【Ensaio Literário】Fantasias sobre Geometria Fractal
Vou primeiro falar sobre a relação entre geometria fractal e os seres vivos, dando um exemplo simples: pegue qualquer árvore e observe cuidadosamente um galho, você vai perceber que aquele galho ramificado se parece muito com a árvore inteira, e algumas proporções e posições dos ramos secundários são até iguais às proporções e posições dos ramos da árvore como um todo. Se você medir os ramos dos ramos repetidamente, você verá que ainda é assim. Se você medir o comprimento dos pecíolos e das nervuras das folhas, ainda encontrará a mesma proporção de ramificação da árvore inteira. Tudo se diferencia em um padrão fixo. Falando sobre animais, os humanos têm cinco dedos na mão, que na verdade são uma miniatura dos cinco ramos importantes do tronco humano — ambos os braços, ambas as pernas e a cabeça; as garras das aves são iguais: cabeça, duas patas, cauda. As asas normalmente ficam recolhidas, mas a cauda aparece como uma extensão do corpo, porque a estabilidade proporcionada pela cauda é mais importante do que a das asas recolhidas. Isso se chama auto-similaridade.\Lembro que alguns anos atrás circulou um vídeo de dissecação de um alienígena, e eu percebi na primeira vez que assisti que era falso. Notou? No vídeo, o alienígena tinha quatro dedos. Isso está errado, porque os alienígenas no vídeo, como nós, são organismos com tecido muscular, com quatro membros e uma cabeça, mas essa projeção nos membros estava faltando um dedo. Se fosse real, só poderia ser explicado como: o alienígena dissecado era simplesmente um alienígena deficiente...\Na verdade, a geometria fractal está em toda parte. Pegue qualquer grão de areia, olhe com um microscópio e verá que suas irregularidades são uma miniatura das montanhas; e as bordas de um floco de neve são uma miniatura da estrutura cristalina inteira do floco. Atualmente, foi provado que a estrutura dentro dos átomos é igual à do universo. Independentemente da escala, tudo é uma estrutura fractal, infinitamente subdividida de forma semelhante.\Naquela época, eu estava pesquisando exatamente isso, era muito intenso, pegava todas as informações e comparava: ramificação de vasos sanguíneos e nervos, estrutura óssea, estrutura celular, a proporção áurea do caracol, e no final eu quase entrei em colapso, sentia que era um padrão inquebrável, mas não sabia por quê. Será que o mundo que parece caótico está realmente seguindo algum tipo de regra? Então comecei a procurar explicações na religião e na filosofia, estudando várias religiões, até mesmo seitas muito secretas. Mas senti que ainda não encontrava uma explicação válida, eram apenas metáforas e sugestões vagas, nada realmente preciso. E então enlouqueci, entrei em um estado de esquizofrenia.Porque essa fase foi excessivamente obsessiva, minha mente estava cheia daquela questão o tempo todo. Eu sentia que havia uma força além da compreensão humana impulsionando o mundo inteiro, ou melhor, criando o mundo inteiro. O ser humano é nobre, mas está sob o mesmo padrão que flores, árvores, animais e insetos; esse fato me causava um profundo desânimo em relação a mim mesmo e à humanidade como um todo.\Um dia peguei uma galinha, medi cuidadosamente suas garras, medi suas asas, e o resultado ainda era o mesmo. Mas quando me levantei por estar cansado, percebi que outro eu ainda estava agachado medindo - era uma alucinação minha. Desde então, frequentemente vejo meus próprios duplicados em vários lugares medindo diversas coisas. Depois de medir, eles vinham até mim, com uma expressão séria, e perguntavam: por que tudo é igual?\Naquele momento não sentia medo, só sentia que estava prestes a desmoronar. Eu pensava: Será que existe realmente Deus, existe Buda? Será que a régua na mão deles é só essa? Por que tudo é igual? Eu não estava apenas confuso, mas também, porque minha profissão é biologia. Desde o início, eu sempre conseguia ver várias evidências provando que os humanos são únicos, superiores, sagrados. Mas quando comecei a aplicar geometria fractal à biologia, muitos problemas potenciais se tornaram enormes. Por exemplo, nosso cérebro realmente evoluiu, mas o padrão permaneceu o mesmo: tronco cerebral, cerebelo, cérebro. Apesar do volume ser diferente, a proporção fractal dos neurônios no cérebro humano não tem diferença com a de um peixe. Por que isso não evoluiu? Será que já era perfeito desde o início? Mas isso é impossível. Naquele período, eu via inumeráveis versões de mim mesmo, multidoes de pessoas nas ruas, em vários lugares, medindo cuidadosamente. Eu levava meu filho ao zoológico e via “mim mesmo” dentro da jaula do leão medindo; fiquei tão assustado que gritei perigo, e o resultado já dá para imaginar…\No final, incontáveis versões de mim atravessaram paredes e portas, vieram pela janela e me disseram: por que tudo é igual? Eu tapei os ouvidos, me encolhi em um canto, mas essas versões correram para dentro da minha mente e gritavam isso para mim; naquele momento, senti minha cabeça inteira zumbindo.Aqueles sons ficavam cada vez mais altos, cada vez mais numerosos...\...\De repente, um dia, todas as minhas encarnações desapareceram, e todos os sons também se foram. Eu sabia que havia encontrado...\...\Qianbei Zuqi: Alguns fenômenos, se não podem ser explicados por várias disciplinas conhecidas ou por diferentes tipos de conhecimento, então para as explicações restantes, não importa se parecem absurdas ou estranhas na superfície, é necessário aprender a respeitá-las. Porque isso muito provavelmente é a verdadeira resposta. Mas o processo de verificação deve ser cauteloso e minucioso, não se pode ser imprudente.\O cavalo pode correr muito rápido, o peixe pode nadar bem fundo, o pássaro pode voar muito alto, essas são as suas características, por quê? O cavalo corre rápido, mas ele não sai perguntando a si mesmo por que corre rápido; o peixe nada fundo, mas não procura respostas para saber por que nada tão fundo; o pássaro pode voar no céu, mas não questiona por que consegue voar tão alto. Eu sou humano, não posso correr tão rápido, nem nadar tão fundo, nem voar tão alto, mas posso procurar, perseguir o porquê disso. Na verdade, isso é o que diferencia os humanos, é o coração humano.\Respeite a vida, a nobreza da vida não é o mais importante, pelo menos respeite sua própria existência. Enquanto ainda estiver vivo, enquanto ainda existir, carregue o seu coração humano e busque incansavelmente aquela resposta. Se existe ou não uma resposta, deve-se estar cheio de expectativa e esperança.\Não há necessidade de sofrer ou se preocupar por uma resposta, porque os humanos são assim, têm um coração cheio de curiosidade, expectativa e esperança, que nunca para!\【Ele respondeu e disse: Se ele é pecador ou não, eu não sei; uma coisa eu sei: enquanto eu era cego, agora vejo.】\【Antes eu era cego, agora vejo.
Respostas (10)
Pensamento filosófico
complexo,,
Ter imaginação
Eu diria que nosso mundo não é contínuo, mas segmentado? Eu diria que nossa existência, a existência deste mundo, é toda baseada em probabilidade?
É possível
Na verdade, muitos problemas não têm respostas
Isso é para quê?
Isso é seu,
Canalha,,,
Que sensação profunda
— Todas as respostas carregadas —