O tempo passa rapidamente e, num piscar de olhos, já está quase na época do vestibular. Sempre que chega essa estação, meu coração tende a se agitar facilmente. Talvez seja porque a cada ano sempre há crianças ao meu redor participando do vestibular, ou talvez porque esse seja o período mais profundo das nossas memórias da juventude.\ Agora, ao relembrar os dias antes do vestibular, embora já tenham se passado mais de dez anos, ainda é tão claro quanto o vermelho da areia gravado no fundo do coração. Se tivéssemos que descrever o período do vestibular com apenas uma palavra, eu acho que só poderia ser "suportar". Porque aquele tempo era realmente difícil de suportar, com provas intermináveis todos os dias, livros de exercícios que nunca acabavam, e uma pressão infinita ainda mais frustrante. Quando pais e professores nos instruíam pacientemente, a pressão que sentíamos mentalmente era praticamente um reflexo da história moderna da China.\ Lembro-me, um mês antes do vestibular, nosso antigo professor deu quatro reuniões de mobilização para o vestibular. Ele, de pé na tribuna, parecia Barack Obama concorrendo à presidência dos Estados Unidos, falando com entusiasmo e saliva voando, descrevendo para nós a beleza da vida universitária, enquanto nós quase adormecíamos, como se tivéssemos passado a noite inteira em um cibercafé; alguns colegas até roncavam e falavam em sonhos. Na verdade, muitas das palavras do antigo professor conseguiam, silenciosamente, tocar nossos corações, fazendo-nos acreditar, como os budistas, que "o sol sempre brilha depois da tempestade". Só quando entramos na universidade é que realmente entendemos que a vida no ensino médio era como uma prisão, enquanto a vida universitária era uma torre de marfim, pelo menos com muito mais liberdade financeira para gastar do que no ensino médio.\ Cada fase provavelmente tem seus próprios problemas. Naquela época, nossos pais faziam de tudo para que pudéssemos dedicar mais energia ao vestibular. Tomavam todo tipo de cuidado. Seja com tônicos cerebrais, aminoácidos ou dietas reforçadas, desde que fosse útil para nossa saúde, compravam sem hesitar nem economizar. Ainda mais, iam a templos pedir ajuda aos deuses e homenagear Buda, apenas para que pudéssemos nos sair excepcionalmente bem no vestibular...\ Se excluirmos a pressão do vestibular, aquele período ainda foi relativamente cheio. No momento em que entreguei a última prova de ciências para o fiscal, senti como se o grande peso sobre meus ombros desaparecesse, com vontade de gritar ao céu um grito de liberdade eterna. Acabou o exame, finalmente acabou. Liberdade, finalmente liberação. Quanto à pontuação, já não importava mais; afinal, nós não podíamos controlar a nota das provas.Ainda nem saí do local de prova, já começo a pensar em como vou gastar essa enorme liberdade que tenho agora. Será que fico em casa assistindo à TV há muito tempo não vista, ou viajo de mochila com os colegas; será que ouço música no meu MP3, ou vou com os colegas cantar no KTV. De repente surgem tantas escolhas que, por um momento, não sei o que realmente decidir. No fim, apenas convidei alguns amigos para um jantar de formatura, discutimos a vida que vem pela frente, e depois, levemente embriagado, fomos ao KTV cantar.
Nos dias seguintes, preenchendo as inscrições e esperando a divulgação das notas, ainda há um certo nervosismo e desorientação. Especialmente ao preencher as inscrições, após três anos de estudo intenso, teme-se que um erro ao escolher as opções cause arrependimento para a vida toda. Naquela época, não preenchíamos as inscrições de maneira tão razoável como hoje; apenas estimávamos nossas notas. Folheávamos várias vezes o espesso "Guia de Inscrição para o Gaokao", um plano após o outro era rejeitado, e depois reorganizávamos a ordem das escolhas. Especialmente para aqueles cujas notas estavam próximas à linha de graduação, era preciso muita cautela, como se não estivéssemos lidando apenas com uma folha de papel, mas com escolhas importantes da vida, temorosos de que uma boa nota nos permitisse entrar em uma boa universidade, mas um erro na inscrição nos fizesse perder a oportunidade. Hoje, olhando para trás, acredito que a nota é um aspecto, mas o mais importante é ter uma avaliação precisa de si mesmo, ter uma direção geral para a própria vida, e não apenas escolher um curso que você não gosta apenas para entrar em uma boa universidade. Caso contrário, as condições de emprego após a graduação se tornarão um novo problema.
Pensando bem, o Gaokao não é apenas um trampolim para entrarmos na universidade, ele nos faz realmente compreender o que é esforço e dedicação! Mais importante ainda, ele evita que nossa juventude seja desperdiçada em vão, e nos proporciona a oportunidade de conhecer colegas com objetivos comuns, deixando amizades profundas nos momentos mais memoráveis da vida.
Agora, chegou novamente a época do Gaokao. Enquanto os estudantes se esforçam com tensão e dedicação, eu sinceramente espero que o céu colabore e traga dois dias de frescor no verão escaldante.
【Campus】É mais uma vez a época do exame vestibular
Respostas (10)
嘎嘎, ótimo
É para vocês!
chão, teto
Os estudantes que vão fazer o vestibular precisam se esforçar! O ponto de virada mais importante da vida está aqui. __Professor titular
O exame de ingresso ao ensino médio conta?
Hehe! Obrigado pelo destino!
Quem não for bem na prova, espere voltar para eu explodir você′?`
Faltam 24 dias para o exame de ingresso ao ensino médio, adeus a todos...
Frio, força
(ds)2014-6-7 00:00(/ds)
— Todas as respostas carregadas —