?【Comemoração pela conclusão de assistir à série】CLANNAD: laços da cidade e da família, cura após a tragédia

O pôster original: Ranger Beta2·Xiaoji Visualizações: 356 Respostas: 6 Publicado em: 2014-09-20 09:38:15
Para ser honesto, raramente escrevo especificamente para um único anime. Afinal, comparado a escrever muitas resenhas de jogos, as críticas de anime não parecem oferecer opções diversas em termos de recursos ou controles. Spoilers são apenas spoilers, e uma única fórmula que não foca na trama realmente limita ideias pessoais. No entanto, depois de assistir CLANNAD desde a primeira temporada até "After Days" e os outros episódios de universos paralelos que terminaram, minha perspectiva mudou. "CLANND" é muito valorizado por sua exploração roteirizada e pela retrato profundo das emoções mais suaves e sinceras da natureza humana e, além de sua história excepcional, também tem uma produção excelente. Além disso, esta é uma obra chamada de "obra-prima de arrancar lágrimas." Embora eu não tenha mais a mesma vontade de escrever de antes, depois de ler esta obra, realmente não resisto à vontade de escrever algo para ela. Para provar que vi essa obra-prima e expressar o que espero transmitir, preciso criar uma "resenha" de "CLANNAD" (doravante chamada de "CL")!
(O texto principal a seguir contém spoilers, por favor pense bem antes de navegar)

Encontros sob as cerejeiras em flor, caminhando juntos pela encosta......
\图片
Toda história de amor começa no momento em que eles se conhecem. A história que CL começa a contar começa com o encontro deles na encosta a caminho da escola, durante a estação em que as cerejeiras caem. Esse começo levemente estético e cotidiano é definitivamente uma autosugestão para o público no começo — é apenas um romance puro do ensino médio. Mas quem diria que isso era apenas um prenúncio. A pequena cidade reúne Oku, que não tem autoconfiança, mas é gentil no fundo, e Tomoya, que é alegre, mas não gosta de uma vida medíocre. Esses dois têm personalidades muito diferentes, mas complementares, o que na verdade é um sinal do início do destino. Na vida seguinte no ensino médio, Tomoya gradualmente ajuda Tomoya a encontrar confiança para encarar a vida, enquanto muda sua atitude em relação à vida.A semente do amor plantada entre os dois germinou sob o cuidado da vida e floresceu em uma flor deslumbrante. E a flor dá frutos, mas o nascimento dos frutos exige primeiro que a flor murche... O corpo frágil de Xu ainda insistiu em dar à luz ao filho que ela esperava com Tomoya. A razão era simples: porque ela era a prova e a concretização de nosso amor, e ambos esperávamos ansiosamente pela chegada dessa pequena vida adorável. E eu me esforçaria! Esse era o despertar de Xu feito com a vida, e também a decisão mais corajosa que ela já tomou. E, no fim, ela realmente conseguiu. A adorável Shi nasceu neste mundo, mas Xu não conseguiu cumprir outra promessa: vê-la crescer. Porque o esforço do parto esgotou sua força, Xu, fraca, não conseguiu resistir... O lar feliz e combinado para os três acabou se tornando um arrependimento impossível de realizar, e o belo sorriso de Xu em vida foi preservado para sempre em uma moldura, mas Tomoya, sob seu olhar, lutou dolorosamente por 5 anos, incapaz de aceitar Shi, obtida com a vida de Xu, e voltou à postura de decadência anterior... Mas, na viagem especial organizada pelo sogro e pela sogra com Shi, Tomoya entendeu a verdadeira situação de seu pai no passado, e como a situação de seu pai era muito parecida com a sua: mãe morreu cedo, pai trabalhou duro para criá-lo, mas ele ainda não compreendia o pai. Agora, Shi ao seu lado não estava na mesma situação que ele antes? Falta de amor materno, e se o pai também não cuidar dela, como será seu futuro? Ele percebeu o quanto foi egoísta e imprudente... Finalmente, o pai e a filha se libertaram das mágoas e se abraçaram emocionados, com lágrimas nos olhos... Mas, como uma maldição, a característica do destino de sua mãe estar ligada à cidade foi herdada por Shi. E a cidade passava por uma grande reforma, atingindo suas fundações, e Shi adoeceu nesse momento... A doença de Shi era igual à de sua mãe, sem sinais de recuperação, e sua saúde piorava dia a dia. Em um certo inverno, Shi insistiu que Tomoya a levasse para mais uma viagem, mas acabou desabando na estrada coberta de neve. Até este ponto, a trama se tornou um completo e frio drama, mas a obra de Key brilha na presença de "Kotama". Quando todos os espectadores estavam desesperados, Kotama apareceu, com flashbacks de memória: a cena e o tempo retornaram àquele encontro na ladeira sob a árvore de cerejeira... Tomoya já tinha pensado que, se na época não tivesse abordado Xu, ela não teria morrido.Mas agora, quando Xu passou por mim, eu realmente não consegui deixar de responder a Xu. Tomoya desviou o olhar, chamou o nome de Xu em voz alta e correu até ela, abraçando-a fortemente. Não vou mais soltar você, fique no meu abraço, não me deixe! O tempo voltou a fluir, mas o final já havia mudado. Mitsuki salvou Tomoya, Xu e suas famílias, e também resgatou essa pequena cidade. Isso é o que toda a obra quer nos ensinar no final. Claro, também nos redimiu, nós, espectadores.
Se CL fosse apenas um mangá de amor escolar puro, então não poderia ter recebido tantos elogios, e sem o conteúdo pós-formatura, não teria conseguido arrancar lágrimas de tantas pessoas, muito menos seria avaliado como uma "obra-prima de fazer chorar". O mais importante é a sua relevância. Ele gera assuntos para ser comentado. Ele se diferencia de outros mangás, pois o foco da narrativa não é o amor, mas sim o tipo de afeição profunda, que pode ser sentida de forma intensa e verdadeira. Esse é o aspecto divino em relação a outros mangás que só retratam o amor. O amor familiar, que é mais intenso que o sangue, geralmente se apoia na parte mais sensível do coração. Se há alguma anomalia nesse amor, as pessoas são as mais sensíveis para senti-la. E se esse amor familiar é trágico, então a experiência humana é ainda mais poderosa. Esse é o ponto alto do roteiro, que captura com precisão a psicologia do espectador. Também é a especialidade do roteirista Jun Maeda.
Pequenas palmas... seguradas por duas grandes mãos...
图片
Se alguém perguntasse o que um anime que já tem um bom roteiro ainda precisa para atingir ou se aproximar indefinidamente do nível de obra-prima, a resposta seria: uma produção refinada e sincera. Por que, mesmo em 2014, quando eu só assisti o CL de 2007, eu ainda tinha uma impressão tão profunda dele? Porque, na época, a produção do anime foi feita com muita sinceridade, nenhum episódio tinha personagens mal desenhados, e todos mantinham um alto padrão de qualidade. Isso contrasta fortemente com alguns animes atuais, como One Piece. Além disso, o mais importante eram aquelas músicas agradáveis. O anime quase todo utilizava o BGM do jogo, assim, a adaptação do anime atingiu um nível muito alto, afinal, grande parte da essência de CL está justamente na música original do jogo.E a grande maioria dessas músicas foi composta por Maeda Jun. Podemos imaginar, um roteirista que também produz a música, quão bem essas músicas se encaixam no jogo (anime). O mais valioso é que Maeda Jun, o 'grande demônio', é definitivamente um gênio. Ele não apenas escreveu roteiros tão incríveis, mas também produziu músicas tão bonitas. Você pode procurar e ouvir os BGM detalhadamente. Com certeza não vai se decepcionar. Maeda Jun também participou de toda a produção do anime, chegando até a escrever uma OP especial, cuja letra se encaixa perfeitamente na história, a ponto de alguns espectadores familiarizados com o 'After days' considerarem a OP injusta, porque contém spoilers da história. Mas ninguém realmente se importaria, porque a melodia tocante e a letra parecida com um monólogo da música podem emocionar o público, seja na primeira ou segunda vez assistindo. O que ninguém consegue resistir é à música, que é a melhor ferramenta para interpretar e avançar a trama. Portanto, nos momentos em que se quer despertar lágrimas, incluir uma simples, pura e etérea música de fundo que toque a alma, tem um efeito absolutamente impressionante. O sucesso sem precedentes das obras da CL ocorreu porque elas conseguiram unir a música sincera com histórias que profundamemte retratam a humanidade, algo muito emocionante. À medida que a história avança, ao tocar uma música de fundo levemente triste, é possível que as emoções do público sejam despertadas. É por isso que existe um fenômeno interessante ao assistir CL: o público chora e ri ao mesmo tempo. Talvez essa seja a maior avaliação que a KEY, que investiu tanto e dedicou tanto esforço na adaptação dos jogos em anime, deseja ver sobre CL.
Assim como a música, CL também criou personagens vivos e vívidos. Cada um tem suas próprias histórias emocionantes e, juntos, formam uma família em uma pequena cidade. Isso responde ao tema da obra. A história só surge a partir do encontro entre pessoas, e a progressão da história depende das ações das pessoas, cujas personalidades diversas conduzem a finais diferentes. Mas no universo CL, acredite, mesmo a pessoa mais improvável terá um desfecho curador no final. CL, no fim das contas, é uma história sobre pessoas, e nos emocionamos por causa delas. Apenas CL, que retrata cuidadosamente os sentimentos entre pessoas, consegue ser bem-sucedida.Cada pessoa tem uma jóia de luz em seu coração. Quando ela sente felicidade em seu coração, sua jóia de luz se desprende do corpo, sobe pelo céu da pequena cidade e gira ao redor, trazendo felicidade para toda a cidade...
Papai, como era minha mamãe antes?
Xi, sua mamãe era uma pessoa muito bonita e muito gentil, ela sempre esteve ao nosso lado nos acompanhando e nos protegendo. Por isso, precisamos viver com força...
Xu? Xu! Acorda rápido, veja, este é nosso filho, é uma menina, rosto rosado, mãozinha mexendo de um lado para o outro, realmente muito fofa, muito animada... Eu, eu fui o primeiro a segurá-la... Uu, Xu! Acorda! Venha dar uma olhada na criança que você disse que protegeríamos juntos...
Tomoya...? O que houve com você?
Xu... uu... N-nada, só fico feliz que você esteja bem...
Desde então, naquela ladeira cheia de cerejeiras em flor, não são mais duas pessoas caminhando, mas três. Mão grande segurando mão pequena, segurando mão grande...

CL complementando o encerramento da série, comemorando com flores. Enquanto assistia, mesmo com todas as cenas emocionantes, eu só sentia o coração tremer, sem derramar lágrimas. Não é porque estou confuso com relação à identidade masculina, nem porque as minhas glândulas lacrimais não são sensíveis, mas porque assisti com o mesmo sentimento de ser escritor. Embora tenha assistido atentamente, não me permiti simplesmente deixar ir. Agora, ao escrever este texto, ouvi cuidadosamente a música de fundo para relembrar e abrir a mente, e foi nesse momento que percebi que meu coração já estava emocionado e curado. Verdadeira obra-prima é assim, não importa quantas vezes se reviva, ainda é clássico. E quando você revê, percebe que ela já deixou uma marca profunda no coração.

Fuko: Agora você precisa daquilo que fiz...?

Eu (pegando com um sorriso): Sim, preciso da estrela-do-mar que você me deu no final.

Fuko: Você percebeu de imediato que era uma estrela-do-mar! Que incrível! Fuko gosta de você, agora seremos amigos!

Eu: Sim, é ótimo conhecer um amigo como você que nunca crescerá completamente...

(CLANNAD, cảmão do encerramento da série complementar END)

图片
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
Estou assistindo CLANNAD, a série de Jun Maeda é toda uma obra-prima, o que mais me emocionou foi Angel Beats!
Lírios balançando............
………………
Ah? É a Xiao Xuan?
Houve uma reformulação.. realmente um pouco difícil de se acostumar
Dar um oi ⊙▽⊙
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta