literatura emocional
"Autodisciplina e autoaperfeiçoamento, torne-se uma pessoa valiosa" Um camelo trabalhou duro no deserto e uma mosca pousou nas costas do camelo e veio sem nenhum esforço. A mosca zombou e disse: Camelo, obrigado pelo seu trabalho duro em me trazer aqui. adeus! O camelo olhou para a mosca e disse: “Quando você estava no meu corpo, eu não sabia disso. Quando você saiu, não havia necessidade de me dizer olá. O famoso artista performático Ying Ruocheng certa vez contou uma história. Ele cresceu em uma grande família. Cada vez que ele fazia uma refeição, dezenas de pessoas sentavam-se no grande restaurante e comiam juntas. Certa vez, ele teve uma ideia repentina e resolveu fazer uma piada com todo mundo. Antes de comer, ele se escondeu em um armário da sala de jantar, esperando esperar até que ninguém o encontrasse antes de pular. O constrangedor é que ninguém percebeu sua ausência. Depois que todos saíram depois de beber vinho e comida suficientes, ele murchou e saiu para comer algumas sobras. A partir daí, ele disse a si mesmo: Nunca se leve muito a sério, caso contrário você ficará desapontado. Franklin, conhecido como o pai dos Estados Unidos, visitou um velho respeitado quando era jovem. Naquela época ele era jovem e vigoroso, com o peito erguido e a cabeça erguida, e dava passos largos. Assim que ele entrou pela porta, sua cabeça bateu com força no batente da porta. Doeu tanto que ele ficou esfregando com as mãos enquanto olhava para a porta, que era bem mais curta que seu corpo. Quando o idoso que saiu para cumprimentá-lo viu sua aparência, ele sorriu e disse: “Dói! Mas, este será o maior ganho da sua visita a mim hoje. Esta história é verdadeira e simples, mas nos diz que devemos aprender a nos conhecer e nunca nos levar muito a sério. Neste mundo todos são importantes, mas sem ninguém a terra continuará a girar da mesma forma. Uma pessoa pode ser confiante, mas não arrogante; ele pode ser selvagem, mas nunca arrogante; ele pode ser saudável e ter vida longa, mas não pode viver para sempre; ele pode virar a maré, mas nunca poderá recriar o mundo. Não se levar muito a sério é, na verdade, uma espécie de cultivo, uma espécie de comportamento, uma espécie de estado nobre, uma espécie de atitude otimista em relação à vida, uma espécie de maturidade mental e uma espécie de indiferença mental. Lição 1 Um homem estava indo ao banheiro para tomar banho depois que sua esposa terminou de tomar banho. Nesse momento, a campainha tocou. A esposa rapidamente se enrolou em uma toalha de banho e correu para a porta. Quando ela abriu a porta, seu vizinho Bob estava parado ali. Antes que ela pudesse dizer qualquer coisa, Bob disse: “Se você tirar a toalha, eu lhe dou US$ 800”. Depois de pensar um pouco, a mulher tirou a toalha e ficou nua na frente de Bob. Depois de alguns segundos, Bob entregou-lhe US$ 800 e saiu. A mulher se enrolou novamente na toalha de banho e voltou para casa. Quando ela entrou no banheiro, o marido perguntou: "Quem é esse?" “É o vizinho Bob”, ela respondeu. “Oh”, disse o marido, “ele mencionou que ainda me devia US$ 800?” Moral da história: Compartilhar prontamente informações importantes com acionistas que estão no mesmo barco evitará exposições desnecessárias. Lição 2 Um vendedor, um balconista e seu gerente estavam caminhando para almoçar quando descobriram uma antiga lamparina a óleo. Eles esfregaram a lamparina a óleo e um gênio saltou. O elfo disse: “Posso conceder um desejo a cada um de vocês”. "Eu primeiro! Eu primeiro!" O balconista disse: “Quero ir para as Bahamas, dirigir uma lancha e ficar isolado do mundo”. De repente! Ela voou para longe. "É a minha vez! É a minha vez!" o vendedor disse: "Quero ir para o Havaí, deitar na praia, ter uma massagista pessoal, recargas gratuitas de pina colada e o amor da minha vida". Sul! Ele voou para longe. "OK, é a sua vez." O elfo disse ao gerente. O gerente respondeu: "Quero que esses dois idiotas voltem ao trabalho logo depois do almoço!" Moral da história: sempre deixe seu chefe falar primeiro. Lição 3 Uma águia estava sentada em uma árvore alta, descansando, sem fazer nada. Um coelhinho viu a águia e perguntou: “Posso simplesmente sentar e não fazer nada como você?” A águia respondeu: "Tudo bem, por que não?"Então o coelho sentou-se no chão sob o falcão para descansar. De repente apareceu uma raposa, pulou no coelho e o comeu. Moral da história: para ficar sentado sem fazer nada, você tem que sentar muito, muito alto. Lição 4 Um passarinho voou para o sul durante o inverno. Estava muito frio. Ele congelou e caiu em um campo. Enquanto ele estava ali, uma vaca apareceu e o comeu. Havia um monte de merda nele. O pássaro congelado começou a sentir calor. O esterco de vaca aqueceu muito e ele começou a cantar. Um gato que passava ouviu o pássaro e veio ver o que estava acontecendo. Seguindo o som, ele rapidamente puxou-o e comeu-o. Nem todo mundo que faz cocô em você é seu inimigo. (2) Nem todo mundo que faz cocô em você é seu amigo. Quando você está no monte de esterco, é melhor ficar de boca fechada. Lição 5 [É assim que os negócios são feitos] O pai disse ao filho: Quero encontrar uma esposa para você. O pai disse, mas essa menina é filha do Bill Gates! O filho disse, se sim, está tudo bem. Então o pai dele encontrou Bill Gates e disse: Vou encontrar um para sua filha. Marido. Bill Gates disse, não, minha filha ainda é pequena! Papai disse, mas esse cara é o vice-presidente do Banco Mundial! Finalmente, papai encontrou o presidente do Banco Mundial e disse: Tenho vice-presidentes demais! Papai disse, mas esse cara é genro de Bill Gates! O CEO disse: OK! É assim que os negócios são feitos. Lição 6 [O Monge e o Açougueiro] Era uma vez um monge e um açougueiro que eram bons amigos. O monge tinha que se levantar todas as manhãs para recitar sutras, e o açougueiro tinha que se levantar para matar porcos todos os dias. Para não atrasar o trabalho matinal, concordaram em acordar um ao outro pela manhã. Muitos anos depois, o monge e o açougueiro morreram um após o outro. . O açougueiro foi para o céu, mas o monge foi para o inferno. Por que? Porque o açougueiro praticava boas ações todos os dias e pedia ao monge que se levantasse e cantasse sutras. Pelo contrário, o monge pediu ao açougueiro que se levantasse e matasse animais todos os dias... Pequena filosofia: Se você fizer tudo o que acha que é certo, pode não ser certo. Lição 7 [Uma questão de teste para toda a vida] Você dirige um carro. Numa noite de tempestade, você passa por uma estação. Há três pessoas esperando ansiosamente o ônibus. Um deles é um velho moribundo que precisa ir imediatamente ao hospital. Um deles é um médico que salvou sua vida. Há também uma mulher/homem com quem você sonha em se casar. Talvez você sinta falta. Não mais. Mas seu carro só pode acomodar mais uma pessoa. O que você escolherá? Não sei se isso é um teste de caráter, porque cada resposta tem seus próprios motivos. Você deveria salvá-lo primeiro. Você também quer que o médico entre no carro, porque ele te salvou. Esta é uma boa oportunidade para retribuir. Perdi esta oportunidade. Talvez você nunca conheça alguém que faça seu coração bater tanto. Dos 200 candidatos, apenas um foi contratado. Ele não explicou seus motivos. Ele apenas disse o seguinte: 'Dê as chaves do carro ao médico e deixe que ele leve o velho ao hospital, enquanto eu fico esperando o ônibus com a garota dos meus sonhos!' Todo mundo que conheço acha que a resposta acima é a melhor, mas ninguém (inclusive eu) pensou nisso a princípio. Filosofia pequena: Será porque nunca pensamos em abrir mão das vantagens que já temos (chaves do carro)? Às vezes, se pudermos abrir mão de parte da nossa teimosia, estreiteza de espírito e de algumas vantagens, poderemos obter mais.Lição 8 [A Origem dos Sapatos de Couro] Há muito tempo, os humanos ainda andavam descalços. Houve um rei que viajou para uma zona rural remota. Como a estrada era acidentada e havia muitos cascalhos, seus pés estavam doloridos e dormentes. Ao retornar ao palácio, emitiu ordem para pavimentar todas as estradas do país com uma camada de couro de vaca. Ele acredita que fazer isso não é só para si, mas também para o benefício de seu povo, para que todos não sofram mais com as picadas ao caminhar. Mas mesmo que todo o gado do país fosse morto, não conseguiriam produzir couro suficiente e o dinheiro e a mão-de-obra gastos seriam inimagináveis. Embora fosse completamente impossível e até estúpido, porque era uma ordem do rei, todos só conseguiam balançar a cabeça e suspirar. Um servo sábio corajosamente fez uma sugestão ao rei: "Rei! Por que você tem que trabalhar duro, sacrificar tantas vacas e gastar tanto dinheiro? Por que você simplesmente não envolve seus pés com dois pequenos pedaços de couro de vaca?" O rei ficou surpreso ao ouvir isso, mas entendeu imediatamente, então retirou imediatamente sua ordem e adotou esta sugestão. Diz-se que esta é a origem dos “sapatos de couro”. Pequena Filosofia: É difícil mudar o mundo; é mais fácil mudar a si mesmo. Em vez de mudar o mundo inteiro, é melhor mudar primeiro a si mesmo - "Enrole os próprios pés". Mude alguns dos seus próprios conceitos e práticas para resistir à invasão externa. Quando você muda a si mesmo, o mundo aos seus olhos muda naturalmente. Se você quer ver o mundo mudar, a primeira pessoa que deve mudar é você mesmo. "Se o seu coração mudar, sua atitude mudará; se sua atitude mudar, seus hábitos mudarão; se seus hábitos mudarem, sua vida mudará." Lição resumida: Nove coisas para saber sobre a vida 1. A chamada tigela de arroz de ferro não significa comer em um lugar durante toda a vida, mas comer onde quer que você vá. 2. Fazer bem cada coisa simples não é simples; fazer bem todas as coisas comuns é extraordinário. 3. O estado mais elevado de vida é a tolerância, e o estado mais elevado de convivência é o respeito. 4. Há apenas um passo do sublime ao absurdo, mas não há caminho do absurdo ao sublime. 5. O que é nascimento, envelhecimento, doença e morte? É melhor viver bem, envelhecer lentamente, adoecer tarde e morrer rapidamente. 6. O orgulho não pode durar muito, o desejo não pode ser satisfeito, a felicidade não pode ser extrema e a ambição não pode ser movida. 7. Se não me associar aos ricos, não serei pobre; se não me associar aos ricos, não serei humilde. 8. Existem apenas pessoas que não conseguem descobrir isso no mundo, e não existe caminho impossível. 9. A habilidade é como um cheque: não vale nada a menos que seja descontado. Quer você seja homem ou mulher, se quiser ter sucesso na vida, eis o que você deve fazer: 1. Esta é uma sociedade realista, os relacionamentos não podem ser consumidos e os casais pobres sofrem com tudo. Não acredite no enredo do filme, é apenas um lugar para muitos estranhos expressarem suas emoções. Somente pessoas irracionais e irrealistas acreditam nisso. 2. Estabeleça metas para você mesmo, um ano, dois anos, cinco anos. Talvez você não tenha nascido tão bom quanto os outros, mas com muito trabalho, muitas vezes você pode mudar 70% do seu destino. Um pote quebrado só pode fazer amizade com a covardia. 3. Não subestime quando seus amigos o convidam para jantar. Por favor, retribua, caso contrário sua reputação ficará cada vez pior. 4. Entre bons amigos, você deve cultivar um confidente. Não pense que você é tão versátil e tem amigos em todos os lugares. No final, só existe alguém que é realmente fiel a você. Confie em mim. 5. Não acredite em horóscopos e numerologia. Eles servem apenas para persuadir as crianças. Seu destino está em suas próprias mãos. Sentado em casa esperando uma casa ou um carro, é melhor dormir bem e ter um bom sonho. 6. Tenha menos contato com pessoas de quem você não gosta, mas não diga coisas ruins pelas costas. Aqueles que dizem que certo e errado devem estar certos e errados. Lembre-se, o desastre vem da boca. 7. Pare de jogar. Esta não é a Coreia. Você não pode comprar uma casa, um carro ou capital. Você pode ter hobbies, mas deve compreender a escala e jogar menos jogos promocionais, como fazendas, ranchos e proprietários, que são altamente atraentes para as pessoas. Talvez o seu nível seja muito alto, mas isso não significa o quão bem-sucedido você é. Pelo contrário, afetará e ocupará o seu tempo para o sucesso. 8. Todos estão inertes. Isso é inato, mas podemos mudar essa inércia depois de amanhã, porque muitas pessoas estão mudando.Não espere que outros façam isso antes de pensar em algo ou negócio. Não espere até que outros já tenham ganhado dinheiro antes de eu querer fazê-lo. O que ninguém acredita é no mercado e nas oportunidades, o que todos acreditam se chama expansão. 9. Se você sabe o que quer fazer, na calada da noite, pergunte-se quais são seus planos futuros e siga nessa direção para alcançá-los. Em vez de ficar sentado fazendo coisas sem sentido. 10. Uma saída, uma saída, sempre haverá uma saída. Dificuldades e sofrimentos, ficar preso em casa é difícil. A "Pesquisa Social" geralmente acredita nisso. 11. Como mulher, não deixe a velhice aparecer, pense que sua carreira não tem nada a ver com você e pense que você apenas lava roupa, cozinha e cuida dos filhos. Isso é um grande erro. 12. Como ser humano, você deve fazer isso; coloque a piedade filial em primeiro lugar em tudo, ensine aos filhos como se comportar, torne marido e mulher harmoniosos e bonitos e viva feliz para sempre. Mas isso não pode ser feito apenas conversando. Elas devem ser feitas nos primeiros anos da libertação.
Respostas (11)
Tópico principal, aprendi com você.
Provocativo de reflexão
Tão longo... não consigo continuar lendo sem parágrafos...
Eu vim para repostar →_→
Faz muito sentido
Autor do post, Xiaoji está falando muito razoavelmente
Passando.,.,.
Por favor, divida em parágrafos. Obrigado.
Ainda não acabou?
Sem computador, dividir em partes pode ficar confuso
Por favor, ajude a quebrar em parágrafos para o autor da postagem, não precisa agradecer
— Todas as respostas carregadas —