【Repost】Conto curto 'O Imortal de Argila'

O pôster original: Escritor profissional@火神 Visualizações: 257 Respostas: 3 Publicado em: 2013-03-21 00:09:55
Tempo: 05-03-2013 12:48 Fonte: "Revista de Histórias" Autor: Chapéu de Palha\Durante o dia, ele era um boneco de barro; à noite, podia voltar à forma humana. No entanto, o mais incrível ainda estava por vir...\Boneco da meia-noite\Durante a dinastia Tang, na Rua Andorinha, havia um artesão de bonecos de barro chamado Fang Menglong. Já tinha passado dos trinta anos, mas ainda não havia se casado. Ao lado de Fang Menglong, morava um pequeno delinquente chamado Ma San, que normalmente era preguiçoso e gostava de fazer pequenos delitos.\Naquela noite, Ma San bebeu várias garrafas de vinho e só retornou cambaleando para casa à meia-noite. Ao entrar, estava prestes a se trocar quando, de repente, ouviu o choro de um bebê vindo da casa ao lado. Ma San achou estranho — de onde viria um bebê a essa hora da noite?\Na manhã seguinte, Ma San não conseguiu evitar perguntar a Fang Menglong: "Irmão Fang, por que havia choro de bebê na sua casa ontem à noite?" Fang Menglong balançou a cabeça e disse: "Irmão Ma, sou só um solteiro, de onde viria um bebê? Se essa história se espalhar, temo que as autoridades venham me questionar."\Ma San piscou astutamente um olho e disse: "Talvez eu tenha ouvido errado porque estava bêbado ontem à noite!" Naquela noite, Ma San apagou a lamparina cedo e, em seguida, colocou o ouvido colado na parede para escutar. Após a meia-noite, novamente ouviu o choro de bebê do lado de fora. Ma San correu para fora e bateu com força na porta da loja de Fang Menglong: "Irmão Fang, se você não abrir a porta, vou relatar às autoridades!"\Fang Menglong ficou com medo e abriu a porta às pressas. Para sua surpresa, Fang Menglong estava segurando um recém-nascido no colo, branquinho e rechonchudo, agitando os bracinhos e chorando alto. Ma San ficou paralisado. Fang Menglong, com o rosto vermelho, disse: "Irmão Ma, entre e vamos conversar!" Ma San entrou desconfiado.\Acontece que Fang Menglong era a terceira geração sem filhos e sonhava em ter um bebê. Mas sua família era pobre, e nenhuma casamenteira estava disposta a vir propor casamento. Um mês antes, Fang Menglong trouxe barro da Montanha Guanyin. Naquela noite, ele teve um sonho estranho: no sonho, um bebê recém-nascido não parava de chamá-lo de pai. Ao acordar, Fang Menglong ficou emocionado e, usando o barro recém-retirado, modelou o bebê do sonho. Depois de terminar, ele não conseguia se separar do boneco de barro e acabou dormindo com ele nos braços.\Após a meia-noite, Fang Menglong foi abruptamente acordado pelo choro de bebê. Ao abrir os olhos, percebeu que o boneco de barro nos braços havia ganhado vida e agora estava sem roupa, deitado na beira da cama, chorando desesperado por comida. Fang Menglong beliscou a própria coxa, percebendo que não era um sonho. Isso realmente era uma bênção de Buda.Fang Menglong estava eufórico, beijando repetidamente o bebê prometido em casamento e abraçando-o para dormir.\ Quem diria que, ao amanhecer, o bebê se transformou novamente em um boneco de barro, fazendo Fang Menglong chorar amargamente. Na hora da meia-noite, o boneco de barro voltou a se tornar um bebê. Fang Menglong de repente compreendeu: afinal, aquele bebê era metade humano, metade terra. Durante o dia, ele era um boneco de barro; à meia-noite, ele voltava a ser humano. Desde então, Fang Menglong esperava todos os dias com ansiedade a chegada da meia-noite. Embora ele fosse apenas um bebê noturno, Fang Menglong o amava profundamente.\ Ma San, ao ouvir isso, ficou boquiaberto. Ele olhou para o bebê repetidamente antes de acreditar. Fang Menglong disse com timidez: “Irmão Ma, você deve guardar este segredo para mim!” Ma San bateu no peito e disse: “Claro, irmão Fang, você teve um filho precioso, parabéns ainda não são suficientes!”\ De volta ao quarto, Ma San começou a pensar em algo malicioso: já que aquele barro mágico podia se tornar uma pessoa viva, por que não apropriar-se dele? Na manhã seguinte, enquanto Fang Menglong foi buscar vinho, Ma San roubou o boneco de barro e imediatamente cavalgou para sul, fugindo apressadamente.\ Ao pôr do sol, Ma San chegou a um movimentado mercado. Na esquina de uma viela, ele encontrou um velho que modelava bonecos de barro. Vendo que o velho tinha boa habilidade, Ma San tirou uma barra de prata e a entregou junto com o boneco de barro, dizendo: “Modele para mim a mulher mais bonita!”\ O velho assentiu e, com habilidade, começou a amassar o boneco de barro. Depois de três bâculos de incenso, uma beleza de tirar o fôlego apareceu na palma das mãos do velho. Ma San, radiante de alegria, embalou a boneca de barro e levou-a a cavalo. Na verdade, ele já havia feito seus planos: naquela noite, ter o quarto nupcial com a beldade, e depois de algum tempo, quando se cansasse, pedir ao velho para modelar outra. Dessa forma, seria mais feliz que o próprio imperador.\ Ressuscitando\ Ma San deu uma volta pelo mercado e então apressadamente se hospedou em uma pousada. No quarto, Ma San preparou uma mesa com vinho e comida, bebendo sozinho. Sem perceber, ele já havia tomado duas garrafas de vinho e adormeceu profundamente sobre a mesa.\ Ao acordar, já passava da meia-noite. À luz tênue, Ma San viu uma beleza sem igual sentada à cabeceira, idêntica à boneca de barro. Excitado e incentivado pelo álcool, Ma San tentou abraçar a beldade.\ Neste momento, com um estrondo, a porta foi subitamente chutada. Ma San, instintivamente, se virou e viu dois oficiais e uma serva na entrada.A serva parecia angustiada, e dois oficiais gritaram com voz firme: “Seu malandro, à luz do dia, você ousa sequestrar a filha de um cidadão, qual é o seu crime?” Ma San ficou surpreso e apavorado, sendo levado de volta à delegacia pelos dois oficiais.\ A serva, ainda em choque, correu rapidamente para relatar ao magistrado: “Senhor, eu vi uma mulher que se parece muito com a senhorita! Aquela mulher também tem uma marca de nascença rosa no braço, exatamente igual à da senhorita!”\ O magistrado ficou muito alarmado e rapidamente se levantou para se vestir. Entrando na sala dos fundos, viu a senhora abraçando a mulher e chorando inconsolavelmente. Contudo, os olhos da mulher estavam vazios, como se tivesse perdido a alma. Por mais que a senhora fizesse perguntas, ela permanecia indiferente. Entre soluços, a senhora disse: “Senhor, eu sei que Rong'er não morreu, olhe, ela finalmente voltou!” O magistrado olhou para a mulher repetidas vezes, não conseguindo conter as lágrimas: “É realmente muito parecida! Será que existe mesmo a técnica de trazer alguém de volta à vida?”\ Originalmente, a filha do magistrado, Rong'er, aos dezesseis anos, infelizmente caiu no rio e se afogou. O magistrado e sua esposa ficaram profundamente tristes. Naquele dia, a serva Xiao Cui, por acaso, viu Ma San carregando a boneca de barro no mercado, satisfeito consigo mesmo. Xiao Cui olhou atentamente e percebeu que a boneca de barro era, na verdade, a senhorita. Então, ela seguiu Ma San secretamente, vendo que ele comprou tecido vermelho e velas aromáticas. Xiao Cui o seguiu até a estalagem e depois voltou à delegacia para avisar os dois oficiais. De fato, eles prenderam Ma San em flagrante…\ Naquela noite, a esposa do magistrado insistiu em dormir na mesma cama que a mulher. O magistrado, sem opções, teve que concordar. Claro, em seu coração, ele sabia a verdade. Três anos atrás, ele havia visto sua filha ser enterrada. Aquela mulher devia ser a filha de outra família. No entanto, ela estava confusa e incapaz de responder perguntas; o interrogatório de Ma San no dia seguinte revelaria toda a situação.\ Na manhã seguinte, Xiao Cui chegou desesperada para relatar: “Senhor, algo estranho aconteceu, aquela mulher… se transformou em uma boneca de barro!”\ O magistrado foi imediatamente ver e viu a esposa abraçando a boneca de barro, chorando de coração partido. O magistrado ordenou a imediata detenção de Ma San. Diante do tribunal, Ma San confessou tudo sem tentar esconder nada. Depois de ouvir, o magistrado ficou tanto surpreso quanto maravilhado e ordenou prender o velho que havia moldado a boneca de barro. O velho também não ousou esconder nada.\ Acontece que, três anos atrás, o velho teve um encontro ocasional com Rong'er no mercado. Naquele momento, o velho ficou impressionado com a beleza dela e, desde então, guardou sua aparência na memória.Ontem, Ma San quis a mulher mais bonita, então o velho homem formou à vontade o semblante de Rong'er com suas mãos, quem diria, a boneca de barro se tornou viva.\ O magistrado do condado, ao ouvir tal relato, ficou tanto surpreso quanto feliz. Pena que, durante o dia, Rong'er ainda era uma fria boneca de barro. Para a situação atual, só restava capturar Fang Menglong, talvez ainda houvesse um modo de remediar. Então, ele ordenou que Fang Menglong fosse capturado para interrogatório.\ Por engano\ Fang Menglong, naquele dia, voltou para casa extremamente feliz, carregando a cabaça de vinho. Ao chegar na sua câmera, percebeu que a boneca de barro tinha desaparecido. Ao procurar por Ma San, não havia sinal dele. Fang Menglong pensou que a boneca certamente fora roubada por Ma San. Pensando nisso, não pôde conter-se e chorou descontroladamente, bebendo até ficar completamente bêbado. Quando dois guardas vieram para prendê-lo, ele despertou como de um sonho.\ No tribunal, o magistrado explicou toda a situação. Ao ouvir, Fang Menglong ficou furioso: “Seu Ma San, como pôde me prejudicar assim? Pobrezinha da minha boneca...”. O magistrado aconselhou: “Fang Menglong, a situação chegou a este ponto, só podemos pensar a longo prazo!”\ Fang Menglong suplicou: “Senhor, por favor, devolva a boneca de barro a este humilde, para que eu e meu filho possamos nos reunir!” O magistrado, é claro, não quis: “Você... não está dificultando minha posição? Agora, sua boneca já se foi, como poderia eu entregar minha filha de mãos beijadas?”\ Fang Menglong sorriu tristemente: “Se é assim, não tenho mais nada a dizer. Esta terra divina nunca foi minha, agora, se a senhor faz uso dela, também será uma boa ação!” O magistrado, vendo que Fang Menglong não tinha mais truques, não teve escolha senão libertar os três.\ Ma San ficou cada vez mais furioso. Inicialmente, ele ainda esperava que a boneca de barro o recompensasse com três palácios e seis pátios. Quem diria que ele perderia a esposa e também o exército. Ma San, insatisfeito, naquela noite, entrou secretamente no escritório do magistrado e roubou a boneca de barro. Quem diria, Ma San mal conseguiu escapar do escritório e foi descoberto por dois guardas noturnos. Desesperado, Ma San fugiu para um templo em ruínas. Ao ver os perseguidores chegando, com medo de ser pego, ele jogou a boneca de barro em um monte de palha e fugiu pela janela quebrada.\ Fang Menglong, ao sair do escritório do magistrado, estava desanimado. Entrou em uma taverna, pediu alguns jarros de vinho e bebeu até a meia-noite. Completamente bêbado, Fang Menglong cambaleava pelo caminho. Sem perceber, entrou no mesmo templo em ruínas e caiu sobre um monte de palha, adormecendo profundamente. Mas ele não sabia, antes que ele entrasse no templo, Ma San secretamente havia jogado a boneca de barro sobre aquele monte de palha.Por volta da quarta vigília da noite, Fang Menglong acordou atordoado de um sonho. Ao abrir os olhos, ficou extremamente assustado ao ver deitado ao seu lado uma mulher estranha semi-nua. Acontece que, após a meia-noite, a bela de barro havia retornado à forma humana.

Nesse instante, o chefe do condado entrou de repente, acompanhado por vários oficiais, arrombando a porta. Vendo a cena, o chefe do condado ficou tão irritado que seu bigode se torto: “Fang Menglong, como ousa assediar a filha deste condado...!” Fang Menglong foi novamente levado para a prefeitura. Ao mesmo tempo, outros dois oficiais prenderam Ma San. Ambos se ajoelharam no tribunal, sem dizer uma palavra.

O chefe do condado bateu na mesa: “Delinquente, você raptou a filha de um cidadão, que punição merece?” Ma San permaneceu impassível: “Posso perguntar, senhor, de qual família eu raptei a filha?”

O chefe do condado ficou sem palavras: “Isso...” Ma San riu alto: “Pelo que sei, já se passaram três anos desde que a filha do chefe faleceu. Aquela mulher, metade barro, metade humana, o senhor tomou para si, e ainda assim culpa este humilde servidor?” O chefe do condado não teve como responder.

Neste momento, Xiaocui se encostou na cortina da porta e fez discretamente um sinal para o chefe do condado. Ele compreendeu e rapidamente entrou na sala dos fundos. A esposa do chefe, tendo ouvido o ocorrido, já tinha um plano perfeito. A esposa disse: “Senhor, já que as coisas chegaram a esse ponto, por que não aproveitar a situação e casar Rong'er com Fang Menglong?”

O chefe do condado balançou a cabeça: “Não, impossível!”

A esposa ficou irritada: “Eu acho que é viável. Fang Menglong pode ser um artesão, mas tem traços finos e delicados, e seu rosto demonstra nobreza. Agora que Rong'er não pode aparecer em público durante o dia e ainda foi desonrada, se ela não casar com Fang Menglong, com quem então?” O chefe do condado, sem alternativas, não pôde deixar de concordar.

De volta ao tribunal, o chefe do condado bateu na mesa: “Na noite de amanhã, ordeno que Fang Menglong case com minha filha Rong'er!” Fang Menglong ficou extremamente assustado: “Senhor, eu...”

O chefe do condado ficou furioso: “Como? Você manchou a honra de minha filha e ainda ousa recusar o casamento?” Fang Menglong ficou em silêncio, assustado.

Neste momento, Ma San perguntou timidamente: “Senhor, e quanto a mim?” O chefe do condado sorriu: “Eu reconheço seu esforço em entregar a filha, por isso o convido para ser o casamenteiro oficial!” Ao ouvir isso, Ma San ficou tão irritado que ficou rígido sentado no chão.

Na noite seguinte, a residência do chefe do condado estava decorada com lanternas e cores festivas, com tambores e gongos ressoando. Fang Menglong e Rong'er se casaram. Curiosamente, após a noite de núpcias, Rong'er nunca mais se transformou na bela de barro, e suas memórias foram totalmente restauradas.

Um ano depois, Rong'er deu à luz a um bebê branco e gorducho.Quando Menglong estava segurando o boneco nos braços, de repente sentiu que o boneco parecia familiar. Descobriu-se que, na verdade, era o boneco de barro que ele havia moldado anos atrás...
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Obrigado por compartilhar, autor do post!\Com amor, qualidade e sonhos, você e eu 7723
Que incrível!
Hehe, realmente é incrível…
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta