【Repost】《A Lenda do Vale das Viúvas》
Data: 2013-04-05 12:25 Fonte: Internet Autor: Peng Linshan O verão já passou, e a temporada se aproxima do outono dourado. Quando a última luz do pôr do sol desapareceu no céu a oeste, a Viúva Gorge, escondida entre montanhas altas, gradualmente se fundiu na penumbra do anoitecer. Um grupo de primos e primas entrou sucessivamente na garganta, pisando pelas trilhas rochosas e irregulares. Eles acabavam de terminar o trabalho no campo, andando em pares, um homem e uma mulher juntos, ora à frente, ora atrás, ora à esquerda, ora à direita, sussurrando baixinho, intimamente, fazendo qualquer um imediatamente adivinhar que eram casais. Esta é a Viúva Gorge, como apareceram tantos pares de apaixonados? Dois anos atrás, só havia oito jovens viúvas vivendo nesta garganta. Seus maridos eram membros ativos da associação agrícola durante a Grande Revolução e, mais tarde, foram cruelmente assassinados pelo exército branco e pelos senhores de terras locais durante o período de terror branco. Talvez para evitar o preconceito alheio, talvez devido ao apego às montanhas, ou talvez por algum outro motivo, essas oito viúvas concordaram em nunca se casar novamente fora da região e preferirem morrer nas florestas da montanha. Assim, elas passaram anos juntas nesta remota floresta e adotaram o método de “Jiang Taigong pescando – quem quiser, pega a isca”, esperando que homens solteiros viessem para se casar com elas. Nos últimos dois anos, de fato, o destino uniu sete pares de amantes na garganta, sob a bênção do velho cupido. Depois que o grupo de trabalhadores entrou na aldeia, uma figura de um homem de meia-idade, com menos de três pés de altura, apareceu na trilha da montanha. Ao vê-lo, lembrava-se de Wu Dalang da obra "Água Margens". Por ora, ele caminhava lentamente atrás, como se estivesse esperando por alguém, com passos tão lentos que parecia temer pisar nos formigas no chão. Pouco depois, uma mulher da montanha, pouco acima dos trinta anos, surgiu da entrada do vale atrás. Com rosto de lua cheia, sobrancelhas como folhas de salgueiro e olhos brilhantes como jade negro, sua pele era morena com tons vermelhos, mostrando a robustez e a beleza simples de uma mulher da montanha. O homem semelhante a Wu Dalang virou a cabeça para olhar, começando a cantar uma canção folclórica. Não se deixe enganar por sua aparência; ele cantava com ritmo, melodia e rima perfeita: O sol se põe dia após dia, O homem permanece solteiro ano após ano, O homem solteiro ainda está bem, Mas a mulher solteira que pena! Surpreendentemente, a mulher não se impressionou e gritou de longe: “Sun Banjin, não se engane!” Wu Dalang não ficou bravo; ao contrário, riu: “Eu digo, Zhang Sane, a estrada é longa, cada um segue seu caminho. Eu canto minha canção da montanha, que interesse tem em você?”Depois de dizer isso, ele começou a cantar com entonação afetada uma canção chamada "Canção da Viúva": Passado o Ano Novo é a primavera, meu marido não está, tão lamentável, há arados sem ninguém para empurrar, há pesadas tarefas sem ninguém para carregar... A senhora Zhang, a quarta irmã, irritou-se e tampou os ouvidos, mas “Wu Dalang” continuou cantando com ainda mais empenho. Depois de cantar "Canção da Viúva", ele começou a cantar "Pensando no Marido em Dezembro", deixando a senhora Zhang tão irritada que ela pegou algumas pedras e atirou nele. Mais tarde, ela se apoiou em uma antiga árvore de cânfora à beira da estrada e começou a chorar desconsoladamente... Na verdade, os moradores da vila queriam arranjar um casamento entre ela e Wu Dalang, mas a senhora Zhang não queria ser uma "Pan Jinlian". Ela tinha sua própria opinião e insistia em escolher pessoalmente seu pretendente. Assim, as sete viúvas irmãs conseguiam se emparelhar, mas ela continuava sozinha. O crepúsculo caiu e a noite estava prestes a chegar. De repente, uma voz suave surgiu do bambuzal ao lado da estrada: “Irmãmais!” Esse chamado fez a senhora Zhang arrepiar os fios de cabelo, e seu coração disparou. Normalmente, raramente alguém entrava neste vale, especialmente um homem; sendo apenas uma mulher sozinha, ela tinha que se precaver. Ela puxou a foice para cortar capim que estava na cintura e apertou firme nas mãos. “Irmãmais! Irmãmais!” As vozes no bambuzal estavam urgentes. A senhora Zhang não pôde deixar de olhar cautelosamente para dentro do bambuzal. "Irmãmais, não machuque o tio, não sou um homem mau, sou um comerciante de negócios, na frente encontrei bandidos, fui baleado, machuquei a coxa, não consigo andar!" O homem na floresta parecia estar implorando. "Ah!" O coração da senhora Zhang afundou, "É uma pessoa em apuros!" "Me ajude, irmãmais, senão esta noite..." O coração da senhora Zhang se comoveu, e ela cuidadosamente se aproximou. Entre o bambuzal, encontrou o homem caído no chão. Ele tinha mais de trinta anos, corpo magro, a barra da calça da perna direita toda ensanguentada, o joelho coberto de lama, claramente rastejara por um trecho. A senhora Zhang olhou para o céu que escurecia e, sem hesitar, abaixou-se, carregou o homem nas costas e correu apressadamente para a vila... A casa da senhora Zhang ficava na encosta, onde alguns degraus de pedra subiam a colina, e na frente havia uma grande laje de pedra para descansar à sombra. Ao entrar em casa, a senhora Zhang colocou o homem na cama, acendeu uma tocha, lavou os ferimentos dele com água salgada, aplicou algumas ervas e deixou-o deitado, correndo em seguida para cozinhar o jantar.Depois do jantar, ao ver que ele estava deitado na cama e já dormia profundamente, a quarta cunhada foi pedir para passar a noite na casa da vizinha Sra. Liu, pedindo que Liu, o alto, cuidasse do comerciante ferido. Ao amanhecer, o homem acordou repentinamente e ficou surpreso ao perceber que ainda havia alguém deitado na cama com ele. Ele se sentou apressadamente e espiou mais de perto, soltando um suspiro de alívio: era também um homem, provavelmente seu marido. Liu, o alto, logo acordou e também se sentou: “Ei, qual é o seu nome? De onde você é? O que está fazendo nesta montanha?” Ele franziu a testa, sorriu amargamente e respondeu: “Meu nome é Wang Jiupin, apelido Xionggu, de Langshan, Hunan. Para escapar de ser recrutado, tive que vir a esta montanha remota para fazer algum negócio de couro. Mas infelizmente encontrei bandidos no caminho que tentaram me roubar e fui baleado, felizmente encontrei um salvador e escapei da morte.” “Meu sobrenome é Liu, como sou alto, todos me chamam de Liu, o alto. Você tem mais alguém em casa? Sobreviver a esta situação de morte faz a gente querer oferecer um jantar em homenagem aos deuses!” Wang Jiupin sorriu e disse: “Oferecer jantar aos deuses? Sou apenas um solteiro.” “Então é um solteiro, que coincidência incrível,” Liu, o alto, levantou-se animadamente, colocou o casaco nos ombros e saiu com os sapatos de pano que mostravam os dedos dos pés. Na porta, virou-se e fez uma careta para Wang Jiupin: “Hehe, irmão, sua sorte chegou.” Wang Jiupin se sentiu como se estivesse em um nevoeiro. Pouco depois, a quarta cunhada entrou radiante, sorrindo suavemente para Wang Jiupin sentado à cabeceira: “Fique deitado, não se levante, eu faço o café da manhã.” Em seguida, procurou um conjunto de roupas masculinas para ele se trocar. Wang Jiupin disse agradecido: “Realmente incomoda você, não é?” A quarta cunhada mordeu o lábio, contendo o riso, e continuou a cozinhar concentrada. Quando os pratos foram colocados na mesa, Wang Jiupin disse: “Onde está o irmão mais velho? Vamos esperar ele voltar para comer juntos!” “Irmão mais velho?” A quarta cunhada ficou surpresa e respondeu em tom baixo: “Meu homem foi morto pelo rico depois de se tornar soldado do Exército Vermelho!” Ah, Wang Jiupin finalmente entendeu e começou a se sentir um pouco apreensivo. De fato, assim que colocou o prato de lado, a quarta cunhada saiu apressadamente de novo. Liu, o alto, entrou. Ele fez uma saudação com as mãos para Wang Jiupin: “Hoje vamos beber o seu vinho de celebração, irmão!” “Que celebração é essa?” Wang Jiupin fingiu estar confuso.