【Repassado】Conto curto «Amigos de Bebida»

O pôster original: Escritor profissional@火神 Visualizações: 276 Respostas: 1 Publicado em: 2013-03-28 10:01:45
Data: 22-03-2013 13:24 Fonte: "Histórias das Cem Famílias" Autor: Qiuguo\Durante o reinado de Qianlong, havia um homem chamado Acheng, em Jiangyin, Jiangsu. Por causa da doença da mãe, ele vendeu as duas únicas casas de barro da família. Após a morte da mãe, ele se mudou para um templo abandonado na montanha. Exceto por comprar um pouco de sal, Acheng raramente descia a montanha. Embora a vida fosse difícil, ele vivia de forma tranquila e despreocupada.\Logo após o Ano Novo, Acheng começou a cortar lenha, pois a primavera se aproximava e ele precisava preparar mais lenha para o plantio. Havia muitos arbustos na montanha, e em pouco tempo ele carregou uma carga. Ao meio-dia, Acheng voltou para casa com a lenha e, perto de casa, viu alguém vindo da montanha. Vestia uma roupa simples, cabelo bagunçado, rosto negro de fuligem e fogo, parecendo miserável e cômico. No início da primavera, o clima ainda estava frio; a pessoa tinha as mãos nos punhos e o pescoço encolhido nos ombros levantados.\Acheng, naturalmente bondoso, levou a pessoa para sua casa, encontrou uma roupa de algodão velha para ele e preparou uma bacia de água morna para que se lavasse. Depois de algum tempo, quando olhou para ele novamente, viu um rosto claro e limpo, com três longos fios de barba no peito, era um homem de meia-idade muito bonito. Sob pergunta de Acheng, o homem suspirou e começou a contar seu infortúnio.\O homem de meia-idade se chamava Zhao e trabalhava como administrador em uma grande família, responsável por gerenciar o dinheiro e os bens da família. Por causa disso, todos o cumprimentavam com reverência e o tratavam com consideração particular.\O Ano Novo havia acabado e logo iniciaria a distribuição de dinheiro e mantimentos do ano. A grande família tinha muitos filhos; embora cada um tivesse sua própria casa, o patriarca distribuía dinheiro para alguns anualmente. Todos queriam receber um pouco mais e, em particular, começavam a competir para bancar refeições para ele. Hoje, parecia que todos combinaram, todos disputavam para convidar Zhao para comer em suas casas. Uma família forçou-o a entrar; ao entrar no pátio, soltaram uma sequência de fogos de artifício para mostrar grande respeito.\A distribuição de dinheiro e bens, na verdade, já estava decidida pelo antigo dono, e dizer algo sozinho não resolvia nada; mesmo com comida e bebida, se não fosse cumprido, poderiam ser repreendidos. Zhao, vendo uma oportunidade, escapou, desviando para todos os lados, mas outra família conseguiu segurá-lo. Eles agarraram firme suas roupas, e só conseguiu sair quando o casaco que vestia foi arrancado.\Depois de ouvir o que o administrador Zhao contou, Acheng suspirou: “Foi realmente difícil para você!”\“Ah, não é mesmo. Pedirem-me apenas três nozes e duas tâmaras, mas é mais fácil conseguir sozinho!”\“É mesmo! Pode ficar aqui comigo por um dia, vamos conversar bastante. Descanse os pés primeiro, eu vou preparar a comida.”O prato foi colocado na mesa: eram panquecas de milho douradas, picles salgados e alguns pedaços de carne curada que nem se ousara comer durante o Ano Novo. Acheng também tirou um pequeno pote de vinho que havia guardado por muito tempo, e os dois beberam e conversaram.
— Irmão, você é o único em casa? O jovem tem cerca de trinta anos, não é? Por que ainda não constituiu família? — perguntou o mordomo Zhao.
— A casa é tão pobre, quem quer se juntar a mim? —
— Hum, é verdade. Se eu puder ajudar, certamente o farei! —
— Você já tem coisas demais com que se preocupar, não quero incomodá-lo. Para mim, tudo bem, posso comer à vontade sem que a família passe fome! Hehe, vamos beber! —
Sem perceber, os dois acabaram ficando bêbados.
— Jovem, não vou mentir, eu, velho Zhao, na verdade não tenho amigos. As pessoas me respeitam apenas por quererem dinheiro! Mas se eu desse tudo, gastando a herança do antigo patrão, será que ele me perdoaria? — disse o mordomo Zhao, e então, respeitosamente, fez uma reverência e se aproximou do ouvido de Acheng, dizendo: — Jovem, não conte a ninguém sobre minha identidade; se alguém souber, nossa amizade chega ao fim!
Acheng, que vivia sozinho nas montanhas há muito tempo e sempre queria alguém para conversar, assentiu imediatamente.
Depois de um tempo, Acheng não conseguiu mais se sustentar e caiu sobre a mesa de três pernas, adormecendo. Quando acordou, já era hora de acender as lâmpadas, e o mordomo Zhao já havia partido há tempos.
A partir dali, o mordomo Zhao passou a visitar Acheng com frequência para beber, e os dois se deram muito bem, sentindo como se tivessem se conhecido tarde demais. Sem perceber, chegara o terceiro mês da primavera. Nessa tarde, Acheng, exausto depois de terminar o trabalho, voltou ao templo e ficou surpreso ao descobrir que o mordomo havia preparado comida e bebida esperando por ele em casa!
Até escurecer, beberam juntos. Zhao exclamou feliz: — Irmão, conhecer você é um destino do velho Zhao. Vejo o quanto é difícil para você sozinho, então vou ajudá-lo a conseguir dinheiro para se estabelecer; assim nossa amizade não terá sido em vão!
— Falar de dinheiro... falar de dinheiro soa vulgar! Nossa amizade não é sobre dinheiro! — disse Acheng e, logo depois, suas pernas fraquejaram, fazendo-o escorregar por baixo da mesa.
No dia seguinte, o mordomo Zhao voltou. Desta vez trazia um grande saco cheio de sementes de plantas. Zhao espalhou-as por toda parte, na frente e atrás da casa de Acheng. Acheng perguntou o que ele estava plantando, e Zhao, sorrindo, disse: — Estou plantando dinheiro para você conseguir uma esposa!
Alguns dias depois, caiu uma leve chuva, e poucos dias depois, surgiu um verde novo na frente e atrás da casa de Acheng. Quando essa verdura cresceu, Acheng percebeu que se tratava de vagamente dispostas plantas de Artemísia.O mordomo Zhao voltou, e A Cheng brincou com ele dizendo: “O dinheiro que você me fez plantar já cresceu!” O mordomo Zhao ouviu e não disse nada, apenas riu.\De repente, chegou maio, e no quinto dia do mês, o mordomo Zhao chegou cedo à casa de A Cheng. Ele pediu a A Cheng para colher folhas de artemísia e secá-las, dizendo que seriam úteis. Eles colheram muitas folhas do amanhecer ao anoitecer, e A Cheng as colocou para secar em local ventilado e fresco, conforme instruções do mordomo Zhao. Depois de secas, as folhas de artemísia foram trituradas e transformadas em pequenas bolinhas do tamanho de sementes de choupo, secas e armazenadas.\Logo chegou agosto, e muitas pessoas na cidade ao pé da montanha ficaram doentes com uma doença estranha. Primeiro, por causa do frio, a pele ficava pálida, os lábios azulados, e tremores incessantes. Depois de um tempo, o rosto ficava avermelhado, a pele seca e quente, irritação e inquietação, e após algum tempo, transpiração intensa até que o suor parasse. Depois de um tempo, o frio e a febre voltavam, repetindo continuamente, e os médicos e remédios não traziam melhora. Essa situação continuava a se espalhar e se agravar.\Neste dia, o mordomo Zhao chegou, e ao entrar gritou para A Cheng pegar as bolinhas de artemísia. Ele disse a A Cheng que as pessoas da cidade estavam com malária, e que as bolinhas de artemísia curavam essa doença.\O mordomo Zhao quis que A Cheng vendesse as bolinhas de artemísia às pessoas da cidade. A Cheng vendeu parte para os ricos e deu outra parte de presente aos pobres que não podiam pagar. A Cheng deu o dinheiro da venda para o mordomo Zhao, que sorriu e disse: “Não disse que este dinheiro é para você se casar? Apenas me reserve uma garrafa de vinho de celebração!”\Com o dinheiro ganho com as bolinhas de artemísia, A Cheng construiu sua casa e foi até a cidade buscar uma viúva para se casar.\De repente, chegou o quinto dia do primeiro mês do calendário lunar. Neste dia, A Cheng e sua esposa desceram a montanha para a primeira feira do ano. O lugar mais movimentado na feira era a barraca de fogos de artifício, onde todos se amontoavam comprando.\“Hoje é o aniversário do Deus da Riqueza, todo mundo comprou fogos e oferendas para acender incenso no templo! Irmão, você não quer comprar dois pacotes?” perguntou o vendedor de fogos de artifício a A Cheng.\“Ah, hoje é aniversário do Deus da Riqueza? Então tudo bem, vamos comprar dois pacotes também para homenagear o Deus da Riqueza!” A esposa de A Cheng também comprou dois pacotes de fogos de artifício e algumas oferendas, e juntos seguiram com a multidão rumo ao templo do Deus da Riqueza.\Muitas pessoas foram ao templo para prestar homenagem ao Deus da Riqueza. Os fogos de artifício estalavam constantemente, e as oferendas se acumulavam no altar como pequenas montanhas. Finalmente chegou a vez de A Cheng e sua esposa acenderem incenso. Acendendo as velas e o incenso, A Cheng fez três reverências e, ao olhar para a estátua do Deus da Riqueza, ficou atônito.Este Deus da Fortuna tinha três tufos de barba longa e um rosto claro e liso; não seria o seu companheiro de bebedeira, o velho Zhao!\Saindo do templo do Deus da Fortuna, A Cheng contou isso à esposa, que não acreditou de jeito nenhum. A Cheng disse que o velho Zhao já tinha comentado que no dia do seu aniversário viria beber comigo; hoje é o aniversário do Deus da Fortuna, se o velho Zhao é o Deus da Fortuna, ele certamente viria à nossa casa hoje.\“Querido, pra que vamos à feira? Vamos logo para casa preparar bebidas e comidas para receber o Deus da Fortuna!” disse a esposa animada.\O casal comprou bebidas e comidas, correndo apressadamente para casa. Pelo caminho, a esposa não parava de lembrar A Cheng de que ao encontrar o Deus da Fortuna ele deveria buscar prosperidade financeira. Embora A Cheng se sentisse relutante, não conseguiu resistir às repetidas recomendações da esposa e acabou concordando. Antes de chegar em casa, avistaram de longe alguém sentado na porta. Ao se aproximarem, de fato era o mordomo Zhao!\“Irmão, vim de novo incomodar você!” disse o mordomo Zhao sorrindo e fazendo uma reverência, assustando a esposa de A Cheng, que largou as bebidas e as oferendas e se prostrou, dizendo: “Senhor Deus da Fortuna! Vossa generosidade nos mata de emoção! Graças à sua bondade, temos tudo o que temos hoje. De agora em diante, nós, marido e mulher, iremos adorá-lo todos os dias, esperando que tenha misericórdia e nos conceda prosperidade financeira e abundância ano após ano!”\O mordomo Zhao ouviu as palavras da esposa de A Cheng, balançou a cabeça e suspirou: “Ah, para mim, o velho Zhao, viver como uma pessoa comum é tão difícil! Parece que voltarei a levar uma vida reclusa! A Cheng, muito obrigado por todo o carinho que me deu nestes dias! Se cuide!” Dito isso, saiu pela porta e desapareceu.\A Cheng correu para fora, mas o mordomo Zhao não estava mais lá; ele bateu os pés e suspirou por ter perdido um amigo para beber e conversar.\A partir daquele dia, A Cheng começou a adorar o Deus da Fortuna, mas suas oferendas eram apenas três incensos de sândalo e um copo de saquê; no Ano Novo, ele adicionava um pedaço de toucinho. Ele esperava que um dia pudesse ver o mordomo Zhao novamente para reatar aquela amizade regada a bebidas e conversas. Mas desde então, o Deus da Fortuna nunca mais apareceu.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Topo...
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta