Fé é a crença de que existe algo na vida que é muito mais importante do que a sua própria vida e é até a coisa mais importante da vida. Vale a pena viver e morrer por isso, se necessário. Esse tipo de coisa deve ser superior à nossa vida diária, brilhando acima de nossas cabeças como o sol, a lua e as estrelas. Acreditamos nisso e admiramos isso, por isso se chama fé. Porém, não é algo que pode ser visto com os olhos como o sol, a lua e as estrelas, mas é apenas um conceito em nossos corações, por isso também é chamado de crença.
Quando as pessoas pensam em fé, muitas vezes pensam em religiões, como o Cristianismo, o Budismo, o Islamismo, etc. Na história da humanidade e na vida real, a crença religiosa é de facto a forma mais comum de fé. No entanto, os dois não são exatamente a mesma coisa. Na verdade, ser crente não significa ter fé, e as pessoas que têm fé podem não acreditar necessariamente numa determinada religião.
Uma vez, viajei para a montanha Putuo, um resort budista. Num grande templo na montanha, os monges faziam algo para um doador. Durante o intervalo, um jovem monge veio conversar comigo. Perguntei a ele: “Não é cansativo praticar?” Ele respondeu casualmente: “Sim, não é fácil ganhar dinheiro”. Esta frase mostrou que ele realmente não acreditava no Budismo, e converter-se ao Budismo era apenas um meio de ganhar a vida. Afinal, esse pequeno monge é fofo e direto. Hoje em dia, os templos de todo o mundo estão cheios de incenso, mas se você puder ouvir os desejos feitos por aqueles que queimam incenso e adoram Buda, saberá que quase todos eles estão pedindo benefícios muito específicos de Buda, e poucas pessoas realmente têm fé.
Na mesma viagem, também conheci outro pequeno monge. Naquela época, eu estava navegando em um barco. A cabine estava extremamente quente e abafada, e os passageiros se amontoavam no único cano de água da cabine para lavar o rosto. Ele segurou uma toalha na mão e esperou em silêncio. Finalmente chegou a sua vez e outro passageiro deu um passo à frente e tirou-o do caminho. Ele não tinha nenhum constrangimento no rosto, deu um passo para o lado e gesticulou educadamente com as mãos: “Por favor, por favor”. Presenciei essa cena e senti admiração em meu coração (não sei o que é um cavalheiro, ele está disposto a sofrer em tudo), e acreditei que o jovem monge de batina azul-acinzentada à minha frente era um homem de verdadeira fé. Mais tarde, através de conversa, esta intuição foi confirmada. Descobri que ele falava bem e tinha um profundo conhecimento do budismo e da vida.
Na verdade, a verdadeira fé não reside em acreditar em Buda, Deus, Alá ou outros deuses, mas em acreditar que a vida deve ter objetivos elevados e ter ideais e objetivos além do mundo. Se a religião realmente tem valor, reside apenas em fornecer uma maneira fácil de popularizar essa busca. Porém, uma vez popularizada, facilmente se torna uma forma superficial, que enfraquece ou até perde a conotação espiritual da busca. Portanto, as pessoas que realmente valorizam a fé nunca acreditarão cegamente numa determinada religião popular ou noutras ideias, mas procurarão e estabelecerão as suas próprias crenças através do pensamento independente. Há dois mil e quatrocentos anos, Sócrates foi executado pelo povo de Atenas por não acreditar em Deus. Ele não acredita em Deus, mas tem sua própria crença firme. Sua crença é que o valor da vida reside em amar a sabedoria e usar a razão para examinar a vida, especialmente a vida moral. No seu julgamento, o tribunal permitiu-lhe ser poupado da morte, com a condição de renunciar à sua crença e à propagação da fé, o que recusou. Ele disse que não vale a pena viver uma vida não examinada e que é melhor morrer do que viver. Ele deu sua vida preciosa por suas crenças.
A fé é a luz interior que ilumina o caminho de vida de uma pessoa. Pessoas sem fé são como caminhar no escuro, sem direção ou objetivo, deixando-se levar pela maré e vivendo em confusão pelo resto da vida. É claro que não é uma tarefa fácil para uma pessoa estabelecer verdadeiramente as suas próprias crenças. Não requer apenas pensamento independente, mas também considerável leitura e comparação. No longo caminho da vida, não é de surpreender que muitas vezes ocorram mudanças nas crenças. Na minha opinião, o que realmente importa quando se trata de questões de fé é ser sincero. A chamada sinceridade, antes de tudo, significa ser sério, não ser indiferente ou dispensável, nem seguir a multidão e acreditar cegamente; segundo, ser honesto e nunca enganar a si mesmo ou aos outros.Com esta atitude sincera, mesmo que você não tenha encontrado uma forma ideológica clara como sua crença, você ainda pode ser considerado uma pessoa com fé, porque pelo menos você está acreditando em uma esfera de vida com busca sincera. Na verdade, numa época em que a fé é geralmente perdida e até ridicularizada, apenas entre estes buscadores sinceros e pessoas confusas podemos encontrar pessoas que realmente acreditam.
[Ensaio em Prosa] Sobre Fé 1
Respostas (6)
Não há crentes aqui, uma pessoa poderosa nunca precisa acreditar em algo; se nem mesmo acredita em si mesma, como poderia ser poderosa? Portanto, não há crentes aqui.
Então eu digo com muita confiança que não, porque meu coração realmente não tem crentes, firme, confiante e sem dúvidas.
Pessoas que só copiam e colam!!!
Minha fé está ancorada na bela e maravilhosa fantasia em meu coração, vivo por ela, persigo-a, fazendo dela um sonho próximo da realidade.
Hum, o autor do post frequentemente publica esse tipo de postagem política, qual é o sentido?
O autor do post já leu os livros de George Orwell?
— Todas as respostas carregadas —