Para vocês que estão prestes a entrar na universidade\ Autor: Eu sou um bandido\ Chegar à universidade, embora não seja tão antiga e cheia de história como tantos anos atrás, também não consigo me lembrar exatamente de quantas horas já desperdicei aqui. Como a esmagadora maioria dos estudantes chineses, sob a opressão da educação e as enganações dos professores, me esforcei muito durante os três anos do ensino médio, acordando cedo, indo dormir tarde, vivendo em constante medo e acordando à noite sem sono. Tudo apenas por causa de uma prova. No geral, seu peso não passa de 0,7 kg, mas ela decide os rumos da nossa vida pelos próximos anos. Embora a expressão possa soar um pouco exagerada, realmente nos dedicamos extremamenta para enfrentar os exames.\ A universidade é como a lua, provocando infinitas imaginações, e quando você passa por todas as dificuldades para chegar à lua e olha ao redor. Uau! São todos buracos! Acho que muitas pessoas pensam assim. E quando se espera a chegada do paraíso, de repente se transforma em pó, e no dia a dia se reclama constantemente da simplicidade dos dormitórios. Questões como ausência de aquecedor de água, ar-condicionado, superlotação, camas quebradas, paredes sujas e outras surgem sem parar. Claro, isso ainda é apenas uma pequena parte.\ Há muitos outros pontos para reclamar da universidade, mas a explicação oficial é: nossa escola tem uma longa história, cada canto da universidade, incluindo folhas caídas e ervas daninhas, é uma acumulação de história. Depois de muitos anos, os equipamentos naturalmente não são modernos. Com orçamento limitado, a escola ainda se esforça para melhorar. Ao ouvir tal resposta oficial, todos nós entendemos: a universidade parece apenas um pouco maior que o ensino médio. Talvez nem chegue ao nível do ensino médio~~\ No entanto, ao entrar na universidade, a mudança mais evidente é que cada pessoa possui um telefone celular. Além de, para alguns, ser uma ferramenta para ostentar riqueza, ele também serve para se comunicar com colegas ou amigos. Pelo que sei, nos primeiros dias de campus, os registros de conversa no QQ e WeChat são mais ou menos assim:\ A comida do refeitório da nossa universidade é tão ruim!\ É mesmo, é mesmo. Nem chega ao nível do nosso ensino médio~~\ Parece que nem é comida de verdade.\ Vocês têm aquecedor de água no dormitório?\ Que universidade quebrada teria aquecedor de água? Na época, realmente me enganei completamente ao escolher esta escola.\ É, então, como vamos tomar banho no inverno? Que sofrimento. A mensalidade é cara, o custo de vida é alto.\ Ah, tudo bem~~ buá buá.\ Na universidade de vocês tem algum lugar divertido?\ Para de brincadeira. Lugar nenhum~\ Ai! Todos têm um destino cruel igual....... De fato, a escola não é tão maravilhosa quanto imaginávamos, e chega a ser bastante deteriorada (mas ainda não ao ponto de ser um prédio em ruínas). O principal culpado por isso ainda são os professores. Eles se esforçam para nos fazer estudar intensamente, para o vestibular. Eles nos influenciam de forma sutil: a universidade é muito boa, na universidade você pode se divertir, namorar ou jogar. Os professores do ensino médio se preocupam apenas em preparar os alunos para entrar na universidade, mas não nos ensinam como sobreviver na universidade.
A universidade é como uma pequena sociedade, é o prelúdio para o verdadeiro mundo que você está prestes a entrar. Ao entrar na universidade, você perceberá que os colegas estão mais preocupados com o próprio celular, e talvez você também acabe folheando seu Weibo ou explorando o espaço para evitar constrangimentos. E o que dizer dos amigos que se afastam com o tempo? Por que tantas pessoas reclamam que na universidade não há amigos de verdade? Porque você mesmo não se esforçou para fazer amigos de coração.
Nos estudos, você acha que é ingênuo acreditar que não reprovar em disciplinas é o verdadeiro significado da universidade. Quando você está em casa assistindo anime, não ouve os rumores de que os recém-formados muitas vezes não encontram trabalho? Por quê? Porque o diploma universitário é apenas um pedaço de papel, sem valor real. Sua única utilidade é mostrar aos pais que você trocou uma mensalidade cara por um diploma aparentemente inútil.
O que quero dizer é que, na verdade, a pressão na universidade é muito maior do que no ensino médio. No ensino médio, você só precisava dedicar tempo e esforço aos estudos e exames. Na universidade, além de aprender o conteúdo dos livros, você precisa aprender a lidar com os colegas, a aproveitar as horas livres do dia e, às vezes, enfrentar a situação de "não ter caminho a seguir" após a formatura. Talvez sua família seja rica, e seus pais organizem seu emprego, sua estadia no exterior, seu casamento, e até seu funeral. Claro, isso é apenas para uma pequena parcela de famílias. Para a maioria das pessoas comuns e trabalhadores assalariados como você, qual caminho seguir?
Portanto, ao ler até aqui, você deve entender que a universidade não é um paraíso. É apenas um novo ponto de partida, e o caminho a seguir depende de você. Como seguir? Hehe, não preciso dizer mais! Use suas próprias mãos para tecer asas fortes e voe alto.
Para vocês que estão prestes a entrar na universidade
Respostas (11)
Alguém está na universidade?
Este post deveria ser mostrado aos meus pais
Será que o segundo andar está estudando no ensino médio?
Ensino médio~~~~
Passando, sorrindo sem falar
Universitários são mais ou menos assim, não é muito divertido, a não ser para os que têm muito tempo, vai cuidar da aposentadoria′?`
Universitários são mais ou menos assim, não é muito divertido, a não ser para os que têm muito tempo, vai cuidar da aposentadoria′?`
Eu vou ver
Todos foram enganados pelo professor
Na verdade, a Universidade Xiangwang só se importa em oferecer a você mais tempo de lazer merecido. E claro, os ideais são abundantes, mas a realidade é dura.
Ah, que pena que eu não tive a chance de experimentar!
— Todas as respostas carregadas —