Solidão ao estilo Masao
Vi uma notícia na internet: um designer de Essex, na Inglaterra, criou um colete mágico que combate a solidão. Chamado de "Squease", à primeira vista o colete parece igual a qualquer outro, mas ele vem com uma bomba manual. Quando a pessoa que o veste aperta a bomba, o colete se enche de ar; ao inflá-lo, o usuário sente como se estivesse sendo abraçado, o que ajuda a aliviar a sensação de solidão em certo grau. \ Assistindo ao vídeo em que o designer demonstra como usar o colete, de repente pensei em uma criança. Perguntei a mim mesmo: essa criança precisaria de um colete "Squease"? \ A criança se chama Masao, protagonista do filme japonês "Verão de Kikujiro". Masao, de nove anos, perdeu o pai e a mãe se foi, ficando sozinho com a avó idosa. Masao praticamente não sorria, era uma criança extremamente "sombria". As férias de verão chegaram, e os colegas de Masao foram viajar para vários lugares. Sem companheiros para brincar, ele foi sozinho e desanimado com a bola de futebol para o campo de futebol. O campo é grande, Masao é pequeno. Como brincar sozinho? Ele colocou a bola no chão, ia chutar, mas de repente, tristemente, deitou-se rigidamente ao lado da bola... Ele foi com Kikujiro em busca da mãe, mas ela já tinha se tornado a dona de um outro lar acolhedor. A seguir, Kikujiro encena uma série de cenas cômicas tentando fazê-lo sorrir, mas a imensa solidão no coração de Masao não podia ser afastada por ninguém. \ Lembro-me claramente de que, na época, uma namorada depois de ver o filme me disse: "Eu sonho em abraçar essa criança tão pobre." Para ser sincero, não consigo aceitar que Takeshi Kitano tenha filmado a segunda metade do filme de maneira tão absurda; mas aquele Masao, que fez qualquer mulher no mundo querer abraçá-lo, me fez perdoar de bom grado a exagerada abordagem de Takeshi Kitano. Acho que Masao provavelmente pode ser considerado um representante adequado da palavra "solidão"? Na idade em que se precisa de cuidado e amor, ele foi ignorado, esquecido. Durante todo o filme, o sorriso de Masao é sempre fraco, como se estivesse envolto em um revestimento superficial de açúcar, escondendo um amargor que permanece com o passar dos anos. \ Na verdade, a "solidão ao estilo Masao" não pertence apenas a Masao. O poeta disse: "Cada pessoa é uma ilha."Hoje, ninguém mais diria 'A água do rio Tongchuan não nos permite ouvir uns aos outros', e também ninguém mais diria 'Frente a frente, sem emoção, há apenas montanhas e rios'. No entanto, os verdadeiros obstáculos viajam de trem-bala, são conduzidos pelas telecomunicações e percorrem a internet, chegando com um assobio estrondoso.\ Um conselheiro psicológico me ensinou uma série de exercícios de relaxamento chamada 'Bater de Borboleta', que basicamente simula a batida das asas de uma borboleta ou o gesto de uma mãe abanando o bebê, oferecendo a si mesmo um carinho para eliminar a solidão e a ansiedade interior. Não sei como as outras pessoas se sentem ao fazer o 'Bater de Borboleta', mas de qualquer maneira, toda vez que eu o faço, sou provocado a sentir uma solidão e ansiedade ainda mais intensas.\ Madre Teresa deu um presente precioso a muitos, muitos pobres, e esse presente se chama 'abraço'—ela abraçava verdadeiramente os andarilhos, os pobres, os doentes e os à beira da morte... Ela, com ações concretas, eliminava a 'solidão no estilo Masao' da humanidade.\ — Masao, se você pudesse escolher, você preferiria uma camiseta 'Squease' de 245 libras esterlinas? Ou um abraço com calor humano, que não precisa ser pago?
Respostas (0)
— Todas as respostas carregadas —