【Reflexões sobre a vida】Agendar a morte — não deixe que a vida deixe muitas arrependimentos

O pôster original: -borda- Visualizações: 312 Respostas: 14 Publicado em: 2014-05-14 22:34:02
“Viver é o começo da morte, morrer é a continuação da vida. Se eu morrer depois dos cinquenta anos, serei fiel e filial — leal à pátria e obediente aos meus pais. Se eu morrer daqui a cinco anos, lutarei por meus ideais. Se eu morrer daqui a cinco meses, cuidarei bem de meus familiares e amigos. Se eu morrer daqui a cinco dias, revisarei minha vida com todos os seus momentos doces e amargos. Se eu morrer daqui a cinco segundos, abençoarei todas as pessoas ao meu redor.”
— Um aluno escreveu este “epitáfio” para si mesmo
A famosa escritora taiwanesa Bi Shumin escreveu um livro chamado "Agendando a Morte", que contém vários textos da autora refletindo sobre a vida e a morte. Um dos capítulos é justamente "Escreva seu epitáfio".
Talvez muitas pessoas pensem que refletir sobre a morte seja coisa de idosos, que a morte está muito longe de nós — jovens cheios de energia! Na verdade, não é assim; ninguém pode prever o futuro. Hoje você está saudável e cheio de vida, amanhã talvez esteja deitado em um leito de hospital; neste momento você ainda vive bem, no instante seguinte, talvez você já tenha se encontrado com a morte.
O mundo muda rapidamente, as coisas são imprevisíveis, há muitos, muitos imprevistos na vida, ninguém pode garantir que ainda verá o sol amanhã, nem que estará bem no próximo instante. Portanto, aproveite o presente; se há algo que você deseja fazer ou planeja realizar, faça sem demora e não pense sempre que haverá um amanhã. Então, não ache que a morte está distante, não pense que ainda terá inúmeros amanhãs, não desperdice o tempo.
No texto "Escreva seu epitáfio", há um trecho com o “epitáfio” escrito por um aluno:
“Viver é o começo da morte, morrer é a continuação da vida. Se eu morrer depois dos cinquenta anos, serei fiel e filial — leal à pátria e obediente aos meus pais. Se eu morrer daqui a cinco anos, lutarei por meus ideais. Se eu morrer daqui a cinco meses, cuidarei bem de meus familiares e amigos. Se eu morrer daqui a cinco dias, revisarei minha vida com todos os seus momentos doces e amargos. Se eu morrer daqui a cinco segundos, abençoarei todas as pessoas ao meu redor.”
Se realmente conseguirmos fazer como esse aluno descreveu, então, nesta vida, não importa onde termine, não haverá arrependimentos.
Mas, quantas pessoas conseguem fazer isso de fato?
Neste mundo, quantas pessoas simplesmente passam os dias vivendo sem propósito?Não ter objetivos ou direção na própria vida, viver como um monge que bate o sino apenas pelo hábito — levar a vida de qualquer jeito. Passar pela vida de forma confusa, desleixada, e assim ela se vai, sem deixar nenhum feito significativo, deixando apenas inúmeras pequenas e grandes frustrações!\ A vida é frágil, cada vida pode desaparecer silenciosamente. Estar vivo significa viver de maneira valiosa e significativa. Independentemente da fase da vida em que se esteja, deve-se ter objetivos e metas próprias.\ O ser humano tem poucas chances de percorrer este mundo. Já que viemos a este mundo, não podemos desperdiçar essa oportunidade. É preciso encontrar maneiras de deixar uma marca pessoal no mundo, como vestígio de nossa existência; é preciso esforçar-se para que a própria vida seja vibrante e brilhante. Se uma pessoa passa a vida de maneira confusa e desleixada, então ela verdadeiramente viveu em vão.\ A morte está longe e ao mesmo tempo muito próxima de nós. Estar vivo significa aprender a pensar, refletir sobre a morte e sobre o que fazer diante dela para não sentir medo ou apreensão. Podemos cair no abismo da morte a qualquer momento, mas se uma pessoa consegue enfrentar a morte sem deixar nenhum arrependimento, então ela verdadeiramente viveu com sucesso. Sua vida será perfeita e sem arrependimentos.\ Mas quantas pessoas conseguem viver sem deixar nenhum arrependimento? Poucas, provavelmente. O que devemos fazer é esclarecer nossos objetivos, valorizar o presente e aproveitá-lo, evitando que nossa vida fique cheia de arrependimentos.\ Cada pessoa é única, e cada vida terá paisagens diferentes. Como viver a própria vida é algo que todos devem refletir. Não desperdice mais o tempo! Não passe mais dias confusos e desleixados! Durante o tempo que resta, termine cedo as coisas que ainda não fez. Valorize seu tempo e se esforce para que, independentemente da hora em que deixe este mundo, não haja muitos arrependimentos!\ Texto por Qing Xiaye
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Muitas impressões
Ah, uma ótima sugestão!
Roubou meu sofá, que crime deveria receber?
Me solte, eu sou inocente, senhor, um simples cidadão está sendo injustiçado~~~
Sangramento pulmonar!!
Deitado quieto depois que a luz se apagou, pensando que eu inevitavelmente enfrentarei a morte, quanto mais penso, mais fico ansioso, o medo se aprofunda, não estou brincando, este é o buraco negro mental que tenho desde criança
Eu também tenho muito medo, e se o futuro não for como eu imagino, o que devo fazer? Mas só pensar nisso não adianta, é melhor se esforçar, desde que agora eu faça o meu melhor, o futuro terá esperança. Além disso, eu realmente quero ser como a A La Duomeng, ter uma máquina do tempo.
Eu estou pensando, existe um galáxia maior fora do Sol, fora da Via Láctea? O que está além do universo? Um dia, a Terra se tornará um planeta morto?
A humanidade vai se extinguir? O que acontece depois que uma pessoa morre?
Eu também quero!
Estou pensando sobre o que existe além do universo. A ciência confirma que o universo veio de uma explosão, então estamos vivendo dentro de uma 'explosão'. Mas e antes da explosão? É vazio e nada? Qual é o tamanho do nada? Pensar nisso me dá uma sensação de vertigem espacial.
Como ela apareceu novamente? Desmaio
Exatamente como eu pensava antes
~~~~
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta