Em outubro de 1992, pouco depois de entrar na universidade, fui recrutada como membro da equipe de repórteres do jornal da escola. Lá, conheci Jiang Hao, que já era o líder do grupo de repórteres. Jiang Hao era um ano mais velho que eu e era natural de Chengdu, Sichuan. Ele não era apenas charmoso e elegante, mas também escrevia de forma extraordinariamente bela. Antes de entrar na universidade, eu já tinha lido suas lindas e melancólicas histórias de amor.\ Eu acreditava firmemente que o amor realmente é uma questão de destino. É difícil descrever a primeira impressão que ele causou em mim, mas na época senti uma espécie de vertigem e êxtase, e nos olhos dele percebi uma profundidade cheia de charme...\ Logo, todos começaram a se familiarizar uns com os outros. Eu podia perceber claramente o interesse incomum que Jiang Hao tinha por mim. Uma vez, depois da publicação de mais uma de suas histórias de amor, ele recebeu 300 yuans como pagamento pelo trabalho, e todos gritavam: 'Jiang Hao deve nos convidar!' Ele generosamente levou alguns colegas mais jovens da equipe de repórteres para comprar comida. Em pouco tempo, sacos grandes e pequenos cheios de alimentos e frutas foram trazidos de volta. Naquela noite, todos os membros do grupo se reuniram animadamente na sala de edição do jornal da escola, comendo e conversando, em uma atmosfera tão harmoniosa quanto irmãos e irmãs. Por volta das 11 horas, todos começaram a voltar para os dormitórios. Quando eu estava prestes a sair, Jiang Hao puxou a manga da minha roupa e disse: 'Xiaoxiao, espere um pouco.' Meu coração disparou e um pressentimento fez minhas bochechas ficarem vermelhas.\ Quando ficamos sozinhos, ambos nos sentimos desconfortáveis; a serenidade e leveza que ele sempre demonstrava desapareceram. Ele começou a falar de forma um pouco confusa: 'Faz mais de um ano que estou em Xi'an e ainda não experimentei muitos dos petiscos locais. Você é de Xi'an, pode ser meu guia? Além disso... sobre o pagamento pelo trabalho, também quero... convidá-la individualmente.' Sem pensar, eu acenei com a cabeça.\ Na noite seguinte, Jiang Hao me levou de bicicleta saindo do subúrbio sul e, seguindo minhas instruções, atravessamos ruas e vielas até chegarmos à famosa lojinha de bolinhos Jia San da Rua Ocidental. Naquele dia, nos divertimos muito, comendo e conversando, e a distância entre nossas almas diminuiu bastante. Lá, ele me disse que, com meu estilo de escrita, seria difícil ser aceita na equipe de repórteres, mas ele lutou por mim, dizendo aos outros membros: 'O longo cabelo dela é como um lindo ensaio.' Todos riram com ele, e assim eu me tornei parte da equipe de repórteres.
Quando as luzes da cidade acenderam, voltamos andando da West Street. Sentei no banco de trás, vendo as pernas fortes de Jiang Hao chutarem forte, sentindo-me ao mesmo tempo tocado e satisfeito. Conversamos e rimos alto. Ele ficava olhando para trás, depois jogava o cabelo e contava histórias engraçadas. Eu ri alto, meu coração pulando como nunca antes. De repente, imerso na alegria, percebi que Jiang Hao tinha pegado o caminho errado. Deveríamos ter virado para o sul, mas estávamos cavalgando para o norte. Eu sabia que ele devia ter se perdido. Quis contar para ele, mas não disse. Apoiei delicadamente sua cintura com as duas mãos, deixando-o voar como voando. Eu realmente queria que essa estrada não tivesse fim, que pudéssemos contar um com o outro para a vida toda.
Enquanto viajava, Jiang Hao parou, gritou: "Ah não!" e se virou para mim, dizendo: "Pegamos o caminho errado, completamente oposto!" Olha, não é a estação de trem? "A estação de trem na parte mais ao norte da cidade de Xi'an estava bem iluminada. Jiang Hao disse novamente: "Xiaoxiao, você não percebeu que pegamos o caminho errado?" Eu disse culpado: "Eu só estava ouvindo você contar piadas o tempo todo, não percebi nada." Então, voltamos atrás, e eu atuei como o "comandante" atrás dele: "Vire à esquerda...... Siga em frente...... "Já era muito tarde...... Naquela noite, eu não consegui dormir.
(Parte 2)
Por causa daquela noite linda, Jiang Hao e eu nos aproximamos. Mas percebi que Yezi, uma garota do departamento de economia que entrou no jornal da escola comigo, demonstrou uma preocupação incomum com Jiang Hao. Ela passou vários finais de semana tricotando um par de luvas e, enquanto tricotava, perguntava a Jiang Hao sobre as cores e estampas, e até media o tamanho nas mãos dele. Essa intimidade excessiva deixava Jiang Hao muito estranho, e eu me sentia muito chateada por dentro.
A noite de 15 de novembro de 1992 foi um dia que nunca vou esquecer. Como as provas de meio de semestre estavam se aproximando, eu estava lendo na grande sala de aula do Distrito 7 naquela noite. Às 11h30, só restavam eu e outra garota na sala. Nesse momento, Jiang Hao entrou pela porta dos fundos, veio conversar comigo por um tempo, depois ficou alguns minutos ao meu lado antes de sair sem dizer uma palavra. A expressão dele era estranha, e eu fiquei bastante confuso na hora.Depois de um tempo, ouvi alguém batendo no vidro da janela. Quando me virei, era Jiang Hao do lado de fora da sala de aula. Ele apontou para o relógio no pulso. Levantei meu pulso para olhar e os três ponteiros apontavam exatamente para 12. Quando levantei a cabeça novamente, ele já tinha ido embora. Enquanto eu estava confusa, aquela velha canção em inglês começou a tocar perto da porta dos fundos: 'Happy birthday to you, Happy birthday to you…'\ Eu corri apressadamente até lá e vi uma caixa no chão perto da porta dos fundos. Dentro da caixa havia uma linda caixa de música em forma de “coração”. A tampa da caixa de música estava aberta e a melodia maravilhosa saía de um disco colorido giratório, com uma pequena figura de plástico engraçada em cima dele, que girava junto e fazia gestos de felicitação. De repente, lembrei que 16 de novembro era meu 19º aniversário, e devido à preparação para os exames, eu havia esquecido completamente. Curvando-me, peguei a caixa de música, retirei a pequena figura, e a música parou; quando voltei a colocar a figura, a canção de felicitação voltou a tocar. De repente, compreendi que Jiang Hao queria me entregar essa bela felicitação exatamente no instante em que 16 de novembro chegava. Fiquei tão emocionada que quase chorei. Enquanto eu ouvia a música silenciosamente, a garota ao lado se aproximou e disse: 'Feliz aniversário!' Eu retirei a figura, e ela pegou a caixa de música na minha mão. Depois de observar por um tempo, disse: 'Foi seu namorado que te deu, né! No meu aniversário do ano passado, meu namorado também me deu uma caixa de música assim, mas não era tão especial, nem tão romântica como a do seu namorado!' Eu sorri satisfeita e disse a ela ‘Obrigado'.\ Cuidadosamente guardei a caixa de música e, ao voltar para o dormitório, a tranquei secretamente em minha mala, pois não tive coragem de deixá-la exposta. Minhas amigas estão sempre à toa, de qualquer forma!\ No dia seguinte, fui ao departamento de edição e, ao me ver, Jiang Hao ficou vermelho de vergonha. Eu também fiquei um pouco constrangida, mas ainda assim sussurrei para ele: 'Obrigado'. Enquanto eu estava imersa na doçura do primeiro amor, percebi que Jiang Hao parecia ter mudado; ao me ver, não sorria mais e era educado comigo de maneira distante, como se fosse um estranho. Embora eu achasse estranho, não dei muita atenção. Quinze dias depois, minha estranheza tinha uma explicação: quando começou a nevar em Xi'an, ele já estava usando as luvas que Ye Zi havia tricotado para ele há muito tempo — eles se tornaram um casal assumido.\ Meu coração quase se partiu. Será que isso é o que eu esperava ansiosamente?Durante muito tempo, eu não ousei ir à sala de edição; tinha medo de ver o rosto bonito, porém frio, de Jiang Hao, tinha medo de ouvir a risada exagerada e satisfeita de Yezi. Eu entendi que amar alguém unilateralmente não tem sentido algum; embora eu gostasse dele, ele só podia me dar um cuidado fraternal, e eu o havia mal interpretado.\ Ao pensar assim, embora fosse doloroso, eu fiquei em paz comigo mesma. Mas eu não podia ficar sem namorado; eu queria que Jiang Hao soubesse que, além dele, eu poderia encontrar garotos ainda melhores. Um garoto de Pequim sempre foi muito bom para mim; ele era engraçado, bonito e muito compreensivo. Logo no segundo ano da faculdade, nos tornamos namorados, embora eu soubesse muito bem que nunca o amei de verdade.\ Depois disso, quando eu e Jiang Hao nos encontrávamos na sala de edição do jornal da escola, sempre sorríamos e acenávamos com a cabeça, mas aqueles sorrisos formais tinham o frio do inverno. Nosso relacionamento continuou assim, frio e distante, até véspera de sua formatura.\ (Três)\ 4 de julho de 1995, foi o dia em que Jiang Hao deixou Xi'an de volta para Chengdu. No dia de sua partida, todos os membros da equipe de jornalistas, bem como muitos de seus colegas e conterrâneos, foram à estação despedir-se dele. Eu me misturei à multidão, observando-o de mãos dadas com as pessoas que se despediam, vendo sua expressão de preocupação sincera; meu coração parecia ser apertado por algo, afinal, ele havia sido meu primeiro amor! De repente, percebi que seu olhar atravessava tanta gente à procura, e eu fiquei confusa: sua namorada não estava ali ao lado dele? Quando seu olhar se demorava diante de mim, era como se precisasse fazer uma pausa; agora, pensando bem, aquela pausa tinha um significado tão profundo! Eu claramente senti que, ao me olhar, ele ignorava os outros e demonstrava distração.\ Quando o trem estava prestes a partir, ele subiu relutante. Inicialmente, seu assento não era próximo à janela, mas ele trocou para o lado da janela. Ele se despediu um a um das pessoas que estavam na plataforma; eu percebi o brilho das lágrimas em seus olhos. De repente, ele gritou em voz alta, olhando para mim à distância: “Xiaoxiao, venha aqui!” Eu fui até ele e percebi que seu olhar carregava uma dor clara e intensa e um entusiasmo ardente. Fiquei na ponta dos pés para ouvir suas palavras com clareza. E ele, esticando seu corpo forte e seu rosto bonito pela janela do trem, inclinou-se até mim e me deu um beijo pesado, longo, em minha testa lisa. Instantaneamente, houve um silêncio mortal dentro e fora do trem, e eu fechei os olhos sem saber o que fazer.Nesse momento, ouvi aplausos, aplausos calorosos como a maré, eram os colegas aplaudindo suas ações! Ele disse com uma voz que só eu podia ouvir: 'Este é o único arrependimento dos meus 3 anos; hoje, eu o completo.' Olhando em seus olhos cheios de ternura, chorei.\ O carro partiu, levando-o cada vez mais longe, mas o olhar dele, difícil de se separar, ficou profundamente gravado em minha mente.\ Ao voltar para o dormitório, toquei minha testa; seu beijo apaixonado parecia ainda estar presente. Abri a mala e tirei aquela caixinha de música que eu sempre temi mexer. Abri a tampa, coloquei o pequeno boneco sobre o disco, e imediatamente, aquela velha e clássica canção em inglês preencheu todo o quarto. Ao som da música, lembrei-me daquela noite perdida e do meu aniversário de 19 anos, que despertou meu primeiro amor. Imersa na música, minhas emoções subiam e desciam com a melodia, coloquei minha cabeça nas mãos, deixando as lágrimas caírem silenciosamente. 'Se ele gosta tanto de mim, por que não se declarou? Será que ele esperava que uma garota se declarasse primeiro?' Enquanto eu estava imersa em pensamentos, a música terminou, e de repente ouvi uma voz, uma voz que me era extremamente familiar, aquela voz magnética que tantas vezes guiou meus sonhos: 'Xiaoxiao, eu te amo, quer ser minha namorada? Se estiver disposta, me dê um fio do seu cabelo longo, porque um fio de cabelo representa um vínculo para toda a vida!'\ Fiquei imediatamente atônita! Segurei a caixinha de música, a declaração de amor, apertando-a contra meu peito. Finalmente entendi: por que ele mudou tão rapidamente sua atitude comigo. Naquele momento, como eu não tinha ouvido a música até o fim, não pude descobrir o segredo escondido após a antiga melodia da caixinha, e assim não pude responder a ele, e ele certamente pensou que eu o havia rejeitado, então aceitou, contra seu coração, o amor de Yezi.\ Essa descoberta me deixou tão dolorosamente triste que lágrimas quentes desciam sem parar. Por que o destino gosta tanto de brincar com as pessoas?\ Naquela noite, peguei papel e caneta, com lágrimas nos olhos, e escrevi uma carta para ele; eu não queria que tal mal-entendido nos acompanhasse para sempre, mesmo que já tivéssemos perdido o melhor momento. Na carta, não me esqueci de lhe dar um fio de cabelo longo; eu só queria mostrar que na época eu realmente estava disposta, disposta mesmo!\ Logo ele me respondeu: Xiaoxiao:\ As paisagens mais apressadas são sempre as mais belas, e as feridas mais profundas são sempre causadas pelos sentimentos mais verdadeiros.Depois de te enviar a caixa de música, nos primeiros dias eu me sentia inquieto, ansiando te ver, mas com medo de te encontrar. E todos os dias que eu te via, você sempre tinha um sorriso calmo no rosto. Eu pensei que você certamente me rejeit iria. Na verdade, eu queria que todos os segredos me acompanhassem por toda a vida e, junto com minha vida, se enterrassem na terra, tornando-se eternos. Mas naquele dia, na estação, eu te beijei. Naquele momento, no meu coração, eu me disse inúmeras vezes: se não a beijar, você viverá com arrependimento para sempre. Você sabe, então quanta coragem eu precisei!\ O seu aniversário foi algo que eu tive muito trabalho para descobrir. Nas duas semanas anteriores, eu fui sozinho, silenciosamente, de bicicleta para a fábrica de artesanato do subúrbio leste. Pedi aos trabalhadores que me fizessem uma caixa de música especial, porque as caixas de música comuns tinham apenas música, e eu queria gravar nela as palavras que mais queria te dizer. No início, os trabalhadores não concordaram, mas no final foram tocados pela minha sinceridade, gravaram a gravação, fizeram o trabalho e ainda redesenharam o exterior da caixa segundo meus desejos. O presente para você tinha que ser único e cheio de charme. Normalmente, um produto desses seria caro, mas a fábrica me cobrou apenas o preço de uma caixa comum. Por fim, o trabalhador mais velho bateu em meu ombro e disse: "Jovem, boa sorte."\ Lembro da primeira vez que saímos sozinhos; na volta, nos perdemos, indo em direções opostas. Na verdade, foi você quem se perdeu, enquanto eu sabia exatamente o que estava fazendo: intencionalmente me perdi porque queria passar mais tempo com você. Quando virei para o norte, tinha medo de que você recognizasse o caminho, mas você nem percebeu...\ Ao chegar a este ponto, minhas lágrimas já embaçaram meus olhos.\ Agora, só quero dizer aos amigos apaixonados: se você der uma caixa de música à pessoa amada, por favor, certifique-se de que a declaração de amor venha antes da música. Muitas vezes, o sucesso ou fracasso do amor depende apenas do tempo de uma música.
[História emocional] A caixa de música do primeiro amor (transferido)
Respostas (4)
sofá roxo
Emoção... história
Apoio!
Lobo lascivo, te penetro
— Todas as respostas carregadas —