Reimpresso da internet. Há vinte e três anos, uma jovem veio à nossa vila. Ela estava desleixada, sorrindo de forma tola para todos e urinando abertamente em público. Como resultado, as esposas da vila frequentemente cuspiram nela, e algumas até a chutavam algumas vezes, dizendo para 'ficar longe'. Mas ela não ia embora, ainda sorrindo de forma tola enquanto vagava pela vila. Naquela época, meu pai já tinha 35 anos. Ele tinha a mão esquerda torcida por máquinas enquanto trabalhava em uma pedreira e, como sua família era pobre, nunca se casou. Vendo que a mulher ainda tinha alguma beleza, minha avó se interessou e decidiu acolhê-la como esposa do meu pai. Depois que ela 'continuou a linhagem', ela a afastaria. Embora meu pai não quisesse, vendo a situação em casa, ele cerrou os dentes e concordou. No fim, meu pai não gastou um centavo e virou o noivo. Quando minha mãe me deu à luz, a vovó me segurou, fazendo bico com os dentes que mal restavam, dizendo feliz: "Essa mulher louca até me deu um neto com a mão." Mas assim que nasci, a vovó me carregou e nunca deixou minha mãe chegar perto. Minha mãe sempre quis me segurar, lutando repetidamente para chamar na frente da vovó: "Aqui, me dá 。。。。。!" A vovó ignorava ela. Eu era tão pequeno, como uma criança gordinha. E se a mãe me deixasse cair no chão sem querer? Afinal, a mãe era louca. Sempre que a mamãe pedia para me segurar, a vovó sempre a repreendia e a encarava: "Nem pense em segurar a criança. Eu não vou te dar. Se eu descobrir que você segurou ele secretamente, eu te espanco até a morte. Mesmo que eu não te mate, eu te afasto." A vovó disse isso sem um pingo de vagaridade. A mamãe entendeu, com o rosto cheio de medo, e toda vez ela só me olhava de longe. Mesmo com a mamãe extremamente inchada, eu nunca consegui beber uma gota do leite dela. Foi a vovó quem me criou colher a colherada. A vovó dizia que havia 'loucura' no leite da mamãe, e que se ele me pegasse, seria problemático. Naquela época, nossa família ainda lutava no lamaçal da pobreza. Especialmente depois que minha mãe e eu nascemos, a casa muitas vezes nem conseguia cozinhar direito. A vovó decidiu expulsá-la, porque ela não só comia "refeições ociosas" em casa, como também causava problemas de vez em quando. Um dia, a vovó cozinhou uma panela grande de arroz e pessoalmente colocou uma tigela grande na mãe, dizendo: "Nora, essa família é muito pobre. Desculpe. Depois que terminar essa refeição, vá procurar uma família mais rica para viver. Você não pode mais vir, né?A mãe acabou de colocar um grande punhado de arroz na boca, e ao ouvir o “ordem de expulsão” da avó, ficou muito surpresa, o punhado de arroz ficou preso na boca. A mãe olhou para mim nos braços dela e gemeu com dificuldade: “Não, não…” A avó de repente ficou com o rosto sério, assumiu sua postura autoritária de chefe da família e gritou: “Sua louca teimosa, por que ainda insiste? Se continuar assim, não terá um bom resultado. Você sempre foi uma vagabunda, eu te acolhi por dois anos, e ainda quer o quê? Termine sua refeição e vá embora, entendeu?” Depois de falar, pegou uma enxada atrás da porta, como se fosse o cetro de longo da senhora Yu, bateu com força no chão, fazendo um som “dong”. A mãe ficou muito assustada, olhou para a avó com medo, e lentamente baixou a cabeça para olhar a tigela de arroz, com lágrimas caindo sobre o arroz branco. Sob o olhar íntenso da avó, a mãe fez um gesto estranho: dividiu mais da metade do arroz da tigela em outra tigela vazia e olhou para a avó com expressão de pena. A avó ficou boquiaberta; na verdade, a mãe estava mostrando que só queria comer meia tigela de arroz em cada refeição, apenas para não ser expulsa. O coração da avó parecia ter sido apertado com força, ela também era mulher e sua postura dura era apenas uma máscara. A avó virou o rosto, segurou as lágrimas ferventes e disse com o rosto sério de novo: “Coma rápido, coma rápido e vá embora. Em minha casa, você vai passar fome.” A mãe parecia desesperada, nem mesmo comeu aquela meia tigela de arroz, saiu cambaleando, mas ficou parada muito tempo na porta sem ir embora. A avó endureceu o coração e disse: “Vá, vá, não olhe para trás. No mundo há muitas famílias ricas!” Mas a mãe se aproximou e estendeu as mãos para os braços da avó; na verdade, queria abraçar a mim. A avó hesitou por um momento, mas acabou entregando meu enfaixado para a mãe. Pela primeira vez, a mãe me abraçou, abriu um sorriso largo, radiante e cheio de alegria. Mas a avó parecia estar diante de um grande inimigo, segurando-me cuidadosamente por baixo, com medo de que a loucura da mãe fizesse que ela me jogasse fora como lixo. A mãe segurou-me por menos de três minutos, e a avó rapidamente me retomou, depois virou-se e entrou em casa, fechando a porta. Quando eu comecei a entender as coisas, percebi que, além de mim, todos os outros amiguinhos tinham mãe. Pedi ao pai, pedi à avó, e eles disseram que haviam morrido. Mas os amiguinhos me contaram: “…era louca, foi expulsa."Então comecei a discutir com a vovó, exigindo que ela devolvesse minha mãe, chamando-a de 'avó lobo' e até jogando a comida que ela trouxe no chão. Naquela época, eu nem tinha o conceito de ser 'louca'—só sabia que sentia muita falta dela. Como ela era? Ela ainda estava viva? Nunca imaginei que, quando eu tivesse seis anos, minha mãe voltaria depois de cinco anos fora. Naquele dia, alguns amigos correram para informar: "Pequena Árvore, vai dar uma olhada, Ela voltou, sua mãe maluca voltou." Fiquei radiante. Pulei. Saí correndo, e meu pai e minha avó também me seguiram. Foi a primeira vez que vi minha mãe desde que me lembro. Ela ainda estava com roupas esfarrapadas, com alguns fios amarelados de grama no cabelo. Quem sabe se passou a noite naquele palheiro. Mamãe não ousou entrar em casa, mas ficou de frente para minha casa, sentada no rolo de pedra no arrozal em frente à vila, segurando um balão sujo. Quando eu e um grupo de amigos ficamos diante dela, ela procurava ansiosamente entre nós por seu filho. Minha mãe finalmente me encarou, me encarando com força, rosnando e me chamando: "Pequena árvore。。。。。。。 Bolinha..." Bola..." Ela se levantou, balançando o balão na mão o tempo todo, tentando me agradar com um gesto agradável. Mas eu continuei recuando. Fiquei profundamente decepcionada; nunca imaginei que a mãe que eu desejei a noite toda parecesse assim. Um amigo me incentivou de lado, dizendo: "Xiaoshu, agora você sabe como é um louco, né?" "É só que..." Assim. "Eu disse com raiva para minha amiga: "Ela é..... A verdadeira louca,.. É assim que ela é. "Eu me virei e fugi. Não quero mais essa louca. Mas a vovó e o pai trouxeram minha mãe para dentro de casa. Naquela época, depois que ** expulsou minha mãe, sua consciência foi questionada. À medida que ela crescia dia após dia, seu coração não conseguia mais endurecer, então ela escolheu ficar com ela. Fiquei muito infeliz porque ela me envergonhou. Nunca tratei minha mãe com gentileza, nunca falei com ela e nunca a chamava de "mãe". Nossas conversas giravam em torno do meu "grito", e ela nunca ousava responder. Não podíamos pagar para sustentar minha mãe de graça, então a vovó decidiu treiná-la para fazer bicos. Quando trabalhava no campo, a vovó a levava para "observar", dizendo que, se não ouvisse, levaria uma surra. Depois de um tempo, a vovó achou que já a tinha treinado o suficiente, então disse para ela sair sozinha para cortar grama de porco. Inesperadamente, em apenas meia hora, ela cortou dois cestos de "capim de porco".A avó, ao ver isso, ficou apavorada e em pânico, porque minha mãe estava cortando o arroz que estava crescendo e talhado no campo alheio. A avó, furiosa, xingou-a: “Mulher louca, não sabe diferenciar capim de arroz...”. Enquanto a avó pensava em como remediar a situação, o dono do arrozal apareceu e disse que foi **intencionalmente incitada. A avó ficou furiosa, e na frente do dono do campo pegou um bastão e bateu nas costas da minha mãe, dizendo: “Vou te matar, mulher louca, você vai ver...”. Embora minha mãe estivesse louca, ela ainda sentia dor; ela saltava para evitar o bastão da avó, gritando constantemente “Não, não...”. Por fim, o dono do campo não aguentou e disse: “Tudo bem, não vamos levar adiante. Apenas supervisione-a melhor da próxima vez...”. Após essa confusão se acalmar, minha mãe caiu no chão soluçando. Eu a olhei com desprezo e disse: “Você não consegue nem diferenciar capim de arroz, você é mesmo um porco.” Mal terminei, senti um tapa na parte de trás da cabeça, era **. Ele me olhou furioso e me xingou: “Seu pequeno desgraçado, como você ousa falar assim? Continue assim e ela também... ah!” Eu torci a boca com desdém e disse: “Eu não tenho uma mãe louca dessas!”
“Uou, você está cada vez mais sem noção. Vou te bater!” A avó levantou a mão novamente, mas então minha mãe, como um elástico, pulou do chão e se colocou entre mim e a avó, apontando para a própria cabeça e gritando: “Bate em mim, bate em mim!”. Eu entendi: minha mãe queria que a avó a batesse, não a mim. A mão da avó caída no ar enfraqueceu, e ela murmurou: “Essa mulher louca, no fundo sabe amar o próprio filho!”. Pouco depois que comecei a estudar, meu pai foi chamado por um vizinho para cuidar de um tanque de peixes, ganhando 50 yuans por mês. Minha mãe continuou a trabalhar sob a supervisão da avó, principalmente cortando capim para os porcos, e não causou mais grandes confusões.
Lembro-me de que, quando eu estava na terceira série do ensino fundamental, passando fome em um inverno, de repente começou a chover, e a avó pediu que minha mãe me levasse um guarda-chuva. Minha mãe talvez tenha caído várias vezes, toda suja de lama, parecendo um macaco de barro; ela ficou ao lado da janela da sala me observando e sorrindo bobamente, enquanto dizia: “Arvore... guarda-chuva...”. Alguns colegas riam, e eu me senti como se estivesse sentado sobre agulhas, raivosa com minha mãe por ser tão inconsequente, por me envergonhar e ainda mais com o colega Fan Jiaxi que começou a zombar. Quando ele começou a exagerar imitando, agarrei meus materiais de estudos e joguei com força nele, mas Fan Jiaxi desviou e avançou para segurar meu pescoço; acabamos nos agarrando e lutando.Eu era pequena e não era páreo para ele, então ele me prendeu facilmente no chão. Naquele momento, um longo uivo veio do lado de fora da sala. Minha mãe entrou correndo como uma garota grande, agarrou Fan Jiaxi e o arrastou para fora. Dizem que loucos são fortes, e é verdade. Minha mãe criou Fan Jiaxi, que me intimidava com as duas mãos. Ele estava tão assustado que gritou pelos pais, suas perninhas gordinhas chutando descontroladamente no ar. Minha mãe o ignorou e até o jogou no lago no portão da escola, depois saiu com uma expressão vazia. Minha mãe causou uma grande bagunça para mim, mas agiu como se nada tivesse acontecido. Na minha frente, minha mãe voltou à expressão tímida, olhando para mim com uma expressão lisonjeira. Eu entendi que isso era amor maternal. Mesmo que ela não estivesse em seu juízo perfeito, o amor maternal era lúcido porque o filho estava sendo intimidado pelos outros. Naquele momento, não pude deixar de gritar: "Mãe!" Foi a primeira vez desde que aprendi a falar que a chamei. Minha mãe estremeceu todo, me encarou por muito tempo, depois corou como uma criança, sorriu de forma tola e sorriu de forma tola. Naquele dia, nós dois dividimos um guarda-chuva e fomos para casa juntos pela primeira vez. Contei para a avó sobre isso, e ela ficou tão assustada que caiu numa cadeira e rapidamente chamou alguém para ligar de volta para o papai. Assim que meu pai entrou em casa, um grupo de homens fortes armados com facas e porretes invadiu nossa casa, quebrando panelas e frigideiras sem motivo aparente. Parecia que um terremoto de magnitude 9 tinha atingido a casa. Eram todas pessoas convidadas pela família de Fan Jiaxi. O Padre Fan apontou ferozmente para o nariz do pai e disse: "Meu filho está apavorado. Ele está deitado na clínica agora. Se sua família não pagar 1.000 yuans de despesas médicas, eu queimo sua casa de uma vez só." "1.000 yuans?" O pai só recebe 50 yuans por mês! Olhando para a assassina família Fan, os olhos do pai ficaram vermelhos aos poucos. Ele lançou um olhar assustador para a mãe, depois rapidamente desabotoou o cinto da cintura com uma mão e começou a bater nela com força. Repetidas vezes, minha mãe era como um rato apavorado, ou como uma presa correndo para um beco sem saída, pulando e desviando sem saída. Seus gritos estridentes e o som estridente do cinto batendo contra seu corpo eram algo que nunca esquecerei pelo resto da vida. No fim, foi o chefe da delegacia que correu para parar a violência do meu pai. A mediação na delegacia concluiu que ambos os lados perderam e não deviam nada. Quem estiver causando problemas deve ser preso!Depois que um grupo de pessoas saiu, meu pai olhou para os pedaços quebrados de panelas e tigelas por toda a casa, depois olhou para minha mãe, que estava ferida por todo o corpo, e de repente a abraçou e chorou amargamente, dizendo: “Louca, não é que eu quis te bater, se eu não tivesse te batido, isso não se resolveria, não temos dinheiro para compensar essa família! Tudo isso é culpa da pobreza da nossa família!” Meu pai então olhou para mim e disse: “Shuer, você deve estudar muito e passar na universidade. Caso contrário, seremos oprimidos assim por toda a vida!” Eu balancei a cabeça com entendimento. No verão de 2000, fui admitida no ensino médio com excelentes notas. Minha avó, que adoeceu devido ao excesso de trabalho, infelizmente faleceu, tornando a vida em casa ainda mais difícil. O departamento de assistência social de Enshi listou minha família como extremamente necessitada, providenciando uma ajuda mensal de 40 yuans, e o ensino médio que frequento também reduziu apropriadamente minhas taxas escolares.
【Laços Familiares*Repostagem】A História da Mãe Louca
Respostas (8)
。。。
Eu passo
Ah, já vi, lembro que esse é um texto de redação do vestibular.
~~~
- -'
Muito comovente, todos choraram ao assistir
Dá uma olhada..
dddf
— Todas as respostas carregadas —