~Filialidade~(1)

O pôster original: -borda- Visualizações: 164 Respostas: 7 Publicado em: 2014-04-13 08:15:37
Escrito por Yi Jun 一 Yalan finalmente conseguiu fazer sua filha adormecer e, apressada, pegou a sopa de frango aquecida e correu para o hospital. Dois meses atrás, o pai adotivo de Yalan, Tio Ai, foi diagnosticado com câncer de estômago e, nesse período, esteve recebendo quimioterapia no hospital, acompanhado de sua mãe adotiva, Tia Pang. A condição de Tio Ai não era promissora; depois de dois meses de tratamento, não houve melhora, pelo contrário, piorou. As células cancerígenas haviam se espalhado e o hospital já havia emitido duas notificações de condição crítica. O coração de Yalan estava pesado. A noite estava avançada, no quarto do hospital, a luz fluorescente emitia um brilho pálido, iluminando as paredes brancas, assim como os lençóis e cobertores brancos. Enrolado sob o cobertor branco, estava um velho, que havia perdido todos os cabelos por causa da quimioterapia e estava magro ao ponto de parecer irreconhecível – ele era o pai adotivo de Yalan, Tio Ai. De estatura já pequena, a doença o deixara ainda menor e mais frágil. Enrolado naquele instante, Tio Ai olhava para a esposa com os olhos turvos. Na beira da cama, a esposa de Tio Ai, Tia Pang, deitada, havia envelhecido muito e emagrecido desde seus dias de corpo cheio e rosto rosado. Seus músculos flácidos cediam com o cansaço e sono; ela cobria-se com um casaco e dormia encostada na beira da cama. Yalan entrou e, ao ver aquela cena, seus olhos se encheram de lágrimas. Ela conteve-as com esforço, mantendo um leve sorriso enquanto se aproximava suavemente. Tio Ai desviou o olhar de Tia Pang e falou para Yalan, que entrava cuidadosamente: “Lanlan, você veio. Por que não ficou em casa descansando um pouco mais?” “Estou bem, só que deu trabalho pra você, mãe. Pai, você comeu muito pouco hoje à noite, eu trouxe a sopa de frango que sobrou do jantar e só esquentei, beba um pouco.” Yalan disse isso enquanto colocava a garrafa térmica ao lado do criado-mudo. Depois de hesitar por um momento, ela estendeu a mão e empurrou Tia Pang suavemente: “Mãe, vá pra casa dormir, ficará mais confortável na sua própria cama.” Tia Pang abriu os olhos sonolentos, vermelhos de cansaço, sentou-se, ainda com um fio de saliva no canto da boca, limpando-o com a manga e disse com voz rouca: “Lanlan… você veio. Onde está Beibei? Dormiu?” “Sim, ela dormiu. Mãe, vá logo pra casa, não me sinto tranquila deixando Beibei sozinha.” Yalan pegou o casaco que Tia Pang havia derrubado ao se sentar e o colocou de volta nela, apressando-a. “Hmm, certo, vou, vou. Se houver qualquer coisa, me ligue.” Tia Pang esfregou os olhos sonolentos e levantou-se.Observando a Tia Gorda se afastar, Yalan sentou-se no banco onde ela estava alguns instantes antes e começou a alimentar o Tio Baixinho com sopa de frango, uma colher de cada vez.

O Tio Baixinho suspirava enquanto bebia e disse: “Ah, não sei se minha doença vai melhorar, realmente estou sendo um peso para você e sua mãe. Se eu não aguentar e partir, você precisa cuidar bem da sua mãe por mim.”

“Papai, não fale besteira, você vai melhorar, vai melhorar com certeza.” Yalan, com os olhos vermelhos, tremia ao usar um guardanapo para limpar um pouco da sopa que escorria do canto da boca do Tio Baixinho.

Duas semanas depois, um novo túmulo apareceu em um canto do cemitério à beira-mar. O sol brilhante refletia na lápide, e a Tia Gorda olhava para a foto do falecido enquanto enxugava as lágrimas. Yalan a abraçava, engolindo o choro, e chamou: “Mãe……”.

