Conto curto 'A Tristeza da Buda de Neve'

O pôster original: Escritor profissional@火神 Visualizações: 311 Respostas: 4 Publicado em: 2013-02-08 09:46:25
【Compartilhado por Huoshen】 Tempo: 30-11-2012 23:25 Fonte: "Folclore Popular" Autor: Li Qian Visualizações: 2605 Um No sétimo ano do reinado de Yongle da dinastia Ming, a Prefeitura de Daqing gastou uma grande quantia para construir uma ponte chamada Ponte Daqing. Quando estava quase concluída, a ponte desabou de repente, matando vinte e seis trabalhadores. O imperador ficou muito irritado e enviou o Censor-Chefe Chen Wenjue para investigar completamente. Chen Wenjue chegou à Prefeitura de Daqing noite adentro e encontrou o governador Liu Yidi. Liu Yidi era talentoso tanto nas artes civis quanto militares; na juventude, serviu no exército e, agora, entre essa população local, gozava de grande apoio do povo. A obra da ponte estava sob supervisão do conselheiro do governo Liu, Guo Lun, e os comerciantes responsáveis pela construção morreram no acidente. Pelo discurso de Guo Lun não se notava nenhuma falha, e as pistas se interromperam. Chen Wenjue estava aborrecido quando começou a cair neve grossa do céu. Neve caía densamente por três dias. Depois que a neve parou, as pessoas ficaram chocadas ao encontrar, ao lado do Templo da Terra, ao norte da cidade, uma estátua de Buda feita de neve! A notícia se espalhou, causando grande comoção em toda a cidade. Chen Wenjue e Liu Yidi, vestidos com roupas civis, também foram ver a confusão. De longe, viram fumaça de incenso subindo, o povo ajoelhado em oração, pilhas de velas e oferendas, além de muitas túnicas novinhas e cortinas aquecidas ao lado, todas doadas por devotos. O Buda de neve estava sentado em uma base de lótus, segurando um vaso de jade com dignidade e benevolência, e ao lado dele estava uma jovem, com traços finos e delicados. Chen Wenjue ficou parado, virando-se para Liu Yidi e disse: “Senhor Liu, essa jovem parece familiar, não?” Liu Yidi olhou cuidadosamente e disse após um tempo: “É mesmo? Parece com quem?” Nesse momento, um som estranho surgiu na multidão à frente, seguido por gritos de espanto. Um velho mendigo estava sendo empurrado por alguns criados, que Liu Yidi reconheceu como seus próprios servos! Guo Lun correu imediatamente, perguntando o que havia acontecido. Descobriram que eles protegiam a senhora enquanto ela rezava; o mendigo, de algum lugar, pulou assobiando e gritando diante da senhora. Ninguém conseguiu entender o que ele dizia, e a senhora ficou tão assustada que desmaiou! Liu Yidi ordenou que os servos levassem a senhora de volta ao palácio. Chen Wenjue teve uma ideia ao perceber que a jovem diante do Buda de neve tinha a mesma aparência de Na Shi, a esposa de Liu Yidi. Chen Wenjue morava na casa de Liu Yidi e já conhecia Na Shi. O velho mendigo levantou-se lentamente, causando grande espanto. Guo Lun, que o acompanhava, gritou de horror. O mendigo era extremamente feio, com os olhos virados para fora, orelhas torcidas como um nódulo de carne, cabeça cheia de feridas com alguns fios de cabelo espalhados.Liu Yidi não estava com uma boa expressão no rosto, evidentemente preocupado com a Senhora assustada, mas ainda assim perguntou educadamente. O mendigo, com a voz rouca, disse: “Peço perdão, minha senhora ficou assustada, por favor, senhor, faça justiça.” Falou em um mandarim estranho, não se sabia de onde era.

Liu Yidi olhou com benevolência: “A neve auspiciosa do Buda chegou do céu, é para abençoar todos os povos, como poderia culpá-lo?” O mendigo lentamente levantou a cabeça, e de seus olhos virados para fora saíram dois raios de luz estranhos. Ele se levantou, mas a postura curvada parecia menos que a de uma criança de dez anos. As pessoas ao redor admiravam a virtude do senhor. Chen Wenjue também assentiu mentalmente; embora tivessem convivido por apenas alguns dias, já sentira que Liu Yidi era acessível e decisivo. Não é de se estranhar que o povo o apoiasse.

