【Infância Passada】Barragem

O pôster original: -borda- Visualizações: 199 Respostas: 10 Publicado em: 2014-06-05 19:42:03
Quando eu era pequeno, minha família morava na parte sul da vila. Depois que a família grande se dividiu, nós morávamos em um pequeno pátio junto com meus tios, enquanto meus avós moravam em uma casa de adobe construída na frente do nosso pátio. Na frente da casa dos meus avós havia um pequeno riacho, que nem podia ser chamado de rio, apenas uma vala no campo, com um desnível de cerca de dois metros.\Brincar em nossa própria casa não era muito divertido, meus pais e tios estavam ocupados com o trabalho na lavoura e não tinham tempo para cuidar de nós, os pequenos.\Meus avós já eram velhos e, por causa da ligação especial entre avós e netos, adoravam que nós fossemos brincar em sua casa. À noite, eles nos contavam histórias, falavam sobre a vida na vila e sobre os tempos difíceis que passaram.\Além disso, o que mais nos atraía era a pequena vala em frente ao pátio deles.\Normalmente, não havia nada de especial, mas quando chovia, a vala se enchia de água, tornando-se bastante violenta. Nesses momentos, não tínhamos coragem de descer para brincar, pois tínhamos medo de sermos levados pela corrente. Mas quando a chuva diminuía e a água estava mais calma, embora ainda estivesse correndo à montante, era a nossa hora feliz.\Para reter um pouco de água, facilitando o uso diário – principalmente para lavar roupas e o rosto, e para buscar água para os animais – meu tio e meu avô costumavam construir pequenas barragens de terra na vala, mantendo certa quantidade de água. Não se pense que era sujo; as condições rurais eram simples, e naquela época não havia muita poluição. Mas quando chovia muito, a água do córrego à montante aumentava, e essas pequenas barragens de terra não resistiam à pressão, geralmente cedendo quando a água se aproximava do topo. Nesse momento, não tínhamos medo da chuva; geralmente ficávamos de guarda-chuva ou usando capa de chuva (naquela época guarda-chuvas eram raros, a maioria das vezes usávamos sacos plásticos apenas para não nos molharmos), e ficávamos de um lado assistindo à altura da água e à emoção que a barragem rompida nos dava.\Quando brincávamos, geralmente eu, meu irmão e meu irmão mais novo, às vezes também os amigos vizinhos vinham se juntar a nós.Primeiro, cavamos um pouco de lama ao lado e colocamos de lado. A lama não deve ser muito líquida, porque muita líquida não gruda, e muito seca também não gruda; além disso, não conseguiríamos mexer nela. Deve ser do tipo molinha. Cavamos um pouco e tampamos o dique pouco a pouco; gradualmente, o dique começa a se formar e a água fica contida. Somente a parte central que não foi fechada continua a correr para baixo. Nesse momento, como a água do lado superior ainda continua descendo, a pressão da água aumenta cada vez mais; na parte central que não foi fechada, a corrente é muito forte. Para conseguir interceptar a água de uma vez, geralmente, no final, preparamos um grande pedaço de lama, e se não conseguimos mover sozinhos, duas pessoas carregam e colocam de uma vez no lugar que ainda não está bloqueado. Às vezes, se usamos muita força, a água respinga e nos molha, mas ninguém se sente desanimado. Mesmo quando voltamos para casa e nossos pais nos repreendem, ainda olhamos um para o outro e damos uma risada boba, hahahaha.
Depois que a água é contida, o restante é apenas trabalho de reparo. Alguns lugares ainda não estão bem selados e a água continua descendo. Então cavamos mais lama e vamos reparando pouco a pouco até que a água deixe de fluir.
Mas logo surge outro problema. Como a água do lado de cima continua descendo, o volume de água na valeta aumenta cada vez mais. Vendo que vai transbordar, somos obrigados a continuar a aumentar a altura do nosso dique na valeta. O dique fica mais alto, mas a largura é limitada, e a pressão que ele suporta também é limitada. Às vezes, por descuido e sem pensar em outros métodos, todo o trabalho que fizemos durante grande parte do dia pode fracassar – é o rompimento do dique. Quando estamos bem preparados, cavamos mais lama e a deixamos de lado para usar depois. À medida que o dique fica mais alto, continuamos a reforçar o lado do dique que ainda não tem água. Não é possível alargar tudo, porque não há lama suficiente. Apenas usamos um grande pedaço de lama para fazer um pilar e apoiá-lo, aumentando a capacidade de suporte do dique.
Às vezes, quando a água do lado superior está muito forte, mesmo que a preparação seja adequada, não podemos resistir à força da natureza.Às vezes, os tios da casa vizinha também saíam para nos impedir de cavar barro, porque o lado sul do riacho era a lavoura deles, e cavar muito barro afetaria a área das plantações deles. Nossas duas famílias, por certos motivos, já tiveram desentendimentos, e vovô, vovó, pais e tios sempre nos advertiram para não causar problemas, então, quando os tios da vizinhança falavam, nós parávamos de cavar e desistíamos desse jogo. Mesmo sendo muito lamentável, não havia nada a fazer. Neste ano, quando voltei para casa, fui até aquele riacho para dar uma olhada, mas já não tinha mais o charme de antes; o riacho, que antes tinha um desnível de dois metros, agora já se transformou em uma depressão, com a superfície do leito a menos de meio metro de ambos os lados. Uma sensação de perda novamente invadiu meu coração.
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
É um sofá?
Especializado em pisar no sofá
…desprezar o plágio
Eu me sentei no banco+_+
Sinto que tem o estilo da minha infância, mas eu bloqueava pequenos canais T_T
Na verdade, já criei muitos animais, de tudo quanto é tipo, mas infelizmente todos se foram T^T Nem posso dizer que coçava até a morte, no final, todas as asas deles ficaram duras, e eles se foram T^T Que triste T^T
??????
Gaga, Yuanyuan, como você está recentemente...
Mais ou menos
Hehe, a infância foi muito divertida o~
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta