Data: 2013-04-16 11:25 Fonte: Internet Autor: Xiao Ku Durante o reinado de Chenghua da Dinastia Ming, havia um policial na capital chamado Luo Qi. Ele não apenas possuía habilidades marciais excepcionais e era astuto e corajoso, mas também detestava o mal com ódio profundo, sendo íntegro e justo. Desde que entrou no palácio há mais de dez anos, solucionou numerosos casos importantes, sendo posteriormente nomeado pelo governo como o principal policial da capital. Luo Qi tinha um amigo chamado Tai Yanshan, que era o prefeito de Fuyang, em Anhui; os dois eram amigos há muitos anos, como irmãos. Em um Festival das Lanternas, coincidindo com o septuagésimo aniversário da mãe de Luo, Tai Yanshan preparou um valioso presente e foi à capital para parabenizar a mãe de Luo. A mãe de Luo, ao ver Tai Yanshan educado, racional e de comportamento distinto, exclamou de alegria:
“Você e Luo Qi têm idades próximas e são muito amigos. Por que não se tornam irmãos juramentados? Assim eu teria mais um filho.”
Luo Qi, sendo um filho filial, ao ouvir a sugestão da mãe, e já tendo pensado nisso, prontamente concordou. Tai Yanshan também aceitou alegremente. Assim, os dois imediatamente fizeram um juramento com sangue e vinho:
“Acima estão os céus e a Terra, abaixo está a mãe de setenta anos. Eu, Luo Qi, e Tai Yanshan estamos dispostos a nos tornar irmãos juramentados, com Tai Yanshan, um ano mais velho, como irmão mais velho, e Luo Qi como irmão mais novo. Não nascemos juntos, mas desejamos morrer juntos. Se quebrarmos este juramento, que o céu e a terra nos destruam...”
Depois, também fizeram reverência à mãe de Luo. A partir disso, tornaram-se irmãos. Luo Qi teve um filho chamado Luo Ying, que desde cedo treinou artes marciais com o pai e se destacou. Aos 15 anos, Luo Qi escreveu uma carta para Luo Ying dizendo:
“Amanhã, leve esta carta até o governo de Fuyang, em Anhui, para seu tio Tai. Ele é um jinshi de terceira classe, versado em música, xadrez, caligrafia e pintura. Lá, você estudará conhecimentos literários e teóricos por três anos e voltará para servir ao país com excelência.”
Luo Ying obedientemente seguiu as ordens do pai, arrumou sua bagagem no dia seguinte e foi procurar Tai Yanshan. No segundo ano de sua estadia em Anhui, as províncias de Henan e Hebei enfrentaram uma seca sem precedentes em cem anos; a vegetação e as colheitas foram destruídas, e milhões de vítimas clamavam ao céu em desespero. O governo imediatamente ordenou que cada região enviasse urgentes suprimentos e dinheiro para as áreas afetadas. Tai Yanshan, recebendo as ordens superiores, não se atreveu a negligenciar e rapidamente arrecadou mil taéis de ouro em sua jurisdição para enviar a Henan e Hebei em ajuda às vítimas. No entanto, assim que os mil taéis de ouro saíram do território de Fuyang, foram interceptados por um assaltante mascarado. Esse assaltante era extremamente habilidoso; em poucas estocadas conseguiu matar alguns oficiais que escoltavam o ouro de socorro, e então levou o ouro, desaparecendo sem deixar rastros.A notícia chegou à capital, e a corte ficou chocada, enviando imediatamente Luo Qi para assumir a investigação do caso, com um prazo de três meses para resolver o crime. O caso era urgente, e não podia esperar; naquela tarde, Luo Qi já partiu montado em seu cavalo rápido com uma dúzia de policiais experientes, rumo a Anhui.
Tai Yanshan e Luo Ying já esperavam por ele na sala de estar. Ao ver Luo Qi desmontar, Luo Ying imediatamente se aproximou e se ajoelhou: “Filho saúda o pai.”
Luo Qi ergueu o filho, e ao vê-lo após dois anos, percebeu que Luo Ying estava elegante e destemido, com maneiras refinadas, já não sendo mais o jovem ignorante de antigamente. Sente-se tocado e agradece a Tai Yanshan: “Ying, graças ao cuidado do irmão, você conseguiu alcançar essa condição atual.”
Tai Yanshan, com expressão de arrependimento, respondeu: “Não seja tão formal, irmão. Será que o filho do Luo Qi não é como meu próprio filho?”
Devido à grande responsabilidade, depois de algumas palavras de cortesia, os dois direcionaram o assunto para o caso.
Luo Qi perguntou: “Irmão, houve algum sobrevivente entre os oficiais no último assalto?”
Tai Yanshan franziu o cenho e após um tempo respondeu: “Os ladrões eram habilidosos; nenhum dos oficiais sobreviveu.”
Luo Qi refletiu por um longo momento e de repente disse: “É provável que entre os ladrões haja alguém que conheça um dos oficiais; caso contrário, se quisesse apenas dinheiro, por que matariam para silenciar as testemunhas?”
Tai Yanshan não respondeu.
Dois meses se passaram. Durante esse período, Luo Qi acompanhou Luo Ying visitando diferentes lugares para coletar informações, mas sem encontrar nenhuma pista. Assim, passados dois meses, o caso continuava confuso e sem resoluções. Com o prazo próximo do fim, Luo Qi estava extremamente preocupado e ansioso.
Um dia, ao passar por uma pequena cidade à noite, Luo Qi e os demais decidiram se hospedar em uma estalagem. Quando todos adormeceram, Luo Qi, preocupado com o caso, não conseguiu pregar os olhos. Então, abriu a porta e começou a caminhar pelo pátio sozinho.
O vento fresco soprava, a lua cheia brilhava no céu, criando o cenário perfeito para amigos jogarem xadrez à luz da lua, beberem ou recitarem poesia, mas Luo Qi não conseguia ter essa serenidade.
Após uma volta pelo pátio, ele notou que ainda havia luz no quarto de seu filho, Luo Ying, e foi até lá. Ao entrar, encontrou o quarto em desordem: sobre a mesa ficaram restos de vinho e comida, e Luo Ying dormia em cima da mesa. Parecia que ele também estava preocupado com o caso e havia se embriagado.
Luo Qi ficou comovido, ajudou o filho a subir na cama, tirou-lhe os sapatos, cobriu-o com o cobertor e, sorrindo amargamente, estava prestes a se virar e sair.Neste momento, ele ouviu Luo Ying murmurando em sonho: “Na verdade... na verdade eu também não queria me tornar um assaltante... tudo... tudo foi o Tài Bóbó... que me fez fazer... Eu também não queria matá-los, quem... quem fez vocês me reconhecerem?... Eu... eu posso não matá-los?... Pai... pai, eu te peço desculpas...” Ao ouvir isso, Luo Qi sentiu como se um trovão tivesse caído sobre ele. Céus! Será que o irmão que ele respeitava e o filho que amava poderiam ser os culpados desse assalto? Isso é verdade? Pensando nisso, a raiva de Luo Qi explodiu de repente, e ele cuspiu sangue, exclamando “Ah!”. Luo Ying, assustado, acordou imediatamente. Vendo o pai com os olhos cheios de fúria olhando fixamente para ele, percebendo que provavelmente havia falado demais depois de beber e que o pai tinha ouvido, sentiu um pânico no coração, se ajoelhou rapidamente e contou tudo exatamente como aconteceu: Na verdade, quando Tài Yanshan percebeu que seu mandato estava prestes a terminar e ele ainda saía de mãos limpas, pensou que, após deixar o cargo, com a pequena renda do governo, seria impossível viver uma vida luxuosa. Então, ao ver a oportunidade de enriquecer, ele fez com que Luo Ying, habilidoso e audacioso, roubasse o ouro de auxílio em desastres de mil taéis... Ao ouvir isso, Luo Qi permaneceu em silêncio por um longo tempo e então chamou os oficiais sob seu comando. Eles amarraram Luo Ying e, durante a noite, o levaram para a prefeitura de Fuyang. Ao ver essa situação, Tài Yanshan sabia que tudo havia se revelado, e imediatamente sentiu vergonha extrema, lágrimas escorrendo pelo rosto, dizendo: “Irmão virtuoso! Tudo é culpa do irmão mais velho que agiu de forma tola, cometeu erros que não só prejudicaram a si mesmo mas também destruíram a reputação e futuro de você e Ying. Agora me arrependo tarde demais. Tudo isso foi causado por mim sozinho. Não culpe Ying, por favor, leve apenas a mim para a capital para responder pelo crime... Apenas após minha morte, resta a você cuidar da família em casa...” Luo Qi virou o rosto, lágrimas limpas desceram silenciosamente, depois acenou com a mão, ordenando aos seus homens que retirassem o chapéu oficial de quinto grau de Tài Yanshan, colocassem algemas e, junto com Luo Ying, colocassem-no na carroça da prisão, levando ambos para Pequim. Quando a notícia se espalhou, todo o país ficou chocado. No outono, o governo condenou Tài Yanshan à pena de morte por roubo enquanto estava de guarda e assassinato. Como os bens roubados haviam sido recuperados e Luo Ying era um jovem infrator que cometera seu primeiro crime, o governo foi benevolente com ele, aplicando uma pena mais branda: 100 açoites e dez anos de exílio para Xinjiang. No dia da execução de Tài Yanshan, uma multidão enorme se reuniu ao redor. Luo Qi cuidou da mãe idosa e da família de Tài Yanshan em casa, e chegou ao local da execução com duas garrafas de bom vinho. Com lágrimas nos olhos, entregou uma garrafa para Tài Yanshan e disse: “Irmão, você me culpa?”邰彦山 também sorriu amargamente com lágrimas nos olhos e disse: “Como poderia culpá-lo? Se alguém deve ser culpado, só pode ser eu mesmo. Meu irmão, fico satisfeito que você tenha vindo me ver partir hoje. Venha, vamos beber.” Logo, o vinho no jarro acabou, e Luo Qi sorriu amargamente: “Irmão, você se lembra do juramento quando nos tornamos irmãos?” “Lembro-me,” disse Tai Yanshan com tristeza: “Mas eu apenas segui a justiça antes de você, não precisa levar a sério.” Luo Qi respondeu tristemente: “Irmão, você não se sente solitário no caminho do além? Eu desejo caminhar com você.” Dito isso, ele de repente puxou a espada à cintura e a passou pelo pescoço, cometendo suicídio. Tai Yanshan segurou Luo Qi com força, olhou para o céu e riu tragicamente: “Hahaha… o céu realmente não foi injusto comigo, permitindo que eu tivesse um amigo assim em toda a minha vida! Meu querido irmão, um passo à frente, irmão está vindo com você!” Depois disso, ele também mordeu a língua e se matou… Depois, na capital, choveu sem parar por três dias. Alguns disseram que era o céu chorando por um amor tão raro! Outros diziam que era o céu lamentando por um famoso caçador de criminosos…
【Repost】《O Detetive Famoso Resolve Casos Incríveis na Cidade Imperial》
Respostas (2)
Mais saudável, faz muito tempo que não te vejo aparecer,
Eu acesso todos os dias, só que de forma discreta…
— Todas as respostas carregadas —