【Ensaio】Aquele que é gentil e humilde pode se tornar um rei santo

O pôster original: -borda- Visualizações: 203 Respostas: 21 Publicado em: 2014-06-02 21:48:24
Dizem que: “A terra não teme ser baixa, somente assim pode reunir águas e formar o mar; o homem não teme ser humilde, somente assim pode conquistar o povo e se tornar rei.” Todas as coisas no mundo nascem da humildade e se realizam através dela. Adotar uma postura humilde na vida e nas relações humanas é, na verdade, uma filosofia de “só alcança grandes alturas quem começa humildemente”. Portanto, ao lidar com pessoas e situações, devemos entender a importância da modéstia e da cautela, estar dispostos a assumir posições baixas, pois assim podemos alçar grandes voos.
Ser humilde na vida não é apenas um estado de espírito, um estilo de conduta, mas também um pensamento, uma filosofia. A grande maioria dos bem-sucedidos foi inspirada, de certa forma, por essa filosofia. Um famoso magnata dos negócios deu um conselho ao seu filho: quando uma árvore é grande, atrai vento, viva humildemente. Isso mostra que a humildade não é apenas a Bíblia de vida das pessoas comuns, mas também um ensinamento para quem busca sucesso.
Na vida, pessoas generosas e humildes são mais bem-vindas; ao contrário, aqueles que são arrogantes e desprezam os outros frequentemente provocam aversão. Manter uma postura humilde diante dos outros, deixando uma boa impressão, é o que permite ser aceito e ter suas ações reconhecidas. Portanto, uma pessoa de postura humilde frequentemente recebe respeito e apoio.
O imperador da Dinastia Tang, Li Shimin, era uma pessoa de postura humilde, capaz de respeitar os sábios e assim conquistar muitas lealdades. Durante a Dinastia Sui, Li Shimin já começava a atrair talentos para seu uso. Na época havia um magistrado de Jin Yang chamado Liu Wenjing, muito talentoso. No entanto, devido aos laços familiares de Liu Wenjing com Li Mi, duque de Wei, que se opunha aos Sui, ele foi preso pelo governo Sui.
Li Shimin soube do ocorrido e foi visitá-lo na prisão. Liu Wenjing se sentiu muito comovido e disse a Li Shimin: “Hoje em dia, o mundo está em grande desordem, que pena que não há alguém como o imperador Gaozu da Han, Liu Bang, ou o imperador Guangwu da Han, Liu Xiu, para colocar ordem nos acontecimentos!”
Li Shimin respondeu: “Como você sabe que não há ninguém para colocar ordem nos acontecimentos? Vim hoje para discutir grandes assuntos com você. Não sei se tem algum bom plano, senhor?”
Liu Wenjing, tocado pela humildade de Li Shimin, disse: “Atualmente, em várias regiões, há dezenas de milhares de pessoas que se opõem aos Sui. Se conseguirmos utilizá-las, conquistar o império será fácil. Seu pai comanda dezenas de milhares de soldados; se conseguirmos conquistar essas forças rebeldes, não levará nem meio ano para tomarmos o império!”
