No trem para Xi'an, uma comissária de bordo muito bonita olhou fixamente para um homem de meia-idade com aparência de trabalhador rural e disse em voz alta: “Mostre o bilhete”.\ O homem de meia-idade vasculhou todo o corpo e finalmente encontrou o bilhete, segurando-o nas mãos.\ A comissária sorriu de forma estranha para ele e disse: “Este é um bilhete infantil.”\ O homem de meia-idade ficou com o rosto vermelho e disse hesitante: “O bilhete infantil não tem o mesmo preço do bilhete para pessoas com deficiência?”\ A comissária avaliou o homem de meia-idade e perguntou: “Você é deficiente?”\ “Eu sou deficiente!” “Então me mostre sua carteirinha de deficiência.”\ O homem de meia-idade ficou nervoso e disse: “Eu não tenho carteirinha de deficiência, quando comprei o bilhete, o vendedor me pediu a carteirinha, então sem opção, eu comprei o bilhete infantil.”\ A comissária deu um sorriso seco: “Sem a carteirinha de deficiência, como você pode provar que é deficiente?”\ O homem de meia-idade não respondeu, apenas tirou levemente o sapato e enrolou a calça — ele só tinha metade do pé.\ A comissária olhou de lado e disse: “Eu quero ver o documento! O selo deve ser da federação de deficientes.”\ O homem de meia-idade fez uma expressão de desespero e explicou: “Não tenho registro local, eles não me permitem fazer a carteirinha de deficiência. Além disso, trabalho em canteiros de obras privados, e quando aconteceu o acidente, o patrão fugiu; eu também não tenho dinheiro para ir ao hospital e fazer a avaliação...”.\ O chefe de trem ouviu e veio verificar a situação.\ O homem de meia-idade explicou novamente ao chefe de trem que era deficiente e havia comprado um bilhete com o mesmo preço do bilhete para pessoas com deficiência...\ O chefe de trem também perguntou: “E sua carteirinha de deficiência?”\ O homem de meia-idade disse que não tinha e então mostrou ao chefe de trem metade do pé.\ O chefe de trem nem olhou, disse impaciente: “Nós só aceitamos reconhecimento oficial, não reconhecemos pessoas! Quem tem carteirinha é deficiente; só quem tem pode usufruir do bilhete para pessoas com deficiência. Você tem que pagar a diferença!”\ O homem de meia-idade desanimou imediatamente.\ Ele vasculhou todos os bolsos e bagagens, tinha apenas alguns poucos yuan, longe do suficiente para pagar a diferença. Com voz chorosa, disse ao chefe de trem: “Depois que minha planta do pé foi esmagada pela máquina, não consigo mais trabalhar, não tenho dinheiro, não consigo nem voltar para minha cidade natal; este bilhete meia-passagem foi comprado pelos meus colegas de vila com dinheiro juntos. Por favor, tenha compaixão, me perdoe!”\ O chefe de trem disse firmemente: “Isso não é possível.”Aquela comissária de bordo aproveitou a oportunidade e disse ao chefe de trem: “Deixe-o ir à locomotiva para remover o carvão, como trabalho voluntário.”
O chefe de trem pensou um pouco e disse: “Tudo bem!”
Um velho colega sentado em frente ao homem de meia-idade não pôde deixar de se incomodar. Ele se levantou e olhou nos olhos do chefe de trem, dizendo: “Você é homem ou não?”
O chefe de trem respondeu sem entender: “O que isso tem a ver com eu ser homem ou não?”
“Só me diga, você é homem ou não!”
“Claro que sou homem.”
“E como você prova que é homem? Mostre seu certificado de homem para todos verem!”
As pessoas ao redor começaram a rir imediatamente.
O chefe de trem ficou atônito e disse: “Eu, um homem adulto, estou aqui em pé, será que não é suficiente?”
O velho colega balançou a cabeça e disse: “Eu sou como vocês, só certifico, não reconheço. Quem tem certificado de homem é homem, quem não tem, não é homem.”
O chefe de trem ficou sem palavras, sem saber como responder.
A comissária de bordo se adiantou para ajudar o chefe de trem, dizendo ao velho colega: “Eu não sou homem, se tiver algo a dizer, diga para mim.”
O velho colega apontou para o nariz dela e disse: “Você nem é humano!”
A comissária de bordo ficou furiosa, gritando agudamente: “Cuide da sua língua! O que você quer dizer com eu não ser humana?!”
O velho colega manteve uma expressão calma, sorriu maliciosamente e disse: “Você é humana? Então mostre seu certificado de humana para vermos...”
As pessoas ao redor riram novamente.
Havia apenas uma pessoa que não riu, era o homem de meia-idade com meio pé, que olhava fixamente para tudo aquilo à sua frente. Não se sabe desde quando, seus olhos estavam cheios de lágrimas...
Testemunha.
Respostas (3)
Ok... fiquei um pouco emocionado...
(-.-)………
O mesmo sofá.
— Todas as respostas carregadas —