Estar sozinho também é uma habilidade
1\ As pessoas frequentemente consideram a convivência como uma habilidade, mas negligenciam o fato de que ficar sozinho também é uma habilidade, e, sob certo ponto de vista, uma habilidade ainda mais importante do que a convivência. Por outro lado, não ser bom em socializar certamente é uma pena, mas não suportar a solidão também pode ser um defeito muito sério.\ 2\ Estar sozinho também é uma habilidade, não é algo que qualquer pessoa possa ter a qualquer momento. Possuir essa habilidade não significa deixar de sentir solidão, mas sim estar confortável com a solidão e torná-la produtiva. Existem três estados de uma pessoa em solidão. O primeiro é a inquietação, sem direção, sem interesse em nada, com a única intenção de fugir da solidão. O segundo é gradualmente se acostumar com a solidão, acalmar-se e organizar a vida, usando a leitura, a escrita ou outras atividades para afastar a solidão. O terceiro é a própria solidão tornar-se um solo poético, uma oportunidade de criação, suscitando reflexões e experiências profundas sobre a existência, a vida e o eu.\ 3\ Estar sozinho é um momento e uma experiência maravilhosa na vida; embora haja certa solidão, nela existe também uma sensação de plenitude. Estar sozinho é um espaço necessário para o crescimento da alma; durante a solidão, nos afastamos dos outros e das tarefas, retornando a nós mesmos. Nesse momento, nos confrontamos sozinhos com nós mesmos e com Deus, iniciando um diálogo com nossa alma e com as forças misteriosas do universo. Toda a vida da alma, no sentido estrito, se desenrola na solidão. Conversar com outros sobre assuntos antigos ou atuais, citando clássicos, é apenas bate-papo e discussão; somente quando nos imergimos sozinhos nas obras-primas dos mestres do passado e do presente é que realmente sentimos a iluminação da alma. Viajar com outros é apenas turismo; somente quando enfrentamos sozinhos as vastas montanhas e o mar, podemos realmente sentir a comunicação com a natureza.\ 4\ Do ponto de vista psicológico, a necessidade de solidão ocorre para realizar a integração interna. Integração significa colocar novas experiências em posições adequadas na memória interna. Apenas através desse processo de integração as impressões externas podem ser absorvidas pelo eu, permitindo que o eu se torne um sistema ao mesmo tempo independente e em crescimento. Portanto, ter ou não a capacidade de estar sozinho está relacionado a se uma pessoa pode realmente formar um mundo interior relativamente autossuficiente, o que por sua vez influenciará sua relação com o mundo externo.\ 5\ Como julgar se uma pessoa realmente possui um “eu”? Existe um método confiável de teste: ver se ela consegue ficar sozinha.Quando você fica sozinho, você se sente entediado ao extremo, quase insuportável, ou sente uma espécie de tranquilidade, plenitude e satisfação?\ 6\ O gosto por estar sozinho não tem absolutamente nenhuma relação com a personalidade da pessoa; alguém que gosta de estar sozinho também pode ter uma personalidade animada e gostar de estar com amigos, apenas que, por mais que goste de socializar, ficar sozinho é sempre uma necessidade em sua vida. Para ele, uma vida sem interação social naturalmente seria uma deficiência, enquanto uma vida sem momentos de solidão seria praticamente um desastre.\ 7\ Não há ninguém que consiga suportar a solidão absoluta. No entanto, aqueles que absolutamente não conseguem suportar a solidão são pessoas com almas vazias. Há exatamente algumas dessas pessoas no mundo; o que mais temem é ficar a sós, ficar consigo mesmo por um momento é quase uma tortura para elas. Assim que ficam livres, precisam encontrar um lugar para se entreter. Externamente, suas vidas parecem muito agitadas, mas, na verdade, seu interior é extremamente vazio. Tudo que fazem é para evitar, de qualquer forma, confrontar a si mesmos. Para isso, só posso dar uma explicação: até eles mesmos percebem sua própria pobreza interior, e ficar com tal pobreza é extremamente sem sentido; qualquer passatempo, mesmo o mais entediante, é muito mais interessante do que isso. O resultado disso é que se tornam cada vez mais vazios, cada vez mais sem si mesmos, formando um ciclo vicioso.
Respostas (5)
sofá roxo
E depois?
Ah sim.
Eu te apoio sem necessidade de motivo
Gostar de alguém, escolher um lugar com uma boa paisagem, enquanto olha a paisagem, refletir sobre a vida!
— Todas as respostas carregadas —