O maior vencedor da vida na era dos Três Reinos (para quem procura superficialmente)
Que tipo de pessoa era Sima Yi? Podemos afirmar com certeza que Sima Yi era uma pessoa muito "capaz", tanto em habilidade, sendo muito competente, quanto em resistência, sendo extraordinariamente perseverante. Ele era capaz de esperar mesmo diante de pessoas mais jovens ou diante de personagens fracos como Cao Shuang, sendo paciente e habilidoso em esperar, suportando humilhações, fingindo loucura ou ignorância. Podiam me pedir o que fosse, mas, no fim, eu alcançaria meu objetivo. Como diz o ditado: quem ri por último, ri melhor. Eu não apresso meu riso, mas quero rir por último, e certamente serei eu a rir por último. Esse era Sima Yi.\ Depois de eliminar Cao Shuang, Sima Yi pôde fazer o que quisesse. O imperador Wei, Cao Fang, nomeou Sima Yi como chanceler, concedendo-lhe nove condecorações, equivalente à posição de Cao Cao quando servia sob o Imperador Xian da Han, e ordenou que Sima Yi e seus dois filhos compartilhassem os assuntos do Estado.\ Nesse momento, Sima Yi alcançou o auge de sua carreira. Dois anos depois, ele morreu de velho. Nos romances, a morte de Sima Yi é descrita de maneira bastante simples. Ao morrer, disse aos seus dois filhos: "Todos pensam que tenho intenções diferentes, como ousaria eu? Após minha morte, vocês dois devem servir bem o soberano e não criar pensamentos próprios, preservando meu bom nome. Mas se alguém violar isso, será uma pessoa de extrema impiedade!" (Volume 22, "Batalha entre Xutang Wu e Wei") Ele aconselhou seus filhos: depois de minha morte, jamais se rebelarem, jamais usurpar o poder, devem manter sua posição.\ Sima Shi e Sima Zhao não decepcionaram seus conselhos, cumprindo a promessa sem usurpar o poder. Embora se diga que "o coração de Sima Zhao era conhecido por todos", ele de fato não usurpou o trono. No entanto, o neto de Sima Yi, Sima Yan, não se conteve e acabou forçando o Imperador Wei, Cao Huan, a abdicar, subindo ao trono e fundando a dinastia Jin.\ Resumindo, a razão pela qual a dinastia Jin conseguiu unificar o país após a divisão de três reinos — Wei, Shu e Wu — se deve, finalmente, aos méritos deste velho Sima Yi.\ Em suma, Sima Yi era realmente alguém com intenções ocultas e grande habilidade de dissimulação. O "Livro de Jin", volume 1, "Crônicas do Imperador Xuan", elogia-o: "Harmonioso e em sintonia com o tempo, recolhendo suas escamas e asas, pensando em se alinhar aos ventos e nuvens."Nos perigosos jogos políticos de sucessão na China, ele sempre conseguiu se sair bem. Serviu em quatro reinados e três dinastias no Estado de Wei. Embora tenha sido várias vezes transferido para posições fora do centro de poder e tenha tido suas forças militares retiradas em algumas ocasiões, ele sempre conseguia transformar crises políticas em oportunidades e se reerguer, eventualmente alcançando posições elevadas e o ápice do poder. Pode-se dizer que Sima Yi realmente merece ser considerado o político mais notável do final do período dos Três Reinos.\ Quando os historiadores posteriores avaliam Sima Yi, frequentemente o comparam a Cao Cao, pensando que Sima Yi e Cao Cao são muito semelhantes ou que pertencem à mesma categoria de pessoas. Alguns até acreditam que ambos são desonestos, pois, como homens de coragem, abusaram de seu poder ao oprimir órfãos e viúvas.\ Sima Yi no Estado de Wei e Cao Cao na dinastia Han, superficialmente, pareciam muito semelhantes, ambos ocupando altos cargos e dominando o uso de estratégias políticas. No entanto, suas personalidades diferem bastante; simplificando, Cao Cao é mais implacável, enquanto Sima Yi é mais astuto e reservado.\ No romance "Romance dos Três Reinos", Cao Cao é retratado como alguém audacioso e destemido, capaz de agir com decisão. Ele não tinha receios ou preocupações, não se importava se os outros o consideravam bom ou ruim; ele sabia quem era, fazia o que queria e ninguém poderia impedi-lo. Ele agia livremente e com autoconfiança. Cao Cao possui essa coragem de avançar incessantemente, um espírito tanto heroico quanto astuto, ardente como o fogo que pode queimar tudo ao redor.\ Sima Yi, no entanto, é diferente; se fosse comparado, seria como a água. Mesmo que te afogue, você mal percebe, porque a água é sutil. O fogo machuca, mas a água não parece afetar. Quando se vê fogo, ninguém se atreve a avançar, mas diante da água, tudo é incerto. No calor do verão, qualquer um quer mergulhar nela. Portanto, embora "água e fogo não tenham piedade", a água pode ser mais perigosa, ou seu perigo é mais oculto.\ O livro "Tao Te Ching" ensina que a suavidade supera a dureza: 'No mundo nada é mais suave e fraco que a água, mas para atacar o rígido e forte ninguém a vence; é impossível substituí-la. O fraco vence o forte, o suave vence o rígido; todos no mundo sabem disso, mas ninguém consegue praticar.' Pessoas como Sima Yi são como a água, habilidosas em vencer a rigidez com a suavidade, incorporando princípios profundos da filosofia chinesa.\ Sima Yi tinha grandes ambições, mas era imprevisível e muito habilidoso em esconder seus sentimentos; você nunca poderia adivinhar suas intenções. Ele sempre queria alcançar algum objetivo, mas para isso, podia suportar e esperar repetidamente, sem pressa nenhuma, até que você perdesse a paciência, até que você não pudesse mais esperar, e no final, com um único golpe, ele poderia te destruir. Esse é Sima Yi. Portanto, não importava o quanto Sima Yi fosse rebaixado, ignorado ou derrotado, ele nunca se preocupava, nunca tinha medo, nunca tremia. Porque ele sabia que podia esperar, podia suportar, esperar até o fim, suportar até o fim — e, claro, acabar rindo por último.\ Pode-se dizer que Cao Cao pertence a uma personalidade autoinflada, enquanto Sima Yi pertence a uma personalidade introspectiva. Se Cao Cao é o tipo de pessoa muito calorosa e exuberante, então Sima Yi é o tipo de pessoa muito calma e equilibrada. Porque Cao Cao era autoinflado, suas qualidades e defeitos se destacavam de forma excepcional, então podemos sentir que ele era uma pessoa real e completa, que podemos entender e perceber. Já Sima Yi, por ser introspectivo, parecer ser consistente de dentro para fora, para nós ele se assemelha mais a uma sombra, a um conceito; embora deixe uma impressão profunda em nós, é difícil compreendê-lo ou entendê-lo completamente.\ Cao Cao e Sima Yi ambos atuaram no campo político, mas de formas totalmente diferentes: um avançava constantemente para se destacar nesse campo, enquanto o outro se retirava continuamente para se mover estrategicamente. Mas, no final, quem se tornou o grande vencedor na história dos Três Reinos foi justamente Sima Yi. Porque ele sabia esperar, sabia esperar o momento certo para colher os frutos da vitória; assim foi com Zhuge Liang e ainda mais com o regime Wei: quem planeja e espera, colhe os frutos.\ Mesmo considerando apenas a longevidade, Sima Yi também foi um vencedor. Fiz algumas estatísticas: Cao Cao viveu 66 anos, Liu Bei 63, Sun Quan 72, Zhuge Liang apenas 54, enquanto Sima Yi viveu 73 anos, mais que Sun Quan. Sun Quan também era uma pessoa muito paciente e gentil. A personalidade de uma pessoa pode de fato ter alguma relação sutil com sua expectativa de vida.\ Portanto, no jogo político dos Três Reinos, o jogador mais bem-sucedido ainda é Sima Yi.No jogo político, sua estratégia de "esperar para rir por último" realmente era extraordinária. Durante o período dos Três Reinos, Sima Yi foi um dos maiores vencedores, conquistando vitórias por meio da paciência, astúcia política, inteligência e crueldade.\ Embora ele tenha sido um vencedor, Sima Yi acabou sendo rotulado pela história como um ministro traidor. Sua mentalidade era realmente boa, mas para manter essa boa mentalidade, seu objetivo era realizar intrigas políticas muito ruins, então era difícil gostar dele, porque ele era muito sombrio. Nos palcos das gerações posteriores, Sima Yi nunca conseguiu escapar da imagem de um ministro traidor de rosto bonito; a avaliação da história e a avaliação do povo, enfim, o registraram na lista da vergonha.\ Mesmo os historiadores posteriores, ao escreverem a história da dinastia Jin, deixaram claro: "Os antigos diziam: 'Acumular o bem por três anos é pouco notado; cometer o mal por um dia será conhecido em todo o mundo', não é verdade? Embora Sima Yi tenha escondido suas falhas da época, ele ainda foi ridicularizado pelas gerações futuras. É como tentar roubar um sino cobrindo os ouvidos, pensando que ninguém ouviria; ou roubar ouro no mercado vendado, pensando que ninguém veria." (Livro de Jin, Volume 1, Registro do Imperador Xuan·Elogio) Embora Sima Yi tenha ocultado seus erros e encoberto suas ambições, ele ainda não pôde escapar da severa avaliação da história. É como cobrir os ouvidos para roubar um sino, pensando que ninguém escuta, ou tapar os olhos para roubar um banco, pensando que ninguém vê; isso não é autoengano? As ambições vorazes de Sima Yi durante a vida não puderam enganar o povo nem o julgamento da história.
Respostas (1)
Não importa o quanto as gerações posteriores tentem difamar, o brilho extraordinário que a qualidade intrínseca de Sima Yi emana nunca poderá ser obscurecido pelo pó da história. Quanto mais você se aproxima dele, mais profundamente sente: se houver uma oportunidade adequada, um ambiente apropriado e uma auto-motivação adequada, o potencial interior de uma pessoa realmente pode explodir como um vulcão, tão alto, tão longe, tão forte!
— Todas as respostas carregadas —