Li Shimin ficou muito feliz ao ouvir isso, mas disse hesitante: “Só temo que meu pai não concorde!”Liu Wenjing sorriu levemente. Ele sabia que Li Yuan tinha uma amizade profunda com Fei Ji, então apresentou Fei Ji a Li Shimin, permitindo que ambas as partes comunicassem, planejassem e deliberassem. No final, Liu Wenjing ajudou a fundar a dinastia Tang de Li, que durou 300 anos. Como se diz: 'Quem se coloca baixo se torna rei; quem se considera inferior se torna grande.' Geralmente, os bem-sucedidos são modelos de humildade. \ Quando o ginasta chinês Li Xiaopeng conquistou mais uma medalha de ouro nas paralelas, elevando seu número de títulos mundiais na carreira para 16, ele disse: 'Mesmo que eu tenha mais campeonatos que Li Ning, ele sempre será inatingível.' Li Xiaopeng tornou-se o sucessor do 'Exército Li', conquistando campeonato após campeonato mundial. Enquanto muitos focavam nos números de títulos, era fácil ignorar seu outro lado impressionantemente modesto — como ele disse: 'Quando faltavam cerca de 100 dias para os Jogos Olímpicos, meu irmão Li Ning organizou 100 atletas e mais de 2.100 voluntários para formar um cartão postal humano, convidando atletas de todo o mundo a compartilharem a Olimpíada e tornando o esporte mais puro. Isso não é algo que qualquer pessoa possa imaginar ou realizar. Nesse aspecto, ainda estou longe do meu irmão mais velho.' \ Independentemente do sucesso alcançado, da fama, do status ou da riqueza, Li Xiaopeng sempre manteve sua humildade diante de todo o destaque, o que é extremamente valioso. Lembro que, faltando apenas dois dias para os Jogos Olímpicos, os repórteres fizeram uma entrevista surpresa e perguntaram sobre seus planos; Li Xiaopeng inclinou a cabeça e respondeu apenas com a palavra 'dormir'. Na verdade, seu treinamento não parava nem por um momento, ele apenas não queria se exibir. A 'modéstia' de Li Xiaopeng pode ter sido moldada pelas dificuldades que enfrentou, e muitos ainda se lembram de 2004, quando Atenas se tornou um lugar triste para ele. Naquela época, ele já havia enxugado as lágrimas, mas seu olhar ainda mostrava tristeza. Durante uma entrevista, Li Xiaopeng comentou: 'Só eu sei o gosto disso.' Atenas é um grande cadinho, onde ele enfrentou lágrimas de todos os tipos: dor extrema, lágrimas de alegria... mas as lágrimas de Li Xiaopeng eram as mais complexas: olhos vermelhos, cheios de lágrimas, cabeça baixa correndo, coração em tumulto. \ Quatro anos depois, a postura humilde de Li Xiaopeng brilhou nos Jogos Olímpicos de 2008, quando ele venceu com destaque e recebeu prêmios.No entanto, depois que Li Xiaopeng "lavou a vergonha" com um único feito, ele não ficou se vangloriando; ele sempre manteve uma atitude humilde e discreta.\ Aprender a ser discreto como Li Xiaopeng não significa recuar em tudo, nem ficar em silêncio quando seus interesses são usurpados ou quando sua dignidade é insultada. Isso não é humildade, isso é covardia. Ser discreto significa não se exibir demais, não ostentar pequenas habilidades, não se intrometer na frente dos outros para mostrar-se, e não adotar uma postura arrogante. Esse nível de discrição não se aplica apenas ao campo esportivo, mas também ao campo da vida.\ Uma pessoa, independentemente de quão grande foi seu sucesso, do quão famoso é, de sua posição ou de sua riqueza, deve sempre manter uma postura humilde diante de todo o prestígio; essa é uma qualidade e uma atitude valiosa na vida.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Ser humilde com os outros, mais um bom artigo
O lobo de prata não vai ler, está brigando comigo pelo sofá ←_←
O próximo post será ainda mais interessante. (Por que dá um pouco a sensação de estar estragando a festa?)
Ok,,
Passando discretamente...
Hehe, de repente esqueci do pequeno V, na próxima vez vou prestar atenção
Bem-vindo ______ onze, publicamos este post especialmente!
Sair fazendo bagunça? Ainda é novato! Yuan vai se importar? Hm… é possível??
É possível?
O destino é um galo de ferro, claro que é possível... E também o lobo de prata, fique tranquilo, fique tranquilo, o sofá originalmente não pode ser pego -_-|| Eu não sou Liu Ye
O irmão Yuan consegue segurar um porta-aviões na barriga~isso é apenas uma coisinha para você..
Galo de ferro? Hehe~
Ainda é um galo de ferro coberto de açúcar, não apenas não dá uma única pena, mas também gruda penas por toda parte.
Discreto...
Pelo menos eu ainda fico grudando pelos por aí, você então gruda um pra eu ver~
Topo、、、
Não consigo desgrudar T^T …… você continue colando pelos ′?`
Passando para apoiar o post
Olá, pequeno V!
Originalmente estava tudo bem, mas depois que você falou, ficou ruim T^T
Carregar mais respostas

Deixe uma resposta