【Repassado】《Tradições Familiares》

O pôster original: Escritor profissional@火神 Visualizações: 215 Respostas: 3 Publicado em: 2013-04-01 10:44:18
Data: 2013-03-31 13:58 Fonte: "Seleção de Histórias Populares" Autor: Yang Weihua\Hao Zhengxiong era um notório ladrão da Montanha Taihang. Ele era cruel e implacável; em qualquer lugar que saqueasse, não deixava ninguém vivo.\A fortaleza da família Hao, de Hao Zhengxiong, ficava no desfiladeiro de Hujiao. Aquele terreno era perigoso, fácil de defender e difícil de atacar. Apesar das várias investidas do governo local, eles sofreram pesadas perdas sem sucesso. Como não conseguiam capturar aqueles ladrões, os oficiais locais sofreram repetidas censuras do governo imperial. O magistrado de cada condado era substituído frequentemente, e nenhum deles permaneceu no cargo por mais de seis meses. No final, o Departamento de Justiça teve que oferecer uma recompensa alta de 100.000 taéis de prata por cada membro da família Hao. Mas ainda assim, ninguém se atrevia a se voluntariar para eliminar o mal.\Mas Hao Zhengxiong também tinha preocupações: seus três filhos já haviam crescido e queriam mostrar suas habilidades, enquanto ele próprio estava envelhecendo e pensava em se retirar da linha de frente. Mas qual filho deveria assumir a liderança da fortaleza?\Depois de ponderar bastante, finalmente teve uma boa ideia. Ele chamou seus três filhos e disse: “Todos entendemos a regra do vencedor e do perdedor. Vocês três são muito capazes e todos têm potencial para se sentar na minha cadeira de tigre. Mas só há um líder para a fortaleza, então quero testar vocês. Apenas o vencedor do meu teste poderá assumir minha posição e garantir que a fortaleza da família Hao prospere para sempre!"\Os três irmãos se olharam. Hao Dalang não conseguiu conter-se e perguntou: “Pai, diga logo, qual será o teste?” Hao Zhengxiong respondeu calmamente: “Somos uma família de ladrões, isso não se pode esconder. A primeira regra de um ladrão é ser cruel: agir sem piedade para servir de exemplo; a segunda é ser decisivo nos negócios, como diz o velho ditado: cortar a grama sem remover as raízes, ela volta a crescer com o vento da primavera. Ser misericordioso com o inimigo é ser cruel consigo mesmo, então é preciso eliminar o adversário completamente, sem dar a ele nenhuma chance de recuperação; por último, prejudicar os outros e beneficiar a si mesmo — um ladrão não faz nada que não lhe traga vantagem pessoal. Estas três regras são os ensinamentos ancestrais da nossa família. Vocês devem memorizá-los e transmiti-los de geração em geração. Amanhã, vocês três vão descer a montanha. Têm um mês para realizar uma grande façanha. No dia do meu sexagésimo aniversário, voltem. Quem tiver feito melhor será o futuro líder da fortaleza da família Hao!"\Um mês depois, no dia do sexagésimo aniversário de Hao Zhengxiong, seus três filhos voltaram à fortaleza. A fortaleza da família Hao estava decorada com lanternas e bandeirolas, tambores soavam intensamente, e a multidão fazia muito barulho — estava animadíssima. Depois de algumas rodadas de bebida e variadas iguarias, Hao Zhengxiong, animado, pediu aos três filhos que relatassem suas realizações do último mês.\Primeiro é Hao Dalang, que, depois de descer a montanha, montou seu cavalo e correu direto para a capital. Numa noite escura e ventosa, invadiu a residência do vice-ministro da Justiça, cortou a cabeça do vice-ministro com uma única faca e roubou todos os tesouros raros dentro da mansão. Hao Dalang riu satisfeito: “Esse cão de oficial ousou oferecer recompensa por mim e meus três irmãos? A partir de agora, vamos ver quem ainda tem medo de morrer e se atreve a falar bobagens!” Hao Zhengxiong balançou a cabeça repetidamente, exclamando: “Bom! Cruel o suficiente!”\Hao Erlang entrou sozinho a cavalo na rica região central da China, roubando treze famílias abastadas em um mês. Todas as famílias que ele visitou não só foram saqueadas, mas exterminadas; exceto as mulheres, ninguém mais foi poupado. Hao Zhengxiong franziu a testa e disse: “Os homens são mais fáceis de tropeçar em paixões, uma faca sobre a cabeça do desejo.” Hao Erlang riu: “Filho vendeu essas mulheres para os bordéis de Luoyang, para que nunca mais possam se levantar, e ainda ganhei 100 mil taéis de prata.”\Hao Zhengxiong riu alto: “Muito bem, cruel e impiedoso! E você ainda conseguiu prejudicar terceiros para beneficiar a si mesmo!” Ele se virou para perguntar a Hao Sanlang: “E você, o que fez?”\Hao Sanlang levantou-se e disse timidamente: “O que eu fiz não foi tão grandioso quanto o que fizeram o irmão mais velho e o segundo. Eu apenas fui para o interior de Qingzhou.”\Hao Zhengxiong perguntou surpreso: “Por que você foi para o interior? Lá só há pobres, pouco para lucrar.” Hao Dalang riu orgulhoso: “Sanlang tem medo de perder para mim e quer se esconder no interior? Fique tranquilo, somos irmãos de sangue. Contanto que você trabalhe bem comigo, o irmão mais velho nunca vai te prejudicar.” Ele claramente se tornou o novo chefe do clã Hao. Hao Erlang não quis ficar para trás e disse rapidamente: “Sanlang, contanto que meu irmão mais velho tenha algo para comer, você nunca passará fome. De agora em diante, você será minha mão direita!” Sua postura parecia mais a de um líder de bando.\Hao Sanlang sorriu levemente: “A razão de eu ter ido para o interior de Qingzhou é porque a casa do cozinheiro da nossa fortaleza de montanha fica lá. Quando cheguei, detive toda a sua família e mandei uma mensagem pedindo que ele me ajudasse com um assunto.”\No rosto de Hao Zhengxiong, Hao Dalang e Hao Erlang, surgiram expressões de surpresa e dúvida. Hao Zhengxiong perguntou: “Um cozinheiro pode ajudar você com algo tão importante?”\Hao Dalang deu uma risada “hehe” e disse: “Sanlang, você deve estar tão ansioso que até trouxe um cozinheiro junto.”郝三郎 sorriu levemente e disse: “Eu também não espero que ele ajude muito, só peço que, ao preparar o banquete de aniversário de hoje, ele coloque um pouco do remédio que eu lhe dei em cada prato.”
郝正雄, junto com 郝大郎 e 郝二郎, ficaram surpresos. 郝正雄 disse: “Remédio? Que remédio? Você não colocou veneno em nós, colocou?”
郝三郎 exibiu um sorriso astuto: “Só coloquei um pouquinho, não vai matar vocês, só vai impedir que consigam lutar.”
郝二郎 gritou: “Você, você ousa…”
Antes que terminasse a frase, ouviram sons de “ploc, ploc” vindos do salão, e todos caíram no chão, exceto 郝三郎.
郝正雄, com o rosto roxo de raiva, gritou: “Seu moleque, você enlouqueceu? Usar esse método contra seu pai e seus irmãos, você ainda é humano? Traga o antídoto agora!”
郝三郎 soltou uma risada fria: “Pai, você não disse que a primeira regra de ser um brigão é ser implacável? Conseguir agir contra sua própria família é o ápice da implacabilidade. Mesmo que meu irmão mais velho tivesse matado o imperador atual e meu segundo irmão roubado todo o império, ainda assim não se compara a mim.”
郝正雄 ficou tão enfurecido que os olhos reviraram, e respirando com dificuldade disse: “Você quer se tornar o chefe da família 郝 e não hesitou em agir contra seus próprios irmãos, isso ainda passa… mas eu sou seu pai! Por que nem o próprio pai você poupa, você…”
郝三郎 suspirou e disse: “Pai, eu também tenho minhas dificuldades. Se você continuasse por perto, mesmo que um dia eu me sentasse na cadeira de tigre, você certamente iria me criticando pelas costas, reclamações sem fim, e isso me incomodaria muito como chefe. Além disso, eu já manipulei meus dois irmãos, você me pouparia? Por isso só me resta lhe causar um pequeno sofrimento. Isso também é algo que vocês me ensinaram: ser implacável, não deixar qualquer chance de recuperação ao outro. Pai, você acha que minha compreensão dessa ‘implacabilidade' não superou a de vocês?”
郝正雄 estava tão zangado que ficara sem palavras, sentado no chão respirando pesadamente.
郝大郎 disse com raiva: “Tudo bem, admiro sua ousadia, vá em frente!”
郝三郎 sorriu e disse: “Até agora só consegui cumprir duas regras da tradição da família 郝: ‘ser implacável com as pessoas' e ‘ser decisivo nas ações'. A terceira, ‘prejudicar os outros para benefício próprio', ainda não alcancei.”Ouvi dizer que o novo prefeito do condado, para manter seu posto, aumentou a recompensa do Departamento de Justiça sobre nós de 100.000 taéis de prata por pessoa para 150.000 taéis por pessoa.” Hao Erlang gritou: “O que você quer fazer?!” Hao Sanlang deu uma risadinha, e disse com desprezo: “Vocês três somam 450.000 taéis, você acha que eu faria o quê? Isso não é apenas 'prejudicar os outros para benefício próprio'? Haha!”\Naquela tarde, Hao Sanlang trocou de identidade, disfarçado como um grande herói itinerante, aplicou pontos de acupuntura nos pontos vitais de seu pai e irmãos, e ordenou a Ziduó que os carregasse para baixo da montanha, colocando-os em uma carroça rumo à cidade do condado.\No escritório do condado, o prefeito estava preocupado com a questão da fortaleza da família Hao. De repente, ouviu os oficiais vindo informar que Hao Zhengxiong e seus dois filhos foram capturados. Ele ficou tão feliz que mal podia acreditar em seus ouvidos e rapidamente ordenou que verificassem as identidades. Ao confirmar que realmente eram pai e filhos da família Hao, ficou tão emocionado que lágrimas e muco saíram em grande quantidade, e caiu de joelhos diante de Hao Sanlang com um “plof”. Chamou-o de “benfeitor” e “pais renascidos”, e ordenou que os 450.000 taéis de prata fossem trazidos imediatamente.\Hao Sanlang olhou para um salão cheio de prata brilhante, e ao pensar que a partir de agora seria o dono da fortaleza da família Hao, com poder para comandar tudo e impressionar a todos, quase explodiu de tanta alegria.\O prefeito disse: “Hao Zhengxiong e seus dois filhos já foram capturados. Restando apenas Hao Sanlang, não é nada a temer. Amanhã, liderarei homens para a montanha e destruirei a fortaleza da família Hao. Benfeitor, por favor, receba mais uma reverência minha!” Dito isso, o prefeito se curvou. Hao Sanlang rapidamente segurou sua mão e disse: “Senhor, por favor, não faça isso...”\No entanto, nesse momento, o prefeito de repente virou a mão e agarrou o pulso de Hao Sanlang. Loe fiquei surpreso, sentiu seu pulso formigar como se tivesse sido picado por uma abelha e soube que algo ruim aconteceria. Ele tentou se soltar com força, mas descobriu que toda a sua força desapareceu em um instante. O prefeito gritou, sacudiu suas mãos com força, e o corpo de Hao Sanlang voou instantaneamente, caindo sobre os blocos de pedra do pátio.\O prefeito caminhou em passos quadrados, chutou Hao Sanlang e riu: “Você caiu na minha ‘agulha da alma que quebra em sete passos'. Assim que você morrer, os 450.000 taéis de prata serão meus. Que Hao Sanlang tenha escapado não importa, agora você servirá de substituto. Oferecerei suas quatro cabeças à corte, e os dias de promoção e ascensão estão ao nosso alcance.”Haha ……"\Hao Sanlang struggle para se levantar, uma corrente de sangue negro escorrendo pelo canto da boca, ele suportou a dor intensa e, apontando para o magistrado do condado, disse entre dentes rangendo: “Seu oficial canalha, tão cruel……”\O magistrado do condado riu sinistramente e disse: “No nosso meio oficial existem três preciosos ensinamentos: primeiro: para ser humano, seja cruel; segundo: para fazer as coisas, seja decisivo; terceiro: prejudique os outros para beneficiar a si mesmo……”
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
图片
Cinza avançado…
Droga... foi uma tragédia, né... canalha
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta