"Tratando Cicatrizes como Covinhas" foi um artigo que Xu Song escreveu no segundo ano do ensino médio. Este artigo foi escrito depois que Xu Song leu o artigo de Yu Qiyu intitulado "Tratando Cicatrizes como Covinhas" durante seu segundo ano do ensino médio, e baseado em sua própria experiência, ele se inspirou a escrevê-lo. "Na época, eu só estava interessado e postei na minha página pessoal." [Texto Principal]\Eu me espreguicei preguiçosamente e olhei para o céu escuro pela janela. Estava prestes a chover, e já era quase anoitecer.
Estou de bom humor. Sim, me mudei. Havia um livro na mesa, e um capítulo se chamava "Tratando Cicatrizes como Covinhas." Quando eu estava prestes a olhar o conteúdo do título, meu pai me ligou: Vá procurar alguém que recolha sucata, e tem uma pilha de coisas antigas inúteis em casa.
Depois de descer, caminhei por uma rua extremamente comum. Algumas das pessoas vulgares que os refinados olhavam de cima se reuniram nessa rua—primeiro cinco barracas, depois uma fileira de barracas de lanches, e além disso estava a feira de agricultores. Às vezes, essas pessoas eram realmente grosseiras. Por exemplo, quando o triciclo deles te atingia, não pediam desculpas, apenas davam um sorriso estranho; Ou quando você negociava com eles ao comprar algo, diziam arrogantemente: 'Não vou mais vender.' Depois, entendi gradualmente que o primeiro era porque eles não tinham aprendido a linguagem educada e tediosa da cidade, então só podiam dar sorrisos apologéticos. Mas esse sorriso se encontrava com os lábios arrogantes da cidade, então o sorriso mudava imediatamente; O segundo era mais fácil de entender, porque o preço que as pessoas da cidade negociavam já havia ultrapassado seus limites aceitáveis. Um velho passou lentamente por mim. Segurava um cachorro em uma mão e esfregava uma bola de ginástica na outra, as costas teimosamente retas, um sorriso bem-humorado nos olhos. O significado por trás desse sorriso era interpretado silenciosamente por aquela rua comum. Finalmente encontrei o coletor de sucata aqui. O cabelo desse velho era completamente branco; raramente via uma brancura tão pura, e um sentimento gentil se espalhava pelo rosto dele. Atrás dele, uma criança o seguia calmamente—era o neto do velho. Quando a noite caiu, algumas gotas de chuva começaram a cair em nossos rostos. Nós três caminhamos em silêncio, sem dizer mais nada. Estávamos em casa. O velho mandou a criança esperar e então me seguiu andar de cima. Quando entrei, encontrei os sapatos do velho sujos, e não queria que ele trouxesse sujeira para minha nova casa. O velho pareceu entender, tirou os sapatos e entrou descalço.Embora já fosse início do outono e o tempo estivesse esfriando.
Meu pai pediu que ele se sentasse um pouco e foi para dentro organizar os objetos velhos, deixando apenas eu e ele sentados sozinhos na sala de estar. De repente, lembrei que à noite teria aula, então larguei o velho e fui para o quarto me arrumar.
Depois, me preparei para sair. Achei que deveria colocar meu relógio. O tempo de um estudante do ensino médio, se não for aproveitado, escapa facilmente pelos dedos.
Nesse momento, o velho já tinha arrumado as coisas, pago, e estava pronto para ir embora. Meu pai, vendo que lá fora estava chovendo forte, pediu que ele descansasse um pouco. Ele não recusou e conversou casualmente com meu pai.
Os pais do neto dele haviam morrido. O neto tinha oito anos e ainda não tinha ido para a escola. Naquele momento, eles ainda não tinham comido.
Tolstói disse que famílias felizes são parecidas, enquanto famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira. Eu acredito exatamente ao contrário. Famílias ricas conseguem criar diferentes ambientes, então são diversas; famílias infelizes são sempre parecidas, porque são homogêneas.
Enquanto diziam essas palavras, eu estava procurando meu relógio. Eu não queria pensar assim, mas o velho tinha pegado meu relógio. Havia duas evidências: a primeira, eu lembrava que meu relógio estava ao lado da cadeira onde ele se sentou; a segunda, um pedaço de objeto prateado brilhante aparecia no bolso da calça do velho, e eu pensei que fosse a pulseira do meu relógio!
Não desprezo os pobres, mas se não souberem se respeitar, não precisamos sentir pena. E eu não tinha tempo para esperar. Pensando nisso, disse com muita elegância: “Senhor, por favor, me devolva meu relógio.”
Eu acredito que esta foi a frase mais cortês que já disse em minha vida, capaz de reduzir ao mínimo o dano para ele. Fiz assim porque achei que ele talvez estivesse apenas confuso, pegando por impulso, e não precisava fazer alarde.
O velho me olhou, em um silêncio triste. Eu pensei que ele devia se sentir envergonhado por sua ação ter sido descoberta.
No entanto, meu pai ainda não tinha entendido meu recado e perguntou: 'O que você está dizendo?' Eu repeti com tranquilidade.
Meu pai me ordenou a ficar quieto. Depois pediu que eu pegasse a bolsa dele e percebi que a situação poderia mudar um pouco.
Ao abrir a bolsa, lá estava meu relógio. Acontece que meu pai, ao ir trabalhar hoje, viu que meu relógio não estava funcionando e o levou à relojoaria para trocar a bateria.
Como pude pensar tão precipitadamente que o velho tinha pego meu relógio? Eu disse que não desprezava aquelas pessoas, mas no fundo não confiava plenamente nelas. Sim, fiz o erro de julgar com a mentalidade de um vilão o coração de um homem honrado.
Quando eu estava prestes a me desculpar, o velho sorriu. Esse sorriso bem-humorado parecia familiar.Eu não sei por que ele ria, o conteúdo desse sorriso estava silenciosamente explicado pela mão que ele estendia até o bolso da calça. Ele tirou algo de lá, não era o que eu pensava ser uma 'pulseira', apenas uma colher de aço inoxidável!\Eu não sei quanta dor minhas palavras lhe causaram. Para uma pessoa pobre, a maior ofensa é acusá-la de recorrer a meios ilícitos para sair da pobreza.\No entanto, essa dor que causei a ele, ele transformou em um sorriso.\Eu ainda não li o artigo 'Transformando Cicatrizes em Covinhas', mas já encontrei a melhor explicação.\A chuva aumentou, e o avô e o neto empurravam o carrinho correndo. Uma estrela precoce surgiu no céu, e a noite escura, atrás de grossas cortinas, observava tudo silenciosamente, sem se apressar em ir embora.
Xu Song - Transformando Cicatrizes em Covinhas
Respostas (8)
Top, está muito bem escrito
Não gosto de Xu Song. Então só posso comentar que escreveu como um idiota.
Mesmo sofá~~ As questões de compreensão de leitura do simulado do vestibular de Anhui são exatamente essas o
Ok...
Não é Jiangsu?
Assistindo de longe...
Ok, então eu me enganei
。。。
— Todas as respostas carregadas —