Muito tempo é apenas uma coisa passageira; muita vida também está destinada a ser passageira.
Na vida, as pessoas estão constantemente saindo ou entrando. Então, o que se vê é invisível; o que é lembrado é esquecido. Na vida, existem ganhos e perdas constantes. Então, o que é invisível é visto; o que é esquecido é lembrado. Porém, se for invisível, significa que não existe? Lembre-se, isso nunca desaparecerá?
Esses transeuntes, alguns vão na direção oposta à nossa, e alguns vão na mesma direção que nós.
Aqueles que vão contra nós podem ser esquecidos num piscar de olhos; talvez, um dia em nossas vidas, só pensemos neles ocasionalmente - eles estão cada vez mais atrás de nós. Mesmo que ele volte por algum motivo, ele ainda está muito longe e não importa o quanto tente, pode não conseguir alcançá-lo.
Aqueles que estão caminhando conosco, alguns passarão por nós, e alguns poderão nos acompanhar por uma curta distância, mas o tempo não será muito longo. Existem muitas bifurcações na estrada da vida e, em cada encruzilhada, nossas escolhas serão diferentes. Você escolheu esse caminho, ele escolheu aquele, então termine. Na nova estrada, é claro que haverá novos viajantes, mas também haverá novas bifurcações na estrada.
A vida foi originalmente criada para relembrarmos a beleza perdida em nosso tempo livre. Dias caóticos não podem tornar a vida feliz. Embora existam muitas coisas desagradáveis na vida, no momento em que aprendemos a esquecer, não imaginamos mais com cuidado aqueles dias que passaram. Falta de objetivo é a melhor palavra para isso. Nunca espero nenhuma alegria. Só espero encontrar um lugar para respirar na fenda da vida.
Entre as várias formas de seres vivos, Vimalakirti disse: "Este corpo é como uma ilusão, surgindo da inversão. Este corpo é como uma sombra, surgindo do carma. Este corpo é como uma chama, nascida do desejo." A vida arde por causa do desejo, e o mundo dos mortais é belo por causa do desejo. Na verdade, uma pessoa com uma mente como a do Buda não compreenderá verdadeiramente os desejos da vida. E Deus, não há um momento em que ele fica preso pelo desejo? Os imortais também não desejam pensar sobre o passado do mundo humano? Penso que o mal do desejo é o “mal”; o bem do desejo é o “destino”.
A transformação da infantilidade para a maturidade é um processo de melhoria contínua, no qual algumas pessoas entram e outras desaparecem. Uma vez eu quis estender a mão para me salvar, mas descobri que se eu me machucar, o que pertence a você nunca poderá escapar, então agora, na maioria das vezes, deixe a natureza seguir seu curso, e não dar ou pedir nada é a melhor resposta!
Pensamentos são inevitáveis neste momento.
O passado ao meu redor vem uma e outra vez, sem fim. Quantas pessoas e eventos entram silenciosamente em nossas vidas? Em quantas coisas temos sido extremamente firmes? Quantas pessoas e acontecimentos foram gradativamente esquecidos por nós ao longo do tempo e saíram de nossas memórias?
Você pode ficar, mas não pode ficar por toda a vida; você pode vagar, mas não pode vagar por toda a vida. Numa caminhada do dia a dia, quantas pessoas fora de casa você vê nos seus olhos todos os dias? Ficando repetidamente, de quantos rostos de outras pessoas seus olhos se lembram a cada vez? Quantas pessoas viram sua partida mas não se importaram. A janela da alma que já passou por muitas vicissitudes da vida, você se preocupa com as coisas locais toda vez que chega a um lugar?
"Se você quer viver, você tem que se levantar."
A vida está toda no passado, existe vida eterna? Como pode uma vida curta levar essa vida eterna! O mundo é originalmente imundo, está poluído pela sujeira, é puro na sujeira, morre na pureza, vive para sempre na morte, envelhece na vida eterna... Fico triste ao ver isso. Receio que essa seja a mentalidade dos outros, mas não é a desolação que não pode ser apagada do meu coração? Quer seja sujo ou puro, acabará por se tornar um pedaço do passado.
Que tipo de vida é apenas uma coisa passageira. Uma vela vermelha acesa acabará por morrer em lágrimas, as flores que floresceram durante uma estação acabarão por cair na lama, e até mesmo o vasto oceano um dia se transformará num campo de amoreiras. Tudo isso é apenas criação do tempo, não importa se é longo ou curto. Acabou, acabou. Apenas um punhado de vidas pode ser descrito como colorido e perfeito na fumaça e nas nuvens da história.
Nos males e no destino que vêm e vão, o Buda pode lê-los todos sem raiva ou medo, mas os humanos não podem e não precisam fazer isso. Portanto, as pessoas de geração em geração desejam compreender a vida impenetrável. Eles esquecem que o veneno que queimaram com seu passado acabará sendo levado ao nada pela água do lago de lótus em frente ao Buda.