Ela não conseguia dizer nada de consolador, tudo ficava preso no soluço. O marido de Yalan, Yaozu, não sabia o que dizer enquanto as observava. A filha pequena deles, Xiaozibei, segurava a mão do pai, piscando com seus grandes olhos curiosos. Ela tinha tantas perguntas para fazer, mas o ambiente pesado a assustou e, apesar de abrir várias vezes a boquinha, não teve coragem de perguntar e a fechou devagar.

À noite, a escuridão cobriu a aldeia de pescadores, densa e sufocante.

No meio da noite, todos dormiam, exceto por uma pequena luz que brilhava pela janela da casa da Tia Gorda.

Dentro de casa, Yalan, com os olhos vermelhos, olhou para Yaozu cabisbaixo e preocupado, e disse com excitação, quase sussurrando: “Isso não dá, aquilo também não dá, então o que você sugere que façamos?”

Embora Yalan tentasse baixar a voz, naquele silêncio da noite escura, o sussurro acabou acordando a Tia Gorda e Xiaozibei, que dormiam no quarto ao lado. A Tia Gorda levantou-se silenciosamente, abriu a porta e ficou ouvindo.

“Que tal mandarmos a mamãe para um asilo?” Yaozu perguntou a Yalan timidamente.

“Mandar para um asilo? Por que você não manda seu pai para um asilo? Eu realmente fiquei cega por ter me casado com um homem tão insensível! Na época, seu pai estava enterrado até o pescoço debaixo da terra, e eu me casei com você sem pensar duas vezes. Passei anos cuidando dele com tanto esforço, e agora você, depois que meu pai acabou de falecer, quer que eu mande minha mãe para um asilo? Que absurdo! Você consegue pensar nisso, tem coragem?” Yalan gritou furiosa e indignada.“Isso não tem jeito, meu pai é meu pai de sangue, os seus pais não são biológicos, são apenas pais adotivos. Além disso, temos apenas um quarto e uma sala, meu pai até dorme na sala, Beibei não tem nem quarto, então onde você quer que sua mãe durma?” Yaozu disse com uma justificativa pouco confiante.
Ele não deveria ter dito isso, mas ao falar assim, Yi Lan ficou totalmente irritada. Ela começou a gritar sem se conter: “Sim, seu pai é pai, meus pais não são pais, então eu tenho a obrigação de servi-lo de graça como um escravo, sem receber nada dele, e ainda por cima contrair uma dívida enorme por ele para que nós lutássemos para pagar. Meus pais não são biológicos, então eles merecem me dar tudo, e ainda me fazem servir vocês dois. Minha mãe realmente foi muito tola, por que na época me aconselhou a me casar com alguém como você?”

“Não grite tão alto, você vai acordar sua mãe. Ela vai se sentir mal se ouvir isso.” Yaozu disse com medo, em tom baixo.

“Hmph, você se importa com o bem-estar dela, é mesmo..."

Dentro do quarto, Yi Lan chorava e falava incessantemente sobre suas frustrações, descontentamentos e rancores.

Fora do quarto, a tia gorda, com lágrimas nos olhos, suspirava baixinho: “Velha, inútil! Velha, inútil! É um fardo para os filhos!”. Ela caminhou lentamente para fora do quarto, saiu do portão e foi para a praia, chorando sem parar e murmurando: “Velha, inútil! Velha, inútil! É um fardo para os filhos!”

Xiao Zibei, que estivera acordada na cama ouvindo os pais brigarem, viu a avó sair e, curiosa, também se levantou e a seguiu discretamente.

Três

Há oito anos, em um meio-dia ensolarado, sob a árvore de lilás à beira do lago no parque, Yaozu, com o rosto cheio de alegria, e Yi Lan, com um sorriso tímido e doce, disseram ao mesmo tempo: “Yi Lan, tenho uma surpresa para você.”
“Yaozu, tenho uma boa notícia para te contar.”

“Que surpresa?” “Que boa notícia?”
Eles perguntaram ao mesmo tempo.

“Oh, que boa notícia? Você diz primeiro.” Yaozu olhou para Yi Lan e sorriu.

“Não, você primeiro. O que exatamente vai me surpreender?” Yi Lan olhou para Yaozu.“Ok, eu falo primeiro, eu falo primeiro. Ontem eu fui pagar e reservar o apartamento. Amanhã você traz seu RG, nós vamos assinar o contrato de compra, pagar a entrada e já podemos pegar a chave do apartamento. É um imóvel pronto, com decoração simples, você já pode morar imediatamente, e o condomínio tem uma boa estrutura. Mas eu não tenho muito dinheiro, só posso comprar um apartamento de um quarto e uma sala para você, e ainda será financiado. O dono vai colocar seu nome, nós vamos pagar juntos, e quando tivermos mais dinheiro, podemos comprar um maior e alugar este pequeno. O que você acha?”

“Sim, tudo bem, obrigada, Yaozu.” Yalan disse feliz.

“Terminei de falar, agora é a sua vez. Tem alguma boa notícia para me contar?” disse Yaozu.

“Fui promovida, meu salário vai aumentar mil reais por mês, e recentemente eu tenho me sentido enjooada e com vontade de vomitar. Hoje de manhã fui ao hospital fazer exames, e o médico disse que estou grávida.” Yalan disse timidamente.

“Grávida? Grávida de quê?” Yaozu não conseguiu entender de imediato.

“Você é bobo, claro que estou grávida, do nosso filho.” Yalan disse com um ar de carinho.

“Ah, sério? Eu vou ser pai? Que felicidade! Amanhã assinamos o contrato do apartamento, depois de amanhã vamos registrar nosso casamento. Uau, de repente já temos um apartamento, uma esposa e ainda teremos um filho em breve, muito bom! Eu vou me esforçar ao máximo para fazer de você e do nosso filho as pessoas mais felizes.” Yaozu sorriu de felicidade.

Yalan também sorria com felicidade.

No dia seguinte, eles assinaram o contrato, pagaram e receberam as chaves. Chegando animados em sua nova casa, abriram a porta cuidadosamente e, ao ver o novo apartamento que já era deles, a alegria em seus corações era indescritível.

Enquanto observavam a casa felizes, o celular de Yaozu tocou. Ele pegou e atendeu, sorrindo: “Alô, olá, quem é? Com licença, qual o assunto?”

Após desligar o telefone, o rosto de Yaozu mudou instantaneamente, ficando muito sério.

Yalan, preocupada, perguntou: “Yaozu, o que aconteceu? O que houve?”

“Meu pai desmaiou esta manhã enquanto estava trabalhando no campo. Os vizinhos chamaram a ambulância pelo 192, e o hospital acabou de ligar informando que ele desmaiou por causa de um AVC. Ele está em tratamento no hospital e pediram pra eu voltar imediatamente para assinar documentos e pagar taxas.” Yaozu disse com voz grave.

“Ah, então eu vou pedir licença na empresa e ir com você agora.”雅兰 disse isso enquanto tirava o celular e ligava para a empresa. Yaozu não tinha irmãos; seu pai, por causa da pobreza da família, só se casou aos quase quarenta anos com uma mulher de mais de trinta que ninguém queria casar, que era a mãe de Yaozu. Quando a mãe de Yaozu deu à luz, por ser uma mãe de idade avançada e não ter ido ao hospital, contratou apenas uma parteira da vila, e acabou morrendo no parto, deixando Yaozu recém-nascido. Durante todos esses anos, seu pai criou-o sozinho com muito esforço, como pai e mãe ao mesmo tempo, e os dois tinham uma relação muito próxima.

No hospital, o Sr. Ai já tinha passado pela cirurgia, mas permanecia inconsciente há três dias. O médico disse que, por não ter sido trazido a tempo, não foi possível realizar o procedimento no momento mais favorável, então, embora a cirurgia tenha sido realizada e ele não estivesse em perigo de vida temporariamente, há possibilidade de ele permanecer em coma, tornando-se um paciente vegetativo; mesmo que acordasse, poderia ficar com paralisia parcial e precisar de cuidados para realizar atividades diárias.

Yaozu, ansioso e triste, andava de um lado para o outro no quarto do hospital, enquanto Yalan cochilava exausta ao lado da cama. Yaozu, parecendo ter tomado uma grande decisão, parou de repente e disse a Yalan: “Yalan, que tal terminarmos?”

Yalan, que estava cochilando, pulou rapidamente, incrédula: “O quê? Você disse o quê? Terminar? Que brincadeira é essa?”

“Não estou brincando. É sério, vamos terminar.” Yaozu olhou para Yalan com pesar, mas firme.

“Você, você…” Yalan ficou tão irritada que ficou sem palavras por um bom tempo, só depois de alguns momentos conseguiu respirar fundo várias vezes e chorando gritou: “Se terminarmos, o que vai acontecer com o bebê na minha barriga? Você quer me deixar sozinha para cuidar e criar a criança?”

“Não queremos o bebê. Vou chamar a enfermeira para cuidar do meu pai, e vou te acompanhar ao departamento de ginecologia e obstetrícia.” Yaozu disse baixinho, com os olhos vermelhos e a cabeça inclinada.

Yalan arregalou os olhos olhando para Yaozu, como se não reconhecesse a pessoa na sua frente. Esse é o Yaozu que ela conhecia antes? Aquele que sempre dizia amar-la profundamente e prometer cuidar dela a vida toda? Aquele que, há poucos dias, prometeu com toda convicção se esforçar para fazer dela e do bebê as pessoas mais felizes? Ela não podia acreditar, realmente não conseguia.

“O que você disse? O que você acabou de dizer?” Yalan se aproximou de Yaozu, esperando ter entendido errado, desejando que a resposta de Yaozu dessa vez fosse diferente.Mas Yaozu não mudou sua intenção original e disse muito seriamente, palavra por palavra: "Yalan, me desculpe, vamos terminar, o bebê não vai nascer, não podemos deixá-lo te sobrecarregar, eu vou com você para abortar."

"Pá." Yalan deu-lhe um tapa violento, saiu do hospital cheia de indignação e tristeza.

Yaozu queria correr atrás, mas ao sair da porta do quarto e olhar para seu pai idoso na cama, endureceu o coração e voltou.

Desanimado, ele se sentou no banco que Yalan havia usado há pouco. Ainda havia o calor que ela deixou, mas ela se foi, não pertencia mais a ele. E o filho que estava em sua barriga, ainda não havia vindo ao mundo e ele já teria que matá-lo cruelmente, quão cruel e impotente era isso.

Em um momento de delírio, ele pareceu ver a mão do pai se mover, os olhos piscando levemente. Incrédulo, ele esfregou os olhos lacrimejantes. Realmente, a mão do pai parecia estar tentando se levantar, mas não conseguia.

O Sr. Ai abriu os olhos com dificuldade, dizendo com esforço e de forma entrecortada: "Idi… idiota, rápido… corra… corra atrás, traga Yalan de volta."

"Você acordou, pai, você acordou! Finalmente acordou!" Yaozu agarrou a mão do pai chorando de alegria, sem prestar atenção às palavras do velho.

Quatro

Yalan, com o coração cheio de mágoa e tristeza, correu de volta para a casa de família. Ao entrar, ao ver a Tia Gorda, apenas disse "Mãe" e se jogou em seus braços, soluçando e chorando.

Isso assustou muito a Tia Gorda, que só conseguiu entender a situação após um bom tempo ouvindo o relato entrecortado de Yalan.

A Tia Gorda a acariciava levemente e dizia: "Menina boba, ele tomou essa decisão porque te ama, ele tem medo de que você venha junto e tenha que cuidar de tudo."
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Está muito longo, né?
Será??
Eu assumo primeiro
Caramba, Yuanyuan, você tem certeza de que acabou??? Não tem mais???
Confirmar o quê?
O final está onde??
Muito longo, vou postar de novo!
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta