【Clássico e comovente】O cofrinho do terceiro irmão 【Repost】

O pôster original: Xiao Yu, Visualizações: 346 Respostas: 5 Publicado em: 2014-10-04 06:51:16
Se você acha que está bom, por favor dê um up , seu apoio será minha motivação! Obrigado!
O terceiro irmão foi trazido pelo pai de Lin County quando tinha seis anos, foi a primeira vez que o vimos, com olhos grandes, braços finos, expressão tímida. Ele segurava no colo um enorme cofre de cerâmica grossa de dois pés de largura, em forma de um porco feio. \ \ Quando a irmã mais nova nasceu, nossa família tinha três pequenas flores. A mãe foi fazer uma cirurgia de esterilização e voltou chorando secretamente; ela soluçava no quarto e disse para o pai: “Os adivinhos disseram que você não teria filhos homens, e mesmo assim me obrigou a ter! Você consegue sustentar tantas crianças?” \ \ O pai era um homem forte, dizia que em nossa família nunca faltou filho e ele não acreditava em destino. Como a mãe não podia ter mais filhos, ele foi muito longe para adotar uma criança; naquela época, os procedimentos de adoção não eram complicados, gastou pouco dinheiro, e o pai teve um filho. Ele segurava o terceiro irmão feliz da vida, colocando uma grande maçã em sua mão. \ Naquela época, maçã era uma fruta rara, e o pai comprou só uma! Eu e a irmã mais velha observávamos friamente, achando que aquele pequeno bastardo era uma grande ameaça, um dia ele poderia disputar muitas coisas conosco! \ \ À noite, demos ao terceiro irmão sua primeira demonstração de autoridade. O pai e a mãe tinham saído para o campo e voltariam tarde; eles nos instruíram, a mim e à irmã mais velha, a preparar o jantar para o irmão e irmã mais novos. Eu e a irmã mais velha, cheias de orgulho, servimos apenas uma tigela de arroz branco para o terceiro irmão, e nós três escondidas na cozinha comemos com prazer os pedaços de carne que o pai havia comprado especialmente para ele. Depois de comer, fui pegar a tigela do terceiro irmão, fingindo interesse, e perguntei se ele estava satisfeito. Ele olhou com olhos brilhantes e disse agradecido: “Obrigado, segunda irmã, eu comi bastante, a comida de vocês é deliciosa.” Quase me emocionei, mas pensei que ele era uma criança travessa que vinha para disputar coisas conosco, então meu coração endureceu novamente. \ \ À noite, o pai perguntou se o terceiro irmão estava se adaptando à comida, e ele respondeu com a mesma expressão agradecida: “Está delicioso, irmã mais velha e segunda irmã foram muito gentis comigo…” \ \ O terceiro irmão conquistou nossa mudança de atitude com sua inocente sinceridade; eu e a irmã mais velha conversamos e decidimos poupar ele por enquanto.E a verdadeira aceitação de nosso terceiro irmão aconteceu após uma forte tempestade. \ \ Naquele dia, minha irmã mais velha e eu fomos para a escola, os pais também foram trabalhar no campo, e em casa só ficaram o terceiro irmão e minha irmã mais nova. Na manhã começou uma forte chuva, e minha irmã mais nova já estava resfriada desde a noite anterior. À tarde, ela teve uma febre alta de repente, e o terceiro irmão, apertando os dentes, carregou a irmãzinha até o posto de saúde. Chovia muito, parecia que nem ouvíamos a voz do professor enquanto estávamos na escola, mas o terceiro irmão, envolvendo a irmã em um pedaço de lona, correu sob a chuva. A enfermeira do posto disse que ele entrou completamente encharcado e desmaiou sem dizer palavra. \ \ Dois dias depois, minha irmã mais nova se recuperou, mas o terceiro irmão adoeceu. Quando meu pai o trouxe para casa, nós estávamos todos na porta, e ele, balançando os braços finos, disse: "Está tão frio lá fora, vocês entrem logo!" Obedecemos e fomos para dentro, eu fui a última, e percebi que ele estava apoiado nas costas do pai, com lágrimas caindo pelas bochechas. \ \ Na hora do jantar, minha irmã mais velha e eu revezamos para servir o terceiro irmão, enchendo bem sua tigela. Pela primeira vez o chamamos carinhosamente de terceiro irmão, e ele não disse nada, apenas abaixou a cabeça e continuou comendo. Meu pai comentou que ele não dissera obrigado, e que ainda precisava aprender boas maneiras. Eu estava sentada mais perto dele, e só eu podia ver que cada lágrima dele caía na comida, ele não podia dizer obrigado. \ \ Quando a irmã mais nova voltou para a escola, o peso que o pai já carregava ficou ainda maior. Felizmente, nós quatro sabíamos como ser compreensivos. Só o terceiro irmão era um pouco brincalhão, muitas vezes sumia assim que saía da escola, e só aparecia à noite, trazendo o corpo cheio de grama. \ \ Naquele dia, a irmã mais nova colocou o lenço vermelho e se tornou membro da Juventude Pioneira, além de ser escolhida como líder de equipe na escola. O terceiro irmão ficou muito feliz e foi ao mercado comprar para ela um caderno bonito e delicado. Minha irmã mais velha e eu, no entanto, ficamos desconfiadas: de onde o terceiro irmão tinha tanto dinheiro? \ \ Alguma noite, pouco tempo depois, o terceiro irmão acabou de voltar de brincar fora. Minha irmã mais velha e eu o bloqueamos na sala e perguntamos para onde ele tinha ido. Ele ficou surpreso, gaguejando, sem conseguir explicar direito. Eu conheço o caráter do terceiro irmão, ele não é bom em mentir, então definitivamente estava fazendo algo às escondidas de nós!Eu fingi perguntar de forma amigável: 'Não se assuste, vá devagar, da última vez que você comprou um notebook para a irmãzinha, de onde veio o dinheiro?' \ \ O terceiro irmão, ao ouvir isso, levantou a cabeça cheio de mentira e com o rosto assustado: 'A… Aquilo foi economizado por mim mesmo! Não foi roubado!' Achei sua reação suspeita e fiz um sinal com os olhos para a irmã mais velha, que entendeu na hora, imediatamente ficou séria e apontou para o chão: Ajoelhe-se! \ \ O terceiro irmão caiu de joelhos no chão com um baque, mordendo o lábio e ainda insistindo: 'Eu não roubei o dinheiro!' \ \ Nesse momento, os pais voltaram de fora. O pai, ao ver a cena, perguntou rapidamente o que havia acontecido. A irmã mais velha contou que alguns dias atrás o terceiro irmão havia comprado um notebook caro para a irmãzinha, que o dinheiro poderia ter sido roubado, e ainda perguntou ao pai se ele tinha dado tanto dinheiro de mesada. O pai, ao ouvir isso, ficou furioso, pegou a vassoura e começou a bater no terceiro irmão; 'Filho ingrato! Eu criei você com todo o cuidado, enviei você para a escola, e você faz uma coisa tão desonesta!' \ \ O pai batia com força, o filho balançava de um lado para o outro com os golpes da vassoura, mas se manteve imóvel. Quando o pai cansou de bater, parou para respirar. Foi então que o terceiro irmão afrouxou a mandíbula e, com a voz um pouco trêmula, disse: 'Pai, você deve estar cansado de ter acabado de chegar, sente-se e descanse um pouco.' \ \ O terceiro irmão se esforçou para se levantar, como de costume serviu um copo de água para o pai, cambaleando até ele e se ajoelhou de novo. O pai, de rosto fechado, recebeu o chá sem vontade e colocou de lado sem olhar. A irmãzinha, assustada, tremendo, ofereceu o notebook para defender o terceiro irmão: 'Pai, o terceiro irmão fez isso por minha causa, por favor perdoe ele desta vez!' \ \ O pai arrancou o notebook da mão dela e o rasgou em vários pedaços. O terceiro irmão também não chorou, ele juntou os pedaços rasgados do notebook, organizou e abraçou-os contra o peito, parecendo como quando chegara em casa abraçando o cofrinho. Ele se manteve de joelhos, quase sorrindo, dizendo: 'Eu nunca ouso esquecer o quanto meus pais tiveram dificuldade para me criar, então me esforço nos estudos. Aquele senhor na esquina concordou em me deixar ajudar a tirar a grama de todo o quintal todo dia, e me dar trinta yuans por mês. Eu guardei todo o dinheiro, metade para comprar arroz em casa e a outra metade guardo para momentos difíceis...' O terceiro irmão estendeu as mãos devagar, aquelas mãos de criança de nove anos eram ásperas como casca de árvore. \ \ A irmãzinha, chorando, se jogou sobre o terceiro irmão: 'Terceiro irmão, por que você não disse isso antes!'O pai também, com lágrimas escorrendo pelo rosto, estendeu a mão, ajudou o terceiro irmão a se levantar e, com a voz embargada, disse: “Filho, você sofreu demais.” A mãe rapidamente pegou o vinho medicinal, puxou a calça para baixo e viu que as nádegas estavam roxas por uma grande área. Toda a família ficou ocupada, o pai cozinhava, eu ferva água, a irmã mais velha fazia compressas quentes para ele, a mãe aplicava remédio, a irmã mais nova não podia ajudar em nada, então, ficou ao lado costurando cuidadosamente o caderno. \ Então o terceiro irmão começou a chorar: “Vocês são todos tão bons comigo, como poderei retribuir no futuro para não desapontá-los!” Eu e minha irmã mais velha ouvimos isso, e nossos rostos queimaram de vergonha. \ \ Mais tarde, os quatro irmãos conseguiram se formar no ensino superior. Não muito depois, a irmã mais velha e eu nos casamos e fomos morar em outras cidades, a irmã mais nova também começou a trabalhar fora, e em casa só ficou o terceiro irmão. Eu e a irmã mais velha estávamos ocupadas com o trabalho e cuidando dos sogros e das crianças, não conseguíamos tempo para visitar os pais. Felizmente, o terceiro irmão não reclamava e sempre nos ligava durante feriados convidando-nos a voltar para casa. \ \ \ Quando o convite de casamento do terceiro irmão chegou, realmente me assustei. Ele trouxe a futura cunhada junto, uma moça de aparência comum e baixa estatura. Puxei o terceiro irmão de lado e perguntei insatisfeita: “Terceirinho, por que você não procurou uma moça mais bonita?” O terceiro irmão, de maneira ingênua, coçou a cabeça e disse: “Ruo Lan é uma boa moça, ela quer passar a vida comigo cuidando dos pais.” Minha voz embargou, e eu não consegui dizer nada. \ \ O casamento foi simples. O que marcou os convidados foi ver o terceiro irmão ajoelhando-se diante dos pais com a esposa e respeitosamente batendo três vezes a cabeça no chão. A cena não parecia um casamento, parecia uma celebração de aniversário para os pais. Nós três irmãs ficamos emocionadas, pensando que nossos próprios filhos não tinham tanta consideração e gratidão, e nos sentimos muito envergonhadas. \ \ Alguns anos depois, devido a anos de trabalho intenso, o pai adoeceu. Todos nós estávamos ocupados, e apenas o terceiro irmão e a cunhada cuidavam do pai à beira do leito. A mãe ligou pedindo que voltássemos, para discutir os custos médicos e os preparativos finais. Eu e a irmã mais velha estávamos pagando a casa e as crianças na escola, sem dinheiro extra, e a irmã mais nova nem se fala. Toda a casa ficou mergulhada em silêncio constrangedor, até que o terceiro irmão se colocou na frente da cunhada, assumindo a responsabilidade: “Melhor eu cuidar de papai, vocês têm dificuldades em casa, eu entendo.” \ \ O terceiro irmão quebrou o cofrinho de porcelana, e dentro havia inúmeras cédulas dobradas em pedaços bem pequenos.A família foi desdobrando o pote um a um, totalizando 11.400 yuans. Ficamos atônitos. Quem diria que um pote de porcelana tão feio e áspero esconderia tanto dinheiro dentro. Vi minha cunhada segurando os lábios trêmulos de tanta empolgação. Meu terceiro irmão a confortou dando um tapinha no ombro e disse a todos: "Este cofrinho foi trazido da nossa família. Disseram para eu guardar sua bondade em nossos corações, para guardar tudo o que pudéssemos retribuir no pote. Lembre-se sempre da sua bondade e leve tudo para dentro dos momentos mais difíceis." Depois de ouvir isso, minha mãe caiu em lágrimas.
Finalmente, soube da trágica notícia da morte do meu pai. As crianças se reuniram ao lado da cama, e meu pai, tremendo, chamou apenas o terceiro irmão para frente. O terceiro irmão ajoelhou-se ao lado da cama, e nosso pai disse só uma coisa: "Terceiro irmão, você é um bom filho. Só tenho quatro casas térreas sobrando para você...... Foi como um tapa na cara para nós, irmãs. Depois de todos esses anos de preocupação, finalmente aconteceu — o terceiro irmão levou nossa casa só para ele!

Até o funeral do pai acabar, não perguntamos muito sobre isso. Depois que saímos, fomos para casa. Depois, minha mãe veio visitar nosso neto e disse para nós três ficarem em casa por alguns dias quando tivéssemos tempo. O terceiro filho não mexia no seu quarto; ele sempre limpava e esperava você voltar para o Ano Novo e as festas. Minha mãe estava reclamando, sem perceber minha expressão constrangida de choque. Acontece que todos nós tínhamos entendido errado o terceiro irmão; ele aceitou o legado do pai para facilitar nosso retorno para a casa dos pais! Embora ele tenha quebrado o cofrinho, havia um que não podia ser quebrado e ficou para sempre no coração do meu terceiro irmão. Esse foi o amor para a vida toda que ele colocou em nós e nesta família!
responder 🤍 0 📤 compartilhar coletar
O que eu posso dizer -_-
O coração de uma mulher é o mais venenoso; os antigos realmente não me enganaram, é difícil criar tanto mulheres quanto pessoas mesquinhas...
Cultivar os sentimentos
Espaço visto
Eu estou vindo
— Todas as respostas carregadas —

Deixe uma resposta