De volta ao governo, Liu Yidi imediatamente ordenou que seus subordinados erguessem pavilhões ao redor do Buda da Neve, cercassem com cortinas, instalassem incensários e taças de tesouro, e depois redigiu um memorial para rapidamente informar o imperador dessa grande alegria. Chen Wenjue sabia que ele queria usar esse evento para diminuir o impacto do caso da ponte desabada.

Antes mesmo da resposta do governo, outro caso policial aconteceu!

II

Mais uma noite de neve pesada. Chen Wenjue não dormiu bem, ouvia constantemente choros ao redor. Ouviu dizer que a Sra. Na adoeceu após ser assustada pelo mendigo, ficando delirante na cama o dia inteiro. O choro vinha da residência interna, provavelmente era a Sra. Na adoecendo.

Chen Wenjue estava tomando chá com Liu Yidi quando um oficial veio informar que o mendigo havia morrido.

O corpo do mendigo estava atrás do Buda da Neve, o corpo curvado parecia um grande camarão, o rosto roxo e pálido, originalmente feio e estranho, agora ainda mais aterrorizante, parecendo um fantasma.

O médico legista examinou o cadáver: “Morreu de frio e fome.” Liu Yidi ordenou que fosse enterrado no cemitério fora da cidade. Chen Wenjue disse: “Espere! Havia muitas cortinas quentes para se aquecer, e diante do Buda havia comida sem fim. Como este mendigo poderia morrer de frio e fome?” Ele se aproximou, rasgou as roupas esfarrapadas do mendigo, e viu que seu peito estava cheio de cicatrizes, enquanto ao lado do pescoço direito havia uma área de pele intacta, com metade de uma tatuagem, parecendo algum tipo de animal. Chen Wenjue examinou cuidadosamente, seus olhos pararam em uma marca de palma nas costas do mendigo, que estava levemente avermelhada.

Um suor frio escorreu pelo médico legista. Chen Wenjue levantou a cabeça e perguntou a Liu Yidi: “Senhor Liu, você é de origem militar. Se meu palpite estiver correto, esta marca de palma é do tipo palma de areia vermelha, certo?” Liu Yidi assentiu.Chen Wenjue levantou levemente o pulso direito do mendigo, no qual estava amarrada uma faixa de tecido vermelho vivo, especialmente chamativa na neve pesada.

Liu Yidi, junto com os oficiais, examinou cuidadosamente a cena, mas havia muitas pessoas passando, as pegadas estavam confusas e não havia mais pistas valiosas.

Os oficiais levantaram o corpo do mendigo; o tempo estava frio e o chão escorregadio, um oficial tropeçou e o corpo do mendigo caiu no chão. Guo Lun xingou, correu alguns passos até lá, inclinou-se para ajudar a levantar, e de repente um pequeno adorno que estava no pescoço caiu na neve. Chen Wenjue pegou e entregou a ele, depois ordenou que os oficiais colocassem o corpo em um templo não muito distante.

O imperador respondeu rapidamente, dizendo que embora a Ponte Daqing tivesse desabado, os Deuses da Neve enviaram esta grande boa augúrio, que só poderia ocorrer durante uma era próspera com um soberano sábio, e isso trouxe grande satisfação ao coração do imperador. Imediatamente foram destinados cem mil taéis de prata e ordenou-se a construção do Grande Templo de Buda da Neve. No dia da conclusão do templo, o imperador enviaria altos oficiais para presidir a cerimônia e ainda escreveu pessoalmente o nome do templo.

Chen Wenjue não pôde deixar de sorrir amargamente. Naquele momento, embora já tivesse passado sete anos desde que Zhu Di usurpou o trono do imperador Jianwen, um presságio auspicioso como este não seria ignorado pelo imperador.

Quando a notícia se espalhou, os habitantes da cidade de Daqing se alegraram muito. Liu Yidi ordenou que todas as casas fossem decoradas com lanternas coloridas, mas quando sua própria lanterna foi pendurada, teve que ser retirada imediatamente: a senhora Na havia se enforcado!

Chen Wenjue estava extremamente surpreso, e Liu Yidi, com lágrimas nos olhos, disse a ele: “Mesmo que o mendigo esteja morto, ainda é merecido. Minha esposa, desde aquele dia em que ficou assustada com ele, tem permanecido em estado de confusão, dizendo coisas que ninguém consegue entender. Minha esposa esteve comigo por sete anos, e não esperava que em tão jovem idade tirasse a própria vida!”

Chen Wenjue disse: “Sete anos? Vossa Senhoria também foi reabilitado há sete anos, não foi?”

Liu Yidi acenou com a cabeça enquanto enxugava as lágrimas. No início, Liu Yidi era um ministro apreciado pelo imperador Jianwen; sete anos atrás, quando Zhu Di tomou o trono de seu sobrinho, Liu Yidi ficou alarmado, fugiu sozinho para o norte de Liao, onde se casou com a senhora Na, que era bela como uma flor, mas de origem estrangeira.

Chen Wenjue sugeriu ir ver o corpo da senhora Na; Liu Yidi, embora relutante, não recusou.

O salão fúnebre da senhora Na ainda não estava preparado; seu corpo estava no chão, com aparência de vivo, apenas com uma leve mancha rosada nos cantos da boca. Chen Wenjue se aproximou e cheirou, franzindo a testa em silêncio.De repente, uma estrela vermelho-escarlate foi descoberta na manga da roupa de Na. Ele estendeu a mão e remexeu, e dentro da manga larga da roupa de Na, puxou um pedaço de pano vermelho vivo, amarrado no pulso de Na! Liu Yidi ficou ainda mais surpreso e ordenou à família: “Vocês não cuidaram bem do corpo da senhora, de onde veio esse pedaço de pano vermelho?” A família tremeu de medo, mas ninguém conseguia explicar a origem do tecido vermelho. Chen Wenjue balançou a mão: “Não procure problemas com eles. Sua esposa é do clã Gulan, certo?” Liu Yidi assentiu surpreso. Chen Wenjue assentiu com a cabeça: “É isso. O clã Gulan ao norte de Liao, seus membros são hábeis em cavalgada e arco, homens corajosos e mulheres belas. Eles têm uma regra tribal: quem morre fora de casa deve ter um pedaço de pano vermelho amarrado no pulso, assim a alma pode retornar à terra natal e alcançar a vida após a morte.” Ao dizer isso, Chen Wenjue subitamente revirou os olhos, intensificando o olhar, fixando-se em Guo Lun, que estava com o rosto pálido: “Mestre Guo, não estou enganado, certo?” Guo Lun estava pálido, gaguejando sem conseguir falar. Chen Wenjue disse: “Se minhas suposições estiverem corretas, você é do clã Gulan. O totem do seu clã é o Qilin; desde que nasce, o homem deve ter um Qilin tatuado na nuca. O que você tem, tatuado atrás da nuca, não é um Qilin? Aquele velho mendigo também é do seu clã! Esses dois pedaços de pano vermelho você os amarrou, certo?” Guo Lun passou a mão para enxugar o suor frio: “Sim, eu sou do clã Gulan. Não suportava ver os espíritos de nosso clã vagando, então secretamente amarrei os pedaços de pano vermelho neles.” Liu Yidi ficou muito surpreso: “Você também é do clã Gulan? Então por que nunca mencionou isso na mansão todos esses anos?” Guo Lun ficou sem palavras: “Eu… eu…” Suor frio escorria em gotas. O rosto de Liu Yidi escureceu, e ele ordenou aos criados que levassem Guo Lun à sala de flores para interrogá-lo. Alguns chegaram à sala de flores e se sentaram, ainda sem começar o interrogatório, quando de repente um criado correu assustado, dizendo que havia ladrões na biblioteca! Liu Yidi ficou pálido de surpresa e correu imediatamente. Chen Wenjue também se deu conta: o livro com a caligrafia do imperador estava na biblioteca, e se fosse perdido, era crime capital, sem dúvida, por isso Liu Yidi estava tão apavorado! Ele também foi apressadamente atrás. A biblioteca estava uma bagunça, mas felizmente, a caligrafia do imperador ainda estava lá. Depois da confusão, lembraram-se de Guo Lun e correram de volta à sala de flores, mas ele não estava mais lá. Liu Yidi estava com o rosto pálido como ferro, ordenando aos criados que procurassem por toda parte.O suicídio da senhora e a morte do mendigo estão ambos relacionados com Guo Lun. Como ele poderia fugir por medo do crime?

Depois de uma noite tumultuada, Chen Wenjue também não dormiu bem. Na manhã seguinte, a residência da família Liu voltou a se agitar; na verdade, o corpo da senhora Na havia desaparecido!

Três

A residência da família Liu estava em completo caos. Liu Yidi ordenou aos seus subordinados que se espalhassem para procurar o corpo da senhora. Chen Wenjue pensou por um momento e chamou seu servo para dar algumas instruções.