“Hehe, você ainda está no escuro, hoje você vai se tornar o noivo. Você, um solteirão, acaba de encontrar a quarta irmã sem homem. Não é isto um par feito no céu e na terra?” “Não, não, não!” Wang Jiupin levantou as mãos apressadamente, balançando a cabeça repetidamente. “A quarta irmã te salvou, garotinho, não se pode ser ingrato. Hoje, este bom acontecimento vai ocorrer, quer você queira ou não!” Wang Jiupin sentiu-se ao mesmo tempo irritado e divertido, querendo explicar detalhadamente. Nesse momento, as outras sete irmãs cercaram a quarta irmã e entraram na casa. Seus maridos imediatamente puxaram Wang Jiupin da cama, forçando-o a se ajoelhar e a saudar os céus e a terra... **II** Na noite do quarto nupcial, o noivo Wang Jiupin não apresentava alegria alguma, com as sobrancelhas franzidas e pensamentos pesados. Não se sabia se era por ter bebido algumas taças de vinho de arroz ou por estar excitado e tímido, mas as bochechas de Zhang Sìsào estavam coradas, os olhos cheios de emoção, muito passionais. Ela arrumou a cama, sorriu encantadoramente para o noivo e disse timidamente: “A noite já está avançada, você...” Wang Jiupin, nervoso e confuso: “Ah… não… eu… não quero… quero…” Ao ver esta postura tímida do noivo, a quarta irmã pensou contente: “Realmente honesto e simples!” De repente, de fora, ouviu-se uma canção popular: O vento sopra, folhas de árvore abanam, Eu, sozinho, vivo na solidão. O monge sozinho treina um discípulo, E eu continuo sozinho. Empoleirado em camas sem pés, Chamei tantas vezes por mãe. Saí de casa pela manhã e a porta estava trancada, Voltei à noite e abri a porta sozinho. Carregando lenha e acendendo o fogo, Quando terei meu par? A canção era triste e melancólica. Wang Jiupin, encostado na janela, ouviu e perguntou à quarta irmã: “Quem canta uma canção tão bonita?” A quarta irmã respondeu de mau humor: “É um solteirão que cometeu pecados em vidas passadas, chamado popularmente de Wu Dalang.” Então, ela contou a Wang Jiupin sobre a vida de Wu Dalang. O verdadeiro nome de Wu Dalang era Sun Banjin. Quando nasceu, parecia um rato. Alguém o pesou e ele tinha apenas meio quilo, daí o nome. Agora, com mais de trinta anos, ainda tinha essa aparência e recebeu o apelido de “Wu Dalang”. Ele não se importava, afinal era sua aparência natural, de quem seria a culpa? Liu Dage queria que ele se casasse com a quarta irmã, mas ela sentia apenas compaixão, não amor. Ele, confiando em suas habilidades de cantar canções populares, frequentemente cantava canções apaixonadas para provocá-la e tocar o coração da jovem viúva.Alguns dias atrás, ele cantava canções como "O Som do Amanhecer" e "Convencendo a Irmã a se Recasar", mas esta noite cantou a melancólica e solitária "Canção do Solteiro", claramente lamentando suas próprias dificuldades. Agora, Zhang Sitao se sentia satisfeita. Claro que ela também sabia que, esta noite, enquanto no quarto nupcial a alegria florescia, Wu Dalang estava sozinho, naturalmente entristecido. De repente, aquela canção folclórica, que havia ficado em silêncio por um momento, soou novamente no céu noturno: Aconselho você, cavalheiro, a não ser ganancioso pelas mulheres. Vou contar a você histórias de ganância, Cao Cao perdeu batalhas por luxúria, o Rei Zhou caiu no fogo por luxúria, meu irmão, se você se entregar à luxúria, perderá sua pátria... Ao ouvir estas linhas, a expressão de Sitao mudou bruscamente, e ela xingou com raiva: "Esse baixo mil pessoas, pisado por dez mil, o sapo não pode comer carne de cisne, mas aprendeu a amaldiçoar o céu!" Wang Jiupin de repente lembrou-se de algo e gritou: "Sitao!" Ao ouvir isso, Sitao lançou um olhar para ele: "O que você me chamou? Sitao?—Hum, cabeça de vento! A partir de hoje, você deve me chamar de Yujiao, Yujiao. Entendeu? Sou sua esposa agora, se continuar me chamando assim, todos vão zombar!" Wang Jiupin tomou coragem e revelou: "Não podemos ser marido e mulher, isso é uma loucura deles!" "Ah!" Sitao gritou, como se um trovão tivesse caído sobre sua cabeça, ficando atônita por um momento; seus olhos refletiam dúvida, quase não acreditando no que ouviu, repetindo: "O que você disse?" Wang Jiupin respondeu: "Não podemos nos casar, eu a colocaria em perigo..." "Meu Deus?" Sitao gritou, seu rosto de repente passou do vermelho para o branco: com um "ah" caiu na cama e começou a chorar desesperadamente... Wang Jiupin, vendo isso, ficou sem saber o que fazer. Esse Wang Jiupin não era um simples comerciante de sucata; ele era um mensageiro clandestino do Partido Comunista. Originalmente, era filho do grande proprietário Wang Laohu da cidade de Jinting, sob o Monte Jinggang, com o nome Wang Yaozu. Mas desde que estudou fora e foi influenciado por ideias revolucionárias, ingressou secretamente no Partido Comunista Chinês, cortou todos os laços com sua família reacionária, dedicou-se à revolução e mudou seu nome para Wang Jiupin, visando lembrar a si mesmo de nunca temer o sacrifício, lutando para salvar o povo da miséria. Na época da luta contra os terratenentes e da redistribuição das terras, ele liderou os pobres da cidade a invadir sua própria casa e retirou muitos bens confiscados injustamente pelo pai, Wang Laohu, distribuindo-os aos pobres.Depois que o Exército Vermelho deixou Jinggangshan, Wang Jiupin foi novamente designado pela organização para se infiltrar na cidade de Nanchang, onde abriu uma loja chamada Wang Jiop, especializada em produtos de cobre, usando a venda de fechaduras e joias de cobre como cobertura para conduzir atividades de comunicação subterrânea do Partido, transmitindo informações secretas para os órgãos de liderança do Partido. Desta vez, havia um documento de extrema urgência que precisava ser entregue ao Comitê do Partido da Região Fronteiriça. Ele partiu acompanhado de Jin Biao, que vinha da Montanha Qipan. Antes da partida, ele se disfarçou, fingindo ser um comerciante que recolhia peles na montanha, carregando uma maleta de couro com um grande cadeado de bronze. Na tarde do terceiro dia, Wang Jiupin e Jin Biao acabaram de chegar ao sopé do Pico Biyun, na fronteira entre Hunan e Jiangxi, e, devido ao cansaço extremo, decidiram descansar numa pousada chamada “Yuelai”. Planejavam continuar a viagem à noite, quando, de repente, quatro pessoas invadiram a pousada. Entre elas, um homem de estatura média, de meia-idade, com dentes de ouro, tirou os óculos apoiados no nariz e lançou um olhar frio para Wang Jiupin, dizendo: “Ei, pessoal, a maleta que procuramos há dias não está aqui?” Os outros três, de aparência astuta e maliciosa, imediatamente se levantaram e cercaram Wang Jiupin e seu companheiro. Wang Jiupin sentiu sua raiva explodir, bateu na mesa e exclamou: “Quem são vocês? Em plena luz do dia, ousam assaltar à mão armada? E a lei? Onde está a lei?” O homem de dentes de ouro riu de maneira sarcástica: “Heróis ou covardes, por que desperdiçar palavras aqui? Vamos à delegacia, e tudo ficará claro.” Wang Jiupin arqueou as sobrancelhas, bateu com o punho sobre a mesa e respondeu com firmeza: “Primeiro, não violamos a lei, segundo, não cometemos crimes, por que deveríamos ir com vocês à delegacia?” Enfurecido e humilhado, o homem de dentes de ouro gesticulou: “Palavras bonitas não adiantam, vamos lá, mostre quem manda.” Ele não sabia que, em termos de luta corporal, eles não eram oponentes de Wang Jiupin; acabou caindo no chão. Quando tentou se levantar e sacar a arma, Wang Jiupin e Jin Biao já haviam escapado em meio ao caos. Wang Jiupin não conseguia entender o motivo de terem sido seguidos tão de perto por esses bandidos. Sua operação era altamente secreta; no caminho, haviam sido extremamente cuidadosos. Durante o dia, caminhavam por trilhas estreitas nas montanhas; à noite, se alojavam em cavernas, comiam frutas silvestres e bebiam água dos riachos, sem deixar o menor vestígio.Apesar de tanto cuidado, na madrugada do dia seguinte, eles foram seguidos por um grupo de bandidos em Lion Cliff, não muito longe da Widow's Ditch, e as balas vinham voando de todos os lados como gafanhotos. Em perigo iminente, Jin Biao várias vezes tentou pegar a maleta de Wang Jiupin para que ele pudesse escapar primeiro, mas Wang Jiupin se recusou. Durante a disputa, Wang Jiupin levou um tiro na perna direita, seu corpo tombou e caiu do penhasco. Quando ele acordou do desmaio, percebeu que a maleta não estava mais com ele. Ele tentou rastejar alguns metros para frente, mas também não encontrou a maleta, e acabou desmaiando em um bambuzal, até que a Sra. Zhang passasse por ali, e ele finalmente acordou. Portanto, na noite de núpcias, os sentimentos do noivo e da noiva podem ser resumidos por um antigo ditado: um está em busca do casamento em Wu Oriental, o outro frita seu coração em óleo fervente. Como terminará esta situação? Três. Na manhã seguinte, a Sra. Zhang já havia colocado na mesa as refeições prontas, enquanto ela mesma escolheu um pequeno banquinho e sentou-se ao lado, resmungando. Wang Jiupin, vendo isso, não sabia se comia ou se não comia. Foi então que o alto Liu entrou carregando dois pequenos salgueiros: “Seguindo os costumes locais, esta é a velha tradição do nosso vale. Após a cerimônia de casamento, na manhã seguinte, o casal recém-casado deve, na porta de casa…Plante duas árvores de salgueiro que enraízam ao chão, isso se chama salgueiro mandarin." Wang Jiupin ouviu e, apavorado, agitou as mãos: "Não se pode plantar, não se pode plantar!" Liu, o grandalhão, soltou uma palavra rude de improviso: "Hehe, provavelmente não ficou satisfeito na noite passada, não importa, afinal..." "Besteira!" disse a quarta cunhada com as sobrancelhas erguidas e os olhos amendoados arregalados, rangendo os dentes de raiva e dizendo algumas palavras: "Você me prejudicou!" "Ah!" Liu, o grandalhão, ficou boquiaberto, como se estivesse coberto por montanhas e nuvens densas, piscou algumas vezes e a mandou para fora com uma desculpa, e então perguntou a Wang Jiupin: "Digo, irmão, homens honestos não fazem coisas às escondidas. Vou te perguntar, você já se casou com alguma mulher em casa?" Wang Jiupin balançou a cabeça. Ele estava ocupado correndo para a revolução e realmente nunca formou uma família. "Então, você despreza a quarta cunhada? Você passou a noite toda com ela, então deve admitir que são marido e mulher. Como diz o ditado, quando um homem entra na casa de uma viúva, não espere erigir um altar. Se algo de ruim acontecer a essa mulher, como você conseguiria suportar?" Wang Jiupin estremeceu várias vezes; já que a situação chegou a esse ponto, a flecha estava na corda e tinha que ser disparada, ele só podia revelar sua identidade. Através do breve contato da noite passada, ele tinha uma boa impressão de Liu, o grandalhão.Ele queria conquistar sua simpatia e obter seu apoio, então explicou: “Irmão mais velho, vocês acham que eu realmente desprezo a quarta senhora? Não, é que eu tenho sofrimentos que não consigo expressar!” Em seguida, revelou toda a sua verdadeira identidade e a grande responsabilidade que carregava. “Se velho irmão puder me ajudar, tenho duas grandes coisas para pedir: a primeira é ajudar a abrir a mente da quarta senhora; se não for possível forçar o casamento, pelo menos tentar aproximar, muito menos ela é pura e inocente; a segunda é pedir a vocês, irmãos, que me ajudem a subir a montanha para recuperar a mala perdida, e eu recompensarei generosamente!” Ao ouvir isso, Liu, o alto, concordou imediatamente. No entanto, antes que Liu tivesse tempo de trabalhar com a quarta senhora, três desconhecidos invadiram o vale, afirmando ser guerrilheiros do Monte Xipan, especialmente descidos para procurar um mensageiro subterrâneo desaparecido. Assim, toda a vila ficou imediatamente tensa, discutindo em segredo como lidar com a situação... Liu, o alto, chegou à casa da quarta senhora e disse a Wang Jiupin: “Negócios frustrados, mas a bondade permanece. Já que você não deseja se casar aqui, agora que a quarta senhora não está presente, ajudarei você a descer a montanha!” Wang Jiupin ficou extremamente feliz, segurou a mão do outro e agradeceu repetidamente: “Muito obrigado!” Liu então se agachou, fez Wang Jiupin se deitar em suas costas, as carregou e saiu. Não se sabe quantas voltas deram na montanha, até que pararam diante de um celeiro de batatas-doces em uma encosta do Vale Hulu, e de repente Liu jogou Wang Jiupin lá dentro. Wang Jiupin caiu sentado sobre um monte de feno, compreendeu tudo de repente e, furioso, gritou olhando para cima: “Seu desgraçado, que diabo você fez?” Liu riu alto: “Fique tranquilo, não vai passar fome, três refeições diárias serão servidas. Quando você mudar de ideia, restituirei sua liberdade!” Dito isso, saiu sozinho. Agora realmente parecia que não havia caminho pelo céu nem porta pela terra. Em seu desespero, Wang Jiupin de repente percebeu: seria que Jin Biao já escapou e os camaradas vieram à minha procura? Caso contrário, por que me esconderam? Ele não pôde deixar de ficar extremamente excitado, desejando poder voar imediatamente para encontrar os camaradas. Mas, à sua frente… ai! Os três homens que haviam entrado no vale estavam todos vestidos à paisana, com cinturas aparentemente cheias, sem dúvida carregando pistolas curtas. O que liderava era um homem de meia-idade, grande e robusto, rosto de burro, barba cerrada e aparência muito feroz; os outros dois, um gordo e um magro, o gordo parecia uma abóbora baixa e o magro uma corda de esponja seca, chamavam o de rosto de burro de chefe de pelotão Ma.O chefe Ma, com três balas, conseguiu arrancar a verdade da boca de uma criança despreocupada, descobrindo que realmente havia um homem com a perna quebrada na vila, e que ele estava morando na casa da Quarta Sogra. Então, o chefe Ma e os outros cercaram a casa dela com incrível rapidez, vasculharam tudo, dentro e fora, mas não viram ninguém. A Quarta Sogra zombou deles: “Vocês realmente acreditam nas palavras de uma criança de três anos? Que piada! Um adulto desse tamanho, não é galinha nem pato, como poderia estar preso?!” O chefe Ma observou suas palavras e expressões, ficando com uma boa noção do que estava acontecendo. Decidiu então colocar a Quarta Sogra sob vigilância secreta. A partir daí, a Quarta Sogra começou a girar inquieta, como uma formiga em uma tampa quente. Afinal, ela ainda tinha que levar comida e chá a Wang Jiupin! Se fosse sempre vigiada assim, como poderia escapar? Ao anoitecer, incapaz de aguentar mais, ela fingiu pegar um machado para cortar um pinheiro e deu uma volta pela casa de Liu, o Homem Alto. O chefe Ma observou atentamente, sem demonstrar nada. A noite ainda não tinha lua. Os picos ao redor do vale pareciam escuros e ameaçadores sob a escuridão, e o vento da montanha soprando nas árvores produzia um som, como se milhares de feras estivessem rugindo e pulando. No auge da tranquilidade, Liu, o Homem Alto, aproveitando-se da escuridão, saiu sorrateiramente pela porta dos fundos carregando uma cesta de comida e foi direto para o Vale da Abóbora na montanha de trás. Quando Liu estava dando uma volta, no meio do caminho foi bloqueado por uma sombra: “Hehe, primo mais velho, está tão tarde, você ainda na montanha?” Era a voz rouca de Abaixado Abóbora. “Eu... eu...” Liu, normalmente direto, ficou confuso e começou a enrolar a língua. “Você está levando comida e chá para nosso contato, não é? Hehe?” Abaixado Abóbora riu de maneira seca. “Não... não... não é...” Liu lutou para negar. O chefe Ma explodiu de raiva: “Que cara absolutamente reacionário! Ousou prender nosso contato em segredo, inaceitável!” Imediatamente, amarraram Liu, o Homem Alto, e o levaram de volta à vila, pendurando-o sob a grande árvore camphor na entrada da vila, e então convocaram todos os moradores para declarar na frente de todos: “Quando devolverem nosso contato, então o libertaremos!” Foi como jogar uma pedra em um lago tranquilo; as oito famílias no Vale da Viúva imediatamente ficaram agitadas... À noite, a Quarta Sogra, quanto mais pensava, mais agitada ficava.Milagres, ah, todo mundo, exceto aquele magrelo que parecia um viciado em ópio, o chefe Ma e o baixinho eram completamente reluzentes; se eles realmente fossem guerrilheiros que resistiram no monte por tantos anos, passando fome e frio, por que teriam uma nutrição tão boa? Ela já tentou oferecer a eles alguns bolinhos de arroz de folhas de artemísia, mas eles só deram uma mordida e depois jogaram discretamente fora. Será que guerrilheiros em dificuldades extremas seriam tão exigentes? A atenta Sra. Si sentiu vagamente que um perigo se escondia neste vale. Ela estava ansiosa como uma formiga em panela quente, andando em círculos dentro de casa. Foi então que do lado de fora da porta veio a voz apressada de uma mulher chamando: “Sra. Si! Sra. Si!” Sra. Si reconheceu a voz de Dongmei, esposa do alto Liu, e apressou-se a abrir a porta. “Dongmei, o que houve?” Sra. Si perguntou. “Mil facas e milhares de cortes! Mil facas e milhares de cortes!” aquela robusta Dongmei continuava apenas a xingar, rangendo os dentes. “O chefe Ma tentou assediar a filha de Liu, na parte oeste da vila, e eu o peguei. Você acha que eles são guerrilheiros?” Ao ouvir isso, Sra. Si ficou tão irritada que seus dentes de prata se cerraram e ela cuspiu com força: “Eles nem são guerreiros! São três lobos cobertos de pele humana!” E então explicou a análise que havia feito sobre os três para Dongmei. Finalmente disse: “Eles definitivamente não são guerrilheiros! São lobos disfarçados de humanos!” Como lidar com eles, afinal? A brisa suave começou a dissipar as nuvens escuras, o céu tornou-se mais azul, e Sra. Si ficou à janela, olhando para o céu azul e a lua brilhante, pensando por um momento, e de repente bateu palmas e gritou: “Já sei o que fazer!” Galos cantaram três vezes. Deitados na casa do alto Liu, chefe Ma e os outros ainda estavam imersos em sonhos profundos. De repente, ouviu-se uma forte batida na porta: “Bum! Bum! Bum!” O chefe Ma acordou primeiro, apressadamente pegou o rifle grande ao seu lado e gritou para fora: “Quem está aí?” “Sou eu.” O eco fora era baixo, mas dava para perceber que a pessoa estava emocionada. “Chefe Ma, descobri algo!” O chefe Ma correu até a porta, abriu de repente e viu Dongmei parada na entrada, antes que ele pudesse perguntar qualquer coisa, ela disse apressadamente: “Rápido, rápido, persigam! Acabei de ver um estranho na montanha dos fundos!” Chefe Ma ficou surpreso: “Sério?” “Sério.” Dongmei respondeu com firmeza. Ah, não é exatamente a pessoa que eles estavam procurando? Verdadeiramente, após tanto procurar sem sucesso, surgiu sem esforço algum.Nesse momento, Melancia Gorda e Pepino Magro também se levantaram. Sem perder tempo, o Sargento Ma agitou seu fuzil, e os três seguiram Winter Sister na frente, correndo para alcançá-la. Ainda não havia amanhecido, e a luz nas montanhas estava fraca e difusa. Winter Sister conduziu os três pelas curvas do Vale da Abóbora, subindo e descendo, e ao contornar um desfiladeiro, de repente apontou para a frente e gritou: "Olhem, é aquela pessoa ali!" O Sargento Ma arregalou os olhos e olhou para frente; realmente, não muito longe à frente, havia uma figura se movendo. Ele excitado disse em voz baixa: "Rápido, vamos capturá-lo vivo!" Os três começaram a correr. Mas a apenas alguns passos, o chão de terra cedeu e, antes que conseguissem entender o que aconteceu, os três caíram simultaneamente em uma armadilha de dois zhang de profundidade. Quatro Esposas e Liu, o Homem Alto, junto com um grupo de homens e mulheres saíram da floresta. Quatro Esposas riu alto: "Nós queríamos cavar essa armadilha para pegar um tigre, mas acabamos pegando três lobos ferozes!" Liu e sete ou oito homens amarraram os três. Enquanto isso, Wang Jiupin estava preso na adega de batatas e já havia passado dois dias e duas noites. Fazendo as contas, ele havia saído de Nanchang há sete dias, preocupado e aflito. Quando outro amanhecer chegou, Liu, o Homem Alto, apareceu inesperadamente sobre a adega e o pendurou para fora, contando tudo o que havia acontecido na vila nos últimos dois dias. Ao voltar à vila, Wang Jiupin viu que os três não eram guerrilheiros, mas membros da quadrilha que tentava sequestrá-lo e a Jin Biao na Pensão Yuelai. O homem que se dizia Sargento Ma percebeu quem estava à sua frente: era justamente o mensageiro que eles haviam seguido dia e noite. Apavorado, roeu os dentes, mas antes que pudesse reagir, um grosso bastão voou em sua direção, atingindo sua testa e fazendo um buraco do tamanho de uma moeda de cobre, sangrando abundantemente. Seu corpo estremeceu, a visão escureceu e desmaiou... Melancia Baixa e Pepino Magro viram tudo claramente: aquele bastão foi empunhado por ninguém menos que Winter Sister, com raiva e dentes cerrados. Os dois ficaram apavorados e, em prantos, imploraram: "Mãe, poupe nossas vidas, poupe-nos!" Winter Sister, cheia de ódio e raiva, não estava disposta a parar e ainda levantou o bastão para bater, mas Wang Jiupin interveio: "Dona, deixemos sobreviventes, ainda precisamos de informações!" Assim, Wang Jiupin começou a interrogar pessoalmente os três bandidos; eles admitiram que tinham sido enviados para segui-lo e tentar roubar sua pasta. No que diz respeito a outros detalhes, eles não sabiam de nada. Homens e mulheres da Garganta da Viúva testemunharam todo o acontecimento.Parece que este comunista realmente não consegue mais se esconder. Então, deixá-lo ir, a Quarta Sogra concordará? Além disso, sua perna ainda não se recuperou. Os vizinhos ficaram em um dilema, cada um olhando para a Quarta Sogra Zhang. No momento, o coração da Quarta Sogra Zhang estava extremamente complicado. Na noite de núpcias, ela ficou tão excitada que não pôde conter suas emoções; Wang Jiupin se recusou a ficar com ela, e ela quase quebrou os dentes de frustração. Mas, depois de entender as razões pelas quais ele não queria arrastar problemas para ela, ela passou a amá-lo ainda mais, amando seu coração puro. Wang Jiupin, por sua vez, também estava inquieto: “Sem sentimento não necessariamente significa verdadeira grandeza, como poderia um homem não ter compaixão por alguém?” Nos dois dias e duas noites presos no celeiro de batatas, ele revirava-se, ponderando tudo, planejando cuidadosamente cada coisa. Ele então caminhou emocionado até a Quarta Sogra Zhang e disse, pausadamente: "Comrade Yu Jiao, você não precisa se sentir apreensiva, se você não se importar, hoje, na frente de todos, vamos anunciar nossa união." As palavras de Wang Jiupin caíram como um trovão, profundamente emocionando o coração da Quarta Sogra. Ela levantou a cabeça, lágrimas escorrendo por seus olhos, e anunciou em voz alta a todos: "Estou disposta a ir com você até às montanhas de facas e panelas de óleo!" Todos os vizinhos aplaudiram e riram. Wang Jiupin apertou firmemente as mãos da Quarta Sogra e gritou com sentimento: "Yu Jiao!" A Quarta Sogra Zhang sorriu timidamente, percebendo a força desse apelido carinhoso, e olhou fixamente nos olhos dele com ternura: "Jiupin, você ainda tem algo a dizer?" Wang Jiupin acenou solenemente com a cabeça: "Convide algumas das irmãs e rapidamente vá até o lugar onde eu me acidentei naquele dia, para recuperar aquela mala de couro." Mas, para surpresa dele, neste momento, a mala já havia caído nas mãos de outra pessoa. 5 Naquela mesma noite em que Wang Jiupin e a Quarta Sogra Zhang se casaram, "Wu Dalang" ficou sozinho perambulando fora da vila por muito tempo, sentindo-se desesperado e cantando canções da montanha com expressão abatida até meia-noite. Na manhã seguinte, ele enrolou um pequeno pacote e desceu a montanha silenciosamente. Já que a Quarta Sogra Zhang tinha um homem, ele naturalmente desistiu completamente dessa esperança; a Vila das Viúvas não tinha mais nada que valesse sua permanência, ele queria começar uma vida errante. No caminho, ele sentia que era uma pessoa desnecessária neste mundo. Ele resmungava com ódio, questionando por que seus pais lhe deram uma aparência tão feia; e agora, mesmo indo morar na casa da viúva, ninguém o queria. Pensando nisso, ele odiava Wang Jiupin: se não fosse por você, garoto, que se intrometeu no meio do caminho, eu, "Wu Dalang", teria, mais cedo ou mais tarde, prendido a Quarta Sogra Zhang como uma trepadeira envolvendo uma árvore.Não falando de mais nada, apenas com aquela sua cantoria cheia de sentimento, um dia ele certamente conseguiria comover a viúva! Não se sabe quanto tempo caminhou, 'Wu Dalang' acabou chegando sem rumo aos pés do Penhasco do Leão, de repente, seus olhos se iluminaram ao ver, entre os espinheiros, uma mala de mão. Por fora, a mala tinha até um grande cadeado de bronze. Nem é preciso dizer, certamente continha objetos valiosos ou moedas de prata com rendas. 'Wu Dalang' correu excitado, abraçou a mala e gritou eufórico: 'Fiquei rico! Fiquei rico!' O homem que não enriquece de repente, o cavalo que não engorda sem pasto noturno; dinheiro pode mover moinhos, dinheiro pode conquistar o coração das mulheres. Ele não temia ser feio, contanto que pudesse gastar muito dinheiro, que preocupação teria em não se casar com mulheres belas como flores ou mesmo com garotas de famílias nobres e respeitáveis. Wu Dalang estava tão animado que parecia flutuar, segurou a mala e correu morro abaixo em espiral. Ele queria entrar na cidade, se arrumar, se embelezar e casar com uma mulher bonita para impressionar na Vila das Viúvas, deixando aquelas mulheres simples do campo totalmente surpresas. Entretanto, o céu tem nuvens imprevisíveis, e a vida humana tem fortuna e desgraça. O pobre 'Wu Dalang' jamais imaginara que essa mala de mão não traria felicidade, mas sim um desastre. Justamente quando ele acabara de subir outro morro, de repente ouviu atrás de si uma voz agressiva gritar: 'Ei, garoto, pare!' Wu Dalang levou um baita susto, rapidamente se virou e viu que era um homem de meia-idade, magro, com olhos amendoados e nariz adunco, que o perseguia como se voasse. Ele tremia nas pernas e pensava desesperado: 'Céus! Acabei de encontrar um tesouro e já trombei com um ladrão! Será que meu destino é ter arroz contado, viajando pelo mundo sem conseguir prosperar? Que infortúnio!' Antes que pudesse pensar em uma forma de escapar, o homem de meia-idade já estava à sua frente, e ao ver a aparência de 'Wu Dalang', não pôde deixar de rir: 'Achei que você fosse um menino, mas na verdade é um feio de dar dó. Diga-me, de onde veio essa mala?' Wu Dalang se acalmou por um momento e respondeu corajosamente: 'Claro que é minha!' O homem de meia-idade deu uma risada fria: 'Olhe só seu corpo, menos de um metro, nem parece gente, nem parece fantasma, você é digno de carregar essa mala?' Wu Dalang ficou sem palavras. 'Diga-me, onde está o dono desta mala agora?'O homem de meia-idade trocou para uma voz severa, tal como se estivesse interrogando um criminoso, gritou de uma vez, assustando Wudalang a ponto de seu rosto ficar pálido, e ele gaguejou por um bom tempo sem conseguir responder. Ao perceber que o outro parecia culpado, o homem de meia-idade deu um passo à frente, agarrou o peito de Wudalang e perguntou com voz firme: "Diga-me rapidamente, onde está o comerciante de peles?" "O comerciante de peles?" Wudalang ficou momentaneamente atônito, então de repente lembrou do homem que havia se casado na casa da Quarta Sra., e apontou casualmente em direção à montanha: "Ele se casou com uma mulher em Guifu Gou e está aproveitando os prazeres da vida!" O homem de meia-idade exclamou "Ah!" e, desconfiado, refletiu por um momento, então subitamente arrancou a maleta das mãos de Wudalang, colocando o dedo na ponta do nariz dele enquanto gritava: "Em plena luz do dia, diante do céu azul e do mundo claro, filho da mãe, como ousa você bloquear o caminho e roubar? Devolva-me! Que cada coisa volte ao seu dono!" Wudalang bateu os pés e lamentou, sem conseguir comer a carne de cordeiro e, em vez disso, se enchia de problemas! O dinheiro não chegou, e ainda colocou sobre si a acusação de "assalto a caminho"! Ele agarrou a maleta com força. O homem gritava de forma feroz: "Seu desgraçado, está pedindo para morrer!" e avançou com um soco no peito dele. Wudalang tropeçou para trás, caiu de costas, batendo a parte de trás da cabeça em uma pedra e desmaiou no local. Quando acordou, percebeu que o ladrão havia levado a maleta e desaparecido sem deixar rastros. Quanto aos homens e mulheres de Guifu Gou, eles procuraram ao pé do Penhasco do Leão a tarde toda, mas nada encontraram. No dia seguinte, a Quarta Sra. voltou à montanha com todos para continuar a busca. O vilarejo estava quase deserto, restando apenas Wang Jiupin, silencioso e vazio. Entrou em casa entediado, apoiando-se em uma bengala, pronto para dar uma volta do lado de fora, quando de repente ouviu cachorros latindo na aldeia. Pouco depois, uma figura apareceu na entrada da vila, cercada por vários cães domésticos que latiram desesperadamente, enquanto a pessoa levantava um bambu, afastando os cães com movimentos rápidos e gritando irritadamente. De repente, os olhos de Wang Jiupin se arregalaram: era Jin Biao! E a maleta que ele carregava era exatamente o "tesouro" que Wang Jiupin estava tentando recuperar com tanto esforço. Wang Jiupin, emocionado, gritou altas vozes: "Jin Biao! Jin Biao!" Era realmente Jin Biao, que também estava ansioso em encontrar Wang Jiupin. Que coincidência, os dois se encontraram ali. Wang Jiupin correu para frente e se abraçou apertadamente com Jin Biao. Jin Biao também não parava de expressar sua emoção: "Passei vários dias por estas montanhas sem encontrar você, não conseguia prestar meu relatório sem isso!"Após Wang Jiupin se ferir, ele contou de forma simples como foi resgatado por Zhang Sige e como foi forçado a casar-se, resumindo toda a história. Jin Biao bateu palmas e riu: “Que coincidência incrível, isso é o verdadeiro destino que une corações a milhares de quilômetros de distância!” Wang Jiupin assentiu seriamente com a cabeça: “Parece que o que está feito, feito está, só posso voltar para relatar à organização.” Jin Biao olhou ao redor, silencioso, e perguntou: “E as pessoas daqui?” Wang Jiupin apontou para a mala em suas mãos, explicando: “Eles foram todos me ajudar a procurar este tesouro. Mal sabia eu que você o tinha encontrado!” Em seguida, ele detalhou como os três espiões se fizeram passar por guerrilheiros para tentar encontrá-lo, como cometeram erros e acabaram sendo capturados vivos por pessoas da montanha. Jin Biao perguntou: “E o que fizeram com esses três sujeitos?” Wang Jiupin riu: “Jogamos eles naqueles celeiros de batata nas montanhas atrás!” Jin Biao pensou por um momento, exclamando: “Perigoso, perigoso! Deve haver uma grande conspiração por trás disso. Parece que esse tesouro precisa ser levado para a montanha imediatamente; caso contrário, não conseguiremos escapar!” Wang Jiupin refletiu por um momento e disse: “Camarada Jin Biao, parece que a situação é urgente. Para precaução, só posso pedir para você levar esta mala de couro adiantada.” Jin Biao assentiu, estendeu a mão e disse: “Por favor, me entregue o documento secreto rapidamente.” Wang Jiupin fez um bico e respondeu: “Está nesta mala mesmo.” Jin Biao balançou a cabeça repetidamente: “Não, não!” Wang Jiupin ficou surpreso: “Você abriu essa mala?” Jin Biao admitiu honestamente: “A situação era perigosa, para facilitar, pensei em tirar o documento e levá-lo comigo para a montanha, mas ao abrir a mala, além de algumas dezenas de moedas de prata e algumas roupas, não havia mais nada. Por isso, acredito que provavelmente está escondido com você.” Wang Jiupin disse “oh” e se abaixou, girando o cadeado de bronze na lateral da mala, entregando-o solenemente a Jin Biao, e advertiu: “O documento secreto está aí dentro. Neste momento, este peso enorme recai sobre seus ombros sozinho.” Talvez por estar muito emocionado, Jin Biao tremia com as mãos enquanto segurava o cadeado de bronze, coloca-o no bolso e, de repente, não pôde deixar de rir alto: “Hahaha!” Wang Jiupin ficou atônito, um arrepio percorreu todo o seu corpo. Ele percebeu algo de repente, sacou a arma e gritou severamente: “Devolva-me este cadeado de bronze agora!” Mas, já era tarde demais.Jin Biao já havia tirado de perto de si uma “pequena pistola de oito sons” e rapidamente disparou no peito de Wang Jiupin, depois saiu correndo com o cadeado de bronze. Wang Jiupin tropeçou e cambaleou alguns passos para frente, e a pistola que acabara de pegar caiu no chão. Na verdade, quando Jin Biao entrou em Nanchang, ele foi secretamente capturado por um grupo de agentes especiais do “partido pró-Japão”. Sob tortura severa dos inimigos, ele se rendeu e traiu. Ao chegar na pousada Yuelai em Biyun Peak, coincidentemente encontrou os agentes especiais que vieram ajudá-lo. Então, esse traidor emitiu um sinal secreto, tentando fazer com que esses agentes prendessem pessoas e objetos à força. Depois que escaparam da pousada, por causa de o traidor estar sempre por perto, ele fez marcas nos arbustos e folhas ao longo do caminho para que os agentes o alcançassem. Embaixo do Penhasco do Leão, ele encontrou Wu Dalang, descobriu o paradeiro de Wang Jiupin e recuperou a maleta de couro. Mas ao arrombá-la, não encontrou nada. Então, ele começou a seguir Wang Jiupin até viúva Gou, decidido a enganá-lo para obter esse documento sigiloso. Durante o desespero, Wang Jiupin, por descuido, não reconheceu a verdadeira face do traidor e acabou entregando o documento diretamente em suas mãos. A grande missão estava concluída; Jin Biao, o ladrão, estava orgulhoso, virou-se e correu para a montanha atrás, salvando os três agentes da armadilha e descendo a montanha junto com eles. No meio-dia, o sol estava a pino. Zhang Sisao e os moradores da vila vasculharam o Penhasco do Leão durante toda a manhã, mas ainda não encontraram nada, e tiveram que voltar decepcionados. Ao entrar na vila, de longe perceberam Wang Jiupin deitado na ladeira em frente à casa de Zhang Sisao, com uma maleta ao lado. Zhang Sisao correu para frente, e ao se aproximar, viu Wang Jiupin deitado de costas em uma poça de sangue, com a roupa do peito toda vermelha. Zhang Sisao não pôde deixar de gritar: “Meu Deus!” Suas pernas fraquejaram, a visão escureceu e ela caiu inconsciente. Todos correram para perto; as mulheres chamavam por Zhang Sisao, enquanto os homens verificavam os ferimentos de Wang Jiupin. Após algum tempo, ele acordou lentamente, abriu os olhos e parecia entender tudo; moveu os lábios e apontando para a maleta, disse com dificuldade: “Trai… traidor… maleta… cadeado de bronze…” Sem terminar a frase, ele caiu inconsciente novamente. Ao verem que o cadeado de bronze na maleta havia sido levado, logo deduziram que o documento sigiloso estava dentro do cadeado e que o traidor já havia levado o cadeado de bronze montanha adentro, talvez para ir salvar os três lobos maus.A situação era extremamente crítica. Liu, o gigante, imediatamente organizou pessoas para entrar na montanha em perseguição ao cadeado de bronze. Entretanto, Jin Biao havia disparado contra Wang Jiupin e depois chegado à parte traseira da montanha; depois de procurar por muito tempo, finalmente encontrou três cúmplices em um celeiro de batatas, abaixou a corda e os levantou um por um. Esses três caras estavam com fome há um dia e uma noite, e até seus pés tremiam ao andar. Jin Biao queria descer a montanha rapidamente, mas ao ver seus três companheiros naquele estado, teve que mudar de ideia e decidiu ir à vila para fazer uma boa refeição antes de continuar a viagem. No meio de uma densa floresta, Liu, o gigante, viu Jin Biao e sua turma indo em direção à vila e teve uma ideia: tomou um atalho de volta à vila, escondeu Wang Jiupin, construiu um túmulo falso para ele e discretamente deu instruções a Zhang Săo. Ao chegar em frente à casa de Zhang Săo, Jin Biao primeiramente olhou para o novo túmulo na encosta, não pôde deixar de se gabar e falou aos três companheiros: “Olhem, este é o membro do Partido Comunista que eliminei pessoalmente.” Esse grupo de lobos entrou novamente na casa de Zhang Săo, onde a mulher, com a cabeça envolta numa faixa branca, estava chorando de tristeza até ficar rouca. Na casa, duas mulheres colocavam na mesa carne salgada quente, peixe seco e um galinho da montanha recém-cozidos. Na mesa, estavam quatro homens, claramente acabavam de cuidar de um funeral e se preparavam para comer e beber. Sentindo o aroma delicioso, saliva começou a escorrer pelo canto da boca de Jin Biao. Especialmente, aqueles três esfomeados, de maneira sincronizada, avançaram sobre a mesa e pegaram a comida com as mãos. Um copo de vinho, um prato de comida, quanto mais bebiam, mais saboroso ficava, quanto mais comiam, mais viciados ficavam. Enquanto comiam e bebiam, o rosto de burro de Jin de repente sentiu tontura, a cabeça pesada e os pés leves; seu corpo involuntariamente encolheu-se sob a mesa e caiu torto no chão, fazendo com que Fat Donggua e Skinny Sigua aplaudissem e rissem: “Bêbado, bêbado!” No entanto, antes que pudessem terminar de rir, eles também caíram. Jin Biao ficou aterrorizado e gritou: “Isto não está certo!” Logo após o grito, ele também caiu no chão, confuso e perdeu a consciência… Zhang Săo viu que os quatro bandidos foram anestesiados com “pó sonífero”, então parou de chorar e apressadamente chamou todos para agir, pegou cipós e amarrou os quatro como se fossem javalis selvagens, firmemente. Depois, encontrou o cadeado de bronze no bolso de Jin Biao. “Cadeado de bronze.” Liu, o gigante, exclamou baixinho, chamando a atenção de todos.Justo quando todos se sentiam animados, alguém relatou: "Rápido, arrumem-se, Wu Dalang voltou, e está trazendo um estranho." O estranho não era outro senão Zhang Sigui, o ex-marido da Quarta Sra. Não era ele que se havia juntado ao Exército Vermelho e depois sido morto pelos senhores locais? Como poderia estar vivo hoje, oito anos depois? O mundo sempre tem suas coisas estranhas. Wu Dalang teve sua mala roubada por Jin Biao sob o Penhasco do Leão, perdendo assim o sonho de enriquecer. Depois de passar a noite em uma caverna, recuperando-se, ele continuou sua jornada no dia seguinte. Pelo caminho, ele se lembrou de estar sem um centavo, a bolsa vazia, ansioso e aflito. De repente, em meio à frustração, seus olhos se iluminaram: todos elogiavam suas canções da montanha, por que não poderia transformar sua própria história em canções de montanha, cantando para ganhar a vida? Durante a jornada, ele compôs muitas canções e, ao chegar à Pousada Yuelai sob o Pico Yunyun, começou a cantar. De repente, atraiu muitos ouvintes e ganhou uma boa quantia em moedas de cobre, resolvendo seu problema de alimentação e hospedagem. À noite, ele cantou na pousada uma parte de "A Viúva Zhang Chama o Marido", baseada na história verdadeira de Zhang Sào salvando Wang Jiupin. Quando terminou de cantar a parte em que a viúva Zhang salvava Wang Jiupin, se apaixonava à primeira vista e se casava, um homem de meia-idade com dentes de ouro surgiu do público, levou-o para fora, fez perguntas discretamente e depois lhe deu um punhado de moedas de cobre, dizendo que ele era Zhang Sigui, o ex-marido de Quarta Sra. Wu Dalang ficou estupefato: como o destino poderia ser tão coincidente, uma pessoa morta por oito anos poderia ressuscitar? Ele se sentiu secretamente alegre, pensando: agora que o ex-marido voltou, quero ver o que você, Quarta Sra., fará. Não pode simplesmente cortar-se ao meio, certo? Wu Dalang, satisfeito com a situação, acompanhou Zhang Sigui de volta à vila, querendo ver pessoalmente a situação embaraçosa de Quarta Sra. Como esperado, quando Zhang Sigui subitamente apareceu, Quarta Sra. ficou boquiaberta. Ela sentiu como se estivesse sonhando. O marido claramente havia morrido há anos, como poderia ter voltado à vida hoje? Seria humano ou espírito?Quando ela despertou da névoa, percebeu que o que lhe sobreveio não era felicidade, mas dor. Se não tivesse guardado luto por oito longos anos, se não fosse a única viúva dentre as oito famílias restantes da vila, se não tivesse salvo Wang Jiupin por acaso, se não fossem os vizinhos esforçando-se para uni-los, falando a verdade, Zhang Sìsao não teria se casado tão rapidamente com um segundo marido. No entanto, o céu parecia gostar de brincar com as pessoas; justo quando ela finalmente sentiu um pouco de calor, seu ex-marido voltou à vida e retornou à casa. A pobre Sìsao ficava extremamente envergonhada; enquanto os vizinhos cercavam Sìgui, fazendo perguntas incessantes, ela corria sozinha até o topo do Pico Cuiping, olhava para o céu e gritava de tristeza: “Senhor, o que devo fazer? Que pecado cometi em vidas passadas?” Ela realmente queria fechar os olhos e pular do penhasco, para acabar com tudo... “Yujiao! Yujiao!” De repente, um chamado angustiado veio de perto. Sìsao estremeceu, enxugou as lágrimas e olhou, vendo Zhang Sìgui correndo até ela, ofegante. Antes que ela pudesse reagir, ele abriu os braços e a abraçou com força. Sìsao se encostou ao peito do ex-marido, chorando abundantemente, e Zhang Sìgui apenas conseguiu consolá-la com uma frase: “Não chore, não chore, eu não voltei vivo?” “Como você sabia que eu estava aqui?” Sìgui riu: “Foi você quem me contou.” “Eu?” “Não agora, foi há oito anos.” “Oito anos?” “Sim, você esqueceu? Yujiao, lembra? Na noite em que nos casamos, você me contou que sempre que se sentia incomodada, gostava de subir ao topo da montanha. Meio mês depois, você me convenceu a entrar para o Exército Vermelho, e eu relutava em deixá-la; frustrada, você realmente subiu à montanha e chorou por um dia inteiro, e eu procurei por toda a encosta, gritando até ficar rouco, mas não encontrei você. Então, de repente, lembrei-me do segredo que você me contou na noite de núpcias e, de fato, encontrei você naquele pico. Agora, oito anos se passaram, e o segredo continua gravado no meu coração. Yujiao, por causa disso, pelo menos não mudei de sentimento, certo?” As palavras apaixonadas de Zhang Sìgui tocaram profundamente o coração de Zhang Sìsao, que, envergonhada, chorou: “Inimigo, por que você não voltou antes, nem voltou depois, mas escolheu justamente este momento para aparecer? Se tivesse chegado à vila dois dias antes, nada disso teria acontecido?”Si Gui balançou a cabeça com dificuldade, reconhecendo o erro com o coração pesado: “Yu Jiao, não é culpa sua, é toda minha.” Em seguida, ele contou a Zhang Sào que, no ano em que se juntou ao Exército Vermelho, tornou-se um espião. Certo dia, ao se infiltrar na cidade de Jinting para reconhecimento, infelizmente foi capturado pelo grande latifundiário local e chefe da Guarda Jing, Wang Lǎohǔ, e acabou sendo levado pelo inimigo para a praça de execução. Embora tivesse sido atingido, ele não morreu; aproveitando a escuridão da noite, conseguiu sair do monte de mortos e foi resgatado. Após a recuperação, encontrou em Nanchang uma organização do Partido Comunista clandestina. Desde então, escondeu sua identidade, mantendo um restaurante como cobertura e participando do trabalho secreto do Partido. Para não expor sua identidade e proteger os segredos do Partido, durante oito anos ele não teve contato com a família. Ah, agora entendi! Quando as ondas de emoção começaram a se acalmar, Sào finalmente começou a observar cuidadosamente o marido à sua frente. Oito anos sem se ver, ele mudara completamente. O corpo antes magro e frágil agora estava robusto como um búfalo, até a gordura no pescoço estava dobrada; o rosto cheio de cor e aparência abastada. Ainda mais notável era o sorriso aberto, que mostrava dois grandes dentes de ouro amarelados. Espiando de perto, seus dois dedos da mão direita estavam manchados de amarelo pela ponta do cigarro. Naqueles tempos, um homem pobre conseguia fumar cigarros? Quanto ao traje, embora fosse roupa de camponês, parecia um pouco inadequada para sua identidade real. Se não fosse pela cicatriz em forma de lua visível na testa, e pelos pequenos sinais negros na raiz da orelha esquerda, Zhang Sào certamente não o teria reconhecido como seu marido original. “Mudou, mudou tanto que quase não consigo nem reconhecer você.” Sào murmurou, e de repente, cheia de dúvidas, disse: “Todos esses anos, você nunca constituiu família?” “Se me permitissem constituir família, não poderia ter te levado para fora?” Si Gui respondeu com um pouco de raiva. Zhang Sào franziu a testa: “Então, por que hoje você se lembrou dessa família perdida?” “É uma longa história.” Si Gui suspirou profundamente, explicando lentamente: “Recentemente, nosso Partido clandestino recebeu uma informação urgente: um traidor saiu de Nanchang tentando enganar o destacamento guerrilheiro Xiang-Gan para fazê-lo descer da montanha e ser aniquilado pelo inimigo. Quando a organização descobriu isso, me designaram para capturá-lo, então eu o segui até a montanha.” Verdadeiramente como uma história fantástica das Mil e Uma Noites, Sào escutava atônita.Se o que o marido disse fosse verdadeiro, então Wang Jiupin seria um traidor, mas por que os espiões também estão atrás dele? Sì Sǎo, ao refletir sobre isso, começou a duvidar em seu coração e, então, perguntou de forma cautelosa: “Nós, mulheres, o que entendemos sobre traidores e inimigos internos? Acontece que nos últimos dias, alguns lobos se passaram por pessoas, invadiram a vila e causaram danos, e nós os capturamos.” “Ah!” Sì Guì ficou visivelmente surpresa e perguntou rapidamente: “Onde estão agora?” Sì Sǎo sorriu levemente: “Eles têm um lugar para onde devem ir!” Sì Guì ficou ansiosa: “Não, precisamos manter um vivo, eu quero interrogá-lo pessoalmente! Yù Jiāo, enquanto conversava recentemente com os moradores, alguém deixou escapar que o homem que você está procurando é exatamente o traidor que temos caçado há dias!” “Quais são as provas?” Sì Sǎo ficou tão assustada que todos os pelos do corpo se eriçaram. “Você provavelmente não sabe, certo?” Zhang Sì Guì marcou cada palavra, rindo friamente com os dentes cerrados, “Ele é o filho de Wang Lǎohǔ, o mesmo inimigo que matou seus pais e quase me matou na época!” “De verdade?” Foi como se uma bomba tivesse explodido sobre sua cabeça, fazendo Sì Sǎo sentir tontura e quase perder o equilíbrio. “O lobo está dormindo ao seu lado e você nem percebe!” “Não, isso é impossível!” “Se você não acredita, pode interrogá-lo!” “Meu Deus!” Zhang Sì Sǎo gritou, como se tivesse acordado de um pesadelo, ficando atônita por um momento, e disse: “Eu preciso descobrir a verdade!” Sì Sǎo correu como o vento em direção à caverna onde Wang Jiupin se escondia. Nesse momento, Wang Jiupin estava deitado sobre um monte de palha seca na caverna. Como a bala não atingiu órgãos vitais e após algum tratamento, ele finalmente escapou da morte. Ao ouvir vagamente passos do lado de fora, percebeu que Zhang Sì Sǎo havia chegado novamente e chamou suavemente: “Yù Jiāo?” Sì Sǎo entrou na caverna, apertou os lábios com dor, ficou em silêncio um momento, e perguntou: “Quem é você realmente?” Wang Jiupin ficou surpreso, seus olhos mostraram um olhar de dúvida. “Isso… significa…?” “Quem é seu pai? Qual é o nome dele?” Wang Jiupin percebeu algo e respondeu sem hesitar: “Eu não tenho mais pai!” “O quê?” Sì Sǎo achou que Wang Jiupin estava mentindo e, irritada, perguntou: “Você não é o filho de Wang Lǎohǔ da cidade de Jīntíng?”Wang Jiupin, ao ouvir isso, convulsionou o corpo algumas vezes, parecendo fraco e sem forças: “Eu… já há muito… betrayei esta família maligna, não reconheço… este velho…” Embora a voz fosse tão baixa quanto o zumbido de um mosquito, a quarta senhora ouviu claramente. Ela apenas sentiu uma tontura, como se o mundo girasse diante de seus olhos. Vinte anos atrás, a cena da morte trágica de seus pais diante da casa do velho Wang Hu, parecia reaparecer diante de seus olhos. Foi em um inverno de fortes nevascas, quando a pequena Yu Jiao de oito anos, vestindo roupas rasgadas, acompanhava seus pais pedindo esmolas no caminho. Naquele dia, exatamente no primeiro dia do Ano Novo Lunar, a família de três pessoas chegou à porta da casa de Wang Hu na cidade de Jinting, e ao ver que era uma família rica, desejavam receber alguma sorte. Coincidentemente, Wang Hu estava despedindo um grupo de convidados bem vestidos e elegantes; a família de três imediatamente se ajoelhou e fez reverências à família rica: “Desejamos um feliz ano novo ao vovô e à vovó, muitos filhos e felicidade para vocês!” Ao ver três beggars ajoelhados na porta no primeiro dia do ano, Wang Hu ficou extremamente irritado e repetidamente gritou: “Saiam daqui, não perturbem a minha sorte!” Os pais de Yu Jiao continuaram ajoelhados, implorando desesperadamente: “Ajudem-nos com um pouco de comida restante, por favor, senhor.” Wang Hu franziu a testa e soltou um sorriso malicioso: “Certo, o velho senhor dará a vocês.” Após dizer isso, gritou para dentro da casa: “Da Huang! Er Huang!” Mal terminou de gritar, “hu!” duas feras pequenas, parecendo bezerros, saíram saltando da porta, rosnando e atacando os pais de Yu Jiao, rasgando suas gargantas até a morte. A pequena Yu Jiao ficou aterrorizada, gritando e chorando. Felizmente, um homem pobre passou por ali, pegou a pequena Yu Jiao e fugiu em direção à saída. O salvador da pequena Yu Jiao não era outro senão o pai de Zhang Siguai, que mais tarde também seria cruelmente morto por Wang Hu. Yu Jiao não poderia jamais esquecer essa grande inimizade. Quando cresceu e se casou com Zhang Siguai, mobilizou firmemente Zhang Siguai a se juntar ao Exército Vermelho, para vingar seus familiares. “Jovem Mestre Wang, onde quer que as pessoas estejam, sempre podem se encontrar, não imaginava que nos encontraríamos aqui de novo hoje.” Não se sabe quando, Zhang Siguai também foi seguindo e entrou na caverna. Wang Jiupin ficou extremamente surpreso. Ao reconhecer a pessoa como o mesmo dentista de ouro que tentou sequestrá-lo alguns dias atrás na pousada Yuelai, de repente lembrou-se de que este rosto familiar não era outro senão um traidor do antigo exército vermelho, seu coração afundou de repente, consciente de que a situação era complicada, e apressou-se a respirar e alertar a quarta senhora: “Yu Jiao… não… caia… na armadilha.”“Zhang Siguai” he he” zombou friamente: “Essa vingança pelo assassinato de meu pai, será que vai acabar assim? Entregue imediatamente essa informação!” A quarta esposa ficou surpresa, como se de repente tivesse se lembrado de algo: “Será que a informação está escondida naquele cadeado de bronze?” Siguai exclamou animadamente: “Exatamente, me dê agora!” A quarta esposa virou-se e, sob um monte de pedras na entrada da caverna, retirou o cadeado de bronze. Wang Jiupin, ao ver isso, exclamou aflito: “Não, camarada Yu Jiao, você não pode, não pode!” Zhang Siguai, impaciente, agarrou o cadeado e observou-o por um momento, extremamente excitado: “Excelente, excelente! Isso é exatamente o que estávamos procurando.” Oito anos atrás, a pedido insistente de Yu Jiao, Zhang Siguai ingressou no Exército Vermelho. Mas ele não suportava as dificuldades, especialmente após ter sido “aniquilado” duas vezes pelos bandidos brancos, tornando-se ainda mais vacilante, acreditando que a bandeira vermelha não duraria muito. Em uma ocasião, aproveitando uma oportunidade de ida ao vilarejo para reconhecimento, desertou e voltou para casa. No caminho, foi capturado pelo chefe da Guarda Jin Ting, Wang Laohu. Sob ameaça e tentativas de suborno, ele finalmente se rendeu e traiu. Wang Laohu encenou uma execução falsa, permitindo que ele escapasse levemente ferido do local da execução, retornando ao Exército Vermelho como espião para obter informações. Ele relatou à organização sua captura, e foi Wang Jiupin quem registrou a história. Wang Jiupin percebeu que seu depoimento não era verdadeiro e imediatamente apontou as contradições. Quando ele soube que Wang Jiupin era filho de Wang Laohu, ficou ainda mais apavorado e, sob interrogatório rigoroso de Wang Jiupin, cometeu vários erros, acabando em completo fracasso. Então ele concebeu outro plano, fingindo sinceridade e confessando a verdade, insistindo em que buscava redenção para que a organização fosse benevolente com ele. Em uma noite tempestuosa, aproveitando-se da distração dos sentinelas, escapou arriscando a vida, entrou na área dos bandidos brancos, se escondeu aos pés de Wang Laohu, fez de seu inimigo de longa data um padrinho adotivo e assumiu o papel de espião. Após Wang Laohu ser promovido a chefe do departamento de inteligência da agência de agentes dos bandidos brancos, ele elevou Zhang Siguai a vice-chefe. Mais tarde, Wang Laohu e Zhang Siguai acidentalmente capturaram Jin Biao que descia de Qipanshan, e mediante tortura, extraíram dele informações sobre a situação na montanha e sua missão. Determinados a obter este documento secreto, Wang Laohu e Zhang Siguai foram para a pousada Yuelai, sob o Pico Biyun. Zhang Siguai não conseguiu capturar Wang Jiupin, ficando extremamente frustrado; enquanto buscava-o por toda parte, acidentalmente descobriu o paradeiro de Wang Jiupin através de Wudalang.Ele conseguiu o cadeado de bronze e estava se achando o máximo. Então pensou nos comparsas que haviam sido amarrados por Senhora Zhang e, querendo matá-los imediatamente para salvar Wang Jiupin, temia agir apressadamente e despertar a desconfiança de Senhora Zhang, estragando o grande plano de salvar os companheiros. Então disse: “Depois eu acerto as contas com Wang Jiupin” e desceu a montanha rapidamente. Chegando à vila, ele logo libertou os comparsas; os cinco bandidos, como lobos ferozes, prenderam vários moradores com armas e forçaram as mulheres a cozinhar para eles. Naquele momento, Zhang Sigui disse: “Yujiao, venha conosco descer a montanha, vamos à cidade aproveitar a vida.” “Tenho medo de não ter essa sorte,” disse a Senhora Zhang, enquanto sacudia o avental na frente do peito e derramava um monte de cogumelos frescos. Os outros quatro bandidos também vieram; pessoas que tinham vomitado precisavam de algo novo para estimular o apetite. Ao verem os cogumelos úmidos e frescos, todos já começaram a salivar. O fogo da montanha estava forte; em pouco tempo, duas tigelas de cogumelos tenros estavam na mesa. Zhang Sigui colocou os hashis nas mãos da esposa e riu maliciosamente: “Os cogumelos são frescos e cheirosos; quem pegar primeiro, prova primeiro. Hehe, como recebemos sem esforço, devemos recuar um passo. Yujiao, por favor, prove primeiro a primeira mordida.” A Senhora Zhang rapidamente pegou os hashis, escolheu um grande cogumelo e colocou na própria boca. Isso fez com que os cinco empurrassem Senhora Zhang para o lado e enfiassem os hashis na tigela de cogumelos. “Famintos!” a Senhora Zhang xingou, jogou os hashis fora, girou o corpo e foi para a cozinha. Em pouco tempo, Donkey Face franziu a testa primeiro, segurou o estômago e gritou: “O que aconteceu? Esses cogumelos me deram dor de barriga!” Mal terminou de falar, Winter Melon, Skinny Gourd e o ladrão Jin Biao também gritaram com dor no estômago. Enquanto Zhang Sigui ainda estava surpreso, de repente sentiu o próprio estômago doer: “Ai, não, são cogumelos venenosos!” Sem terminar o grito, caiu no chão. Os cinco seguraram o estômago, se reviraram no chão, gritando por cerca de uma hora, e depois ficaram completamente imóveis. Quando a casa ficou silenciosa, a Senhora Zhang saiu calmamente da cozinha. Ela apenas “provou” um cogumelo venenoso e não o engoliu, por isso estava ilesa. Primeiro, foi até o corpo do ex-marido, ficou parada em silêncio por um momento, sentindo uma estranha tristeza. Depois, encontrou o cadeado de bronze ao lado do ex-marido, saiu de casa, desamarrou um por um os conterrâneos que estavam amarrados e então correu diretamente de volta à montanha.Na caverna, Zhang Sisi segurou com as duas mãos aquele grande cadeado de bronze e o entregou no colo de Wang Jiupin, sentindo-se extremamente envergonhada e disse: “Eu sou uma mulher ignorante da montanha, não sei distinguir o certo do errado, quase me tornei uma criminosa. Por favor, sua guerrilha me perdoe desta vez.” Wang Jiupin ficou surpreso e extremamente emocionado: “Yu Jiao, como você conseguiu recuperar este cadeado de bronze?” Sisi então contou toda a história de como havia punido habilmente os bandidos e, em seguida, levou Wang Jiupin de volta para sua casa. Assim que acomodou Wang Jiupin na cama, uma risada maliciosa ecoou na porta: “Haha, eu voltei do salão de Yama mais uma vez.” Zhang Sisi e Wang Jiupin se viraram para olhar e viram Zhang Sigui encostado reto no batente da porta, com o cano escuro da arma apontando para eles. Sisi ficou estupefata. Acontece que, assim que Zhang Sigui perdeu o controle, ele percebeu o que havia acontecido e, silenciosamente, saiu da casa passo a passo, neutralizou o veneno com fezes e vomitou todo o cogumelo venenoso que havia ingerido. Mas sabendo que seria difícil escapar de Widow's Ditch no momento, ele fingiu estar morto entre os colegas mortos. Quando Sisi procurou o cadeado de bronze em seu corpo, ele estava completamente paralisado, sem força alguma, e só podia continuar fingindo estar morto. Liu Dage e “Wu Dalang” organizaram os aldeões para arrastá-los para a encosta e, ao voltar à aldeia para buscar ferramentas para cavar um buraco e enterrá-los, ele aproveitou para fugir. Como ainda escondia uma pistola na cintura, se sentiu confiante e tentou recuperar o cadeado de bronze das mãos de Zhang Sisi. Agora, diante do cano escuro da arma, o coração de Sisi despencou, como se tivesse caído em um poço de gelo. “E aí? Sun Wukong não consegue escapar da palma de Buda, então entregue esse tesouro para mim obedientemente.” Zhang Sigui riu cruelmente. Nesse momento, passos na porta fizeram Zhang Sigui se assustar e olhar rapidamente, e era Dongmei que entrou apressada. Num piscar de olhos, Sisi abaixou a cabeça e correu em direção a Zhang Sigui. Para sua surpresa, Zhang Sigui foi ágil, desviou para o lado e puxou o gatilho. Ouviu-se um “BANG”, e Sisi levou um tiro no peito e caiu. “Sisi!” Dongmei gritou, correndo para ela. Zhang Sigui disparou novamente e o projétil atravessou as costas de Dongmei, que tropeçou, cambaleou alguns passos e caiu sobre Sisi. Zhang Sigui riu maliciosamente, apontou a arma para Wang Jiupin e estava prestes a puxar o gatilho, quando alguém bateu forte em suas costas. Ele foi pego de surpresa, caiu para frente e caiu de cara no chão.Em seguida, uma pessoa montou sobre ele, segurando seu pescoço por trás com as duas mãos. Esse atacante não era outro senão Wu Dalang. Ele presenciou Zhang Sigui matando alguém com uma arma, e a raiva queimou seu peito, fazendo-o intervir. No entanto, ele era, afinal, pequeno e fraco; Zhang Sigui, com um salto, o derrubou das costas. Wang Jiupin apoiou seu corpo com força e lançou-se sobre Zhang Sigui. Wu Dalang aproveitou a oportunidade para se levantar, pegar uma faca de cozinha e, gritando, cortou para baixo. Zhang Sigui gritou de dor, e sangue negro jorrou a vários pés de altura. Wang Jiupin correu até Zhang Sisao e, vendo que ela ainda tinha um fio de vida, rapidamente pediu para que Wu Dalang chamasse ajuda, enquanto Dongmei já havia parado de respirar... Mais tarde, Zhang Sisao se juntou à Wang Jiupin para participar da guerrilha, e as pessoas de Guawo Gou nunca mais viram Wang Jiupin e Zhang Sisao. Os habitantes simples da montanha, para demonstrar seus bons desejos, plantaram na frente da casa de Sisao duas árvores de choupo-de-pato-dourado, simbolizando o amor.
Respostas (3)
Deus Supremo do Fogo!
Estava entediado e terminei de assistir, escreveu muito bem!
2º andar,, isso é compartilhado.. (Você não deixou de ver o título, né~)
— Todas as respostas carregadas —