Recomendar o romance 'Aventura' de Mo Yan
Encontro Inesperado Mo Yan No outono de 1982, voltei de Baoding Fu para visitar minha família na vila nordeste de Gaomi. Como o trem se atrasou, quando chegou à estação de Gaomi, já passava das nove da noite. Os ônibus para as vilas só saem uma vez por dia, às seis da manhã. Ao olhar para o céu, vi uma meia lua pendurada no alto; o céu estava claro e o ar, refrescante, então decidi não passar a noite na cidade do condado e voltar para casa sob a luz do luar, podendo assim ver meus pais mais cedo e respirar o ar fresco do campo. Nesta visita usei apenas uma pequena bolsa, então caminhei rapidamente. Após passar pelo túnel da ferrovia, não peguei a estrada asfaltada, pois ela tinha muitas curvas de ângulo reto e me faria andar mais. Em vez disso, segui diagonalmente por uma estrada de terra abandonada há vários anos, que levava à vila nordeste de Gaomi. A estrada de terra tinha trechos interrompidos nos últimos anos e poucos pedestres passavam por ela, então o solo estava coberto de ervas daninhas, restando apenas uma faixa central marcada pelos passos de quem a passava. Aos dois lados da estrada havia apenas campos cultivados, com plantações de sorgo, milho, batata-doce e outros, iluminados pela luz da lua, que brilhava fracamente sobre as folhas. Quase não havia vento, todas as folhas estavam imóveis, e o canto dos grilos vinha dos campos com tal intensidade que parecia penetrar na minha carne e nos meus ossos. Conforme a estrada avançava, as plantações ficavam mais densas, e as luzes da cidade já não eram visíveis. A cidade ficava a mais de quarenta li da vila nordeste de Gaomi. Além do canto dos grilos, de vez em quando algum pássaro ou pequeno animal emitia som nos campos. De repente, senti um arrepio na nuca e meus passos pareceram muito mais altos e pesados. Arrependi-me de andar sozinho à noite. Ao mesmo tempo, senti que havia inúmeros segredos nos campos aos lados da estrada, incontáveis olhos me observando, e que algo me seguia pelas costas. A luz da lua de repente ficou turva e meus passos, sem perceber, aceleraram. Quanto mais rápido eu andava, mais inseguro me sentia. Por fim, olhei para trás instintivamente. Claro que não havia nada atrás de mim. Continuei andando, xingando a mim mesmo: você é oficial do Exército de Libertação? Você é membro do Partido Comunista? Você é um professor de marxismo-leninismo? Você é, você é um materialista, e o materialista completo não teme nada; um comunista não teme nem a morte, então, do que teria medo? Há fantasmas? Há forças malignas? Não! Há feras? Não! O mundo, por si só, está em paz, é o homem comum que se angustia. Mas ainda assim meu corpo estava tenso, os dentes rangiam, e as histórias de fantasmas que ouvi na infância voltaram à mente incessantemente: uma pessoa caminhando sozinha pela estrada.De repente, ouvi o rangido de um vendedor ambulante à frente. Olhando mais de perto, só vi dois cestos carregados e duas pernas se movendo, o tronco parecia ausente. Alguém andando à noite encontra outra pessoa sorrindo maliciosamente; olhando cuidadosamente, é uma mulher, cujo rosto só tem uma boca vermelha, nada além disso. Este é o fantasma “sem rosto”. Alguém andando à noite de repente vê um velho de barba branca comendo grama. Só depois percebi que estava todo suado de frio, com a roupa encharcada. Comecei a cantar em voz alta: “Adiante, adiante, adiante—matar—”. Naturalmente, o caminho seguiu sem incidentes. Ao me aproximar da entrada da vila, o dia já estava amanhecendo; o sol vermelho prestes a surgir, uma auréola vermelha brilhava no céu a leste. Os galos da vila cantavam “cócóricó”, numa cena tranquila. Olhando para trás, os campos eram campos, o caminho era caminho, e ao lembrar do medo que senti durante a caminhada, me senti extremamente tolo e ridículo. Prestes a entrar na vila, vi entre as sombras de árvores um idoso surgir; olhando atentamente, era meu vizinho, Tio Zhao San. Ele estava bem vestido e parou a três ou cinco passos de mim. Perguntei rapidamente: “Tio San, levantou cedo!” Ele disse: “Levantei cedo para ir à cidade e sabia que você voltaria, então estou aqui esperando você.” Conversei com ele algumas coisas do dia a dia e lhe dei um cigarro com filtro. Acendendo o cigarro, ele disse: “Lao San, ainda devo cinco yuans a seu pai. Não posso usar meu dinheiro, então leve este bocal de charuto para ele, como se eu tivesse pago a dívida.” Eu disse: “Tio San, por que se preocupar?” Ele disse: “Vá rápido para casa, seus pais estão ansiosos por você!” Peguei o bocal de charuto de ágata frio que o Tio San me deu, despedi-me apressadamente e entrei na vila. Em casa, meus pais me bombardearam com perguntas, dizendo que eu não deveria ter andado sozinho à noite, pois se algo acontecesse seria grave. Ri e disse: “Eu só queria encontrar fantasmas, mas os fantasmas não ousam aparecer para mim!” Minha mãe disse: “Crianço, não fale à toa!” Quando meu pai estava fumando, tirei o bocal de charuto de ágata do bolso e disse: “Pai, encontrei o Tio Zhao San na entrada da vila. Ele disse que ainda deve cinco yuans a você e pediu que eu entregasse este bocal de charuto como pagamento.” Meu pai perguntou surpreso: “Você disse quem?” Eu disse: “Tio Zhao da família Zhao!” Meu pai disse: “Você está vendo coisas?” Eu disse: “De jeito nenhum, conversei um pouco com ele, ainda lhe ofereci um cigarro, e aqui está o bocal de charuto!” Entreguei o bocal de charuto ao meu pai, que hesitou e não ousou aceitá-lo.A mãe disse: 'O terceiro tio da família Zhao morreu na manhã de anteontem!'
Respostas (4)
Ontem eu só fiz este artigo na aula de língua. Eu raramente falo bobagem. Selecionado de microcontos comoventes.
Encontrei a prova, claramente o autor economizou no trabalho, foi pela metade, e pulou a parte principal do texto --- o último parágrafo... Vou completar: Dito isso, eu acabei vendo um fantasma sem querer, e nem sabia que era um fantasma. Na verdade, os fantasmas não são tão assustadores quanto dizem, eles são amáveis e amigáveis, eles não se recusam a pagar suas dívidas. Fantasmas não fazem mal às pessoas, quem realmente faz mal são as pessoas, e elas são muito mais perigosas do que os fantasmas! (todo digitado à mão)
Se você acha que é mais incrível que Mo Yan, pode remover o último parágrafo.
Descrição de violência
— Todas as respostas carregadas —