【Repost】Conto curto 'A Lótus Sangrenta Brilha de Forma Diferente'

O pôster original: Escritor profissional@火神 Visualizações: 211 Respostas: 2 Publicado em: 2013-03-16 07:02:57
Tempo: 2013-03-15 10:58 Fonte: "Histórias das Cem Famílias" Autor: Li Lin\O magistrado de Suzhou, Chen Shiji, tinha uma filha muito querida, chamada Chen Ke'er, que possuía uma beleza rara e inteligência refinada. As casamenteiras que vinham pedir sua mão quase haviam pisado nos limiares da casa de Chen diversas vezes. Na família do governador de Suzhou havia um jovem chamado Su Lei, que também se apaixonou pela beleza e talento de Chen Ke'er, e implorou ao pai para ir à casa de Chen com mil taéis de ouro para pedir sua mão. Chen Shiji, ao ver que seu superior pessoalmente vinha à porta e trazia tanto ouro para demonstrar sinceridade, decidiu por conta própria arranjar esse casamento para sua filha.\Era para ser uma união abençoada, mas, para surpresa de todos, Chen Ke'er, ao saber que o pai a prometera ao filho do governador, recusou firmemente. Na verdade, sempre que ia ao templo Qingbo para fazer oferendas nos primeiros e quinze dias do mês, Chen Ke'er conheceu acidentalmente o erudito Jiang Miao, que vivia temporariamente no templo. Jiang Miao, embora vivesse vendendo pinturas, tinha boas maneiras e conversa elegante. O casal já havia combinado que, quando Jiang Miao economizasse o dinheiro do dote, iria à casa de Chen buscar Chen Ke'er para se casar.\Ao ouvir isso, Chen Shiji ficou furioso: "Você, uma filha, ousa secretamente conhecer estranhos. Se voltar a falar em não se casar, tome cuidado, pois seu pai poderá despir sua pele." Vendo que não havia esperança de cancelar o casamento, Chen Ke'er tornou-se cada vez mais triste e, não muito tempo depois, adoeceu gravemente, ficando acamada. Muitos médicos renomados foram chamados, mas nenhum conseguiu ajudá-la, e nem se sabia exatamente qual era a doença.\Chen Shiji viu que sua filha querida estava piorando, emagrecendo até restar apenas ossos, e sentiu certo arrependimento. Depois de refletir, decidiu ir à casa do governador de Suzhou para cancelar o casamento e colocou um aviso no portão da cidade, oferecendo mil taéis de ouro a quem curasse a misteriosa doença de Ke'er. Se alguém tivesse afeto pela jovem, poderia ainda casar-se com ela.\Depois que o aviso foi afixado, todos os dias inúmeras pessoas cobiçavam os mil taéis de ouro e rondavam o portão da cidade de Suzhou. No entanto, passaram-se sete dias inteiros e ninguém teve coragem de arrancar o aviso do muro. Afinal, a paciente era a filha do magistrado e já se encontrava gravemente enferma; qualquer erro poderia custar a vida a quem ousasse mexer no aviso.\Na tarde do oitavo dia, outra grande notícia surgiu na cidade de Suzhou. Descobriu-se que o poço de água pura, fechado há cem anos, mostrava sinais de ter sido aberto. Do ancião de oitenta anos à criança de quatro anos, todos sabiam que esse poço jamais poderia ser aberto.Cem anos atrás, Suzhou sofreu uma grande seca, e após a morte de inúmeras pessoas, finalmente um mestre budista iluminado chegou aqui e prendeu o demônio da seca no fundo do poço de água limpa, aliviando a seca e trazendo quase cem anos de prosperidade à cidade de Suzhou.\Quando a tragédia causada pelos homens ainda não havia terminado, outro desastre natural estava prestes a acontecer, e todos rangiam os dentes e amaldiçoavam aquele criminoso. Nessa hora, um estudante com roupas simples de repente se levantou, ansioso, e disse: “Desculpem, eu fui quem moveu as pedras sobre este poço.”\Vários idosos correram até ele, com as sobrancelhas franzidas e olhos cheios de raiva, apontando para ele e xingando: “Você, Jiang Miao, de que forma os conterrâneos de Suzhou te fizeram mal para que você quisesse trazer tanta desgraça a todos nós...?”\Jiang Miao ficou aterrorizado com a cena, suas pernas tremiam sem parar e o suor em sua testa escorria, e ele disse baixinho: “Eu… eu quero curar a Srta. Ke'er…” Ao dizer isso, ele rapidamente acrescentou: “Eu sei que abrir o poço de água limpa é algo de extrema importância, então só movi a camada superior das pedras, e não mexi nem um pouco na tampa do poço.” Um idoso respeitado aproximou-se para verificar a tampa do poço e, ao ver que a boca do poço estava perfeitamente selada, respirou aliviado e advertiu severamente: “Não importa o que aconteça, não toque nesta tampa de poço, e muito menos a abra. Entendeu?”\Jiang Miao estava apavorado, assentindo repetidamente. Os outros, vendo que aparentemente não havia problema, impacientemente perguntaram: “Você acabou de dizer que conhece uma maneira de curar a estranha doença da Srta. Chen?”\Jiang Miao suspirou e assentiu: “O mestre residente do Templo Qingbo me deu duas fórmulas. Uma é: usar a água deste poço de água limpa como base de remédio; se a Srta. Ke'er beber, ela se curará em um dia, mas a cidade de Suzhou sofrerá uma grande seca por três anos.”\As pessoas suspiraram, mostrando expressões de incredulidade e preocupação. Jiang Miao continuou: “Embora eu seja completamente apaixonado pela Srta. Ke'er, não posso sacrificar todos pelo meu amor pessoal, então esta fórmula eu não posso usar.”\Escolher o dever maior em vez do amor pessoal – que homem de tanta grandeza de espírito poderia fazer tal escolha? Por um momento, os elogios enchiam os ouvidos de Jiang Miao, e alguns até declararam na hora que dariam suas filhas em casamento com ele.\Jiang Miao? Continuava com a testa franzida, imerso em seu próprio mundo. Alguém lembrou que havia uma segunda fórmula para curar Chen Ke'er e não resistiu a perguntar, mas viu Jiang Miao franzir ainda mais a testa e, rangendo os dentes, revelou aquela estranha fórmula: “É preciso usar o sangue humano para regar uma flor de lótus branca que tenha botões.”Três vezes ao dia, uma tigela por vez. Se o dono do sangue realmente ama a Srta. Ke'er, a flor irá se tornar vermelha a cada dia. Depois de quinze dias, a flor de lótus florescerá em cor de sangue; retire a flor, faça um chá e administre-o, e a Srta. Ke'er recuperará imediatamente a saúde."

Jiang Miao terminou de falar e saiu. As pessoas presentes se entreolharam, suspiraram profundamente e também foram embora. Todos sabiam que ninguém poderia realizar as duas fórmulas que ele mencionou. Quem usasse a primeira receita seria despedaçado pelo povo de toda a cidade de Suzhou. Quanto à segunda receita, era claramente uma troca de sangue por flor, uma vida por outra. Aqueles objetos amarelo-branco eram de fato bons, a Srta. Chen Ke'er era de fato adorável, mas quem iria tola e voluntariamente se sacrificar por algo que não podia aproveitar?

O magistrado Chen Shiji estava quase enlouquecendo de preocupação. O cartaz já estava afixado há várias dezenas de dias, e a condição da filha preciosa estava piorando, mas por que ninguém removia o cartaz?

Nesse momento, um criado veio ansiosamente informar: "Senhor, lá fora um jovem trouxe um vaso de flores de lótus de cor de sangue, dizendo que é para tratar a doença da Srta. Ke'er."

Ao ouvir isso, Chen Shiji imediatamente se levantou: "Rápido, traga isso para a senhorita preparar o remédio." Em meio à correria, Chen Shiji ainda não esqueceu de perguntar: "Qual é o nome do benfeitor que salvou minha filha? Convide-o para entrar, quero agradecê-lo adequadamente."

O criado mostrou uma expressão constrangida e disse: "Senhor, o jovem deixou a flor e foi embora, sem deixar o nome."

Chen Shiji pensou profundamente por um momento e de repente bateu na própria cabeça, compreendendo tudo. Isso certamente foi enviado por Jiang Miao; que dedicação incrível! Por Ke'er, ele nem mesmo teme pela própria vida.

Pensando assim, Chen Shiji decidiu secretamente que, depois que sua filha se recuperasse, não impediria mais o casamento dela com Jiang Miao. Ele percebeu que apenas alguém que se doa de coração poderia proporcionar verdadeira felicidade à sua filha.

Chen Ke'er tomou o remédio feito à base da flor de lótus de cor de sangue e, após obter a aprovação do pai para o casamento, sua grave doença realmente se curou imediatamente e, ainda, parecia mais radiante do que nunca.

Ao ver que a filha estava completamente curada, Chen Shiji ficou extremamente feliz e decidiu cumprir sua promessa o mais rápido possível. Assim, ele enviou alguém para chamar Jiang Miao, expressando sua disposição de permitir que a pérola de sua mão se casasse com ele, oferecendo, ainda, mil taéis de ouro como dote.

Jiang Miao sempre amara Chen Ke'er, e naquele momento, como poderia recusar?Com os arranjos de Chen Shiji, o casamento foi realizado rapidamente. Os dois se casaram felizes, celebraram o ritual nupcial e entraram no quarto nupcial segurando uma fita vermelha.\Quando o grande véu vermelho foi levantado, ambos ficaram paralisados: Jiang Miao ficou espantado com a beleza de Chen Ke'er, afinal, ouvir falar não é como ver pessoalmente; a filha do magistrado realmente era uma bela jovem delicada. Quanto a Chen Ke'er, ela ficou assustada, pois percebeu que este Jiang Miao não era a mesma pessoa que conhecera no Templo Qingbo. Chen Ke'er sempre pensou que estaria se casando com Jiang Miao, que lhe deu a flor cor de sangue e com quem havia prometido sua vida, mas ao ver esta pessoa, que não conhecia, ela ficou confusa e rapidamente perguntou: "Qual é o seu nome? Como você está aqui?"\Jiang Miao, um pouco embriagado pelos brindes recebidos dos convidados, segurou a mão de Chen Ke'er com olhos semicerrados e sorriu: "Eu sou Jiang Miao, não foi você quem pediu ao sogro para me trazer do Templo Qingbo para me tornar seu genro?"\Chen Ke'er suspirou secretamente; será que seu pai se enganou? Mas como poderia haver dois Jiang Miaos no Templo Qingbo? Depois de pensar por um momento, ela descreveu a aparência e as roupas do outro Jiang Miao para o Jiang Miao à sua frente e perguntou se ele o conhecia. Jiang Miao olhou para Ke'er com estranheza, balançou a cabeça e suspirou: "Ele é o filho do Prefeito Su, chamado Su Lei. Como era fraco e doente desde a infância, ele doou dinheiro para o templo Qingbo para se recuperar. Ouvi dizer que o jovem Su acabou de voltar para casa, mas adoeceu gravemente, com o rosto pálido como um fantasma e o corpo magro como um cadáver. Os médicos disseram que ele perdeu muito sangue, mas não descobriram a causa. O Prefeito Su suspeita de feitiçaria e está contratando pessoas para fazer rituais de exorcismo!"\Chen Ke'er entendeu então que aquele Su Lei era o "Jiang Miao" por quem sempre apaixonou-se, o mesmo que lhe enviou a flor cor de sangue. Mas, por que Su Lei usaria a identidade de outra pessoa para se envolver com ela?\Depois de passear um pouco pelo quarto nupcial, Chen Ke'er saiu e foi para o salão, decidida a encontrar Su Lei e esclarecer tudo.\Nesse momento, um servente da casa do Prefeito Su veio informar que o jovem Su Lei havia acabado de falecer e, portanto, não pôde comparecer à recepção de casamento da filha do magistrado. Após a explicação, o servente aproximou-se de Chen Ke'er e disse suavemente: "Antes de falecer, meu jovem mestre pediu que eu transmitisse que se arrepende profundamente de ter usado uma identidade falsa para testar o amor da senhorita. Agora ele está prestes a partir e espera que a senhorita possam perdoá-lo."Chen Ke'er ouvindo ao lado, sentiu seu coração sendo dilacerado, uma dor tão intensa que mal conseguia respirar. Seu coração estava cheio de tristeza, mas antes que pudesse chorar, desmaiou e nunca mais acordou. O governador Su e o magistrado Chen, ao descobrirem a verdade, ficaram profundamente tristes. Com a permissão de Jiang Miao, eles enterraram este casal apaixonado juntos em uma sepultura à beira do lago, na esperança de que na próxima vida pudessem ficar juntos para sempre, sem jamais se separar. No auge do verão, o lago se enche de flores de lótus vermelhas, refletindo um céu tingido de vermelho, como se um casal estivesse brincando nas nuvens.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Não muito bom, pessoas modernas aprendendo o estilo antigo não se parecem nada, mas ainda assim merece apoio!
Cinzento, você vai ter que se contentar em ler, né? O nível de escrita de cada pessoa é diferente, como você pode esperar que todos os livros sejam tão bons? Hehe, ainda assim, obrigado pelo apoio.
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta