【Juventude*Repostagem】Estado de espírito naquela época——Reunião da juventude Autor: Zuoji

O pôster original: Esta conta foi dissolvida. Adeus Qitan Visualizações: 84 Respostas: 4 Publicado em: 2014-05-08 06:06:24
Da janela do dormitório, olhando para fora, vê-se um jardim de infância. Antigamente, não precisávamos de despertador, porque a cada manhã e ao entardecer, os barulhos caóticos das crianças, como se estivessem matando um porco, ecoavam pelo dormitório. As crianças são inocentes; através de seus gritos penetrantes e sem qualquer reserva, eu claramente podia sentir o intenso desejo e teimosia em seus corações, desejando ir para casa ou obstinadamente recusando-se a voltar para casa. Não sei por que há um jardim de infância afiliado na escola, se é para nos fazer ocasionalmente recordar o passado e liberar um pouco de charme burguês, ou para nos fazer perceber cedo o caminho errado e então seguir a máxima de que “aquilo que perdeu ainda pode ser recuperado”. Eu não sei. Apenas ocasionalmente, quando estou de mau humor, murmuro algumas palavras como “como é bom ser jovem” e dou uma risadinha entediada. Aos poucos, esses gritos já não têm grande efeito; sem dúvida, já podemos dormir profundamente, sonhar os mais variados sonhos, sem crianças.\Um velho amigo disse que hoje, correr mil metros causa enjoo e náusea. Lembrei que eu, que me orgulhava de correr mil metros sem esforço, recentemente também senti vontade de morrer após correr. Calculando rapidamente, passei um ano entre ler, dormir e ler; um ano preguiçoso sem sair; e nos últimos seis meses, fui informado de que não podia correr. Assim, fiquei afastado desse grande esporte por dois anos e meio. De repente percebi que, embora as flores deste ano sejam tão belas quanto as do ano passado, as pessoas já são diferentes. Nestes anos, vivendo recolhido, sem conhecimento do mundo, com ossos envelhecidos e visão limitada, já estou em outro mundo, e as diferenças, grandes ou pequenas, só aumentam. De vez em quando, sou informado inesperadamente que fulano se formou, casou ou teve um filho, ou foi para algum lugar. Então, vejo tantas lembranças ao meu redor. Um turbilhão de sentimentos surge, ficando sem saber o que fazer por muito tempo. Suponho que seja um consolo subconsciente ou um aumento profundo de rebeldia, que me fez cantar a música "Wang Qing Shui" do Huazai com o sentimento de "Hai Kuo Tian Kong" do Axin, uma sensação tão trágica. No entanto, para todos que antes sabiam ou não, que estão trilhando ou estão prestes a trilhar o caminho da sociedade sob o grande contexto da época, só posso dizer que reunião e despedida não têm como evitar, e o tempo realmente passa muito mais rápido do que imaginamos. Diante dessa situação, só posso escrever duas linhas para expressar meu sentimento: "Cavalgar rápido na juventude, confiando nas maravilhas de toda a vida; quando nos reunirmos de novo, conversaremos levemente sobre tudo", e então, que nos encontremos novamente, se houver destino.\Esta manhã, vi uma frase bastante rude: “Porque somos incapazes, seguimos o curso natural; porque o coração não se apega a nada, aceitamos as circunstâncias.” Fiquei tentado a mudá-la, mas pensando melhor, parece realmente fazer sentido.Lembro-me de, na aula de multimídia do primeiro ano do ensino médio, ter visto uma frase deixada por uma garota melancólica: todos os dias há um sonho morrendo no fundo do coração. Por impulso, mudei para ‘aguentar até o fim'. Pensando bem agora, naquela época realmente era a mudança certa. Depois de terminar os estudos, ficamos ocupados procurando emprego ou empreendendo, seja bom ou ruim, dia após dia. Aqueles que ainda estudam sentem grande admiração, diversas ansiedades, inquietações sem fim, mas ainda assim, dia após dia, sendo igual no que diz respeito ao pequeno ou grande pensamento no fundo do coração. Lembro também, em outra aula de multimídia, de um diálogo com um rapaz sobre certa disciplina, de forma zombeteira. Ele: Se você fosse um anjo, precisaria de asas muito grandes. Eu: Se você fosse um anjo, mesmo com asas grandes você não conseguiria voar… Naquela época, jovens e cheios de bravura, o silêncio absoluto era realmente lamentável. Meus queridos amigos, e os professores inocentes que sofreram junto, estarão bem?\Recitando sobre gratidão e rancor, os cavaleiros errantes não são muitos. Recentemente percebi que a comunicação entre indivíduos e grupos ao meu redor tem se tornado cada vez mais sem escrúpulos; lembro-me dos dias na escola primária e no ensino fundamental, quando achávamos divertido xingar ao nos encontrarmos, já se passaram muitos anos. Aqueles irmãos igualmente sem escrúpulos já estão espalhados pelo país e não há rastros, o coração dói; assisti a algumas transmissões de basquete e notei que os jogadores que eu sempre admirei estão envelhecendo, a maioria já não consegue mais acompanhar, e percebi que já passei da idade de discutir sobre basquete, os amigos com quem antes conversava com entusiasmo já seguiram caminhos diferentes, outra dor. Parece que as relações humanas às vezes são tão confusas, por exemplo, alguém se aproxima intensamente de certas pessoas por um período e depois, inexplicavelmente, corta relações; ou um grupo de pessoas discute um tema de forma persistente por um tempo e depois, com perfeita sintonia, deixa de falar sobre ele. Os dias às vezes são lentos, às vezes impacientes, as mudanças acontecem de forma tão abrupta, como uma xícara de chá neste inverno, passando de quente para fria, de forte para fraca, tudo em apenas um instante.\Está chegando 2014, e as profecias vagas dos Maias, prometidas há centenas de anos, apenas divertiram momentaneamente as multidões ocupadas e logo todos voltaram às suas atividades sem graça. Nesse momento, os jovens casais ainda estão felizes e esperançosos aguardando a chegada da noite romântica do dia 13 para 14, enquanto eu, após o ‘fim do mundo', misturando um pouco de medo do futuro, alguma lamentação pelo ontem e uma leve inquietação pelo agora, inesperadamente e de forma confusa, sobrevivi mais um ano.Então, com indescritível indiferença, percebi que os dias passavam como se folheássemos um calendário antigo: hoje é adequado cortar o cabelo, amanhã é desfavorável limpar a casa. Durante o ano, sempre há alguns dias em que tudo é propício, e sempre há alguns dias em que nada é favorável. Quando se encerra a última página, o ciclo recomeça. O único ponto digno de atenção é o que fizemos ao longo desses anos — ou se, como de costume, simplesmente deixamos passar um dia atrás do outro sem aproveitar. Fazer a coisa certa no momento certo, no final, é um ideal muito utópico; mas de vez em quando nos dar um pouco de presença é necessário. Às vezes converso com meus colegas de quarto sobre o futuro, e nas palavras deles há muita confusão; parece que há muitas pessoas mais esforçadas ao meu redor, o que faz meu futuro parecer incerto. Mas, por outro lado, se houver esforço e persistência, não haverá grandes derrotas; afinal, não faltam pessoas mais fracas que nós. Veja aqueles que participam de competições de curling na TV — mesmo apenas esfregando o chão com força, podem se tornar campeões mundiais. E nós, que somos mais técnicos, como poderíamos não ter lugar para mostrar nossas habilidades? É preciso acreditar que os lugares que alcançamos em sonhos à noite, um dia, também estarão ao nosso alcance.\Bebi uma grande xícara de chá, e, envolto no vapor, olhei seriamente para a estrada percorrida, percebendo que ainda há muitas coisas que quero e devo fazer, e muitas coisas que não precisava e não devia fazer, acabei fazendo. Os dias medíocres continuam um ciclo sem fim, e às vezes inevitavelmente me sinto emocionado, pensando que a vida atual não corresponde ao meu valor. Mas, na verdade, não é a vida que não me corresponde, e sim que eu mesmo não correspondo à versão esforçada que fui, e aos sonhos de outrora, luxuosos, mas ainda alcançáveis. Este mundo é enorme demais, ninguém se importará com suas insignificâncias — ele simplesmente não tem espaço para tais preocupações. Então, você pode desabafar, mas também deve se esforçar, porque hoje seus pais idosos ainda batalham por você; esse é o motivo pelo qual você deve se esforçar.\Lá fora, o barulho das crianças já cessou, e no jardim de infância vazio o vento frio assopra algumas árvores antigas desconhecidas. Entre os galhos e folhas entrelaçadas, elas trocam imaginações para o próximo ano. À noite, algumas aves não identificadas passam voando; sob a luz cinzenta dos postes, deixam sombras elegantes e ondulantes, harmonizando-se com as figuras de homens e mulheres que passam apressados pelo caminho, alongando e encurtando suas silhuetas, desafiando obstinadamente o frio rigoroso que prende corpo e mente neste inverno. Lembrei-me da esquina, onde, desde o início do inverno, o caminho é frequentemente coberto de flores de bauhinia. Neste momento, certamente, incontáveis flores estarão caindo novamente, e talvez amanhã cedo o caminho esteja mais uma vez coberto de pétalas, encantadoramente intoxicante.\——Na noite de 31 de dezembro de 2013 do calendário gregoriano
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Deixe-me ver
Bom dia,
Bom dia.
O quê?
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta