【Vida*Repostagem】Para onde foi todo o tempo【Autor: Como Sonho e Como Dor】

O pôster original: Esta conta foi dissolvida. Adeus Qitan Visualizações: 165 Respostas: 2 Publicado em: 2014-04-23 13:10:06
Para onde foi todo o tempo
O tempo é como uma rua que se estende na escuridão da noite, fluindo silenciosa e imperceptivelmente para longe, à luz amarelada dos postes.
——Epígrafe
O tempo no rosto cada vez mais cansado dos nossos pais
Para onde foi todo o tempo? O que ele realmente nos trouxe? Será que demos ao tempo uma resposta satisfatória? Muitas vezes estamos perdidos em nosso próprio mundo, procurando de forma confusa a sombra do tempo, sem perceber que ele já escorreu silenciosamente ao nosso lado.
A infância é como uma canção suave e longa, brilhando pela proteção dos pais. Eu estou na outra margem dos anos que passam, olhando ao longe; as estrelas no céu caíram nos rios ténues, tornando-se sombras do tempo.
De repente, ao olhar para trás, vendo os nossos pais envelhecerem ao nosso lado, não consigo parar de perguntar: para onde foi todo o tempo? Os anos impiedosamente apagaram a beleza de seus rostos, mudaram a firmeza de suas posturas; suas vidas são muito difíceis, mas nunca reclamaram, trabalharam para o meu crescimento sem arrependimentos, engolindo amarguras difíceis de suportar, mantendo-se firmes mesmo na chuva e no vento.
Vocês beberam lágrimas amargas pelo meu sucesso. Vocês mal puderam aproveitar a juventude e, num piscar de olhos, o rosto já está cheio de sulcos; vocês ainda não passaram pelo meu casamento e já estão com passos cansados. Vocês deixaram a melhor e mais verdadeira felicidade para mim, apenas para ouvir a palavra "papai, mamãe"!
Para onde foi todo o tempo? Ao observar minha mãe na cozinha preparando a comida, seu corpo curvado, as veias saltadas nas mãos, as rugas profundas nos cantos dos olhos, meu coração se inunda de ondas gigantes de emoção; meus olhos se enchem de lágrimas e não consigo evitar correr para abraçar a cintura de minha mãe, aquela cintura que antes era larga e forte! Hoje tornou-se tão cansada e frágil; as lágrimas escorrem pelo meu rosto. Permaneço assim por muito tempo sem querer me afastar, minha mãe segura minha mão e baixa a cabeça em silêncio. O tempo é como uma lâmina cruel, que apaga nossos contornos, mudando também a aparência de nossos pais.
Para onde foi todo o tempo? Será que ele está escondido nos cabelos cada vez mais grisalhos? Ou estará nos passos cada vez mais pesados que dão?Ainda está escondido nas suas figuras laboriosas e dolorosas, e já não lembro mais quantas vezes, durante o sono à noite, revivo as cenas da infância que despertavam inveja: minha mãe alegremente puxando minha mão esquerda, meu pai carinhosamente segurando minha mão direita; nós três caminhando juntos no parque, assim, lentamente, silenciosamente. O tempo passou há muito, mas aquela sensação ainda permanece em meu coração, porque no momento em que eles seguraram minha mão, todas as tempestades do mundo pararam. Mas e agora! Os dias de trabalho intenso tornam esse desejo tão belo algo tão luxuoso. Talvez a vida seja assim. Só quando crescemos é que percebemos o valor da infância; só quando perdemos é que sabemos apreciar o que antes tínhamos.
Onde foi parar o tempo? As costas do meu pai não são mais eretas, os cabelos brancos nos lados do seu rosto se tornaram mais evidentes, os olhos da minha mãe estão ficando turvos, toda vez que olha o jornal precisa de óculos, frequentemente esquecendo coisas na vida cotidiana. É realmente hora de passar mais tempo com eles, porque eles realmente envelheceram. Antigamente, eu era jovem e ignorante, não entendendo as dificuldades envolvidas; agora já deixamos para trás a idade em que, se havia apenas um frango assado na mesa, tinha que comer a coxa. É hora de fazer as coisas que devemos nessa idade, para retribuir nossos pais.
Tempo! Eu imploro, por favor se dedique! Volte para meus pais, faça com que os cabelos brancos deles se tornem negros novamente! Faça com que seus corpos fiquem firmes e saudáveis novamente! Tempo! Se for possível, deixe-me ser a bengala em suas mãos, deixe-me ser o casaco em seus corpos, vamos ser seus olhos, acompanhando-os em todas as primaveras, outonos, verões e invernos.
Tempo, tempo, por favor, ande mais devagar! Não permita que envelheçam mais, não aprofunde ainda mais suas rugas, não erosione seus corpos. Se possível, eu estaria disposto a compartilhar todo o meu tempo restante com eles. Tempo! Por favor, aceite meu pedido!
O tempo, no trem verde da juventude
Em um mundo tão vasto, cada pessoa tem seu próprio modo de vida: descansar ao anoitecer, trabalhar ao amanhecer, repetindo diariamente algumas tarefas fixas, como um trem correndo sem parar sobre trilhos de ferro escuros, esquecendo quando haverá um fim.Para onde foi todo o tempo? Uma pergunta feita mais de uma vez, sem sequer ter tido tempo de enxergar claramente a si mesmo na juventude, e o trabalho tão esperado já começou a nos chamar. No final, acabamos silenciosamente aceitando todos os rituais do crescimento, como se todo o nosso mundo interior estivesse começando a se acalmar.

Depois de sermos esmagados pelas engrenagens do trabalho até que nossas células se sentissem drenadas, começamos a nos sentir confusos: afinal, para onde foi todo o tempo? Cada dia parece muito ocupado, mas não sabemos exatamente com o que estamos ocupados. Todos os dias queremos arranjar um tempo para descansar um pouco, mas diante da realidade, nos sentimos impotentes.

Depois de tanto tempo, parece que nunca tivemos um propósito claro ao chegar a este mundo, e até esquecemos os sonhos outrora profundos e azuis. Folheando cartas cheias de segredos, parágrafos de textos calorosos envoltos por sentimentos ficam à deriva no corredor do tempo; nesse momento, sentimos quase que estamos em um espaço fechado, quase sem poder respirar. Para onde foi todo o tempo?

Em uma tarde ensolarada e levemente embriagada, sentimos a sonolência que há muito não vinha. Ligamos o player e calmamente tocamos uma música suave, deitados à beira da cama confortável, lentamente fechamos os olhos e lembranças brilham; parece que vejo a sombra do tempo fluindo pelo rio sinuoso, ainda sereno, mas ainda capaz de fluir profundamente. De repente, uma tempestade chega sem aviso e, novamente, parece que o tempo é levado silenciosamente pela correnteza da realidade.

O tempo que envelheceu permaneceu em algum canto. Eu o persegui, e através das antigas muralhas da cidade, vi nós em preto e branco. Aquele ano, a juventude estava perfeita; embarcamos no trem da juventude, correndo rapidamente pelos anos de luz e sombra, um barulho estrondoso ecoava em nossos ouvidos, melodioso e harmonioso. Estávamos segurando um diário amarelado, olhando pela janela, registrando as paisagens que passaram junto com o tempo.

Lembrando aqueles brinquedos cobertos de poeira que um dia esquecemos, bem como das pessoas que cresceram conosco. Suas figuras turvas sempre permaneceram em meu coração, tão bonitas, tão tocantes. Não importa como as paisagens ao redor mudem, eles sempre vagam em cada instante de minha memória.

Olhando para antigos posts que publiquei, fotos antigas amareladas, de repente me lembro de algumas coisas, algumas pessoas, profundamente ou superficialmente, cruzando e entrelaçando-se na minha memória.Uma leve tristeza varreu tudo, um mundo de rostos simples tão branco quanto a neve, mas tingido pela cor da tristeza, caindo no buraco negro do tempo, espalhando um vazio silencioso. Não sei desde quando adquiri esse hábito, o hábito de beber com as memórias, deixando que essas emoções levadas pelo vento do passado suportem uma ressaca sem arrependimentos nos dias sem ondas. Memórias são uma ponte, mas também uma prisão que leva à solidão. De uma criança ingênua e imatura, cresci para me tornar um jovem desconhecedor do mundo; de um estudante travesso a um trabalhador obediente e disciplinado. Não posso deixar de exclamar: os sonhos da infância eram absurdos, mas nos divertíamos com eles; os sonhos agora são simples, mas se desperdiçam ao longo do tempo. Talvez a vida seja assim, no início da infância surge uma pequena onda, depois lentamente suavizada pelo tempo, sem deixar vestígios. Quando era pequeno, gostava muito de ouvir música; na maior parte do tempo, gostava mais da melodia. Quando cresci, gradualmente passei a preferir a letra das músicas. Na juventude, sempre há uma canção que resiste à passagem do tempo, e a emoção que nos traz permanece como no início. Na canção, existem as sombras da nossa juventude, aqueles monólogos afogados, a voz mais única e comovente. Sempre que lembro, a paisagem ao nosso redor cria uma atmosfera especial, fazendo com que lágrimas brotem nos cantos dos olhos. Para onde foi o tempo? Nossa juventude também se foi sem volta, não foi?
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Isso tem uma música. Significa que chorei ao ouvir.
555555555555555555
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta