【Ensaios em Prosa】Palavras e Ditados Zen
Há dois templos zen na mesma cidade, não muito distantes um do outro.\Todas as manhãs, cada templo zen enviava um noviço ao mercado para comprar mantimentos. Sempre que os dois noviços se encontravam no mercado, inevitavelmente trocavam algumas palavras de saudação.\Um dia, os dois noviços se encontraram novamente no mercado. Um noviço perguntou casualmente: “Irmão mais velho, para onde você vai?”\“Para onde o vento me levar, é para lá que vou.”\O noviço que perguntou não esperava tal resposta, ficando sem palavras por um momento. Ele se lembrou de que seu mestre o treinava todos os dias para responder com palavras zen, mas na prática ele falhou. Então, voltou e contou tudo ao mestre. O mestre o repreendeu: “Idiota, se ele disser isso novamente, você deve perguntar: ‘Se não houver vento, para onde você vai?'”\No dia seguinte, o noviço ficou esperando no mercado e, de fato, encontrou o outro noviço. Ele rapidamente perguntou: “Irmão mais velho, para onde você vai?”\“Para onde minhas pernas me levarem, é para lá que vou.”\O noviço que perguntou ficou novamente sem palavras diante dessa resposta e só pôde voltar e contar ao mestre. O mestre disse insatisfeito: “Tolo, por que você não perguntou: ‘Se suas pernas não se moverem, para onde você vai?'”\O noviço memorizou atentamente as palavras do mestre e até preparou respostas semelhantes.\No terceiro dia, os dois se encontraram novamente no mercado. O noviço, confiante, perguntou: “Irmão mais velho, para onde você vai?”\“Vou ao mercado comprar mantimentos.”\Desta vez, todas as palavras que ele poderia ter dito ficaram presas na sua garganta.\Compreender a essência do zen significa desapegar-se; falar de maneira zen também não deve ser rígido ou fixo. A maravilha das palavras zen está em poder expressá-las casualmente, sempre com graça e de forma natural, sem esforço, com humor espontâneo. É como uma fonte doce que jorra naturalmente do coração zen.
Respostas (2)
………………
O autor do post é muito irritante........
— Todas as respostas carregadas —