De acordo com a Rede de Monitoramento de Terremotos da China, às 8h02 do dia 20 de abril de 2013, horário de Pequim, ocorreu um terremoto de magnitude 7,0 em Lushan, cidade de Ya'an, província de Sichuan (latitude norte 30,3, longitude leste 103,0), com profundidade focal de 13 km. O terremoto foi fortemente sentido na região e houve réplicas contínuas. Os oficiais do esquadrão da Polícia Armada em Ya'an já se dirigiram emergencialmente para a área atingida para prestar socorro. Alguns internautas relataram que parte dos celulares não estava funcionando. Nossa equipe tentou contato telefônico com os departamentos governamentais locais, mas não conseguiu comunicação. O Escritório de Terremotos da Província de Sichuan ativou o plano de emergência para terremoto de nível 7 e a resposta de emergência de nível 1. Atualmente, o Escritório de Terremotos da cidade vizinha de Chongqing está realizando uma reunião emergencial para confirmar a magnitude do terremoto na cidade e outras informações relacionadas. Um repórter da CCTV em Chongqing informou por telefone que residentes acima do décimo andar foram acordados pelo tremor. Os vasos de flores se movimentaram como se fossem soprados por ventos fortes. Até o momento, não há registro de vítimas ou colapso de edifícios em Chongqing. Os voos no aeroporto de Chongqing estão ocorrendo normalmente. A maioria da população que saiu às ruas devido ao terremoto já voltou para casa.
O terremoto em Ya'an, Sichuan, também afetou a província vizinha de Shaanxi. Na capital, Xi'an, o tremor foi fortemente sentido, e moradores de prédios altos se reuniram em áreas planas. Os veículos que estavam nas garagens foram retirados e estacionados nas ruas. Uma senhora disse ao repórter que durante o terremoto o lustre de sua casa balançou intensamente e a cama em que ela dormia se deslocou alguns centímetros.
Segundo informações do Centro Meteorológico Central, às 08h de hoje, Lushan apresentava céu nublado, temperatura de 15℃ e ventos fracos; nas últimas 24 horas, choveu 20,2 mm. A previsão para os próximos três dias indica predomínio de céu nublado em Lushan, com chuvas ocasionais e ventos fracos; temperatura mínima de 16 a 17℃ e máxima de 22 a 23℃.
Nossa equipe já conseguiu falar por telefone com moradores da cidade de Ya'an. De acordo com essas conversas, um residente afirmou que o tremor na cidade foi mais forte do que o terremoto de 5,12 em 2008.
Sichuan sofreu outro terremoto de 7.0 (compilação de notícias recentes)
Respostas (20)
Isso é sério???
É verdade, senti o tremor com força aqui.
Sério.
Pessoas de Zhejiang passando. A pequena cidade de Jiangnan nunca teve grandes acontecimentos, realmente chato. Se um terremoto de magnitude sete acontecesse no Japão, seria problema nenhum, mas na China... não sei se haveria mortes, a casa que os cidadãos comuns compram com todo o esforço da vida tem essa qualidade... tantos impostos podem ser usados para oficiais corruptos, podem ser dados de graça à África, mas não são usados para o povo.
Você só está sabendo agora! Eu soube há duas horas!
Se o coração se move, as mãos também devem se mover
Tem gente no Distrito Militar de Chengdu!\Meimei-chan e Ye, vocês estão bem?
Minha casa nos Estados Unidos pode ser usada até o fim do mundo, 700 metros de altura (profundidade) acima e abaixo do céu e da terra são privados, e qualquer avião estatal voando dentro de 700 metros acima da casa é ilegal, podendo processá-lo.
Tio engenheiro, eu estou bem. Obrigado pela preocupação. O Distrito Militar de Guangdong de vocês não vai enviar alguém para mostrar algum sinal?
Droga... esqueci a noite... ele não está aqui... não pode ser...
Ir para a área afetada pelo desastre dobrar cobertores...
Ainda tem guardar o segundo…
Dobrar o cobertor?
À noite em Hangzhou... com certeza não vai conseguir se conectar
O exército de cobertores da Grande Dinastia Celestial, você não sabe?
Se eu tivesse sabido antes... se a casa tivesse uma mina de ouro no subsolo...
Quero a vida do irmão, cortar em pedaços aqueles imundos que oprimem o povo e dar para os cachorros! Infelizmente, os wumao são todos muito ignorantes...
7.0 do meu celular é apenas 4.0.4, tão alto
Silêncio por três segundos. Um~ dois~ três~
Ai, nos últimos anos a China tem enfrentado tantos desastres e dificuldades, ora é um terremoto, ora outros países estão prestando atenção ao território chinês...
— Todas as respostas carregadas —