o magistrado Zhang visitou inesperadamente a loja de chá Manchuntang. Como diz o ditado, nada se faz sem motivo. O magistrado Zhang soube que o príncipe Jingnan iria visitar Xiamei, e procurou o chefe Zou, esperando que o rei do chá pudesse apresentar o chá em cumprimento ao príncipe.
O chefe Zou, detestando profundamente esse príncipe descendente de ancestrais que buscavam ganância e reconhecimento, recusou: “Eu sou apenas um simples cidadão, não vou me envolver nessa agitação, é melhor eu ficar em casa e preparar meu chá tranquilamente!”
O magistrado Zhang saiu de Manchuntang com o nariz esfregado, enfurecido, e ao chegar à rua, encontrou o chefe Geng.O patrão Geng apressou-se em convidar o magistrado Zhang para sua loja de chá, perguntando com preocupação: “Senhor Zhang, o que aconteceu hoje? Seu rosto não está muito bom.”
“Não fale nisso, foi aquele tal de Zou Manchun, um ingrato, que me irritou!” O magistrado Zhang respondeu, irritado, e contou novamente o que havia acontecido.
O patrão Geng, por dentro, estava feliz, e acrescentou detalhes das falhas do patrão Zou, ainda incitando: “Ele só ousa agir tão arrogantemente na sua frente porque se aproveita de ser o 'Rei do Chá'.”
O magistrado Zhang ficou furioso: “O que há com esse tal de Rei do Chá? Eu vou dar um jeito nele do mesmo jeito.”
“É isso mesmo, senhor, se o senhor resolver dar um jeito, será como matar uma formiga, mas... o senhor precisa de uma justificativa que faça sentido, certo?”
O magistrado Zhang franziu a testa e disse baixinho: “Você tem razão, eu preciso pensar em um jeito.”
O patrão Geng então se aproximou do ouvido do magistrado e sugeriu: “Senhor, se o senhor conseguir oferecer o 'Tieluohan' ao príncipe, o príncipe ficará extremamente satisfeito. O 'Tieluohan' da família Zou pertenceu ao antigo jardim imperial de chá!”
Dessa vez, o magistrado Zhang sorriu satisfeito.
Após o equinócio da primavera, as lojas de chá começaram a ir ao governo local para solicitar os 'cha yin', que eram bilhetes oficiais emitidos pelo governo para a saída do chá das lojas. Um bilhete podia permitir a retirada de 100 jin de chá.
A loja de chá do patrão Zou conseguiu solicitar os bilhetes sem problemas, mas aconteceu um imprevisto! Comerciais que vendiam o chá da família Zou foram encontrados com bilhetes falsos ao transportar o chá. Quando o patrão Zou verificou os bilhetes restantes em casa, ficou boquiaberto: os grandes selos vermelhos nos bilhetes haviam se transformado completamente em azul.
Ao pensar bem, o patrão Zou entendeu: alguém havia feito alguma manipulação, e, além do magistrado Zhang, quem mais teria capacidade para fazer isso?
Não muito tempo depois, o patrão Zou foi preso sob a acusação de falsificação de bilhetes, e a loja de chá Manchuntang também foi lacrada.
O pai idoso do patrão Zou estava extremamente preocupado e, sem outra alternativa, usou a casa da família Zou e os chás de sua propriedade para resgatar o filho das mãos do magistrado Zhang.
Quando o patrão Zou saiu da prisão, seu pai, exausto e adoentado, estava deitado. Por sorte, antes de morrer, ele ainda pôde encontrar o filho. O pai pediu ao filho que preparasse uma xícara de chá para ele, apontou para a xícara e disse com profundo significado: “Manchun, as pessoas são como as folhas de chá na água. Veja, as folhas de chá, ao subirem e descerem, sempre revelarão o bom e o ruim.”Embora a nossa família Zou esteja passando por esta adversidade agora, a reta natureza ainda permanece. Você precisa viver bem; contanto que a nossa família Zou mantenha a fidelidade e a integridade, um dia ainda prosperaremos!” Pouco depois de dizer isso, o velho pai fechou os olhos e partiu deste mundo. O magistrado da comuna de Zhang obteve o jardim de chá e a casa de chá da família Zou e os vendeu a baixo preço ao empresário Geng. Em retribuição ao benefício recebido, o empresário Geng naturalmente tornou-se um exemplo, aparecendo pessoalmente para apresentar chá ao Rei Jingnan. 4. Bule Gongchun Vendo seu patrimônio familiar cair nas mãos de outros e com a morte do pai, o empresário Zou ficou profundamente triste. Sem nada, ele só pôde trabalhar como ajudante em outra casa de chá, mal conseguindo sobreviver. Naquele dia, enquanto o empresário Zou estava ocupado, um ancião apareceu e, soluçando, disse: “Benfeitor, você sofreu muito!” Descobriu-se que Hou Laosan, ao ouvir o ocorrido com a família Zou por pessoas do caminho, ficou preocupado e se apressou em visitá-lo. Os dois entraram em uma casa de chá próxima; depois de se sentarem, Hou Laosan tirou um bule de argila roxa e orgulhosamente disse: “Olhe para este bule, o que acha?” Os olhos do empresário Zou imediatamente brilharam; o bule tinha um formato simples e elegante, exalando uma aura espiritual, e na sua base estavam gravados os caracteres em selo “龚春”. Gongchun é o ancestral dos bules de argila roxa e, pelo seu nome, os bules que ele fabricava são chamados mundo afora de 'Bule Gongchun'. O empresário Zou questionou espantado: “Seria este o lendário Bule Gongchun?” “O empresário Zou realmente tem um bom olhar. Para ser honesto, este bule foi fabricado pelo ancestral dos bules Gongchun, é um tesouro de família”, disse solemnemente Hou Laosan.
Conto curto 'Competição de Chá'
Respostas (7)
Eu acredito em você~
Obrigado, mas, irmão, como devo chamar você?
Irmão Cang Hai~
Irmão, quanto tempo sem ver, como você está se saindo?
Oh, irmão Cang Hai... muito prazer em conhecê-lo... meu nome é Huo Shen, por favor, cuide bem de mim
Estou torcendo por você!
— Todas as respostas carregadas —