Em menos de duas horas, oficiais apressados vieram informar que o corpo da senhora fora recuperado, mas que o mérito principal era do servo de Chen Wenjue.

Quando Liu Yidi chegou às pressas, viu apenas um caixão simples. Os criados abriram a tampa e o corpo da senhora apareceu, mas, surpreendentemente, dentro do caixão havia dois cadáveres!

O outro cadáver estava completamente coberto de cicatrizes, grotesco e feio, sendo aquele velho mendigo que morrerá tragicamente sem motivo.

Liu Yidi ficou paralisado olhando para a cena. Chen Wenjue disse calmamente: "Enviei os oficiais até o portão norte da cidade e, de fato, não muito longe viram um homem carregando um caixão em uma grande carroça em alta velocidade, então conseguimos detê-lo."

Chen Wenjue bateu palmas e seus criados empurraram alguém para a frente. A pessoa, pálida e cheia de ódio, olhava fixamente para Liu Yidi — era o secretário Guo Lun.

Liu Yidi ficou chocado, avançou rapidamente e apontou para Guo Lun, com a voz cheia de fúria: "Você! Canalha! Lembro-me de quando minha esposa e eu o acolhemos, e agora vejo que fez algo tão imperdoável!"

Antes que terminasse, Liu Yidi desferiu um tapa com vento cortante em direção a Guo Lun.

Chen Wenjue ficou alarmado e apressou-se a impedir: "Senhor, não mate para encobrir!" Antes que ele terminasse, um criado dele já havia desferido um soco no braço de Liu Yidi, desviando a mão deste. Com um olhar, Chen Wenjue instruiu seu criado, que torceu a mão de Liu Yidi, deixando-o completamente imobilizado.

Chen Wenjue sorriu friamente: "Senhor Liu, você passou no exame militar vinte anos atrás e a ‘Palma de Areia Vermelha' era sua técnica exclusiva. Com tantos anos de altos e baixos na carreira oficial, imagino que suas habilidades tenham se enfraquecido. Apesar de ainda ter resquícios de sua técnica, matar velhos, fracos e mulheres inocentes não é difícil, mas matar diante de meus criados para encobrir os fatos, aí é outra história!"

A expressão de Liu Yidi escureceu: "Senhor Chen! Embora você tenha vindo sob ordens imperiais, meu coração está dilacerado pela morte trágica de minha amada esposa e ainda ter seu corpo roubado. Em plena ira, desferi um tapa. Não sei que lei da Dinastia Ming teria violado?"“E como surgiu essa acusação de matar para encobrir?” Chen Wenjue balançou a cabeça sem responder, ordenou aos subordinados que levassem Liu Yidi para a frente do grande salão e disse calmamente: “Você viu Guo Lun amarrar a faixa vermelha para os familiares e começou a suspeitar que ele sabia dos seus segredos, então instruiu sua família a fingir que houve um ladrão estudando no escritório, aproveitando a oportunidade para soltar Guo Lun. Você pensa que assim não haveria testemunha? Diga, a morte do velho mendigo e da Sra. Na, foi obra só sua?” Liu Yidi riu com raiva: “Ha ha! Você acha que eu teria motivo para ferir o velho mendigo? Por que eu mataria um velho mendigo? Eu e minha esposa sempre fomos amorosos, então por que eu iria matá-la?” Chen Wenjue riu friamente: “O vômito no canto da boca da Sra. Na tem o cheiro doce da flor de crisântemo da madeira; esta flor, mesmo um pequeno toque, faz adormecer, quanto mais ingerida. Então, pergunto, uma mulher que foi hipnotizada até dormir poderia se enforcar sozinha?” Liu Yidi ficou sem palavras. Chen Wenjue, sem dar chance de defesa, continuou: “Você ainda lembra como entrou em apelação pela segunda vez? Han Yu esculpiu o dragão, você não teria esquecido tão rápido, certo?” Liu Yidi começou a suar friamente. Sete anos atrás, Liu Yidi abandonou seu posto e fugiu, chegando ao norte de Liao, quase morrendo de frio, quando foi salvo pelo velho chefe da família Gu Lun. O norte de Liao possui montanhas altas sempre cobertas de neve; sob centenas de zhang de neve se encontra jade frio, uma preciosidade rara. O chefe da família então escondeu uma
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Não original... o Fogo Divino compartilha com entusiasmo!
Página Ding.
Ok. Força!
Ok, está quase na hora, o Deus do Fogo terminou de compartilhar, desligou.
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta